MARILYN
MONROE EM
QUADRINHOS,
PELO MESTRE GUIDO BUZELLI
QUADRINHOS,
PELO MESTRE GUIDO BUZELLI
(CINEMA
E QUADRINHOS)
No final da década de 90, ganhei de um amigo
uma obra fantástica: Um álbum em quadrinhos –
no formato: 21,5 X 28,5 cms -, que contava a
história de um dos grandes símbolos sexuais
de Hollywood. Esta edição requintada, em
preto e branco, com papel de alta qualidade
e capa plastificada, que eu guardo a sete
chaves até hoje, é uma homenagem póstuma
feita por dois grandes mestres dos quadrinhos
italianos a uma grande diva de Hollywood.
Decidi compartilhar com os amigos webleitores,
apreciadores da boa HQ, esta obra incrível.
Ela foi lançada na Itália pela editora Art S.R.L
e editada no Brasil pela editora Ícone em forma
de álbum reunindo o material que foi feito e
publicado originalmente como tira de jornal
para um periódico italiano. Esta edição
brasileira tem a capa – fotográfica da megastar
– idealizada por Anízio de Oliveira e a
edição traz fotos da agência Keystone,
ilustrações de Kampus e a biografia dessa
musa focada nesta edição foi feita por
Rosina D”Angina. Trata-se de uma
raridade indispensável aos colecionadores
de histórias em quadrinhos e aos fãs
dessa grande e inesquecível atriz.
Confiram a seguir...
uma obra fantástica: Um álbum em quadrinhos –
no formato: 21,5 X 28,5 cms -, que contava a
história de um dos grandes símbolos sexuais
de Hollywood. Esta edição requintada, em
preto e branco, com papel de alta qualidade
e capa plastificada, que eu guardo a sete
chaves até hoje, é uma homenagem póstuma
feita por dois grandes mestres dos quadrinhos
italianos a uma grande diva de Hollywood.
Decidi compartilhar com os amigos webleitores,
apreciadores da boa HQ, esta obra incrível.
Ela foi lançada na Itália pela editora Art S.R.L
e editada no Brasil pela editora Ícone em forma
de álbum reunindo o material que foi feito e
publicado originalmente como tira de jornal
para um periódico italiano. Esta edição
brasileira tem a capa – fotográfica da megastar
– idealizada por Anízio de Oliveira e a
edição traz fotos da agência Keystone,
ilustrações de Kampus e a biografia dessa
musa focada nesta edição foi feita por
Rosina D”Angina. Trata-se de uma
raridade indispensável aos colecionadores
de histórias em quadrinhos e aos fãs
dessa grande e inesquecível atriz.
Confiram a seguir...
MARILYN
MONROE EM QUADRINHOS,
ESCRITA
POR GIANCARLO GOVERNI E
DESENHADA PELO
MESTRE GUIDO BUZELLI
DESENHADA PELO
MESTRE GUIDO BUZELLI
MINI
BIOGRAFIA DO DESENHISTA
Em 1973, Guido Buzzelli
criou uma série de western
chamada Nevada Hill, em parceria com o
roteirista Jean-Pierre Gourmelen.
Nessa HQ, o artista usou o pseudônimo de Blotz.
Também fez ilustrações eróticas para a
revista Charlie Mensuel e outras.
chamada Nevada Hill, em parceria com o
roteirista Jean-Pierre Gourmelen.
Nessa HQ, o artista usou o pseudônimo de Blotz.
Também fez ilustrações eróticas para a
revista Charlie Mensuel e outras.
Em 1976, em parceria com o roteirista
Gino d'Antonio, fez L'Homme de Bengale.
Em 1981, contribuiu para a série L'Histoire
du Far West ern Bandes Dessinées,
publicada pela Larousse, tradicional casa
editorial francesa. Em parceria com Giancarlo
Governi – um genial escriba que conseguiu
sintetizar a vida conturbada de um dos maiores
ícones de Hollywood, criou a HQ chamada:
Marilyn – sensacional quadrinização da polêmica
vida da atriz Marilyn Monroe -, publicada no
formato de tiras no jornal italiano chamado
L' Occhio. No Brasil, essas mesmas tiras
saíram no jornal paulista a Folha da Tarde,
que pertencia ao grupo Folha da Manhã,
entre 21 outubro de 1985 até o
dia 11 dezembro de 1985.
A tradução para a língua portuguesa foi
feita por Geraldo Galvão Ferraz e o
letreiramento ficou a cargo do nosso
querido bengala brother, grande editor,
desenhista e roteirista, Franco de Rosa.
As mesmas tiras, montadas, que já haviam sido
publicadas na Itália pelo jornal e pela
editora Art S.R.L também saíram no país
pela editora Ícone numa edição especial primorosa.
Gino d'Antonio, fez L'Homme de Bengale.
Em 1981, contribuiu para a série L'Histoire
du Far West ern Bandes Dessinées,
publicada pela Larousse, tradicional casa
editorial francesa. Em parceria com Giancarlo
Governi – um genial escriba que conseguiu
sintetizar a vida conturbada de um dos maiores
ícones de Hollywood, criou a HQ chamada:
Marilyn – sensacional quadrinização da polêmica
vida da atriz Marilyn Monroe -, publicada no
formato de tiras no jornal italiano chamado
L' Occhio. No Brasil, essas mesmas tiras
saíram no jornal paulista a Folha da Tarde,
que pertencia ao grupo Folha da Manhã,
entre 21 outubro de 1985 até o
dia 11 dezembro de 1985.
A tradução para a língua portuguesa foi
feita por Geraldo Galvão Ferraz e o
letreiramento ficou a cargo do nosso
querido bengala brother, grande editor,
desenhista e roteirista, Franco de Rosa.
As mesmas tiras, montadas, que já haviam sido
publicadas na Itália pelo jornal e pela
editora Art S.R.L também saíram no país
pela editora Ícone numa edição especial primorosa.
Ainda nos anos 80, Guido Buzzelli trabalhou
para a Bonelli Comics, fazendo o mais antigo
cowboy dos quadrinhos: Tex Willer.
Buzelli foi também o responsável pela
primeira edição especial do
velho ranger para a série Textone (Tex Gigante).
para a Bonelli Comics, fazendo o mais antigo
cowboy dos quadrinhos: Tex Willer.
Buzelli foi também o responsável pela
primeira edição especial do
velho ranger para a série Textone (Tex Gigante).
MINIBIOGRAFIA
Guido Buzzelli, nasceu em
Roma, no dia 27
de Julho de 1927, oriundo de uma família
de artistas. Seu pai era pintor, o irmão
desenhou a série erótica chamada Sam Bot –
e foi um autor cuja produção em quadrinhos
foi considerada, pelo publico e pela crítica,
como uma das mais conscientes e
inovadoras dos anos 60 e 70.
Curiosamente, apesar de gostar de HQs
a verdadeira paixão de Buzzelli era a pintura.
Inicialmente, ele fazia histórias em
quadrinhos apenas por hobby.
de Julho de 1927, oriundo de uma família
de artistas. Seu pai era pintor, o irmão
desenhou a série erótica chamada Sam Bot –
e foi um autor cuja produção em quadrinhos
foi considerada, pelo publico e pela crítica,
como uma das mais conscientes e
inovadoras dos anos 60 e 70.
Curiosamente, apesar de gostar de HQs
a verdadeira paixão de Buzzelli era a pintura.
Inicialmente, ele fazia histórias em
quadrinhos apenas por hobby.

NO
INÍCIO
Seus
primeiros trabalhos profissionais
foram caricatos.
Fez também algumas capas para a revista
Celebro Eroi Dell'Aventura, para a qual desenhou,
entre outros personagens famosos americanos:
Flash Gordon, Mandrake e Zorro.
foram caricatos.
