sábado, 6 de novembro de 2010

ENTREVISTA COM AIRTON MARCELINO, O DESENHISTA FÃ DE JOHN BUSCEMA

Eu descobri o trabalho deste homem de traço fantástico - 
que me faz lembrar os grandes mestres americanos dos
 anos 60 e 70 -, pela primeira vez, no Facebook. 
E também foi através desta famosa comunidade
 internacional que nos tornamos bons amigo
 e parceiros da milenar 
confraria dos Bengalas Boys Club... (Rsss...).
Quem vê os trabalhos do meu entrevistado da vez, 
na revista Billy The Kid, do editor
 independente Arthur Filho - 
o homem que foi o primeiro a ressuscitar
 os gibis de western no país-,
não imagina o quanto este homem 
já fez ou sua versatilidade.
Ou seja, ele desenha de tudo, de 
super-heróis a westerns, 
com maestria. Eu também desconhecia seus feitos, 
mas acabei descobrindo que ele já fez um bocado de
 coisas em prol das HQs nacionais, apesar de 
pouco citar suas realizações. Ele é humilde, pai e
 marido dedicado e fiel até aos amigos dos amigos. 
Enfim, ele não tem nada de narcisista – como muita gente 
deste metiê que conheço, infelizmente - e, timidamente, 
aos poucos, foi me revelando fatos sobre seus trabalhos 
artísticos e sobre sua longa carreira com um pé
 na metalurgia e outro no setor editorial.
Conheça um pouco mais, lendo 
esta entrevista, sobre...

AIRTON MARCELINO, 
UM DOS DESENHISTAS DA REVISTA  BILLY THE KID!
UM AUTOR QUE SEGUE OS PASSOS E VENERA O 
 INCRÍVEL JOHN BUSCEMA,
O GRANDE MESTRE DAS HQS AMERICANAS! 

  

1- Tony: Grande amigo, esta sua paixão por desenho
 e pelas HQs, começou quando?

Airton: Ainda criança. Aprendi a “ler” as figuras
 antes de aprender a leitura propriamente dita. 
Meu irmão tinha uma revista do Mickey. 
Foi ali que tudo começou...
 Lembro das histórinhas até hoje.
 A primeira era uma história do Zé Carioca,
 vivendo o Morcego Verde.




 A segunda, uma
 do Mickey e Pateta, “minha bicicleta nova”, 
este era o título, gostei tanto desta historinha 
que aprendi a ler nela. No mesmo 'bolo' 
estava uma revista do Tarzan, Flash, em
preto e branco, e Batman,
esta ultima, colorida.


 
2- Tony: Morcego Verde? Acho que era 
Morcego Vermelho, né? (Rsss...).
 Mas, tudo bem, mestre... 
 Quais eram seus gibis favoritos?

Peninha era o Morcego Vermelho

Airton: Acho que as que citei acima. 
Foi com elas que tudo começou.
Só mais tarde vim a saber que o gibi do 
Tarzan era desenhado pelo grande Joe Kubert.

Neal Adams


Tarzan - Por Neal Adams

Joe Sinnot




Original desenhado por J. Kirby e
arte final de Joe Sinnot

Kirby e J. Sinnot, uma dupla imbatível


As obras fantásticas do mestre
Will Eisner também inspiraram
Marcelino


Tarzan, do escritor Edgar Rice Burroughs
teve diversos desenhistas
No inicio tinha mais acesso (via meu irmão, Luís)
 as revistinhas da Disney. 
Muitos anos depois conheci os personagens 
do Maurício de Sousa numa historinha sobre
 energia, distribuída nas escolas. 
Na pré-adolescência vieram as da Marvel.
 Meu grande favorito foi A Espada Selvagem de
 Conan até o número 65. Todos os Tarzan 
(Lanças de prata, bronze, ouro) e os almanaques 
Disneys, porque tinha aventuras do Zorro.


Tarzan - Por: Russ Manning



3- Tony: O grande mestre e amigo Rofolfo Zalla 
desenhou muito o Zorro para as edições 
nacionais da Disney... Você nasceu em
 que estado da Federação?

