quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM O MESTRE CARLOS DA CUNHA, ESCRIBA, PUBLICITÁRIO, EX-EDITOR E AUTOR DE HQs!

ENTREVISTA COM 
CARLOS DA CUNHA -
ESCRIBA, PUBLICITÁRIO, DESENHISTA,
 AUTOR DE CHICO DE OGUM E
EX-EDITOR!
FOI SÓCIO DO LENDÁRIO
MINAMI KEIZI!


Ele Também tem origem humilde. Veio do interior de São Paulo, 
batalhou e realizou muita coisa em prol das HQs tupiniquins
 e nunca fez estardalhaço dos seus feitos.
 Pensei até que fosse mineirim comi quieto, dancei... (Rsss...). 
Este mestre que se confessa não entender nada de negócios 
sempre foi dono de uma personalidade, seriedade, honestidade 
e cultura impar. Ao longo de sua brilhante carreira se 
revelou um grande escriba, criador de vários personagens 
tipicamente nacionais, fez importantes parcerias e sua editora,
 onde teve como sócio o lendário e saudoso Minami Keizi, 
foi a primeira a lançar Conan no Brasil, na década de 70,
 além de dar oportunidade aos iniciantes, como eu, na época.
Observem a seguir, como foi o primeiro contato, via e-mail,
 para que eu conseguisse que ele desse este importante
 depoimento... um diálogo hilário... (Rsss...).
 Prova do seu bom humor...


Tony: Caro amigo, chegou a hora de vc conceder 
para mim e para todos os seus fãs uma entrevista..

 CUNHA: ONDE ESTÃO, ONDE ESTÃO?


Tony: (Rsss..) Estou postando lá no meu Blog uma série 
de entrevistas de gente como você, criativa,
 inteligente e que faz acontecer...


CUNHA: PÁRA COM ISSO...

Tony: Vai ser modesto assim lá longe...
Com voces, mais uma entrevista reveladora 
e interessante, com mais uma dessas feras 
das HQs brasileiras. 
Curtam a maravilhosa entrevista com o mestre 
Carlos da Cunha e conheçam um pouco mais 
sobre este nobre bengala
friend e guerreiro!

CURTAM ESTE MARAVILHOSO
DEPOIMENTO...

Tony 1: - Que bom poder entrevistar você, meu velho e 
querido amigo. Sempre fui fã dos seus textos
 maravilhosos. Você tem cara de mineiro, sabia? 
Minas é o celeiro de grandes escritores, poetas, 
contistas, romancistas... será que acertei? 
Em que dia, mês e ano você nasceu e em
 que estado, meu bengala-friend? (Rsss...)

CUNHA: CARA DE MINEIRO PODE SER. SANGUE, 
UM POUQUINHO. MEU AVÔ PATERNO ERA DE MINAS.
 O MATERNO ERA ITALIANO DE CARRARA.  
MEUS PAIS, IRMÃOS E EU, SOMOS CAIPIRAS DO 
INTERIOR DE SÃO PAULO. VAGI PELA PRIMEIRA
 VEZ EM PRESIDENTE PRUDENTE NOS LONGÍNQÜOS
 1933, NUM DIA 8 DO MÊS DE JULHO.

Tony 2:  Uai, sô? Num é mineirim, não? (Rsss...) 
Como e quando seu interesse foi despertado para
 o mundo das artes, das publicações, das HQs?