Fez também algumas capas para a revista
Celebro Eroi Dell'Aventura, para a qual desenhou,
entre outros personagens famosos americanos:
Flash Gordon, Mandrake e Zorro.
No início dos anos 60, o artista se conscientizou
do poder das narrativas das histórias em
quadrinhos, que se revelava a cada dia,
como um dos maiores veículos de
comunicação do Século XX.
Foi nesse período que ele se mostrou
muito mais prolífico na área editorial.
Dessa época,
se destacam obras adultas
desenvolvidas por ele, como: La Rivolta dei
Racchi, Labirinti ou Zil Zelub - esta última foi
editada em Portugal pela editora Presença,
no ano de 1973. Seu estilo era inconfundível.
Se caracterizava por um traço fino, nervoso
e cheio de detalhes. Sua arte era mesclada
pelo estilo barroco e um
certo realismo fantástico.
do poder das narrativas das histórias em
quadrinhos, que se revelava a cada dia,
como um dos maiores veículos de
comunicação do Século XX.
Foi nesse período que ele se mostrou
muito mais prolífico na área editorial.
![]() |
O mestre desenhando Tex, da Bonelli Comics |
desenvolvidas por ele, como: La Rivolta dei
Racchi, Labirinti ou Zil Zelub - esta última foi
editada em Portugal pela editora Presença,
no ano de 1973. Seu estilo era inconfundível.
Se caracterizava por um traço fino, nervoso
e cheio de detalhes. Sua arte era mesclada
pelo estilo barroco e um
certo realismo fantástico.
DIVERSIFICAÇÃO
A produção de
Guido Buzelli ficou ainda mais
diversificada a partir dos anos 80 e 90,
quando ele passou a fazer adaptações
de obras clássicas da literatura para o
formato de álbum de HQs. Nessa etapa
muito criativa ele ainda arrumou
tempo para produzir HQs
de Tex, um dos mais populares heróis dos
quadrinhos italianos, que até
hoje está no mercado. O grande mestre
dos quadrinhos da Itália faleceu no
dia 25 de Janeiro de 1992.
Nos últimos anos de sua vida ele abandonou
completamente a 9ª arte e passou a se
dedicar totalmente à pintura e ao desenho
de imprensa, colaborando para o jornal
La Repubblica até o final de seus dias.
diversificada a partir dos anos 80 e 90,
quando ele passou a fazer adaptações
de obras clássicas da literatura para o
formato de álbum de HQs. Nessa etapa
muito criativa ele ainda arrumou
tempo para produzir HQs
de Tex, um dos mais populares heróis dos
quadrinhos italianos, que até
hoje está no mercado. O grande mestre
dos quadrinhos da Itália faleceu no
dia 25 de Janeiro de 1992.
Nos últimos anos de sua vida ele abandonou
completamente a 9ª arte e passou a se
dedicar totalmente à pintura e ao desenho
de imprensa, colaborando para o jornal
La Repubblica até o final de seus dias.
Buzelli não está mais entre nós, porém
deixou um legado fantástico.
E até hoje ele é considerado como um dos
grandes mestres dos quadrinhos da Europa.
deixou um legado fantástico.
E até hoje ele é considerado como um dos
grandes mestres dos quadrinhos da Europa.
SAIBA
MAIS SOBRE NORMA JEAN
BAKER
(MARILYN MONROE)
1962 – Foi nesse ano, no dia 5 de agosto, que as
manchetes dos jornais de todo o mundo
anunciaram a morte de Marilyn Monroe, um dos
maiores símbolos sexuais da Meca do cinema.
Causa da morte: Overdose ou suicídio
pela ingestão excessiva de tranqüilizantes.
manchetes dos jornais de todo o mundo
anunciaram a morte de Marilyn Monroe, um dos
maiores símbolos sexuais da Meca do cinema.
Causa da morte: Overdose ou suicídio
pela ingestão excessiva de tranqüilizantes.
Ela foi vítima do desespero, da solidão e da
insegurança da grande musa que o cinema
transformou em símbolo sexual.
Drogas e álcool a levaram desse mundo.
Alguns afirmam que ela se suicidou, mas
na realidade sua morte prematura até hoje
é um mistério. Muitos livros sobre a vida dela
foram escritos falam sobre seu desequilíbrio
emocional supostamente hereditário,
sua infância infeliz, abandono pelos pais,
pelos maridos e seus amantes.
insegurança da grande musa que o cinema
transformou em símbolo sexual.
Drogas e álcool a levaram desse mundo.
Alguns afirmam que ela se suicidou, mas
na realidade sua morte prematura até hoje
é um mistério. Muitos livros sobre a vida dela
foram escritos falam sobre seu desequilíbrio
emocional supostamente hereditário,
sua infância infeliz, abandono pelos pais,
pelos maridos e seus amantes.
Segundo o livro Marilym Monroe – A Biografia,
de autoria de Donald Spoto, ela não se suicidou.
Foi assassinada por seu médico Ralph
Greenson, que de acordo com o testamento
da atriz, abocanhou cerca de 25% da
herança dela. Segundo o autor, outros homens,
que foram os últimos amantes de Marilyn,
como então presidente e o procurador geral
dos Estados Unidos, John e Bob Kennedy
também poderiam
estar envolvidos no caso. Mas, tais suspeitas
são infundadas. Segundo o
motorista que transportou a jovem e
bela atriz, ainda com vida, para o hospital
Santa Mônica, em Los Angeles, ela foi
acompanhada por Bob Kennedy e o
médico Ralph Greenson.
de autoria de Donald Spoto, ela não se suicidou.
Foi assassinada por seu médico Ralph
Greenson, que de acordo com o testamento
da atriz, abocanhou cerca de 25% da
herança dela. Segundo o autor, outros homens,
que foram os últimos amantes de Marilyn,
como então presidente e o procurador geral
dos Estados Unidos, John e Bob Kennedy
também poderiam
estar envolvidos no caso. Mas, tais suspeitas
são infundadas. Segundo o
motorista que transportou a jovem e
bela atriz, ainda com vida, para o hospital
Santa Mônica, em Los Angeles, ela foi
acompanhada por Bob Kennedy e o
médico Ralph Greenson.
Ao lado da musa do sexo foi encontrado
um frasco vazio de um forte barbitúrico.
No atestado de óbito emitido pelos médicos
legistas constou: “Provavel suicídio”.
Os resultados da necropsia jamais
foram divulgados e sumiu misteriosamente
o diário de capa
vermelha onde Marilyn anotava as conversas
que tinha com seus amantes.
Há quem afirme que ela foi vítima de
seu mundo leviano, criado por Hollywood,
onde ela sempre aparecia na tela esbanjando
sensualidade. Na verdade, ela almejava ser
uma grande atriz e não apenas um
mero símbolo sexual.
um frasco vazio de um forte barbitúrico.
No atestado de óbito emitido pelos médicos
legistas constou: “Provavel suicídio”.
Os resultados da necropsia jamais
foram divulgados e sumiu misteriosamente
o diário de capa
vermelha onde Marilyn anotava as conversas
que tinha com seus amantes.
Há quem afirme que ela foi vítima de
seu mundo leviano, criado por Hollywood,
onde ela sempre aparecia na tela esbanjando
sensualidade. Na verdade, ela almejava ser
uma grande atriz e não apenas um
mero símbolo sexual.
Norma Jean Baker nasceu no dia primeiro
de junho de 1926, no Hospital Geral de Los Angeles.
Sua mãe chamava-se Gladys Baker e seu
pai C. Stanley Gifford, um colega de Gladys
na Consolited Film Industries e que apenas
tivera um relacionamento passageiro com ela.
Sua avó fora para o Oeste americano
na adolescência. Viveu na Índia durante
um bom tempo depois que se casou.