Zorro por: Rodolfo Zalla
Airton: São Paulo. Na pequena e pacata
 cidade de Itapira, região de Campinas, 
no interior de São Paulo.

4- Tony: Ué? Pensei que você fosse mineiro... 
droga, não acerto uma... (Rsss...). 
Atualmente, mora em que cidade?

Airton: Em Itajubá, nas Minas Gerais. 
Cidade de ótimo clima. Chove muito no verão
 e faz um frio terrível no inverno.

5- Tony: Quando começou a desenhar 
profissionalmente?
Arte do mestre Airton Marcelino
Airton: Em 1986. Comecei fazendo
 desenhos para Silk-Screen. 
(Brindes: Sacolas, chaveiros, etc..),
 3 meses depois estava  
trabalhando em uma  gráfica.
 Desta vez a arte teria que ser mais 
elaborada, pois a gráfica era 
de uma importante 
indústria de produtos químicos. 
Fiquei tão empolgado que no mesmo
 ano fui visitar a Editora Abril, o
 departamento de artes. 
Conheci o Izomar Camargo Guilherme e
 a Simoni (A primeira desenhista mulher que
 estava conhecendo). 
O Moacir Torres também estava lá. 
Era tudo novidade e fiquei fascinado com o 
mundo dos sonhos e em conhecer a “casa 
das idéias” como era até então conhecida. 

6- Tony: É... o Moa é um legítimo bengala-friend, 
é das antigas...  Com quais casas editorias 
você já trabalhou?

Airton: Editora mesmo foi a ICEA. 
Fiz muito fanzine. 
Fiz Phobus, do Willian Leandro de Paula, 
Vouyer, da Michèlle Domitt, Cabal, do 
Clodoaldo Cruz, e outros, pois na época um
 fanzineiro repassava hqs para outro
 sem avisar o cara que desenhou. 

7- Tony: Quais gêneros de HQs que você já fez?
Airton: Publicados foram vários. Terror,
 Aventura, pornô , e bang-bang.

8- Tony: Que bom saber... aposto que muita gente 
não sabia disso, inclusive eu (Rsss...). 
Você fala pouco sobre seus feitos... 
Atualmente você trabalha em que área?
Airton: Na área metalúrgica.

Marcelino tem um "Q" a La Buscema,
em seus traços e figuras
9- Tony: Arthur Filho, o editor de Billy The Kid, 
o grande incentivador do retorno dos
 velhos bang-bangs, como você o conheceu?
Airton: Foi através do Clodoaldo Cruz, editor 
do zine Cabal. Ele mandou uma hq de terror, 
via email, para o Arthur (Herança). 
Naquele tempo só colaborava com O Cabal. 
E O Cabal estava parando, saindo de cena.
 O Clodoaldo Cruz (Grande incentivador e
 responsável por eu voltar a desenhar
 depois de 8 anos) não queria que eu
 parasse de produzir e me 
apresentou o Arthur.
O Arthur tinha uma revista muito boa, antes 
de publicar bang-bang na Billy The Kid.

Capa: Billy The Kid edição # 13 -
Arte de Airton Marcelino


10- Tony: Também não sabia disto...
 Há quanto tempo você colabora 
com a revista Billy The Kid?



Airton: Desde o começo, com umas pausas.
 Foquei muito no trabalho metalúrgico 
e o tempo passou. 
Mantenho-me regular há 3 anos. 
Agradeço ao Arthur pela oportunidade de
 deixar eu fazer experiências em sua revista. 
Foram várias experimentações até chegar
próximo de um ideal gráfico para minhas figuras.

11- Tony: Projetos futuros?

Airton: Tem um projeto para produzir uma
 história da Apache para o Tony Fernandes. 
Um outro projeto para o Lancelott.  
Uma continuidade para meu personagem, 
Jimmy Olho de Vidro e Heróis em Questão
 (Um grupo de heróis que criei e estou 
trabalhando há anos, o mesmo se dá para
 Lobisomem versus Chupa-Cabra)...


Apache - Por Airton Marcelino


Arte e Cores: Airton Marcelino

 12- Tony: Esta Apache eu vou 
querer curtir... (Rsss...). 
Estou maquinando uma roteiro pra você, 
pro Duke, pro Seabra e pro Getúlio Delphim... 
Quer dizer que o Sir Lancelott, nosso
bengala-Mor (cardeal supremo da milenar 
confraria dos Bengalas Friens), também 
tá tramando na surdina? 

