Confesso que sempre admirei e sempre
desejei entrevistar este cidadão.
desejei entrevistar este cidadão.
O entrevistado de hoje é mais um
guerreiro do nordeste.
guerreiro do nordeste.
É gente de fibra, gente de garra, gente que
está aí há muito tempo batalhando
está aí há muito tempo batalhando
para implantar seus personagens. O bate papo
de hoje é com gente que faz acontecer.
de hoje é com gente que faz acontecer.
E,como já era de se esperar, seu traço e seus
carismáticos bonecos cômicos
hoje são também conhecidos
no Brasil e até fora do país.
hoje são também conhecidos
no Brasil e até fora do país.
É com grande satisfação que trago a baila
o depoimento deste grande mestre
o depoimento deste grande mestre
das histórias em quadrinhos infanto-juvenis,
o bengala friend...
o bengala friend...
ANTONIO CEDRAZ,
O criador da famosa e genial
Turma do Xaxado!
TONY 1 - Cedraz, meu querido guerreiro e bengala friend,
há muito eu desejava lhe entrevistar, pois, mesmo
à distância, venho acompanhando ao longo dos
anos sua luta perseverante e suas conquistas.
vi a Turma do Xaxado, pois essa turminha levada
da breca simboliza bem as crianças do Brasil.
É uma grande honra tê-lo aqui, hoje, conosco.
você nasceu em uma fazenda na Bahia e se
tornou professor numa cidade do interior baiano?
Dá pra explicar esta história fantástica?
à distância, venho acompanhando ao longo dos
anos sua luta perseverante e suas conquistas.
vi a Turma do Xaxado, pois essa turminha levada
da breca simboliza bem as crianças do Brasil.
É uma grande honra tê-lo aqui, hoje, conosco.
você nasceu em uma fazenda na Bahia e se
tornou professor numa cidade do interior baiano?
Dá pra explicar esta história fantástica?
CEDRAZ – Sim, nasci numa fazenda e fui criado
em contato com os animais
em contato com os animais
e a vida saudável do interior. Sem luz
elétrica, telefone, automóvel e essas
elétrica, telefone, automóvel e essas
modernagens de hoje em dia.
Também pudera, já sou um jurássico.
Também pudera, já sou um jurássico.
Nasci em 1945. Tempos depois, com
mais ou menos 12 anos, fui morar na cidade
mais ou menos 12 anos, fui morar na cidade
de Jacobina. Foi aí que travei conhecimento
com os livros, a literatura de
com os livros, a literatura de
cordel e os quadrinhos. Foi em Jacobina
que também me formei como prof.
que também me formei como prof.
Primário (era o curso mais graduado na
região), depois fui trabalhar no
região), depois fui trabalhar no
Banco Econômico. Depois, já casado e
com uma filha, me mudei para
com uma filha, me mudei para
Salvador, pois as oportunidades eram
bem maiores e eu tinha um sonho
bem maiores e eu tinha um sonho
de ser um artista e ver os meus
trabalhos publicados em vários
trabalhos publicados em vários
jornais e revistas.
O novo álbum de tiras com A Turma do Xaxado, já foi lançado e está à venda! Não perca! |
exemplo de garra, de luta.
Correu atrás e conquistou seu espaço. Parabéns.
Prosseguindo... Como, por que e
Prosseguindo... Como, por que e
quando, foi que surgiu a idéia de criar esses
personagens tipicamente brasileiros?
personagens tipicamente brasileiros?
CEDRAZ – Meus personagens eram
todos garotos universais.
todos garotos universais.
Isso me incomodava. Os personagens
moravam no Brasil, mas não tinham
moravam no Brasil, mas não tinham
nenhuma característica brasileira.
Eles podiam ser publicados em qualquer
Eles podiam ser publicados em qualquer
parte do mundo que não revelava a origem.
Foi pensando nisso que
Foi pensando nisso que
usei o chapéu de cangaceiro (por esse
representar uma parte do Brasil)
representar uma parte do Brasil)
e coloquei no personagem.
Depois fui lapidando os demais para serem
Depois fui lapidando os demais para serem
bem parecidos com os tipos mais
populares do brasileiro.
populares do brasileiro.
TONY 3 – Acho bacana esta brasilidade.
Eu já criei personagens, tipo super-heróis,
Eu já criei personagens, tipo super-heróis,
que tinham como pano de fundo nosso país, mas
sempre senti um certo preconceito
sempre senti um certo preconceito
por parte do público leitor quando se faz isto.
Daí decidi criar personagens
Daí decidi criar personagens
universais como Fantasticman e outros.
Isto também aconteceu fora do Brasil.
Isto também aconteceu fora do Brasil.
Na Itália os Bonellis também optaram
por personagens universais. Não dá pra
entender esses leitores...
entender esses leitores...
um herói em Nova York eles aplaudem, adoram.
Mas, se você coloca o personagem
Mas, se você coloca o personagem
em São Paulo, Rio ou Salvador,
a galera acha ridículo.
a galera acha ridículo.
Está na hora desse povo mudar a cabeça.
Ainda existe aqueles que acham que
Ainda existe aqueles que acham que
só o que vem de fora é bom. Isto é ridículo.
Muitos julgam nosso trabalho
Muitos julgam nosso trabalho
sem nunca ter comprado ou lido. Assim fica
difícil termos HQs nacionais com
difícil termos HQs nacionais com
mais brasilidade. Será que o “macaco”
nunca vai evoluir? (Rsss...).
nunca vai evoluir? (Rsss...).
This is Brazil. Vamos em frente, bengala friend...
Segundo me consta, vários jornais baianos
passaram a publicar as tiras
passaram a publicar as tiras
da Turma do Xaxado. Mas, eu queria saber,
quando foi que a Turma do Xaxado
quando foi que a Turma do Xaxado
foi publicada pela primeira vez? Em que ano?
E qual era o nome desse jornal?
E qual era o nome desse jornal?