CUNHA: DESDE QUE ALFABETIZADO. 
LIA QUADRINHOS COM MEU AMIGO ANTONIO 
AULÍSIO, NA PEQUENA CIDADE DE SALTO GRANDE
 ONDE VIVI DE 1 A 17 ANOS. COMPRAVA 
MINHAS REVISTAS DE UM JORNALEIRO 
DE TREM DE PASSAGEIROS DA SOROCABANA,
 POIS NA CIDADE NÃO HAVIA REVISTARIA.
 ORLANDO, ERA O NOME DO JORNALEIRO,
 QUE PARA ESPANTO MEU, TOMAVA O 
TREM JÁ EM VELOCIDADE, COM APENAS
 UMA DAS MÃOS, POIS A OUTRA ESTAVA 
OCUPADA EM CARREGAR AS REVISTAS E
 JORNAIS. NESSA ÉPOCA EU VENDIA DOCES,
 FRUTAS, PASTÉIS E PEIXE FRITO NA 
PLATAFORMA DA ESTAÇÃO PARA AJUDAR 
MINHA MÂE. FOI ATRAVÉS DESSAS REVISTAS
 QUE CONHECI OS DESENHOS DE NICO ROSSO, 
QUE DEPOIS, MUITO DEPOIS, CRUZOU MEU 
CAMINHO E GRAÇAS A DEUS FORMAMOS
 UMA BELA DUPLA.

Tony 3: Sem dúvida... um bom escriba e um grande 
rabiscador... deu coisa boa. Quais eram seus 
heróis preferidos?

CUNHA: SOU DO TEMPO DO GIBI (MESMO), DO 
GURI, DO SUPLEMENTO JUVENIL, DO TICO-TICO, ETC.
 TENHO NA MINHA LEMBRANÇA HERÓIS QUE VOCÊ
 NUNCA OUVIU FALAR. CONHECEU O CORINGA?
 NÃO O DO BATMAN. CONHECEU O TITÃ? 
O VINGADOR? O CAVALEIRO NEGRO,
 CAPITÃO AMÉRICA, ROCKY LANE, DON CHICOTE,
 ZORRO, BRONCO PILER (E CASTOR), DON WINSLOV, 
NYOKA, ESCARLATE E PINKY VOCÊ CONHECEU. 
AGORA, FALAR DO FANTASMA, PRÍNCIPE
 VALENTE, MANDRAKE , BRUCUTU JÁ É MARMELADA... 
 O ESPAÇO, SEJA LÁ PARA O QUE FOR, PARA CITAR 
HERÓIS DOS QUADRINHOS, SEMPRE É PEQUENO.

Tony 4: Com certeza... (Rsss...) A maioria dos cowboy
 e heróis Também cheguei a lê-los... mas Coringa e
 Titã, nunca ouvi falar... Sei que vc, além de ser um
 grande escriba, tb é desenhista... qdo e porque
 começou a desenhar?
 E, quando começou a escrever?