Divorciou-se e regressou para a América.
de junho de 1926, no Hospital Geral de Los Angeles.
Sua mãe chamava-se Gladys Baker e seu
pai C. Stanley Gifford, um colega de Gladys
na Consolited Film Industries e que apenas
tivera um relacionamento passageiro com ela.
Sua avó fora para o Oeste americano
na adolescência. Viveu na Índia durante
um bom tempo depois que se casou.
Divorciou-se e regressou para a América.
Norma, quando tinha apenas 6 aos, foi
deixada aos cuidados de um casal,
os Bolender, que moravam em Hawthorne,
a quem sua mãe pagava 5 dólares semanais.
deixada aos cuidados de um casal,
os Bolender, que moravam em Hawthorne,
a quem sua mãe pagava 5 dólares semanais.
A mãe, que morava em Hollywood, visitava
a filha todos os sábados. Sua avó –
Della Monroe Grainger -, que morava
a alguns metros dos Bolender costumava levar
Norma para passear ,
apesar de ter já sofrer de princípio de loucura.
a filha todos os sábados. Sua avó –
Della Monroe Grainger -, que morava
a alguns metros dos Bolender costumava levar
Norma para passear ,
apesar de ter já sofrer de princípio de loucura.
TRAUMAS
ANTIGOS
Segundo Norma Jean contou ao seu quarto marido,
Arthur Miller, a avó tentou asfixiá-la com
um travesseiro, quando ela tinha 13 anos.
E que foi nessa época que sua avó foi internada num manicômio.
Arthur Miller, a avó tentou asfixiá-la com
um travesseiro, quando ela tinha 13 anos.
E que foi nessa época que sua avó foi internada num manicômio.
Segundo psicanalistas, talvez por isso
ela tinha pavor de dormir e ser atacada.
ela tinha pavor de dormir e ser atacada.
A atriz também afirmava que quando
tinha 9 anos ela foi estuprada.
Porém, seu primeiro marido disse que ao
casar ela era virgem.
Os
Bolender eram pobres e muito moralistas.
Além deles, Norma morou
com mais dois casais.
tinha 9 anos ela foi estuprada.
Porém, seu primeiro marido disse que ao
casar ela era virgem.
![]() |
A pequena Marilyn |
Além deles, Norma morou
com mais dois casais.
Aos 11 anos, ela foi internada num orfanato.
Sua mãe, assim como sua avó, teve crises
de loucura e acabou internada num hospício.
Sua mãe, assim como sua avó, teve crises
de loucura e acabou internada num hospício.
Assim, a menina passou a ser criada
temporariamente por Grace McKee, uma
amiga da mãe dela. Quando Grace se casou
com Erwin Goddard a vida de Norma passou a
ser mais feliz, principalmente porque uma tia de
Grace, Ana Lower, adorava a menina e a
tratava bem. Ana, uma assídua freqüentadora
da Igreja da Ciência Cristã,
induziu Norma a esta seita, cuja doutrina era:
As pessoas refletem, como um
espelho, o sentimento dos que as rodeiam.
temporariamente por Grace McKee, uma
amiga da mãe dela. Quando Grace se casou
com Erwin Goddard a vida de Norma passou a
ser mais feliz, principalmente porque uma tia de
Grace, Ana Lower, adorava a menina e a
tratava bem. Ana, uma assídua freqüentadora
da Igreja da Ciência Cristã,
induziu Norma a esta seita, cuja doutrina era:
As pessoas refletem, como um
espelho, o sentimento dos que as rodeiam.
UMA
ADOLESCENTE ATRAENTE
Norma Jean cresceu e se tornou uma bela
adolescente, que mexia com a
imaginação dos homens.
Costumava usar suéteres provocantes que
faziam acentuar seu busto e se maquiava com esmero.
Passou a ser muito cortejada.
adolescente, que mexia com a
imaginação dos homens.
Costumava usar suéteres provocantes que
faziam acentuar seu busto e se maquiava com esmero.
Passou a ser muito cortejada.
Antes de partir com seu marido para outro estado,
Grace, contando com o apoio de Ana, armou
o casamento de Norma com Jim Dougherty,
filho de um ex-vizinho, que por ser atraente
era cobiçado pelas garotas. O flerte começou
num baile. Começaram a namorar e
quando ela completou 16 anos se casaram.
Grace, contando com o apoio de Ana, armou
o casamento de Norma com Jim Dougherty,
filho de um ex-vizinho, que por ser atraente
era cobiçado pelas garotas. O flerte começou
num baile. Começaram a namorar e
quando ela completou 16 anos se casaram.
Mas, o jovem marido foi convocado para
servir seu país e foi enviado para a Austrália.
Norma foi morar com os pais dele e arrumou
emprego numa fábrica de material bélico,
onde dobrava para quedas e pintava
aviões de combate.
servir seu país e foi enviado para a Austrália.
Norma foi morar com os pais dele e arrumou
emprego numa fábrica de material bélico,
onde dobrava para quedas e pintava
aviões de combate.
UMA
DEUSA PROLETÁRIA
Um fotógrafo tinha sido designado para
registrar o trabalho das mulheres americanas
nas fabricas de armamentos, para mostrar ao
mundo como o sexo frágil da América
participava ativamente apoiando e trabalhando
para ajudar por fim a guerra.
registrar o trabalho das mulheres americanas
nas fabricas de armamentos, para mostrar ao
mundo como o sexo frágil da América
participava ativamente apoiando e trabalhando
para ajudar por fim a guerra.
O rapaz ficou impressionado com a beleza dela.
Achou-a fotogênica e decidiu apresentá-la a
uma agência de modelos. De imediato,
ela passou a trabalhar como modelo à noite.
Isso desagradou os pais de seu marido militar.
No entanto, ela estava decidida a
continuar posando para fotos, Norma f
oi morar com sua tia, Ana. Nesse
entretempo, sua mãe recebeu alta do hospício.
Norma alugou um apartamento e
foram morar juntas.
Achou-a fotogênica e decidiu apresentá-la a
uma agência de modelos. De imediato,
ela passou a trabalhar como modelo à noite.
Isso desagradou os pais de seu marido militar.
No entanto, ela estava decidida a
continuar posando para fotos, Norma f
oi morar com sua tia, Ana. Nesse
entretempo, sua mãe recebeu alta do hospício.
Norma alugou um apartamento e
foram morar juntas.
As curtas licenças de seu marido militar
não a saciavam. Ela se sentia atraída por
alguns homens que conhecera no mundo
glamoroso da fotografia.
Estava decidida a ser atriz.
não a saciavam. Ela se sentia atraída por
alguns homens que conhecera no mundo
glamoroso da fotografia.
Estava decidida a ser atriz.
Certo dia, o fotógrafo André de Dienes,
convidou-a para acompanhá-lo numa
viagem pelo deserto. Ela não hesitou.
Aceitou e deixou um pedido de divórcio
para a decepção de seu marido que
servia a Pátria. Logo após sua partida,
sua mãe adoeceu e foi internada
num hospital público para doentes mentais.
convidou-a para acompanhá-lo numa
viagem pelo deserto. Ela não hesitou.
Aceitou e deixou um pedido de divórcio
para a decepção de seu marido que
servia a Pátria. Logo após sua partida,
sua mãe adoeceu e foi internada
num hospital público para doentes mentais.
Depois de André, Marilyn conheceu muitos
homens, teve muitos amantes. Era cobiçada
por eles e adorava seduzi-los. Quando já
trabalhava na Fox se casou novamente com
Bob Slatzer. Entretanto, esse matrimônio
durou apenas 3 dias, por exigência dos
estúdios, pois uma esposa não poderia ostentar
o título de “Símbolo sexual”.