CEDRAZ – Depois que eu saí do banco, eu
comecei a me dedicar mais aos
quadrinhos e recebi um convite do
comecei a me dedicar mais aos
quadrinhos e recebi um convite do
Sergio Mattos, editor do caderno
Municípios do Jornal A Tarde, aqui
em Salvador, O Sérgio gostou do
em Salvador, O Sérgio gostou do
personagem e passou a publicar
duas vezes por semana.
duas vezes por semana.
O personagem logo conquistou a
simpatia dos leitores e o editor do
simpatia dos leitores e o editor do
caderno 2, do mesmo jornal, começou
a publicá-lo diariamente.
Isso em 1998.
a publicá-lo diariamente.
Isso em 1998.
TONY 4 – Grande, Sergião! Então, ele foi o primeiro
a lhe abrir as portas? Que beleza.
Merece uma medalha.
O destino trançou os pauzinhos... (Rsss...).
a lhe abrir as portas? Que beleza.
Merece uma medalha.
O destino trançou os pauzinhos... (Rsss...).
Você, Cedraz, veio pra este
mundo predestinado,
com uma missão e, de repente,
mundo predestinado,
com uma missão e, de repente,
as portas começaram a se abrir.
Estava escrito nas estrelas.
Estava escrito nas estrelas.
Vivo apregoando que o importante,
sempre, é conhecer gente.
sempre, é conhecer gente.
Continuando...
me parece que jornais de outros
estados também publicaram
me parece que jornais de outros
estados também publicaram
seus personagens no formato tira.
Você sabe me dizer em quantos jornais
Você sabe me dizer em quantos jornais
você conseguiu publicar seus
fantásticos personagens?
fantásticos personagens?
CEDRAZ - Jornais diários foram O Sul de Porto
Alegre RS, Diário do Nordeste de
Fortaleza, Ceará.
E atualmente o Diário de
Alegre RS, Diário do Nordeste de
Fortaleza, Ceará.
E atualmente o Diário de
Campinas SP. É publicado também em
diversos tablóides semanais
diversos tablóides semanais
e até em Portugal, na revista Brasil.
TONY 5 - Seu nome completo é...?
CEDRAZ – Antonio Luiz Ramos Cedraz.
TONY 6 – Antonio Cedraz... Antonio, este também é o
meu nome de batismo...
meu nome de batismo...
Portanto, somos xarás... (Rsss...). Já sabemos que
você não nasceu, como todo
você não nasceu, como todo
bom baiano você estreou... (Rsss...). esta efeméride
ocorreu em que dia, mês, ano?
ocorreu em que dia, mês, ano?
CEDRAZ – Em 1945, no dia 04 de maio.
TONY 7 – Se não estou enganado, a primeira vez
que vi uma revista com os seus personagens aqui,
em São Paulo, foi através de uma revista
publicada independente...
que vi uma revista com os seus personagens aqui,
em São Paulo, foi através de uma revista
publicada independente...
confere? Você mesmo chegou a publicar
seus personagens inicialmente,
seus personagens inicialmente,
ou estou enganado?
CEDRAZ – Antes dessa revista eu já havia
colaborado com outras editoras
colaborado com outras editoras
a exemplo da Noblet na revista AKIM,
na revista Mais Piadas,
na revista Mais Piadas,
da Editora Maravilha, nas revista
Passatempos Infantis, Gebê etc,
Passatempos Infantis, Gebê etc,
da Editora Fase e depois em diversas
revista da Editora Edrel.
revista da Editora Edrel.
TONY 8 – Na Noblet? Fui funcionário do seu
Joseph (também conhecido como "seu Noblet"
e Mister No), durante 5 anos, com o Hamasaki.
Pelo visto, você colaborou com a
Joseph (também conhecido como "seu Noblet"
e Mister No), durante 5 anos, com o Hamasaki.
Pelo visto, você colaborou com a
Noblet antes de mim.
Adorei saber sobre esta sua grande
bagagem profissional antes
Adorei saber sobre esta sua grande
bagagem profissional antes
de publicar sua revista.
O bom dessas entrevistas
é que elas fazem todos conhecer
O bom dessas entrevistas
é que elas fazem todos conhecer
melhor a trajetória de todos os amigos
profissionais e nossos ídolos.
profissionais e nossos ídolos.
Cada caso é um caso, e cada caso é uma história.
É interessante que cada um de nós escolheu
um caminho para atingir seu objetivo:
um caminho para atingir seu objetivo:
publicar. Não existe fórmula À seguir.
Sempre adorei histórias em quadrinhos
Sempre adorei histórias em quadrinhos
cômicas. Go ahead... Acho que a arte de fazer
rir é muito mais difícil do que fazer chorar.
rir é muito mais difícil do que fazer chorar.
Fazer as pessoas rirem, nesse mundo
cruel, ao meu ver, é um dom divino.
cruel, ao meu ver, é um dom divino.
Vivo apregoando isto. E você sabe
fazer isto muito bem.
fazer isto muito bem.
Os argumentos foram, até hoje,
sempre criados por você?
sempre criados por você?
CEDRAZ – Sempre fiz os meus desenhos e
argumentos sozinhos,
argumentos sozinhos,
mas atualmente conto com alguns parceiros.
TONY 9 – Você fez algum curso de desenho e de
roteiro de HQs, ou é um autoditada?
roteiro de HQs, ou é um autoditada?
CEDRAZ – Autodidata. Cursei um ano e meio a
Faculdade de Belas Artes,
Faculdade de Belas Artes,
mas o que me fez aprender mesmo foi
na base da observação, no dia a dia.
na base da observação, no dia a dia.
TONY 10 – Genial... Esta sua paixão pelo desenho e pelas HQs,
nasceu quando e como?
nasceu quando e como?
CEDRAZ – Como eu gostava de ler as histórias
dos outros decidi criar as minhas. Foi em
Jacobina e ainda era rapaz com
cerca de 16 anos.
dos outros decidi criar as minhas. Foi em
Jacobina e ainda era rapaz com
cerca de 16 anos.
TONY 11 – Começou cedo... Sei que você, ao longo
de sua brilhante carreira,
de sua brilhante carreira,
acabou publicando suas criações em diversas
editoras de porte médio, pequeno e
editoras de porte médio, pequeno e
grande (Escala). Pergunto... Você já tentou
vender a Turma do Xaxado,
vender a Turma do Xaxado,
para uma grande editora, tipo:
Globo, Abril, Panini, etc?