CUNHA: SOU UM ESCREVINHADOR E DESENHISTA
 MEDÍOCRE. COMECEI A DESENHAR PRA VALER
 QUANDO ME JOGARAM NUMA FOGUEIRA QUE 
VALE A PENA LEMBRAR. EU SEMPRE RABISQUEI
 A LÁPIS DESDE O GRUPO ESCOLAR. COM 23 ANOS
 CASEI-ME, EM CUIBÁ E RUMEI PARA SÃO PAULO
 ONDE FICARIA UNS DIAS, EM DIREÇÃO À
 PRESIDENTE PRUDENTE ONDE PRETENDIA
 TRABALHAR. TRAZIA NO BOLSO UMA CARTA 
DE APRESENTAÇÃO AO SR. RUI ARANHA,
 DIRETOR DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS,
 ESCRITA PELO MEU AMIGO E EX-PATRÃO 
ROBERTO BRUNINI. NESSA ÉPOCA EU NÃO 
SABIA NEM O QUE ERA GUACHE. 
NÃO PRETENDIA USAR A CARTA, MAS O
 DESTINO SOPROU NO MEU OUVIDO:
 “CUSTA ALGUMA COISA?” – E EU FUI. 
O DR. RUI ARANHA ERA MUITO AMIGO DE 
ROBERTO BRUNINI E MANDOU-ME FALAR
 COM HUMBERTO BURI, GERENTE DA TV TUPI,
 CANAL 4, NO SUMARÉ. FUI. A PESSOA QUE
 ME RECEBEU NA PORTARIA, INDICANDO-ME
 O ESCRITÓRIO DO BURI FOI WALTER STUART.
 BURI, PENSANDO QUE O DR. RUI ARANHA
 ESTIVESSE ME APADRINHANDO, MANDOU-ME 
PARA MÁRIO FANUCHI, DIRETOR DE ARTE
 DAQUELA EMISSORA DE TELEVISÃO.
 FANUCHI TRABALHAVA COM ARMANDO SÁ.
 AO ABRIR A CARTA DE APRESENTAÇÃO 
ESCRITA POR ROBERTO BRUNINI, FANUCHI
 QUASE CAIU DA CADEIRA. BRUNINI ERA
 O MESMO QUE O HAVIA APRESENTADO
 TEMPOS ATRÁS. A SORTE MEXEU SEUS 
PAUSINHOS E EU FIQUEI COMO DESENHISTA
 DA TV TUPI, NO DEPARTAMENTO QUE
 FAZIA AS APRESENTAÇÕES DOS
 PROGRAMAS (TÍTULO, AUTOR, ATORES,
 DIREÇÃO, CENOGRAFIA ETC, O QUE FAZ
 HOJE O HANS DONNER NA GLOBO – CALMA, 
CALMA... NAQUELE TEMPO TÍNHAMOS 
APENAS CARTOLINA, LÁPIS, CANETA, 
PENA E NANKIN – NO MÁXIMO UM 
AERÓGRAFO (AH, E BORRACHA) – ALI
 TOMEI CONHECIMENTO DO GUACHE
 (LEMBRA?). SEGURE-SE NA CADEIRA.
 ARMANDINHO SÁ PEDIU DEMISSÃO POIS 
IRIA LECIONAR NUMA FAMOSA ESCOLA DE 
DESENHO. EM SEGUIDA FANUCHI PEDIU
 DEMISSÃO E FOI TRABALHAR NA STAND 
PROPAGANDA. SEU CUNHA FICOU SOZINHO,
 POR UNS TEMPOS, SEM SABER FAZER NADA.
 DEPOIS VIERAM OUTROS DESENHISTAS 
TRABALHAR ALI NAQUELE DEPARTAMENTO:
 PERCY DE OLIVEIRA, ABILIO CORRÊA, 
WALTER PÓ, FORAM ALGUNS DELES. 
NÃO HAVIA GRAVAÇÕES NAQUELA ÉPOCA. 
ERA TUDO AO VIVO E NOSSO TRABALHO
 PEDIDO MAIS OU MENOS EM CIMA DA HORA.
 NÃO TINHA NADA DE “AMANHÃ FICA PRONTO”. 
SE PEDISSEM PARA ÀS 14,55h, TERIA QUE
 ESTAR PRONTO ÀS 14,55 MESMO! MUDANDO 
DE ASSUNTO, COMECEI A ESCREVER COMO 
COMECEI A DESENHAR. DESDE ALFABETIZADO.
 AGORA ESCREVER BEM, NUNCA! SABER LER E
 ESCREVER COMO O TIRIRICA EU SEI DESDE
 MEUS OITO ANOS. SÓ QUE SABER LER E 
ESCREVER NÃO QUER DIZER QUE EU POSSA
 ESCREVER PARA QUE OUTROS LEIAM,
 NEM QUE POSSA SER DEPUTADO FEDERAL.

Tony 5: Ô loco! (Rsss...) Que história incrível... 
quanta coisa aconteceu na sua vida... é... de fato,
 o vento soprou ao seu favor... que legal.
 Aposto que ninguém do metiê nunca soube
 disso tudo sobre vc, mestre... adorei... antes
 de conhecer Minami Keizi, ao qual você se
 associou para fundar a M&C Editores, 
na década de 70, quais experiências você já
 havia vivido no setor editorial?

