segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PERDEMOS DOIS AUTORES GENIAIS DE QUADRINHOS

2014: UM ANO DE GRANDES
PERDAS PARA O
SETOR EDITORIAL BRASILEIRO




Assim que a Copa do Mundo 2014 terminou, onde a seleção brasileira de futebol, jogando em casa, só deu vexame, decepcionando a torcida canarinho, algumas notícias nada animadoras rondavam pelos bastidores do setor editorial brasileiro. Dois dos nossos maiores artistas gráficos, especialistas em quadrinhos estavam com a saúde abalada. Infelizmente, por fim, as más notícias vieram à tona: perdemos duas figuras de suma importância para as HQs nacionais. 




O último dia 11, deste mês, era uma quinta-feira. Foi neste dia fatídico que, infelizmente,  perdemos o cartunista baiano Antonio Luiz Ramos Cedraz, criador da incrível Turma do Xaxado. Cedraz foi internado no dia 3, num hospital de Salvador, e veio a falecer aos 69 anos e já há algum tempo estava lutando contra um câncer que tinha no intestino.



Antonio Cedraz nasceu na cidade de Miguel Calmon, no interior do estado da Bahia, no dia 4 de maio de 1945.
Cresceu em Jacobina e naquela cidade de formou como professor de ensino básico, mas jamais lecionou. Decidiu se dedicar ao mundo dos quadrinhos, das comunicações.




Ilustrou livros, fez campanhas publicitárias, revistas de atividades infantis, quadrinhos, e tiras de jornais, que se espalhavam pelos diversos pontos de vendas do país.




Seus personagens foram bastante publicados em diversos periódicos da Bahia e ao longo de sua produtiva carreira conquistou diversos prêmios em concursos e exposições realizadas no país e no exterior. Dentre eles se destacam o premio que recebeu no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, em Araxá, Minas Gerais em 1989, seis troféus HQMix (uma espécie de Oscar das HQs nacionais), e o troféu Angelo Agostini, como Mestre dos Quadrinhos.



Cedraz teve como contemporâneos os seguintes artistas: Edmundo Rodrigues, Mauricio de Sousa, Gedeone Malagola, Flavio Colin, Jayme Cortez, Shimamoto, Sergio Lima, Queiros, e outras feras do traço.




A TURMA DO XAXADO



Este é o nome de sua criação Mor. Estes simpáticos personagens, que apesar da imagem infantil, faziam destilar verdades reais em suas tiras de jornais diários e semanais, ficaram bastante conhecidos por quase todo o Brasil. Suas tiras, livros e revistas foram publicados pelas editoras Escala e HQM. Esta turminha sapeca tem como personagem principal um neto de cangaceiro. Nesta serie há muitas referências ao modo de vida da região Nordeste do país.



Seus carismáticos personagens ficaram bem conhecidos, por serem constantemente solicitados pelo governo da Bahia para estrelar campanhas destinadas ao público infantil. 

Certa feita, este criativo autor revelou ser fã de séries americanas, como: Tarzan, Fantasma, Capitão marvel, Super Homem, dentre outros. E que ficou motivado a desenvolver suas HQs e personagens inspirados pelos artistas nacionais que passaram a publicar a partir da década de 60, principalmente, a Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.

O grande mestre e querido Bengala Brother Antonio Cedraz, partiu, mas nos deixou um legado incrível onde demonstra talento e diversidade.

   AntonioCedraz ( 1945- 2014)




MORRE DEODATO BORGES


Por ironia do destino este paraibano foi o primeiro a criar um dos primeiros super-heróis brasileiros, chamado Flama, personagem que se tornou cult entre os colecionadores de HQs nacionais, e seu filho, que há anos assina trabalhos para a Marvel, e outras editoras americanas, com o pseudônimo de Mike Deodato (seu nome real é Deodato Taumaturgo Borges Filho), se tornou famoso também desenhando super-heróis, porém, americanos.



Deodato Borges foi um autor versátil e de incrível talento. Na verdade foi batizado com o nome de Deodato Taumaturgo Borges Filho, mas para facilitar a vida assinava seus trabalhos apenas como Deodato Borges.
Deodato Borges (ou Deodato pai, como dizem alguns) foi um ótimo roteirista, quadrinista, e jornalista, também foi acometido por um câncer, nos rins, que o obrigou a retirar, há alguns meses atrás, alguns órgãos. 