Globo, Abril, Panini, etc?
CEDRAZ – Já, mas eles sempre recusam.
Na Escala eu tive umas publicações
Na Escala eu tive umas publicações
com o Xaxado. Primeiro foi uma revista
em quadrinhos Quye, que
em quadrinhos Quye, que
durou 4 números. Depois uma de colorir
e outra de passatempos que
e outra de passatempos que
que foram editadas por 12
números, cada uma.
números, cada uma.
TONY 12 – Doze números!? Foi um grande feito.
Em geral, produtos nacionais
Em geral, produtos nacionais
não passam da terceira edição.Você sabe...
Parabéns, grande guru. Editores brasileiros...
Parabéns, grande guru. Editores brasileiros...
qual é a sua concepção deles?
CEDRAZ – Elas dão mais importância ao
que faz sucesso lá fora.
que faz sucesso lá fora.
Um desenhista brasileiro tem que ralar muito
para ver seus trabalhos publicados.
para ver seus trabalhos publicados.
Acredito ainda que deveria ter uma lei
que obrigasse as editoras a
que obrigasse as editoras a
publicarem um mínimo de quadrinhos
brasileiros. Bons autores nós temos.
brasileiros. Bons autores nós temos.
TONY 13 – Sem dúvida. Acho um absurdo autores
nacionais terem que trabalhar
nacionais terem que trabalhar
para editores de fora, por não acharem
espaço em seu próprio país.
espaço em seu próprio país.
Um dia isto tem que mudar.
O Brasil é um grande celeiro de bons artistas.
O que falta é espaço pra essa gente boa e criativa
que nasce nessa terra abençoada.
que nasce nessa terra abençoada.
A cabeça desses editores é
lamentável, bengala friend.
lamentável, bengala friend.
Outro dia, trocando idéias
com o primo Primaggio –
um dos nossos mais ecléticos
com o primo Primaggio –
um dos nossos mais ecléticos
e prolíficos profissionais da área, que já
desenhou em diversos estilos -,
desenhou em diversos estilos -,
ele me disse que a grande fase das HQs,
no mundo, já passou.
no mundo, já passou.
Ou seja, tudo leva a crer que as histórias
em quadrinhos, de fato, perderam
em quadrinhos, de fato, perderam
seu lugar pro celular, pros games e outras
parafernálias da tecnologia.
parafernálias da tecnologia.
Obviamente, elas (as HQs) jamais morrerão,
mas ficarão restritas a um pequeno
mas ficarão restritas a um pequeno
nicho de mercado, com tiragens ínfimas
e preços lá em cima,
e preços lá em cima,
no formato álbum de luxo, para os
aficcionados. Enfim, HQs serão
aficcionados. Enfim, HQs serão
produtos de elite. Esta também é a
sua opinião, bengala mestre?
sua opinião, bengala mestre?
Ou você tem uma outra
visão do mercado?
visão do mercado?
CEDRAZ – O mestre Primaggio (esse sim
deve ser chamado de mestre),
deve ser chamado de mestre),
está com a razão. Como você viu, publiquei
pela HQM a revista Xaxado e
pela HQM a revista Xaxado e
sua turma. Não vendeu quase nada.
Atualmente estou publicando meus
Atualmente estou publicando meus
álbuns/livros por minha editora, aqui
na Bahia onde tem boa saída.
na Bahia onde tem boa saída.
Mas estou em busca de uma que
possa publicar a nível nacional.
possa publicar a nível nacional.
Tony 14 – Também sempre fui fã do "Primo", deste
os tempos da Rio GRáfica (atual Globo).
os tempos da Rio GRáfica (atual Globo).
Anos depois o professor Gedeone
me apresentou ele, nos tempos em
que toda a responsa dos
me apresentou ele, nos tempos em
que toda a responsa dos
personagens Disney da Abril estava sob
a tutela do grande Primaggio. Ele é, sem
sombra de dúvida, um grande mestre,
sombra de dúvida, um grande mestre,
tanto quanto você, Cedraz.
Como diz uma velha canção:
Como diz uma velha canção:
"Cada macaco no seu galho" (Rsss...).
Estariam, então, as HQs, fadadas
quase a extinção? Tcham-tcham-
quase a extinção? Tcham-tcham-
tcham-tcham! Espero que não.
Esta nova realidade
é cruel, mas acho que temos
Esta nova realidade
é cruel, mas acho que temos
que nos adaptar aos novos tempos e
admitir que o mundo mudou muito.
admitir que o mundo mudou muito.
Aposto como os personagens que você
curtia na infância e na adolescência
curtia na infância e na adolescência
eram os mesmo que eu
também curtia, como:
Tarzan, Flash Gordon, Luluzinha,
também curtia, como:
Tarzan, Flash Gordon, Luluzinha,
Bolinha, Superman, Fantasma,
Mandrake, Disney, etc, certo?
Mandrake, Disney, etc, certo?
Todos nós, quando começamos a desenhar
nossas primeiras HQs, nos inspiramos
nossas primeiras HQs, nos inspiramos
ou nos espelhamos em alguém, OK?
Por exemplo, eu comecei fazendo HQ
Por exemplo, eu comecei fazendo HQ
de terror e ficção-científica, mas depois decidi
ficar fazendo desenhos cômicos.
ficar fazendo desenhos cômicos.
Até hoje produzo eles aos quilos,
peguei uma prática danada.
peguei uma prática danada.
Mas, confesso que sempre me
inspirei na escola européia.
inspirei na escola européia.
Meu personagem Capitão (Buana) Savana,
que foi publicado durante 5 anos s
que foi publicado durante 5 anos s
eguidos na revista Akim, da ed. Noblet,
era um misto de Asterix
era um misto de Asterix
(dos fantásticos Uderzo e Goscinny) e
de Mortadelo e Salaminho
de Mortadelo e Salaminho
(do genial espanhol Francisco Ibañez).