CUNHA: COMO FUI PREMIDO A DESENHAR,
 FUI PREMIDO A ESCREVER. QUANDO MINAMI 
KEIZI ME CONVIDOU PARA ABRIRMOS UMA 
EDITORA TOPEI A PARADA MESMO NÃO 
TENDO EXPERIÊNCIA NO RAMO. 
MEU CONTATO COM A PARTE GRÁFICA
 VINHA DE ALGUNS ANOS EM AGÊNCIA DE
 PUBLICIDADE. DEPOIS DE ALGUM TEMPO
 DE MINAMI E CUNHA EDITORES, ACHEI QUE 
DEVERIAMOS PUBLICAR COISAS BRASILEIRAS. 
SÓ QUE... NÃO HAVIA. O JEITO FOI CRIAR
 ALGUMA COISA.


Tony 6: É... o velho drama, os nacionais sempre 
reclamavam por espaço, mas nunca tinham
 material em estoque... já senti este drama quando 
eu editava. Falava pros caras: “Querem publicar?
 Tenho 132 págs, você tem material?
 Não quer faturar?” Aí eles diziam: “Não dá...
 só consigo fazer “X” págs por mês”. Pra fazer
 um almanaque q criei chmado UDIGRUDI eu tinha 
que convocar uma batalhão de gente que,
 em sua grande maioria só fazia 10 págs
 por mês... voltando a falar sobre o grande 
e saudoso Minami... qdo voces se associaram, 
ele já era um grande nome do meio editorial 
brasileiro, pois já tinha sido um dos sócios da
 poderosa editora nacionalista chamada Edrel.
 Como vcs se conheceram?
 E, como surgiu a idéia de fundar a M eC Editores?

CUNHA: PARA GANHAR UNS TROCADOS A MAIS,
 FUI TRABALHAR NO DIÁRIO POPULAR ONDE
 CUIDADA DAS TIRAS EM QUADRINHOS E DE
 UM SUPLEMENTO QUE FUNDEI CHAMADO 
“FIM-DE-SEMANA”. UM DIA UM NISSEI 
APARECEU OFERECENDO-ME UMA TIRAS 
ONDE SEU PERSONAGEM TUPÃZINHO VIVIA
 SUAS AVENTURAS. CHAMAVA-SE MINAMI 

KEIZI. AÍ NASCEU NOSSA AMIZADE.


Tony 7: É o destino traças caminhos inesperados, 
né? Ainda bem... Eu trabalhava numa imobiliária
 na avenida Angélica, quando comprei uma revista de 
voces que tinha um anúncio na quarta capa, que
 convocava novos talentos para uma tal seção 
chamada "Oi, Eu Aqui!". De quem foi a idéia
 de criar esta ótima oportunidade 
para os iniciantes?

CUNHA: A IDÉIA DO “ÓI EU AQUI” FOI MINHA. 
O TÍTULO É CALCADO NO QUE UM PRINCIPIANTE,
 SEJA EM QUE ATIVIDADE FOR, DIRIA À SUA AVÓ,
 SUA MÃE, SUA AMIGA... QUEM QUER QUE FOSSE.
 “ÓI EU AQUI” É UMA EXCLAMAÇÃO QUE EU
ACREDITAVA SER CHEIA DE ORGULHO.


Tony 8: Interessante... Depois, conheci outros títulos
 da M e C, como: Múmia, Lobisomem, Torn, Chico 
de Ogun, etc. Voces tinham um time da pesada, na
 época. Só feras. Você ainda se lembra quem
 eram seus mais assíduos colaboradores?