VÍTIMA DO DESTINO



Este criativo escriba, que também emprestava sua voz para as novelas radiofônicas do Flama, personagem que foi criado para concorrer com um grande sucesso daquela época: Jerônimo, o herói do sertão, criado por Moyses Weltman em 1953, para a lendária Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, estava com 80 anos. 




Ele passava por uma seção de hemodiálise quando teve, subitamente, duas paradas cardíacas. Os médicos ali presentes fizeram de tudo para reanimá-lo, mas tudo foi em vão, infelizmente. 



Deodato Borges colaborou para diversos jornais de João Pessoa, nos anos 90, e também com a Rádio Tabajara. Sempre comunicativo e prestativo jamais negou dar dicas a quem quer que almejasse entrar no mundo das comunicações.



Foi num ambiente familiar sadio que Mike Dedodato Jr veio ao mundo e, de tanto apreciar os trabalhos de seus pai acabou entrando para o ramo das HQs atendendo uma importante editora americana, a Marvel.


PARCERIA COM O FILHO

Deodato Borges foi quem escreveu 3.00 Anos Depois, uma revista em preto e branco que foi desenhada pelo filho. esta edição histórica acabou sendo lançada em muitos países na década de 80, tornando seus autores bastante populares.


FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É...





Mike Deodato Jr já colaborou com diversas editoras importantes dos Estados Unidos, pelas quais desenhou personagens relevantes do plantel de super-heróis e heroínas, que são conhecidas mundialmente.



Este jovem autor, atualmente, é o desenhista de quadrinhos mais bem sucedido no exterior, onde mantém uma produção regular de auto padrão internacional. Tem fãs pelo mundo afora.





O FLAMA




Este que foi um dos primeiros super-heróis nacionais surgiu num programa de rádio que Deodato Borges dirigia em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, em 1960. Este personagem se tornou tão popular entre os ouvintes que acabou virando herói e título de uma revista de quadrinhos, em 1963, e fez muito sucesso. Tanto que a referida publicação não conseguia chegar às bancas. Cada edição se esgotava com incrível rapidez assim que saia da gráfica onde era impressa.

UM GRANDE AUTOR DE HQs
POUCO CONHECIDO FORA 
DE SUA REGIÃO

Deodato Borges e Antonio Cedraz foram verdadeiros heróis de carne e osso. Ambos começaram lançando seus próprios produtos em suas regiões e aos poucos foram divulgando suas publicações independentes.

Se entre os profissionais da área de HQs do país Deodato Borges era um profissional muito respeitado, por outro lado ele era pouco conhecido do público leitor. Seus trabalhos se destacaram mais a nível estadual do que em âmbito nacional.
Segundo fontes fidedignas, em novembro, por fim, o grande mestre e querido bengala brother falecido seria homenageado e reverenciado na Brasil Comic Con, tradicional exposição e feira de HQs realizada em São Paulo, mas o destino nos levou de nós, contrariando as expectativas. Porém, há quem afirme que agora, mais do que nunca, esta homenagem póstuma será realizada na Brasil Comic Con. Afinal, os grandes mestres jamais devem ser esquecidos.
   
DEODATO BORGES
( 1934- 2014) 
   
Além de criar o Flama, o criativo autor também foi um dos pioneiros em fomentar a criação de HQs em seu estado, foi diretor da Rádio Tabajara e Secretário da Comunicação da Paraíba.

Que os deuses das comunicações proporcionem a vocês, nobres guerreiros, um recanto iluminado de paz. E em nome de todos aqueles que amam as HQs, agradeço por seus belos trabalhos realizados e que foram deixados para apreciarmos.
Vocês foram um exemplo de luta, garra e perseverança.
Descansem em paz!
   



IMPORTANTE: Michelle Ramos, em seu famoso site virtual chamado Zine Brasil, está fazendo uma homenagem póstuma sensacional para o grande mestre
Deodato Borges. Confira clicando no link abaixo:

zinebrasil.wordpress.com

Por Tony Fernandes\Estúdios Pégasus - 2014
Uma Divisão da Pégasus Publicações Ltda -
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas e seus direitos pertencem a seus representantes legais ou herdeiros.