No seu caso, em que, ou quem,
No seu caso, em que, ou quem,
você buscou inspiração para criar
seus personagens, bengala friend?
seus personagens, bengala friend?
CEDRAZ – Também comecei a me inspirar nos
clássicos da época como Tarzan,
clássicos da época como Tarzan,
Mandrake, Fantasma, Disney, Luluzinha.
Depois por uma coincidência,
Depois por uma coincidência,
eu conheci o trabalho do Maurício e me
identifiquei mais por ser bem brasileiro.
identifiquei mais por ser bem brasileiro.
Tarzan foi lançado primeiro em forma de livro |
Virou filme... |
E história em Quadrinhos |
Tiras de jornais de Mandrake, o mágico - criado por Lee Falk (1935) |
O Fantasma - Criação máxima de Lee Falk, foi criado em 1936 |
Mickey Mouse, do genial Disney |
Uncle Scrooge (Tio Patinhas, no Brasil) |
Luluzinha - Criado por Marge, uma das poucas mulheres que fez sucesso no mundo das HQs |
dos comics Made in America.
Quanto ao Maurício ele é o pai de todos nós e
inspirou muita gente ao longo dos anos.
inspirou muita gente ao longo dos anos.
Trata-se de um fenômeno editorial e um
exemplo a ser seguido.
exemplo a ser seguido.
Grande mestre, Cedraz, seus desenhos e
histórias ganharam merecidamente muitos
histórias ganharam merecidamente muitos
prêmios e menções honrosas em diversos
concursos e exposições no Brasil
concursos e exposições no Brasil
e no exterior, entre eles o troféu como
destaque no 2º Encontro Nacional
destaque no 2º Encontro Nacional
de Histórias em Quadrinhos, realizado
em Araxá (MG), em 1989;
em Araxá (MG), em 1989;
troféus HQ MIX, além do Prêmio Ângelo Agostini
de “Mestre do Quadrinho Nacional”,
de “Mestre do Quadrinho Nacional”,
OK? Pra quem não sabe... o HQ MIX é
considerado o mais importante premio
considerado o mais importante premio
dos quadrinhos em nosso país, uma espécie
de “Oscar” brasileiro da categoria.
de “Oscar” brasileiro da categoria.
O Troféu Angelo Agostini é entregue
somente a autores com mais
somente a autores com mais
de 25 anos de dedicação aos quadrinhos.
No total, quantos prêmios você
No total, quantos prêmios você
já ganhou? Parece que você
é um recordista de prêmios.
é um recordista de prêmios.
Tem que entrar pro Guiness Book... (Rsss...).
CEDRAZ – Já ganhamos 6 prêmios HQMix.
Até hoje não me acostumei
Até hoje não me acostumei
com o título de "Mestre dos Quadrinhos",
que o troféu Ângelo Agostine me deu.
que o troféu Ângelo Agostine me deu.
O Worney e a turma que me escolheu
foram muito generosos.
foram muito generosos.
TONY 16 – O Worney é um herói, já disse
que quem merece
que quem merece
um troféu Angelo Agostini é ele... (Rsss...).
Os prêmios simbolizam o reconhecimento
Os prêmios simbolizam o reconhecimento
de um bom trabalho profissional. Você merece
é um grande mestre e também
é um grande mestre e também
um exemplo de luta, garra e perseverança, à ser
seguido. Internet... vamos falar sobre ela...
seguido. Internet... vamos falar sobre ela...
ao mesmo tempo que muitos a acusam de ser
uma das culpadas pelas quedas
uma das culpadas pelas quedas
nas vendas em bancas, também temos que
admitir que hoje ela é uma perfeita
admitir que hoje ela é uma perfeita
ferramenta para divulgação e até para a
comercialização das HQs, pelo mundo afora.
comercialização das HQs, pelo mundo afora.
Através do seu site ou blog, por exemplo, o
mundo toma conhecimento da existência de
mundo toma conhecimento da existência de
suas criações e este contato virtual\visual pode
até gerar bons negócios.
até gerar bons negócios.
Muita gente fala em webcomics. Seria, na sua
opinião, este um novo caminho à
opinião, este um novo caminho à
ser seguido por nós, no Brasil?
Seria esta uma nova linguagem para
Seria esta uma nova linguagem para
se fazer HQs, no mundo?
CEDRAZ – Acho válido e a gente deve se
aproveitar de toda linguagem
aproveitar de toda linguagem
que surgir. A internet é uma boa ferramenta
para ser usada e eu ainda
para ser usada e eu ainda
não estou sabendo usar. Outro dia me
convidaram para eu colocar
convidaram para eu colocar
meus livros na internet e estou vendo isso.
Tony 17 – Creio que todos nós estamos
se adaptando a WEB.
Bengalas Boys, como nós (Rsss...), por sorte,
nos adaptamos a tecnologia –
nos adaptamos a tecnologia –
ou estamos tentando nos adaptar-, mas grandes
mestres do passado, infelizmente,
mestres do passado, infelizmente,
se recusaram a aceitar a nova tecnologia.
Conclusão: Houve desemprego em
Conclusão: Houve desemprego em
massa, principalmente nas agências
de publicidade.
de publicidade.
Muita gente boa foi, literalmente, pro saco.
Seu personagem XAXADO fala a
Seu personagem XAXADO fala a
linguagem do povo. Ele é neto de um
famoso cangaceiro que vivia
famoso cangaceiro que vivia
com o bando de Lampião (Rsss...) genial.
Ele é sensível, alegre e sempre atento
Ele é sensível, alegre e sempre atento
às belezas e problemas da vida no campo. OK?
Xaxado é o seu personagem principal e ao
redor dele circulam todas as outras
redor dele circulam todas as outras
personagens e histórias da turminha.
Esta idéia diferente (neto de um
Esta idéia diferente (neto de um
cangaceiro), surgiu como?
CEDRAZ – Como eu queria fazer uma história
com elementos bem brasileiros escolhi
a figura do Lampião para representar
com elementos bem brasileiros escolhi
a figura do Lampião para representar
o sertão. Lampião foi uma figura mística
que até hoje influencia escritores.
Foi uma espécie de bandido e herói
que até hoje influencia escritores.