CUNHA: ESSA PERGUNTA É DE ALGUM INIMIGO?
 COM 77 ANOS, MEU AMIGO, POSSO LEMBRAR-ME 
DE ALGUNS... IGNÁCIO JUSTO, COCOLETE, 
LINCOLN ISHIDA, PAULO HAMASAKI, VOCÊ
 (TONY FERNANDES – QUE EU NÃO QUERIA QUE
 SE CHAMASSE TONY), TENHO COMIGO UMA
 HISTÓRIA INÉDITA ESCRITA POR MIM E 
ILUSTRADA POR EDUARDO VETILLO, NICO 
ROSSO, CLÓVIS (HOJE FAZENDO ANIMAÇÕES),
CARLOS ALBERTO (UM CARIOCA MUITO BOM),
 PAULO FUKUE, WANDERLEY FELIPE, 
ADAUTO MENDONÇA, GILBERTO YAFUSO
 E OUTROS MAIS. ESCREVIAM: MINAMI, 
GEDEONE MALAGOLA, NELSON C. Y CUNHA 
E EU. CREIO QUE O PAULO FUKUE, 
WILSON HISAMOTO . LINCOLN ISHIDA
 E ALGUNS OUTROS DEVEM TER FEITO 
ROTEIROS. OS OUTROS, POR FAVOR, PERDOEM 
OS 77 ANOS QUE LEVO NAS COSTAS.


Tony 9: (Rssss...). Até q pra quem tem trocentos
 anos você se deu bem... Dolores e Marcos
 Maldonado, o casal 20 das HQs, também
 estavam com voces, correto?

CUNHA: ERAM OS LETREIRISTAS MAIS
COBIÇADOS DA ÉPOCA.



Tony 10: Acho q até hoje... sabia q eles
 fazem tudo para o Tex? São fantásticos.
 Graças a vc e ao Minami - que me
 encaminharam à casa do Ignácio Justo -,
 comecei a aprender e a desenvolver
 meu trabalho e me tornei um dos
 membros da "turma do barraco do Justo".
 (Rsss...). Sempre quando encontrava o 
Minami eu dizia pra ele: "Mestre, você e 
o Cunha são os "irresponsáveis" que me
 colocaram no ramo"... (Rsss...).
 E ele dava aquele sorriso tipico e 
tímido oriental. Era comum, aparecer 
jovens na editora e voces despacharem 
eles pro Justo? Aliás, até hoje não entendi, 
porque voces mandaram eu e o Wanderley
 Felipe (Vanderfel), pra casa do Justo?
 Foram com a nossa cara? Ou queriam se
 livrar da gente, com aquela péssima HQ 
de terror que apresentamos à vcs? (Rsss...)

CUNHA: EM 1954 LEVEI UNS DESENHOS À 
EDITORA BRASIL AMÉRICA PARA SEREM
 AVALIADOS. O QUE ASSINAVA “DIRETOR”
 EM SUAS REVISTAS E QUE ME RECEBEU,
 DISSE-ME QUE EU NUNCA SERIA DESENHISTA. 
NÓS NUNCA DISSEMOS NADA IGUAL A QUALQUER 
UM DE VOCÊS QUE NOS PROCURARAM.
 PUBLICAMOS TODOS LEVADO ATÉ A GENTE.
 O IGNÁCIO JUSTO ERA O CAMINHO. E ELE 
GOSTAVA DISSO. BRONQUEANDO, ÀS VEZES.

Tony 11: - Gostei da política adotada de voces... 
se não eu o Felipe estaríamos no anonimato 
até hoje... nossa, como a gente era ruim...
O Miami era um cara experiente no ramo
 editorial, OK? Ele era um pouco despachado,
 apesar de ser aparentemente tímido.
 Tinha jogo de cintura - qualidade essencial
 para um editor -, e conhecia muita gente.
 E você? Também sabia tudo do ramo?

CUNHA: NADA. TIVERA ALGUM CONTATO 
COM A ÁREA ATRAVÉS DE AGÊNCIAS DE 
PUBLICIDADE. COMEÇAMOS COM HISTÓRIAS 
COMPRADAS DE AGÊNCIAS. PUBLICAMOS
 CONAN (PELA PRIMEIRA VEZ, NO BRASIL),
 MODESTY BLASE, BUFALO BILL E OUTROS.

Tony 12: Legal... não me lembrava deles... e 
olha que não tenho trocentos anos, viu só?
 Nosso saudoso amigo Minami sempre foi tímido,
 falava pouco e baixinho - como a maioria dos
 orientais -, mas, ao meu ver, você era ainda
 mais tímido do que ele. Diga-me... dois
 empresários tímidos - nunca tinha visto isto antes -,
 qual dos dois era o linha de frente, na hora de
 encarar as buchas e as negociatas com  gráficas, etc?