Bengalas Boys - Em Quadrinhos

Texto: Lancelott Bartolomeu Martins
(Sir Lancelott)

Arte: Airton Marcelino






O homem escreve bem e tem boa bagagem 
cultural (Rsss...). Jimmy Olho de Vidro 
é o título do seu bang-bang, estou sabendo 
disso, pelo menos, apesar de não conhecer 
ainda esta sua criação... grupo de heróis? 
Bacana... e, Lobisomem versus Chupa-Cabra? 
Cara, adorei este título, tem força e 
promete muito... Diga-me... 
Você tem algum sonho na vida?

Jimmy Olho-de-Vidro é uma criação de
Airton Marcelino - Foi publicado na
revista Billy The Kid # 13
Airton: Digo que: o homem 
que não sonha está morto 
em si. Acho que li isto em algum lugar. 
Mas a resposta é não. Vivo a vida a cada dia.
 Embora os projetos acima 
citados sejam sonhos.

13- Tony: Autores nacionais e estrangeiros 
aos quais busca inspiração?

Airton: As pinceladas do Rodval Mathias
 é mágico. Vi um trabalho dele publicado na
 Editora D'Arte com o lobisomem.
 É espetacular. 
Gedeone Malagola é um mago.
Gedeone fazendo mais um original


Raio Negro e Hydroman - Dois super-heróis
criados pelo genial mestre Gedeone
Malagola
Capa de Superargo: Eugênio ColonneseEste último 
é o que mais me impressiona, não só pela quantidade 
de trabalhos como pela qualidade. Frank Miller, 
Will Eisner, Neal Adams, Greg Capulo, Mike 
Ploog, Sal Buscema, são tantos. Concentro-me
 mesmo é noJohn Buscema e Alex Raymond.



Flash Gordon - A criação-Mor de
 Alex Raymond



14- Tony: Legal... você só citou caras que eu
 também admiro, só feras... 
O John era uma máquina 
de produção e tinha excelente qualidade, 
fez até HQs eróticas.
 Ele era conhecido como 
“O Leonardo Da Vinci das HQs”.
 Também adoro os trabalhos dele e vejo que 
você tem uma forte influência
 dele em seus trabalhos. 
Prefiro este time antigo da Marvel (Anos 60/70) 
do que o atual, salvo raras exceções, é óbvio.
 Você é um dos raros desenhistas que se 
mantém fiel aquele estilão anos 60\70,
 que eu adoro. Como eu adorava: 
Gene Colan, Steve Ditko, Joe Sinott,
 Jack Kirby, Stan Lee, Steranko,
 e outras feras. Tempo bom...
 Você curtia muito John Buscema e 
aquela galera fera da Marvel,
 quando era adolescente?

Tarzan por: Joe Cellardo



Capa fantástica do mestre Gene Colan
Gene Colan

Airton: Sempre adorei o trabalho do John. O diferencial dele em relação ao Alex, Foster, Celardo é que este eu pude acompanhar suatrajetória e vê-lo em ação graças a tecnologia moderna da atualidade. Meu estilo não mudará. A técnica de arte-final talvez.
15- Tony: Tony: Airton Marcelino por 
Airton Marcelino?

Airton: Sou um homem simples. 
Que adotou Minas Gerais para viver e hoje é 
o paulista mais mineiro que os mineiros (risos)... 
sou melancólico, inteligente, incompreendido, bom 
e mau humor se alternam, quase um bipolar (risos)... 
amigo, marido e pai de família exemplar.
 Amigo dos amigos dos amigos
 e perfeccionista.

16- Tony: Grato por esta entrevista.

Airton: Esta é a segunda de minha carreira.
 A primeira foi para a ICEA.
Eu que agradeço, velho amigo.
Voto de sucessos!

17- Tony: Pra todos nos, my dear bengala-friend.
E que muitas entrevistas 
surjam em sua vida, simpatia.
See you later, my dear cowboy and 
bengala-boy friend (Rsss...)! Valeu!

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