Foi uma espécie de bandido e herói
como foi o Hobin Hood e outros
heróis de outras paragens.
TONY 18 – Foi uma idéia genial. Adorei.
heróis de outras paragens.
Virgulino Ferreira da Silva existiu de verdade, na região nordeste do Brasil. Foi nele que Cedraz se inspirou para criar a Turma do Xaxado |
Lampião, na real, foi um herói do povo, um
idealista que lutava contra os
idealista que lutava contra os
opressores. Ele decidiu vingar a
morte de seus pais.
morte de seus pais.
ZÉ PEQUENO é outro personagem
cativante da série.
cativante da série.
Ele tem fama de ser um menino preguiçoso,
que passa o dia inteiro
que passa o dia inteiro
dormindo. Isso é verdade? (Rsss...).
CEDRAZ – O Zé Pequeno é o personagem
que roubou a cena.
que roubou a cena.
Fiz com o propósito de ser um
autêntico caipira.
autêntico caipira.
Antigamente todo herói que
se prezava tinha que ter um
se prezava tinha que ter um
companheiro um “doidinho”, como
a gente costumava chamar
a gente costumava chamar
os ajudantes dos heróis e,
quando fui criar a turma do
quando fui criar a turma do
Xaxado pensei nessa figura.
Para fazer a sua fala eu viajei
Para fazer a sua fala eu viajei
para o interior e passei vários dias
pesquisando a fala
pesquisando a fala
dos tabaréus, daquela gente que não
costume
costume
com a leitura e os livros.
TONY 19 –“Tabaréus”? Confesso que jamais
tinha ouvido esta palavra (Rsss...).
tinha ouvido esta palavra (Rsss...).
Digo sempre, sou um caipira da cidade grande,
um animal urbano... (Rsss...).
um animal urbano... (Rsss...).
Fez uma pesquisa de campo?
Levou a coisa a sério. Bacana.
Levou a coisa a sério. Bacana.
Quanto a MARIETA... ela vive corrigindo
a fala “errada” dos outros.
a fala “errada” dos outros.
Para ela, isto é muito mais do que um
passatempo, é uma verdadeira
passatempo, é uma verdadeira
cruzada em defesa da língua portuguesa.
Os professores devem
Os professores devem
adorar isto, né? Descreva melhor as
características desta
características desta
apaixonante personagem...
CEDRAZ – Marieta é o contraponto do Zé.
Como o Zé já falava “errado” eu tive
a idéia de criar um personagem
a idéia de criar um personagem
que falasse tudo correto. No início
ela gostava de corrigir as falas
ela gostava de corrigir as falas
dos outros,mas com o tempo eu
fui mudando um pouco.
fui mudando um pouco.
Tenho um livro pronto, a espera de
uma editora, só com tiras
uma editora, só com tiras
da Marieta, falando de livros e leitura.
É um material que penso
É um material que penso
que fará sucesso. Não quero publicar
pela minha, pois é um trabalho que
quero espalhar por esse Brasil.
pela minha, pois é um trabalho que
quero espalhar por esse Brasil.
TONY 20 – Vou começar a torcer para você
fechar logo este projeto com algum editor.
Desde que li suas HQs achei
Marieta muito interessante.
fechar logo este projeto com algum editor.
Desde que li suas HQs achei
Marieta muito interessante.
Trata-se de uma personagem que colabora
para o desenvolvimento
para o desenvolvimento
da compreensão de nossa língua-mãe,
ajuda os baixinhos.
ajuda os baixinhos.
Seus personagens infantis são
interessantes... por exemplo,
interessantes... por exemplo,
MARINÊS é uma personagem super atual.
Essa garota, como muitas outras de
sua idade, tem no pensamento um objetivo
de vida que muito adulto sequer
sua idade, tem no pensamento um objetivo
de vida que muito adulto sequer
dá a mínima atenção: a convivência saudável entre
o ser humano e a Natureza, em busca de um mundo
onde as pessoas respeitam e cuidam dos animais,
das plantas, das águas, do solo, do ar... você fez
sua personagem falar sobre
ecologia antes mesmo
ecologia antes mesmo
dessa idéia ser propagada por aí.
Como e quando você
Como e quando você
a concebeu, com este conceito super atual?
CEDRAZ – Foi isso. Nosso planeta está indo para
as cucuias e fiz a Marinês com esse pensamento
ecológico. O único problema da
as cucuias e fiz a Marinês com esse pensamento
ecológico. O único problema da
Marinês é conviver com o Zé, seu
namorado paquerador.
namorado paquerador.
TONY 21- A mensagem é excelente, obviamente,
quanto ao Zé namorador, este é incorrigível... (Rsss...).
quanto ao Zé namorador, este é incorrigível... (Rsss...).
ARTURZINHO, ele é um personagem egoísta, avarento,
vaidoso, chato, exibido, insensível, interesseiro...
as “qualidades” do nosso amigo são tantas que, para
falarmos delas, precisaríamos escrever
vaidoso, chato, exibido, insensível, interesseiro...
as “qualidades” do nosso amigo são tantas que, para
falarmos delas, precisaríamos escrever
uma enciclopédia inteira. Fale mais
sobre a personalidade deste
sobre a personalidade deste
incrível personagem e conta pra gente
se para criá-lo você
se para criá-lo você
se inspirou em alguém, de verdade?
Parece que existem milhares
Parece que existem milhares
de Arturzinhos, de verdade, por aí... (Rsss...).
CEDRAZ – Eu queria fazer umas críticas aos
latifúndios e aos políticos ladrões e como
não queria utilizar uma figura adulta
latifúndios e aos políticos ladrões e como
não queria utilizar uma figura adulta
fiz o Arturzinho com esse intuito.
Alguns acham que ele é
Alguns acham que ele é
um anti-herói, pois o garoto só se
interessa por dinheiro e
interessa por dinheiro e
leva vantagem em tudo.
O Arturzinho tem até um amigo
O Arturzinho tem até um amigo
político que é o deputado Gatunildo.
TONY 22 – “Deputado Gatunildo”... este nome
é genial (Rsss...).
é genial (Rsss...).