CUNHA: EU ERA TÍMIDO. O MINAMI TINHA CARA DE.
 ELE É QUEM TRATAVA DOS “PEPINOS”. SOMENTE 
UMA VEZ ELE ME BOTOU NO FOGO, QUANDO ME
 MANDOU À BRASÍLIA FALAR COM O CENSOR
 ROGÉRIO NUNES (NUNES?) E LIBERAR AS 
REVISTAS QUE HAVIAM SIDO PROIBIDAS 
POR CAUSA DAS MULHERES NUAS QUE O 
MINAMI GOSTAVA DE PUBLICAR. FUI E ME
 DEI BEM. MINHA MÃE DIZIA “QUANDO A ÁGUA 
NOS BATE NA BUNDA, A GENTE APRENDE A NADAR”.
 FOI ASSIM. O TAL DO CENSOR NÃO QUERIA 
LIBERAR NOSSAS REVISTAS E EU TIVE UM 
LAMPEJO DE INTELIGÊNCIA (RARÍSSIMO EM 
MEU CASO). DISSE-LHE: POR QUE O SENHOR
 NÃO PROIBIU A COLEÇÃO “MITOLOGIA GREGA”
 DA ABRIL? TÁ CHEIA DE MULHERES NUAS.
 PINTADAS POR ARTISTAS FAMOSOS E
 EXPOSTAS EM MUSEUS, É VERDADE, MAS
 SÃO MULHERES NUAS COMO AS MINHAS. 
NOSSAS REVISTAS NÃO SÃO PORNOGRÁFICAS. 
E ELE LIBEROU-AS.


 Tony 14: Gostei do lampejo... (Rsss...). 
Foi coisa de gênio!
Em geral, qdo a gente abre uma empresa,
 tem um objetivo. Qual era o projeto editorial
 que voces tinham na M e C Editores?

CUNHA: PROJETO UTÓPICO. HQ BRASILEIRA.


 Tony 15: A gente é maluco mesmo... sempre 
brigando por ela e sifú, na maioria das vezes...
 acho q somos todos doidos e masoquistas... (Rsss...).
 Quando voces inauguraram a editora, que ficava
 no bairro do Cambuci, aqui em São Paulo, e quando 
a fecharam? E porque a fecharam? Vendiam mal?

CUNHA: RUA OLIVEIRA LIMA, CAMBUCI. 
FOI ABERTA EM 1971, SE NÃO ME ENGANO.
 ACHO QUE ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM 72
 OU 73. VENDIA MAL PRA CARAMBA! 
VOCÊ JÁ TENTOU ENFRENTAR A ABRIL EM 
UMA BANCA DE REVISTAS? E, POR INCRÍVEL 
QUE PAREÇA, NÓS REPRESENTÁVAMOS UM
 CONCORRENTE PERIGOSO PARA ELA 
(NO SEU MODO DE PENSAR, DADO A ALGUMAS
 ATITUDES QUE TOMARAM CONTRA A GENTE).


 Tony 16: É, já tive algumas editoras e sei que eles
fecham o cerco... já ouvi de muito autor por aí que
 alguns super-heróis criados no Brasil venderam
 bem, no passado... você acredita nesta história?
 Ou tem muita lenda no mercado?

CUNHA: VENDE QUEM TEM CANCHA. ZIRALDO 
VENDE. MAURICIO DE SOUZA VENDE. QUEM MAIS?


Tony 17: Taí uma pergunta q eu gostaria de ouvir
 alguém responder... Miguel Penteado foi o lendário
 editor - se não me engano -, que lançou Hqs de terror
 no Brasil, com muito sucesso e histórias de guerra-, 
deu chance para muitos profissionais, da época, e ele
 também foi o primeiro a lançar - anos depois - o Surfista
 Prateado e os X-Men, no Brasil, através da GEP, correto?
 Conheceu ele pessoalmente?