Este fato ocorreu
em 1953, quando ela estava filmando
Niagara (Torrentes de Paixão) e Gentlemen
Prefer Blondes (Os Homens Preferem as Loiras), filmes
que se tornaram dois super sucessos de bilheterias.
homens, teve muitos amantes. Era cobiçada
por eles e adorava seduzi-los. Quando já
trabalhava na Fox se casou novamente com
Bob Slatzer. Entretanto, esse matrimônio
durou apenas 3 dias, por exigência dos
estúdios, pois uma esposa não poderia ostentar
o título de “Símbolo sexual”.
Este fato ocorreu
em 1953, quando ela estava filmando
Niagara (Torrentes de Paixão) e Gentlemen
Prefer Blondes (Os Homens Preferem as Loiras), filmes
que se tornaram dois super sucessos de bilheterias.
Seu terceiro casamento foi com Joe DiMaggio –
relacionamento que virou tema principal
da canção escrita e interpretada por
Simon e Garfunkel – que virou um super
sucesso na década de 60: Miss Robinson.
DiMaggio, foi uma espécie de Pelé do
beisebol da América.
Essa união causou grande polêmica.
Ele: O deus do beisebol.
Ela: O maior símbolo sexual americano,
a grande rival de Elizabeth Taylor.
O casal se mostrava feliz e
extremamente apaixonado.
De repente, ela passou a se relacionar bem
com as pessoas. Entretanto, o novo marido
passou a ter crises de ciúmes.
Não suportava as atitudes provocantes
de sua mulher durante as filmagens de
The Seven-Year Itch (O Pecado Mora ao Lado),
onde sua saia esvoaçava ao pisar na grade
de ventilação do metro. As brigas passaram
a ser intensas e violentas. Por fim, se separaram.
relacionamento que virou tema principal
da canção escrita e interpretada por
Simon e Garfunkel – que virou um super
sucesso na década de 60: Miss Robinson.
DiMaggio, foi uma espécie de Pelé do
beisebol da América.
Essa união causou grande polêmica.
Ele: O deus do beisebol.
Ela: O maior símbolo sexual americano,
a grande rival de Elizabeth Taylor.
O casal se mostrava feliz e
extremamente apaixonado.
De repente, ela passou a se relacionar bem
com as pessoas. Entretanto, o novo marido
passou a ter crises de ciúmes.
Não suportava as atitudes provocantes
de sua mulher durante as filmagens de
The Seven-Year Itch (O Pecado Mora ao Lado),
onde sua saia esvoaçava ao pisar na grade
de ventilação do metro. As brigas passaram
a ser intensas e violentas. Por fim, se separaram.
Casou-se pela quarta vez com um famoso
intelectual e dramaturgo: Arthur Miller.
Subitamente, aquela mulher
autoritária se tornou submissa,
dependente e admiradora dos dotes
intelectuais daquele homem que
era judeu e membro da Sinagoga Reformada.
Ela acabou aderindo as idéias políticas
dele e até a sua crença religiosa.
Mesmo assim, Marilyn não conseguiu obter
a estabilidade emocional. Ao contrário,
passou a ter grandes crises existenciais.
intelectual e dramaturgo: Arthur Miller.
Subitamente, aquela mulher
autoritária se tornou submissa,
dependente e admiradora dos dotes
intelectuais daquele homem que
era judeu e membro da Sinagoga Reformada.
Ela acabou aderindo as idéias políticas
dele e até a sua crença religiosa.
Mesmo assim, Marilyn não conseguiu obter
a estabilidade emocional. Ao contrário,
passou a ter grandes crises existenciais.
ASCENÇÃO
PROFISSIONAL
Sob a orientação de Miller, a carreira dela deslanchou.
Assim, ela amadureceu e se tornou, de fato, uma
grande atriz. Foi nesse período que
ela fez seus melhores filmes.
Porém, Marilyn se sentia humilhada, por
ser rejeitada pelo círculo intelectual do marido.
Assim, ela amadureceu e se tornou, de fato, uma
grande atriz. Foi nesse período que
ela fez seus melhores filmes.
Porém, Marilyn se sentia humilhada, por
ser rejeitada pelo círculo intelectual do marido.
Miller prosseguiam aos
trancos e barrancos.
O relacionamento deles degringolou
quando ela, após contracenar
com Yves Montand, decidiu ter um caso
com esse ator.
Miller descobriu e a separação foi inevitável.
O relacionamento deles degringolou
quando ela, após contracenar
com Yves Montand, decidiu ter um caso
com esse ator.
Miller descobriu e a separação foi inevitável.
Sem o marido e ao perceber que
Montand tinha se tornado seu amante
apenas para se projetar, Marilyn
perdeu de vez o equilíbrio.
Montand tinha se tornado seu amante
apenas para se projetar, Marilyn
perdeu de vez o equilíbrio.
Não há dúvida de que a união com Miller
foi a que mais durou, mas a separação
provocou nela uma insegurança descomunal.
Para filmar The Prince and The Showgirl
(O Príncipe Encantado, no Brasil),
Laurence Olivier teve que tecer
severas críticas diante do
elenco justamente no primeiro filme realizado
pela companhia criada por ela – Marilyn
Monroe Production Company, cujo sócio
da atriz era o fotógrafo
Milton Greene, seu amigo, que a
ajudara no início da carreira.
foi a que mais durou, mas a separação
provocou nela uma insegurança descomunal.
Para filmar The Prince and The Showgirl
(O Príncipe Encantado, no Brasil),
Laurence Olivier teve que tecer
severas críticas diante do
elenco justamente no primeiro filme realizado
pela companhia criada por ela – Marilyn
Monroe Production Company, cujo sócio
da atriz era o fotógrafo
Milton Greene, seu amigo, que a
ajudara no início da carreira.
UMA
DIVA CHAPADA
Após a desilusão provocada por Yves
Montand, ela passou a se embriagar e
se drogar frequentemente. Arthur Miller,
o ex-marido, lhe ofereceu o papel principal em The Misfits
(Os Desajustados).
Ela aceitou e interpretou seu papel
com muita garra, pois estava
contracenando com seu grande ídolo:
Clark Gable.
Ela o respeitava muito, pois
achava que seu ídolo de infância era
parecido com seu pai. Quando as filmagens
terminaram Clark faleceu e isso
deixou a vida dela ainda mais
angustiada e confusa.
Decidiu se atirar nos braços de todos
aqueles que a desejavam.
Dentre estes fez parte até o presidente dos
Estados Unidos, John Kennedy.
Porém, nenhum deles conseguiu salvá-la das
crises existenciais constantes.
Segundo estudiosos, esses amantes
sucessivos acabaram
contribuindo para que ela se autodestruísse.
Montand, ela passou a se embriagar e
se drogar frequentemente. Arthur Miller,
o ex-marido, lhe ofereceu o papel principal em The Misfits
(Os Desajustados).
Ela aceitou e interpretou seu papel
com muita garra, pois estava
contracenando com seu grande ídolo:
Clark Gable.
Ela o respeitava muito, pois
achava que seu ídolo de infância era
parecido com seu pai. Quando as filmagens
terminaram Clark faleceu e isso
deixou a vida dela ainda mais
angustiada e confusa.
Decidiu se atirar nos braços de todos
aqueles que a desejavam.
Dentre estes fez parte até o presidente dos
Estados Unidos, John Kennedy.
Porém, nenhum deles conseguiu salvá-la das
crises existenciais constantes.
Segundo estudiosos, esses amantes
sucessivos acabaram
contribuindo para que ela se autodestruísse.
A famosa “Deusa do Amor”, ironicamente,
jamais foi amada de verdade.
Simplesmente era um objeto de desejo.
jamais foi amada de verdade.
Simplesmente era um objeto de desejo.