Há muitos “gatunildos” em Brasília,
infelizmente...E o CAPIBA?
infelizmente...E o CAPIBA?
Ele é o irmão de Maria Inês.
Quer ser um cantador tão
Quer ser um cantador tão
famoso quanto Luiz Gonzaga... (Rsss...).
Grande sacada... e conquistar o mundo
com sua música... (Rsss...).
Grande sacada... e conquistar o mundo
com sua música... (Rsss...).
Acho que ele reflete o espírito
de muita gente por aí,
de muita gente por aí,
que sai pelo mundo atrás de um sonho e glória.
Pra criar Capiba, você se inspirou
em alguém conhecido?
em alguém conhecido?
CEDRAZ – Capiba não tem uma boa aparição
nas histórias.
nas histórias.
É o personagem mais novo e fiz
para homenagear a
para homenagear a
musicalidade do povo brasileiro.
Tony 23 – Maravilha. Nosso povo nasce com
a música nas veias, com certeza. Outros maravilhosos
personagens também fazem
a música nas veias, com certeza. Outros maravilhosos
personagens também fazem
parte deste rico universo que você
criou para a Turma do Xaxado, como:
o brincalhão Saci, o Padre guloso (Rsss...),
criou para a Turma do Xaxado, como:
o brincalhão Saci, o Padre guloso (Rsss...),
os roceiros Tião e Genuíno Gabola,
os pais das crianças, o jumento Veneta,
o porco Linguicinha, o cachorro
os pais das crianças, o jumento Veneta,
o porco Linguicinha, o cachorro
Rompe-Ferro, a galinha Odete, o galo Valdisnei, os urubus
Gervásio e Genésio e outros. Dei uma espiada no seu site
e adorei. Há muitas revistas e livros publicados sobre
a turma. Parabéns. Como o pessoal pode adquirir esses
maravilhosos produtos infanto-juvenis, mestre?
CEDRAZ – O Genoíno Gabola foi inspirado no
Jeca Tatu de Monteiro Lobato...
Jeca Tatu de Monteiro Lobato...
Tony 24 – Jeca Tatu... taí um grande
personagem do
personagem do
genial Monteiro Lobato, outro grande
criativo guerreiro, do passado.
criativo guerreiro, do passado.
Não sabia que o Gabola tinha
sido inspirado nele.
sido inspirado nele.
Em 2003, o Projeto Turma do Xaxado
recebeu o apoio institucional
da UNESCO. Conta pra gente, como
foi que isto aconteceu e o
recebeu o apoio institucional
da UNESCO. Conta pra gente, como
foi que isto aconteceu e o
que isto significou pra você?
CEDRAZ – É sempre bom ter uma apoio
institucional de um órgão
institucional de um órgão
como a UNESCO. Foi devido a um
projeto que fizemos com
projeto que fizemos com
distribuição de um jornalzinho e uma
revistinha nas escolas.
revistinha nas escolas.
Não tenho usado muito isso como propaganda.
Sou meio desconfiado.
Mas foi bom mesmo.
Mas foi bom mesmo.
Tony 25 – A Turma do Xaxado é genial.
Ela valoriza a cultura brasileira.
Ao meu ver, os personagens dessa
sua turminha são os únicos
sua turminha são os únicos
desse segmento que, de fato,
são genuinamente nacionais. Muito mais do
são genuinamente nacionais. Muito mais do
que Mônica e Cebolinha. Na América você
estaria super rico e famoso
estaria super rico e famoso
e seus personagens estariam em
todas as mídias, inclusive na TV,
todas as mídias, inclusive na TV,
em desenhos animados... dá raiva
nascer no país errado? (Rsss...).
nascer no país errado? (Rsss...).
CEDRAZ – O desenho animado está vindo.
Já assinei contrato com uma
produtora que está buscando
produtora que está buscando
recursos para isso.
O nosso trabalho foi tema de
O nosso trabalho foi tema de
mestrado em uma universidade de lingüística na
Itália e saiu na revista francesa
“La boche du Monde”.
“La boche du Monde”.
Como vê, já estamos falando Italiano e Francês.
Depois virá o mundo (Rá, rá, rá)...
Tony 26 – Da Bahia para o mundo!
Que assim seja... (Rsss...).
Desenho animado? Que maravilha!
Tema de mestrado, na Itália?
Que assim seja... (Rsss...).
Desenho animado? Que maravilha!
Tema de mestrado, na Itália?
Que coisa fantástica. Quanto a La Bouche Du Monde,
tomei conhecimento e também sei que a edição que
saiu seu material foi a mais vendida, sinal do carisma
dos seus personagens, intrépido guru. Parabéns.
Além de criar e desenvolver seus
próprios personagens,
próprios personagens,
e HQs, quais são as outras atividades
do Estúdio Cedraz, hoje?
do Estúdio Cedraz, hoje?
CEDRAZ – O estúdio Cedraz produz revistas
promocionais e ilustrações para
empresas de propaganda e outras.
promocionais e ilustrações para
empresas de propaganda e outras.
Atualmente estou afastado do
Estúdio, mas ele continua
Estúdio, mas ele continua
com os antigos amigos colaboradores,
incluindo minha filha.
incluindo minha filha.
Tony 27 – A filhota assumindo as rédeas da empresa...
que legal. Bengala brother, seu trabalho sempre
esteve focado no público
que legal. Bengala brother, seu trabalho sempre
esteve focado no público
infanto-juvenil, ou estou enganado?
CEDRAZ – Sim. Sempre gostei de enfocar o
universo infantil.
universo infantil.
As crianças são mais sinceras e espontânea.
Tony 28 – Com certeza. Se o mundo fosse apenas
de pequeninos ele seria bem melhor... Qual é o seu conceito
sobre os leitores brasileiros,
de pequeninos ele seria bem melhor... Qual é o seu conceito
sobre os leitores brasileiros,
de HQs? Não acha que ainda grande parte deles
têm preconceito sobre temas regionais?
têm preconceito sobre temas regionais?
CEDRAZ – Sim. Nós valorizamos mais o
produto que vem de fora.
produto que vem de fora.
