quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RIO COMICCON: UM MEGA EVENTO IMPERDÍVEL!

 EM NOVEMBRO A CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO ESTARÁ EM FESTA !

Depois da  Quarta Semana de HQ da UFRJ, da Terceira Semana de Quadrinhos da UFRJ e da Terceira Semana de Quadrinhos da Travessa - todos eventos cariocas...
preparem-se! Entre os dias 9 e 14 de novembro será realizada na cidade do Rio de Janeiro a primeira Rio ComicCon, uma grande feira internacional de quadrinhos. O mega evento que será realizado na Estação Leopoldina e que tem o patrocínio da OI e  o apoio total da Secretaria de Cultura está sendo organizado por
Roberto Ribeiro, da Casa 21, empresa que também organizou a Bienal dos Anos 90, e que também é responsável pela FIQ (Feira Internacional de Quadrinhos), de Belo Horizonte.
Dentre os convidados internacionais ligados ao mundo das HQs, de altíssimo nível, estão os franceses: Etienne Davodean e o premiado François Boucqi; o editor italiano Claudio Curcio; os argentinos Lucas Nine e Patricia Breccia, o inglês Kevin O'Neil - de A Liga Extraordinária-, Melinda Gebbie -de Lost Girls -, mulher do lendário Alan Moore e também o editor Paul Gravett.

O MITO ESTÁ CHEGANDO
Mas, o maior de todos os esperados para a festa desembarcará no dia 13 de novembro, às 20 horas. Ele é  o grande mestre italiano Milo Manara, mito europeu das HQs eróticas. Manara está preparando seu derradeiro volume de Bórgia, que narra a saga de Lucrécia Bórgia, filha de um papa. Esta HQ é uma crítica violenta à Igreja e suas instituições sagradas. Depois disso, o mestre das fêmeas sensuais das HQs pretende se dedicar à pintura e às ilustrações. Segundo informações, é possível que ele comece a se dedicar ao seu futuro livro de ilustrações nessa viagem ao Brasil, registrando as imagens das belas brasileiras.
A primeira parte da polêmica obra sobre Lucrécia Bórgia, Sangue para o Papa, foi realizada com o parceiro chileno Alejandro Jodorowsky. Nesta edição é abordado o tema do poder absolutista e corruptor da religão.  Nela, Manara também explora os porões do Vaticano durante o papado de Rodrigo Bórgia e a tirania que este exerceu sob o nome de Alexandre VI, ao lado da filha Lucrécia Bórgia, mostrando o lado real desse verdadeiro escândalo na época. A venda de indulgências, o nepotismo, a promiscuidade e a ganância monetária e política, além de cenas de vampirismo, canibalismos, estupros e assassinatos, que também aparecem nesta sangrenta edição, baseada em fatos verídicos.
O amor do mestre italiano pelos quadrinhos surgiu nos anos 60, ao ler Barbarella, de Jean-Claude Forest; Valentina, de Guido Crepax; Jodel et Pravda, de Guy Pellaert e todas as HQs feitas por Magnus. Nos anos 70 devorava Métal Hurllant (Heavy Metal, na América e no Brasil), e sempre se declarou fã de Moebius, pseudônimo usado pelo francês Jean Giraud. Manara também se diz fã e também ter sofrido forte influência do amigo  Hugo Pratt, o veneziano criador do imortal personagem clássico dos quadrinhos chamado Corto Maltese.
A GRANDE NOVIDADE
Mesmo sendo um antiamericano declarado, Milo Manara acabou sedento aos apelos da indústria norteamericana dos comics, quando ela o convidou para desenhar um episódio de X-Men para desenhar as personagens femininas da série: Tempestade, Kitty, Vampira, Garota Marvel, Psylocke e Rachel. Depois que essas deusas da série mais bem sucedida das HQs americanas foram desenhadas pelo grande mestre europeu das belas mulheres eróticas, que mexem com o imaginário masculino, nunca mais  elas serão vistas da mesma maneira. O parceiro escolhido para esta obra maravilhosa e imperdível foi o britânico Chris Claremont, que desenhou, entre outros inúmeros personagens: Conan, Luke Cage e Quarteto Fantástico.
LEMBRE-SE...
A PRIMEIRA EDIÇÃO DA RIO COMICCON VEM AÍ!
LOCAL: Estação Leopoldina 
DIAS: 9 a 14 de Novembro
ENTRADA: R$ 10,00 - Estudantes pagam R$ 5,00.
Não percam mais esta grande efeméride das HQs no Brasil!