“Passou de boca em boca e foi cuspida
por uma infinidade de homens burlões.”
Escreveu Arthur Miller, em sua
obra chamada Depois da Queda.
por uma infinidade de homens burlões.”
Escreveu Arthur Miller, em sua
obra chamada Depois da Queda.
RETROSPECTIVA
DE UMA VIDA LOUCA
DE UMA VIDA LOUCA
Iniciou sua carreira como modelo fotográfico
e seus melhores amigos e incentivadores
foram os fotógrafos. Suas fotos sensuais
que foram publicadas nas revistas Laff e
Peek abriram as portas na Twenty Century Fox,
onde fez carreira, onde acabou sendo despedida
antes que ela completasse 36 anos, quando
supostamente se suicidou. O sucesso que ela
obteve com as fotos publicadas e graças ao
empenho de Emmeline Snively, da agência
de modelos Blue Book, onde Marilyn trabalhou
no início de carreira fotográfica e de seu
agente Harry Lipton, da National Concert Artists
Corporation, ajudaram a bela Marilyn
a ingressar no cinema.
Segundo historiadores, Lipton conseguiu
armar uma entrevista com o ator Bem Lyon, que
ordenou um teste em cores de Marilyn e pediu
ao diretor Walter Lang que a orientasse.
armar uma entrevista com o ator Bem Lyon, que
ordenou um teste em cores de Marilyn e pediu
ao diretor Walter Lang que a orientasse.
A
MORENA QUE VIROU LOIRA
Norma Jean – nome verdadeiro de Marilyn –
após ser aprovada no teste, cortou e tingiu
os cabelos, que eram escuros. Darryl
Zanuck, o poderoso homem que tomava
decisões na Fox, consentiu que o contrato
fosse assinado entre a atriz e o estúdio.
Assim, Norma Jean Baker passou a ser
conhecida como Marilyn Monroe – Monroe era
o sobrenome de seu avô, que foi
parente do presidente Monroe.
após ser aprovada no teste, cortou e tingiu
os cabelos, que eram escuros. Darryl
Zanuck, o poderoso homem que tomava
decisões na Fox, consentiu que o contrato
fosse assinado entre a atriz e o estúdio.
Assim, Norma Jean Baker passou a ser
conhecida como Marilyn Monroe – Monroe era
o sobrenome de seu avô, que foi
parente do presidente Monroe.
Nessa época, ela estava divorciada de
Jim Dougherty e fora amante do fotógarfo
André de Dienes, com quem
percorrera todo o Oeste, servindo-lhe
de modelo.
Este homem estava apaixonado por
ela, desejava se casar, mas os
planos dela eram outros e, logo
após regressarem da viagem
se separaram.
Jim Dougherty e fora amante do fotógarfo
André de Dienes, com quem
percorrera todo o Oeste, servindo-lhe
de modelo.
Este homem estava apaixonado por
ela, desejava se casar, mas os
planos dela eram outros e, logo
após regressarem da viagem
se separaram.
A
ESPERA DE OPORTUNIDADE
Mesmo após ela ter sido contratada pela Fox,
Marilyn ficou um bom tempo aguardando
convites para filmagens. Seus Três primeiros
filmes foram: You Werw Meant For Me,
Scuda Ho! Scuda Hay! E Dangerous Year,
onde fez papéis insignificantes. Paralelamente
continuou sua carreira de modelo fotográfico
trabalhando para agências d publicidade.
Marilyn ficou um bom tempo aguardando
convites para filmagens. Seus Três primeiros
filmes foram: You Werw Meant For Me,
Scuda Ho! Scuda Hay! E Dangerous Year,
onde fez papéis insignificantes. Paralelamente
continuou sua carreira de modelo fotográfico
trabalhando para agências d publicidade.
Durante um ano esperou por uma boa oportunidade.
Todos os produtores da companhia achavam
que ela tinha uma beleza sedutora, mas que
ela era burra demais. Nesse período de
vacas magras ela vivia de cafés e
cachorros quentes. Mesmo assim,
não esmoreceu.
Fazia exercícios para manter a boa forma
e frequentava as aulas de Morris
Carnovsky no Actor’s Lab.
Todos os produtores da companhia achavam
que ela tinha uma beleza sedutora, mas que
ela era burra demais. Nesse período de
vacas magras ela vivia de cafés e
cachorros quentes. Mesmo assim,
não esmoreceu.
Fazia exercícios para manter a boa forma
e frequentava as aulas de Morris
Carnovsky no Actor’s Lab.
Aproximou-se de Darryl Zanuck, na
esperança de obter alguns papéis, mas
isso não resultou em nada.
esperança de obter alguns papéis, mas
isso não resultou em nada.
UM
DOS CHEFÕES DA FOX
Conheceu, então, o co-fundador da Fox,
Joe Schenck, que tinha 70 anos de idade.
Marilyn passou a ser vista sempre ao
lado desse homem poderoso.
Ele adorou aquela bela mulher e passou a
protegê-la.Joe convenceu Harry Cohn,
da Columbia Pictures, a dar um papel
para ela no filme Ladies of The Chorus
(A Mentira Salvadora, no Brasil).
Nessa película, Marilyn dançou, cantou
e interpretou. Agradou o diretor.
Joe Schenck, que tinha 70 anos de idade.
Marilyn passou a ser vista sempre ao
lado desse homem poderoso.
Ele adorou aquela bela mulher e passou a
protegê-la.Joe convenceu Harry Cohn,
da Columbia Pictures, a dar um papel
para ela no filme Ladies of The Chorus
(A Mentira Salvadora, no Brasil).
Nessa película, Marilyn dançou, cantou
e interpretou. Agradou o diretor.
AMANTE
E EMPRESÁRIO
Porém, a carreira dela só decolou quando
Johnny Hyde se interessou por ela e se
tornou seu agente e seu amante.
Graças a Hyde os executivos dos principais
estúdios de Hollywood tomaram conhecimento
do poder sedutor da jovem atriz.
Curiosamente, Johnny Hyde
administrou a carreira dela até a morte,
Johnny Hyde se interessou por ela e se
tornou seu agente e seu amante.
Graças a Hyde os executivos dos principais
estúdios de Hollywood tomaram conhecimento
do poder sedutor da jovem atriz.
Curiosamente, Johnny Hyde
administrou a carreira dela até a morte,
quando este foi vítima de uma ataque cardíaco.
Hyde conseguiu negociar para ela alguns
papéis secundários nos filmes:
The Asphalt Jungle (O Segredo das Jóias, no Brasil)
e All About Eve (A Malvada, no Brasil),
onde ela foi ovacionada pela crítica especializada.
papéis secundários nos filmes:
The Asphalt Jungle (O Segredo das Jóias, no Brasil)
e All About Eve (A Malvada, no Brasil),
onde ela foi ovacionada pela crítica especializada.
PAPÉIS
INEXPRESSIVOS
Mesmo assim, durante um bom tempo a
Fox só lhe deu papéis inexpressivos, medíocres.
Quando Marilyn foi emprestada para a Metro
Goldwin-Meyer, atuou em filmes como:
Right Cross (Por Um Amor, no Brasil) e Home
Town Story (História da Cidade Natal, no Brasil).
É curioso notar que os títulos no país
nada tinham a ver com os títulos originais.
Fox só lhe deu papéis inexpressivos, medíocres.
Quando Marilyn foi emprestada para a Metro
Goldwin-Meyer, atuou em filmes como:
Right Cross (Por Um Amor, no Brasil) e Home
Town Story (História da Cidade Natal, no Brasil).
É curioso notar que os títulos no país
nada tinham a ver com os títulos originais.