Nós temos o defeito de achar que o
que é feito lá fora é melhor
que é feito lá fora é melhor
do que os daqui. Isso sempre
aconteceu e está difícil de mudar.
aconteceu e está difícil de mudar.
A globalização está dominando tudo.
E enquanto não tivermos
E enquanto não tivermos
educação e discernimento
para mudar isso vamos
para mudar isso vamos
perder muito coisa.
TONY 29 – Bela análise objetiva...
Licenciamento dos personagens para merchandising,
vamos falar sobre isso...
Licenciamento dos personagens para merchandising,
vamos falar sobre isso...
na América os gibis sempre foram um meio de
divulgação, não o fim.
divulgação, não o fim.
O principal objetivo deles sempre foi o
merchandising.
merchandising.
Ou seja, vender licenciamento para a reprodução
de personagens para produtos comerciais.
Você já pensou nisso? Isso dá mais retorno
de personagens para produtos comerciais.
Você já pensou nisso? Isso dá mais retorno
do que HQs, obviamente. Hoje, marcas como:
Garfield, Snoopy, Asterix, Pato Donald, Mickey, Mônica
e Cebolinha, e outros, arrecadam zilhões de dólares pelo
mundo afora em produtos
Garfield, Snoopy, Asterix, Pato Donald, Mickey, Mônica
e Cebolinha, e outros, arrecadam zilhões de dólares pelo
mundo afora em produtos
comerciais. Se as revistas desses personagens
parassem, de repente, mesmo assim seus autores
continuariam ricos e faturando alto.
parassem, de repente, mesmo assim seus autores
continuariam ricos e faturando alto.
O que diz disso?
CEDRAZ – Assinamos também um contrato
com uma empresa especializada em licenciamentos,
mas está sendo difícil, pois além
com uma empresa especializada em licenciamentos,
mas está sendo difícil, pois além
do personagem ser nordestino não estamos
na grande mídia.
na grande mídia.
As empresas só querem investir no agora e já.
O que está na moda é o que importa.
TONY 30 – Sem dúvida. Mas, assim que sua animação
sair a coisa melhora. O licenciamento ficará mais fácil.
Não está na hora de contratar um
sair a coisa melhora. O licenciamento ficará mais fácil.
Não está na hora de contratar um
bom contato para atacar as empresas e oferecer
o licenciamento
o licenciamento
da imagem de seus personagens?
CEDRAZ – Estamos fazendo isso e já vamos
participar de uma
participar de uma
feira de licenciamentos AM S. Paulo, ainda este ano.
TONY 31 – Taí um bom negócio. Conheço esta feira.
Nossas bancas, há anos, andam empesteadas
de mangás e super-heróis...
de mangás e super-heróis...
o que você tem a dizer sobre isso?
CEDRAZ – É o modismo. Estamos perdendo
a nossa identidade.
a nossa identidade.
TONY 33 – Discordo, mestre. Moda é coisa que
passa rapidamente. Mangás e super-heróis estão aí
há séculos, pô... (Rsss...). Eta "modismo"
passa rapidamente. Mangás e super-heróis estão aí
há séculos, pô... (Rsss...). Eta "modismo"
duradouro... Um sonho?
CEDRAZ – São tantos!!! Desenho animado,
revista fazendo sucesso e principalmente ter
saúde para continuar por
revista fazendo sucesso e principalmente ter
saúde para continuar por
um bom tempo sonhando e
realizando muitos projetos.
realizando muitos projetos.
TONY 34 – Você chega lá. Por falar em saúde,
quero lhe agradecer por sua especial atenção assim
que lhe enviei esta entrevista, pois sei que estava
quero lhe agradecer por sua especial atenção assim
que lhe enviei esta entrevista, pois sei que estava
passando por uma fase difícil no
que tange a sua saúde, Cedraz.
que tange a sua saúde, Cedraz.
Que Deus lhe dê muita paz e muita saúde para
que possa prosseguir
que possa prosseguir
nesta sua admirável missão: alegrar a
todos e, principalmente,
todos e, principalmente,
os pequeninos. Alguma frustração?
CEDRAZ – Sim! Colocar um produto bom nas
bancas e não ter uma
bancas e não ter uma
boa resposta. Não sei de quem é a culpa;
dos distribuidores?
dos distribuidores?
Dos jornaleiros? Do mercado?
TONY 35 – Adorei sua sinceridade. No fundo, no fundo,
acho que todos nós temos alguma frustração na vida.
Mas, a maioria dos entrevistados costumam
responder "nenhuma". Acho que isto soa falso... (Rsss...).
Antonio Cedraz por Antonio Cedraz?
acho que todos nós temos alguma frustração na vida.
Mas, a maioria dos entrevistados costumam
responder "nenhuma". Acho que isto soa falso... (Rsss...).
Antonio Cedraz por Antonio Cedraz?
CEDRAZ – Sincero, bom amigo e pai de família.
Amigos dos amigos e até dos
que não são tão amigos.
Amigos dos amigos e até dos
que não são tão amigos.
TONY 36 – “Dos que não são tão amigos”? (Rsss...).
Isto é sinal de que você tem um grande espírito, mestre!
Quantas pessoas trabalham em seu estúdio, atualmente?
CEDRAZ – Quatro pessoas: O Tom Figueiredo,
Sidney Falcão,
Sidney Falcão,
Vitor Souza e Cláudia Cedraz.
TONY 37 – Um grande mano amplexo à sua filha e aos
seus colaboradores.
seus colaboradores.
Deus... qual é o seu conceito sobre o Criador Supremo?
CEDRAZ – Deus, não existe palavras para definir o
Deus que acredito
Deus que acredito
e acompanho. Rezo todos os dias e sem a
sua presença
sua presença
seria impossível continuar a minha jornada.
TONY 38 – A nossa jornada, com certeza.
Você, que se formou professor,
Você, que se formou professor,
o que acha do sistema de ensino em nosso país?
CEDRAZ – Na verdade eu me formei como
professor, porém nunca lecionei.
Mas convivo muito
com professores aqui em casa –
professor, porém nunca lecionei.