Enquanto ela ainda esperava por uma grande
oportunidade, paralelamente atuava intensamente
como modelo. Suas fotos passaram a ser
publicadas em revistas e jornais
do mundo inteiro, em destaque.
oportunidade, paralelamente atuava intensamente
como modelo. Suas fotos passaram a ser
publicadas em revistas e jornais
do mundo inteiro, em destaque.
SPYROS
SKOURAS, UM
HOMEM DE VISÃO
HOMEM DE VISÃO
Foi durante uma festa realizada pela Fox que
Marilyn chamou a atenção de Spyros Skouras.
Ele não compreendeu como uma mulher tão
atraente e super requisitada por fotógrafos
e distribuidores não estava sendo
aproveitada por sua empresa.
Ao conversar com Zanuck ordenou
que a modelo fosse escalada para
interpretar papéis em filmes que exigissem
uma loira sensual. Assim, Marilyn fez:
As Young as You Fell (Sempre Jovem, no Brasil)
e Love Nest (O Segredo das Viúvas, no Brasil).
Marilyn chamou a atenção de Spyros Skouras.
Ele não compreendeu como uma mulher tão
atraente e super requisitada por fotógrafos
e distribuidores não estava sendo
aproveitada por sua empresa.
Ao conversar com Zanuck ordenou
que a modelo fosse escalada para
interpretar papéis em filmes que exigissem
uma loira sensual. Assim, Marilyn fez:
As Young as You Fell (Sempre Jovem, no Brasil)
e Love Nest (O Segredo das Viúvas, no Brasil).
UM “TIRO”
QUE SAIU PELA CULATRA
Quando ela estava filmando Clash by Night
(Só a Mulher Peca, no Brasil), tentaram
extorquir a Fox, com uma fotografia em
que ela aparecia nua. A chantagem extorsiva
não deu certo e nem prejudicou a carreira dela.
Ao contrário, a tal foto foi utilizada
(Só a Mulher Peca, no Brasil), tentaram
extorquir a Fox, com uma fotografia em
que ela aparecia nua. A chantagem extorsiva
não deu certo e nem prejudicou a carreira dela.
Ao contrário, a tal foto foi utilizada
Como material promocional para o
lançamento do filme. Resultado: o “tiro”
acabou saindo pela culatra e se tornou
uma grande jogada de marketing tornando
o filme um estouro de bilheteria.
Marilyn, finalmente, ficou famosa.
lançamento do filme. Resultado: o “tiro”
acabou saindo pela culatra e se tornou
uma grande jogada de marketing tornando
o filme um estouro de bilheteria.
Marilyn, finalmente, ficou famosa.
O
FENÔMENO MARILYN
Em todos os filmes que ela fez na sequência
ela fez papéis principais que lhe trouxeram
a fama de “Deusa erótica platinada”.
ela fez papéis principais que lhe trouxeram
a fama de “Deusa erótica platinada”.
Gradativamente Marilyn demonstrou ser
uma grande atriz como no filme
The Misfitis (Os Desajustados).
O sucesso de público e de crítica se
repetiria em Somerhing’s Got to Give,
caso ela não tivesse morrido, afirmam alguns especialistas.
uma grande atriz como no filme
The Misfitis (Os Desajustados).
O sucesso de público e de crítica se
repetiria em Somerhing’s Got to Give,
caso ela não tivesse morrido, afirmam alguns especialistas.
UMA
PODEROSA EMPREENDEDORA
Ela passou a ser voluntariosa, discutia
com seus diretores e atores com os
quais contracenava e passou a cobrar
cachês altos por sua fama. Ela em 1955
decidiu fundar sua própria empresa,
a famosa Marilyn Monroe
Film Production Company.
com seus diretores e atores com os
quais contracenava e passou a cobrar
cachês altos por sua fama. Ela em 1955
decidiu fundar sua própria empresa,
a famosa Marilyn Monroe
Film Production Company.
Ela se revelou uma boa e forte empresária.
Mas, se por um lado ela se dava bem nas
transações financeiras, tornando-se rica e
ambiciosa, pelo lado sentimental ela era um
fracasso. Preferia como amantes homens
famosos e importantes para alimentar sua vaidade.
Aquela mulher que fora criada num lar
desfeito, sem pai e que passara sua infância
com diversos casais que a criaram, pois
sua mãe não tinha condições de cuidar dela,
por sofrer das faculdades mentais e acabou
num manicômio, agora era poderosa e
desejada por todos os homens.
Mas, se por um lado ela se dava bem nas
transações financeiras, tornando-se rica e
ambiciosa, pelo lado sentimental ela era um
fracasso. Preferia como amantes homens
famosos e importantes para alimentar sua vaidade.
Aquela mulher que fora criada num lar
desfeito, sem pai e que passara sua infância
com diversos casais que a criaram, pois
sua mãe não tinha condições de cuidar dela,
por sofrer das faculdades mentais e acabou
num manicômio, agora era poderosa e
desejada por todos os homens.
TEMIA
A DEMÊNCIA
Segundo especialistas, o problema dela era
hereditário. Sua avó materna também ficou
louca e morreu num hospício. O mesmo
já tinha acontecido com o avô. Há quem
afirme que talvez ela temesse ter o mesmo
destino de seus parentes. Ela afirmava
constantemente aos amigos mais íntimos
que os traumas que sofrera na infância não
a deixavam dormir e que temia ficar solitária à noite.
hereditário. Sua avó materna também ficou
louca e morreu num hospício. O mesmo
já tinha acontecido com o avô. Há quem
afirme que talvez ela temesse ter o mesmo
destino de seus parentes. Ela afirmava
constantemente aos amigos mais íntimos
que os traumas que sofrera na infância não
a deixavam dormir e que temia ficar solitária à noite.
O complexo de rejeição a perseguiu por toda
a sua breve existência, afirmou um psicólogo.
Ela era agressiva com os colegas de
trabalho, mesmo quando não havia necessidade.
Segundo os estudiosos do comportamento
humano, esta era uma forma que ela
usava para se defender.
a sua breve existência, afirmou um psicólogo.
Ela era agressiva com os colegas de
trabalho, mesmo quando não havia necessidade.
Segundo os estudiosos do comportamento
humano, esta era uma forma que ela
usava para se defender.
MUITOS
LIVROS FORAM
ESCRITOS SOBRE ELA
ESCRITOS SOBRE ELA
Maurice Zolotow, que escreveu um livro
biográfico sobre Marilyn, fez interessantes
observações psicanalíticas, tentando justificar
a inconstância da atriz. O livro intitulado Norma
Jean, escrito por Fred Lawrence Guiles,
traz muitas pesquisas e depoimentos
colhidos sobre ela.
Porém, estudiosos afirmam que a
obra foi prejudicada porque
o autor jamais a conheceu pessoalmente.
biográfico sobre Marilyn, fez interessantes
observações psicanalíticas, tentando justificar
a inconstância da atriz. O livro intitulado Norma
Jean, escrito por Fred Lawrence Guiles,
traz muitas pesquisas e depoimentos
colhidos sobre ela.
Porém, estudiosos afirmam que a
obra foi prejudicada porque
o autor jamais a conheceu pessoalmente.
Norman Mailer, no livro Marilyn Monroe –
Uma Biografia, confessou que se baseou na
obra de Fred Lawrence Guiles e enxertou
depoimentos de Maurice Zolotow e
trechos do livro de Norman Rosten,
chamado An Untold Story (Uma História Indizível),
fazendo seus próprios comentários e ilustrando-o
com fotos famosos da atriz. Inclusive,
aquela em que ela aparece deitada
sobre um tapete vermelho completamente
nua, que causou muita polêmica na época.
Essa foto foi feita por Tom Kelley, para um calendário.