Mas convivo muito
com professores aqui em casa –
esposa, filha- genro, etc. O ensino em nosso
país é sempre
país é sempre
deixado de lado pelos políticos e autoridades.
Eles sabem que um país só vai pra
frente com educação,
frente com educação,
mas para eles quanto mais analfabeto for o
povo mais votos eles vão ter.
TONY 39 – Exatamente. Também acho o ensino
caótico e os professores continuam
sendo mal remunerados.
Um absurdo. Tem verba para aumentar o salário
dos políticos corruptos, mas não existe verba
caótico e os professores continuam
sendo mal remunerados.
Um absurdo. Tem verba para aumentar o salário
dos políticos corruptos, mas não existe verba
para a educação ou para saúde. Isto é
uma vergonha nacional.
uma vergonha nacional.
Institucionalizaram o analfabetismo, de sul a
norte, fizeram dele
norte, fizeram dele
uma plataforma política para tirar vantagem...
Atualmente seus personagens estão sendo
publicados por qual editora?
Eles saem como álbuns, livros ou revistas?
publicados por qual editora?
Eles saem como álbuns, livros ou revistas?
CEDRAZ – Pela editora Cedraz
(chuto e pego no gol).
(chuto e pego no gol).
Tenho um livrinho nas Paulinas
(Vamos Rezar, já na 4 edição).
(Vamos Rezar, já na 4 edição).
Eu tenho cerca de 25 livros/álbuns
com a turma do Xaxado,
com a turma do Xaxado,
por minha editora e ainda este ano
vamos lançar mais três ou quatro.
vamos lançar mais três ou quatro.
TONY 40 – Admiro guerreiros como você e o Emir,
este país precisa de mais gente empreendedora assim.
Querido bengala friend,
este país precisa de mais gente empreendedora assim.
Querido bengala friend,
gente como você, como o Emir Ribeiro,
que mesmo vivendo fora
que mesmo vivendo fora
do eixo Rio\S.Paulo, longe dos grandes centros
em que se concentram
em que se concentram
as grandes editoras, e que batalharam muito
e conseguiram conquistar seu espaço, seu
público e que também conseguiram
e conseguiram conquistar seu espaço, seu
público e que também conseguiram
tornar seus personagens conhecidos
aqui e fora do país,
aqui e fora do país,
são admiráveis, dignas de todo o respeito.
Por falar no grande mestre Emir, foi
graças a ele - que me deu seu e-mail-,
graças a ele - que me deu seu e-mail-,
que foi possível este nosso delicioso
bate papo, que está chegando,
bate papo, que está chegando,
infelizmente, ao fim. Mas, antes,
uma pergunta derradeira...
uma pergunta derradeira...
La Bouche Du Monde... Como surgiu a
oportunidade de publicar a
oportunidade de publicar a
Turma do Xaxado nessa publicação
feita por um brasileiro porreta
feita por um brasileiro porreta
e que é bastante conhecida
e publicada na França?
e publicada na França?
CEDRAZ - O Emir Ribeiro é um grande amigo.
Desde que eu morava em Jacobina
que nós trocamos revistas
que nós trocamos revistas
produzidas por nós (e isso já
faz muito tempo).
faz muito tempo).
O contato com o La Bouche Du
Monde foi através da Internet.
Monde foi através da Internet.
TONY 41 – Alguma mensagem final para seus
fãs e para os desenhistas
fãs e para os desenhistas
que desejam entrar no ramo?
CEDRAZ - Acreditar sempre e não deixar as
frustrações vencerem seus desejos.
frustrações vencerem seus desejos.
TONY 42 – Grato, por sua atenção e até a
próxima, grande guru...
próxima, grande guru...
foi uma honra entrevistar alguém que sempre
admirei e admiro.
admirei e admiro.
Sou seu fã, de carteirinha! (Rsss...).
Muito sucesso e muita saúde!
Muito sucesso e muita saúde!
CEDRAZ - Valeu, Tony. Você sabe que admir
o seu trabalho desde os tempos da
revista AKIM, da Noblet.
Um grande abraço.
o seu trabalho desde os tempos da
revista AKIM, da Noblet.
Um grande abraço.
TONY 43 – A recíproca é mútua. Very success and
see you later, cowboy.
see you later, cowboy.
Parabéns pela maravilhosa entrevista. Um grande abraço a vcs dois. Vou imprimir pro PP ler detalhadamente!
ResponderExcluirGrato por sua visita e seu comentário, Sú!
ResponderExcluirAposto que o PP vai adorar! Mande, tb, um grande abraço à esse garnde mestre que tanto fez pelas HQs nacionais! O trabalho do PP não pode ser esquecido e desejo fazer um entrevista com ele.
Anote aí meu e-mail...
tonypegasus@hotmail.com
que vou preparar a entrevista!
Um grande beijo no coração de vcs
e boa semana!
PS: Me mande o e-mail de vcs!
Simplesmente......... Demais! Linda entrevista, desejo-lhes muito sucesso e sempre! Parabéns aos dois! Bjj
ResponderExcluirLi a pouco tempo uma edição da turma do xaxado enviada pelo mestre Cedraz em troca de um chet que enviei a ele. Deixei de lado por um tempo até que tive tempo pra ler. Achei que seria mais uma copia estilo Mauricio de Souza...mas meu espanto foi grande ao ler algo tão genial e autentico. Sem duvida uma das melhores coisas que li em quadrinhos nos últimos tempos. Genial a turma do Xaxado. Pra mim esta ao lado de Mafalda e Calvin e Haroldo como grande criação.
ResponderExcluirFábio H.Chibilski
Bem observado, grande Chibilski. O trabalho do mestre Cedraz é excepcional, tanto no q se refere aos desenhos e originalidade dos textos.
ResponderExcluirNa América ou na Europa este genial criador estaria rico. Infelizmente, no Brasil, as dificuldades ainda são enormes para os autores locais.Mas, Antonio Cedraz é um guerreiro, não para nunca e milagrosamente consegue rodar e vender suas próprias edições.
Trata-se de um dos grandes heróis das HQs nacionais, assim como você e outros.
Grato, pela visita e por seu comentário.
Grande mano amplexo!