Uma Biografia, confessou que se baseou na
obra de Fred Lawrence Guiles e enxertou
depoimentos de Maurice Zolotow e
trechos do livro de Norman Rosten,
chamado An Untold Story (Uma História Indizível),
fazendo seus próprios comentários e ilustrando-o
com fotos famosos da atriz. Inclusive,
aquela em que ela aparece deitada
sobre um tapete vermelho completamente
nua, que causou muita polêmica na época.
Essa foto foi feita por Tom Kelley, para um calendário.
Enfim, mesmo após a sua morte Marilyn
Monroe continuou fazendo sucesso,
despertando curiosidades e muita gente
passou a explorar seu nome e
suas imagens para faturar alto.
Monroe continuou fazendo sucesso,
despertando curiosidades e muita gente
passou a explorar seu nome e
suas imagens para faturar alto.
CASAMENTOS
DE MARILYN
1- Jim Dougherty
2- Bob Slatzer
3- Joe DiMaggio
4- Arthur Miller
AMANTES
DA DIVA
André de Dienes, Errol
Flynn, Bem Lyon,
Joe Schenck, Tommy Zahn, Charles Chaplin Jr,
Sydney Chaplin, John Carrol, Harry Cohn,
Fred Karger, Howard Hughes, Anton Lavey,
James Bacon, Johnny Hyde, Elia Kazan,
Nico Minardos, Edward G. Robinson Jr,
Marlon Brando, Hans Jorgen Lembourn,
Yves Montand, Frank Sinatra, José Bolaños,
John Fitzgerald Kennedy e Robert Kennedy,
entre outros anônimos, não confirmados,
segundo historiadores.
Joe Schenck, Tommy Zahn, Charles Chaplin Jr,
Sydney Chaplin, John Carrol, Harry Cohn,
Fred Karger, Howard Hughes, Anton Lavey,
James Bacon, Johnny Hyde, Elia Kazan,
Nico Minardos, Edward G. Robinson Jr,
Marlon Brando, Hans Jorgen Lembourn,
Yves Montand, Frank Sinatra, José Bolaños,
John Fitzgerald Kennedy e Robert Kennedy,
entre outros anônimos, não confirmados,
segundo historiadores.
A
INCRÍVEL MARILYN MONROE
Em apenas 14 anos atuando
como atriz,
ela fez 31 filmes – o último ficou inacabado.
Apesar de ter começado atuar em papéis
secundários em 1947, Marilyn começou
a se destacar somente
a partir de 1952, quando passou a
estrelar as primeiras películas.
ela fez 31 filmes – o último ficou inacabado.
Apesar de ter começado atuar em papéis
secundários em 1947, Marilyn começou
a se destacar somente
a partir de 1952, quando passou a
estrelar as primeiras películas.
Nesse mesmo ano em que
começou
a se destacar nos papéis
principais realizou 5 filmes.
Mas, o sucesso de bilheteria só foi
alcançado no ano seguinte com:
Gentlemen Prefer Blondes, onde
contracenou com a também sensual
Jane Russell. Os filmes subseqüentes
feitas por ela a projetaram como
“A deusa loira de Hollywood”.
Ela começou a mostrar seu potencial
para a dramaturgia no filme The Misfits
(Os Desajustados), escrito por seu
ex-marido, Arthur Miller, um ano antes
de sua morte. Segundo os entendidos,
era no filme inacabado chamado Something’s
Got to Give, que Marilyn iria provar
ao mundo como ela era uma grande estrela.
a se destacar nos papéis
principais realizou 5 filmes.
Mas, o sucesso de bilheteria só foi
alcançado no ano seguinte com:
Gentlemen Prefer Blondes, onde
contracenou com a também sensual
Jane Russell. Os filmes subseqüentes
feitas por ela a projetaram como
“A deusa loira de Hollywood”.
Ela começou a mostrar seu potencial
para a dramaturgia no filme The Misfits
(Os Desajustados), escrito por seu
ex-marido, Arthur Miller, um ano antes
de sua morte. Segundo os entendidos,
era no filme inacabado chamado Something’s
Got to Give, que Marilyn iria provar
ao mundo como ela era uma grande estrela.
Confiram
a seguir a...
1947 –
You Were Meant For Me –
Dirigido por:
Lloyd
Bacon. Atores principais: Jeanne Grain,
Dan
Daniels e Oscar Levant.
1948
– Sccuda Ho! Sccuda Hay! – Dirigido por:
Hugh Herbert. Atores principais: June Haver,
Lon Mc Callister e Robert Carnes.
Hugh Herbert. Atores principais: June Haver,
Lon Mc Callister e Robert Carnes.
1948 – Dangerous Years – Dirigido por:
Arthur Pierson. Atores principais: William
Halop, Ann E. Todd e Jerome Cowan.
Arthur Pierson. Atores principais: William
Halop, Ann E. Todd e Jerome Cowan.
1948
– Ladies of The Chorus (Mentira
Salvadora, no Brasil) –
Dirigido por: Phil Carlson.
Atores principais: Adele Jergens, Marilyn
Monroe e Radn Brooks.
Salvadora, no Brasil) –
Dirigido por: Phil Carlson.
Atores principais: Adele Jergens, Marilyn
Monroe e Radn Brooks.
1950
– Love Happy (Loucos de Amor) –
Dirigido por: David Miller. Atores principais:
Harpo, Groucho e Chico Marx.
Dirigido por: David Miller. Atores principais:
Harpo, Groucho e Chico Marx.
1950
– A Ticket to Tomaha
( O que Pode um Beijo) – Dirigido por:
Richard Sale. Atores principais:
Dan Dailey, Anne Baxter e Rory Calloun.
( O que Pode um Beijo) – Dirigido por:
Richard Sale. Atores principais:
Dan Dailey, Anne Baxter e Rory Calloun.
1950
– The Asphalt Jungle (O Segredo das Jóias)
–
Dirigido por: John Huston. Atores principais:
Sterling Hayden, Louis Calhern e Jean hagen.
Dirigido por: John Huston. Atores principais:
Sterling Hayden, Louis Calhern e Jean hagen.
1950
–
All About Eve (A Malvada) – Dirigido por:
Joseph L. Mankiewicz. Atores principais:
Bette Davis, Anne Baxter e George Sanders.
Joseph L. Mankiewicz. Atores principais:
Bette Davis, Anne Baxter e George Sanders.
1950
– The Fireball (O Faísca) – Dirigido por:
Tay Garnerr. Atores principais: Mickey
Rooney, Pat O’Brien e Beverly Tyler.
Tay Garnerr. Atores principais: Mickey
Rooney, Pat O’Brien e Beverly Tyler.
1950
– Right Cross (Por um Amor) –
Dirigido por: John Sturges. Atores principais:
June Allyson, Dick Powell e Ricardo Montalbán.
Dirigido por: John Sturges. Atores principais:
June Allyson, Dick Powell e Ricardo Montalbán.
1951
– Home Town Story
(História da Cidade Natal) –
Dirigido por: Arthur Pierson.
Atores principais: Jeffrey Linn, Donald Crisp
e Marjorie Reynolds.
(História da Cidade Natal) –
Dirigido por: Arthur Pierson.
Atores principais: Jeffrey Linn, Donald Crisp
e Marjorie Reynolds.
1951
– As Young as You Fell (Sempre Jovem) –
Dirigido por: Harmon Jones. Atores principais:
Montry Wooley, Thelma Ritter e David Wayne.
Dirigido por: Harmon Jones. Atores principais:
Montry Wooley, Thelma Ritter e David Wayne.
1951
– Love Nest (O Segredo das Viúvas) –
Dirigido por: Joseph Newman. Atores principais:
June Harver, Jack Parr e Marilyn Monroe.
Dirigido por: Joseph Newman. Atores principais:
June Harver, Jack Parr e Marilyn Monroe.
1951
– Lets Make It Legal – Dirigido por:
(Joguei Minhas Mulheres) – Dirigido por:
Richard Sale. Atores principais: Claudette
Colbert, Mac Donald Carey e Barbara Bates.
(Joguei Minhas Mulheres) – Dirigido por:
Richard Sale. Atores principais: Claudette
Colbert, Mac Donald Carey e Barbara Bates.
1952
– Clash by Night (Só a Mulher Peca) –
Dirigido por: Fritz Lang – Dirigido por:
Fritz Lang. Atores principais: Barbara
Stanwyck, Paul Douglas e Marilyn Monroe.
Dirigido por: Fritz Lang – Dirigido por:
Fritz Lang. Atores principais: Barbara
Stanwyck, Paul Douglas e Marilyn Monroe.
1952
– We’re not Married
(Travessuras de Casados) –
Dirigido por: Edmund Goulding. Atores principais:
Ginger Rogers, Fred Allen e Marilyn Monroe.
(Travessuras de Casados) –
Dirigido por: Edmund Goulding. Atores principais:
Ginger Rogers, Fred Allen e Marilyn Monroe.
1952
– Don’t Brother to Knock
(Almas Desesperadas) –
Dirigido por: Roy Baker. Atores principais:
Richard Wydmark, Marilyn Monroe e Anne Bancroft.
(Almas Desesperadas) –
Dirigido por: Roy Baker. Atores principais:
Richard Wydmark, Marilyn Monroe e Anne Bancroft.
1952
– Monkey Business (O Inventor
da Mocidade) – Dirigido por: Howard Hawks.
Atores principais: Cary Grant, Ginger Rogers,
Charles Coburn e Marilyn Monroe.
da Mocidade) – Dirigido por: Howard Hawks.
Atores principais: Cary Grant, Ginger Rogers,
Charles Coburn e Marilyn Monroe.
1952 – ThE Cop and The Anthem
(Páginas da Vida) –
Dirigido por: Henry Koster – Atores principais:
Charles LAughton, Marilyn Monroe e David Wayne.
Dirigido por: Henry Koster – Atores principais:
Charles LAughton, Marilyn Monroe e David Wayne.
1953
– Niagara (Torrentes de Paixão) –
Dirigido por: Henry Hathaway.
Atores principais: Marilyn Monroe,
Joseph Cotten e Jean Peters.
Dirigido por: Henry Hathaway.
Atores principais: Marilyn Monroe,
Joseph Cotten e Jean Peters.
1953
– Gentlemen Prefer Blondes
(Os Homens Preferem as Loiras) –
Dirigido por: Howard Hawks – Atores principais:
JaneRussell, Marilyn Monroe e Charles Coburn.
(Os Homens Preferem as Loiras) –
Dirigido por: Howard Hawks – Atores principais:
JaneRussell, Marilyn Monroe e Charles Coburn.
1953
– How To Marry a Millionaire
(Como Agarrar um Milionário –
o primeiro filme em cores de Hollywood ) –
Dirigido por: Jean Negulesco. Atores principais:
Marilyn Monroe, Betty Grable e Lauren Bacall.
(Como Agarrar um Milionário –
o primeiro filme em cores de Hollywood ) –
Dirigido por: Jean Negulesco. Atores principais:
Marilyn Monroe, Betty Grable e Lauren Bacall.
1954
– River of no Return
(O Rio das Almas Perdidas) – Dirigido por:
Otto Preminger. Atores principais: Marilyn
Monroe, Robert Mitchum e Roy Calhoun.
(O Rio das Almas Perdidas) – Dirigido por:
Otto Preminger. Atores principais: Marilyn
Monroe, Robert Mitchum e Roy Calhoun.
1954
– There’s no Business Like
Show Business (O Mundo da Fantasia) –
Dirigido por: Walter Lang – Atores principais:
Ethel Merman, Donald O’Connor
e Marilyn Monroe.
Show Business (O Mundo da Fantasia) –
Dirigido por: Walter Lang – Atores principais:
Ethel Merman, Donald O’Connor
e Marilyn Monroe.
1955
– The Seven-Year Itch
(O Pecado Mora ao Lado) – Dirigido
por: Billy Wilder. Atores principais:
Marilyn Monroe, Tom Ewell e Evelyn Keyes.
(O Pecado Mora ao Lado) – Dirigido
por: Billy Wilder. Atores principais:
Marilyn Monroe, Tom Ewell e Evelyn Keyes.
1956
– Bus Stop (Nunca Fui santa) –
Dirigido por: Joshua Logan. Atores principais:
Marilyn Monroe, Don
Murray e Arthur O’Connel.
Dirigido por: Joshua Logan. Atores principais:
Marilyn Monroe, Don
Murray e Arthur O’Connel.
1957
– The Prince and The Showgirl
(O Príncipe Encantado) – Dirigido por:
Laurence Olivier.
Atores principais: Laurence Olivier,
Marilyn Monroe e Sybil Thorndike.
(O Príncipe Encantado) – Dirigido por:
Laurence Olivier.
Atores principais: Laurence Olivier,
Marilyn Monroe e Sybil Thorndike.
1959 – Some Like it Hot
(Quanto Mais Quente Melhor) –
Dirigido por: Billy Wilder – Atores principais:
Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon.
(Quanto Mais Quente Melhor) –
Dirigido por: Billy Wilder – Atores principais:
Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon.
1960
– Let’s Make Love (Adorável Pecadora) –
Dirigido por: George Cukor. Atores principais:
Marilyn Monroe, Yves Montand e Tony Randall.
Dirigido por: George Cukor. Atores principais:
Marilyn Monroe, Yves Montand e Tony Randall.
1961
– The Misfits ( Os Desajustados) –
Dirigido por: John Huston – Atores principais:
Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
Dirigido por: John Huston – Atores principais:
Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
1962
– Something’s Got to Given (Inacabado) –
Dirigido por: George Cukor. Atores
principais: Marilyn Monroe,
Dean Martin e Cyd Charisse.
Dirigido por: George Cukor. Atores
principais: Marilyn Monroe,
Dean Martin e Cyd Charisse.
O PREÇO DA FAMA
Os mitos, eles têm em comum
a imortalidade,
mas a imortalidade tem seu preço.
Norma Jean (Marilyn Monroe) povoará
eternamente as mentes masculinas
como o eterno “Símbolo sexual”.
Ela, assim como outros astros famosos como:
Jim Morrinson, Hendrix, Janes Joplin,e outros,
que morreram de forma
precoce, mas foram eternizados.
Porém, pagaram um preço alto pela imortalidade.
mas a imortalidade tem seu preço.
Norma Jean (Marilyn Monroe) povoará
eternamente as mentes masculinas
como o eterno “Símbolo sexual”.
Ela, assim como outros astros famosos como:
Jim Morrinson, Hendrix, Janes Joplin,e outros,
que morreram de forma
precoce, mas foram eternizados.
Porém, pagaram um preço alto pela imortalidade.
Marilyn
Monroe (1926\1962).
Por
Tony Fernandes\Redação
dos Estúdios Pégasus –
dos Estúdios Pégasus –
Uma
Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda –
SãoPaulo – SP – Brasil.
Pégasus Publicações Ltda –
SãoPaulo – SP – Brasil.
Copyright
2013. Estúdios Pégasus.
Todos
os Direitos Reservados.
OBS:
Todas as imagens contidas nessa
matéria são meramente ilustrativas e pertencem,
por direito, a seus proprietários ou
representantes legais.
matéria são meramente ilustrativas e pertencem,
por direito, a seus proprietários ou
representantes legais.
Os textos foram baseados nas
diversas
obras biográficas, autorizadas e
não-autorizadas sobre a
falecida megastar.
obras biográficas, autorizadas e
não-autorizadas sobre a
falecida megastar.