CUNHA: CONHECI O MIGUEL PENTEADO NA GRÁFICA 
DA RUA INDEPENDÊNCIA. CONHECI TAMBÉM O JOÃO 
BENTIVEGNA QUE PUBLICOU ALGUMA COISA EM HQ.


Tony 18: Não tive a honra de conhecer o Miguel, 
mas o Salvador foi um grande amigo. Aliás, me dou
 bem com a família até hoje. Estão lá firmes com a
 Gráfica e Editora Bentivegna, lançando produtos.
 Para mim, são heróis, Também. Jayme Cortez?

CUNHA: JAYME CORTEZ RECEBEU-ME, UMA VEZ,
 QUANDO LEVEI-LHE ALGUMA PÁGINAS DO
 FUZARCA E TORRESMO. PUBLICOU UMA DELAS.
 DEU-ME UMAS DICAS SENSACIONAIS COM
 RELAÇÃO À ESTILO. PENA QUE TIVEMOS POUCO
 TEMPO DE RELAÇÃO PROFISSIONAL. 
GRANDE ILUSTRADOR.


Tony 19: Nico Rosso?

CUNHA: CONHECI SUAS ILUSTRAÇÕES AINDA
 QUANDO CRIANÇA NA MINHA SALTO GRANDE, 
QUANDO VENDIA DOCES NA PLATAFORMA DA 
ESTAÇÃO. VIA SEUS DESENHOS E O QUE ME 
CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO FOI A SUA
 ASSINATURA. ISSO FOI EM 1947/48. 
VIM CONHECER PESSOALMENTE O NICO 
ROSSO EM 1972, APRESENTADO PELO MINAMI. 
GRANDE EMOÇÃO. MAIOR AINDA, QUANDO ELE 
ILUSTROU O MEU “CHICO DE OGUM”! 
NUNCA EM MINHA VIDA, ESPERAVA TER 
CONTATO COM ESSA LENDÁRIA FIGURA.

Tony 20: Foi um grande artista, uma lendária
 figura e um grande ser humano. Um dia 
recebeu eu e o Felipe, dois pivetes, no seu
 estúdio, na maior simplicidade do mundo.
 Ignácio Justo?

CUNHA: CONHECI O JUSTO TAMBÉM POR
 CAUSA DA EDITORA. NÃO O CONHECIA ANTES. 
TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO POR ELE COMO 
PESSOA, COMO ILUSTRADOR, COMO AMIGO.
 VOCÊ TALVEZ O CONHEÇA MELHOR DO QUE EU.


Tony 21: Sem dúvida, foram alguns anos, estudando 
com ele, convivendo, e quebrando o pau, Também.
 Ele era esquentadinho e eu também era, coisas de
 adolescente... (Rsss...). Mas, o mestre sempre foi
 boa gente... Chico de Ogum foi uma criação sua que
 foi desenhada pelo nosso querido e grande mestre
 prof. Nico e artefinalizada por Kazuico... no texto você 
abordava os cultos africanos, etc.
 De onde surgiu esta idéia bastante original? 
Você teve ou tem alguma ligação com esses cultos?

CUNHA: EU PRECISAVA DE PERSONAGENS 
BRASILEIROS. CRIEI POTI, UM DETETIVE CUJA 
HISTÓRIA FOI CENSURADA E APREENDIDA POR 
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, PRESIDENTE DA CESP
 (CENTRAIS ELÉTRICAS DE SÃO PAULO) 
PORQUE OS BANDIDOS PROVOCAVAM UM 
APAGÃO PARA UM ASSALTO EM SÉRIE.
 ACHARAM QUE EU ESTAVA ENSINANDO
 A BANDIDAGEM. CRIEI SEN, UMA GAROTA 
VINDA DE OUTRO PLANETA VIVER NA TERRA. 
UM TIPO DE MODESTY BLASE OU LARA CROFT.
MAS SEN TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE, MAIS 
HUMANA, MENOS RAMBO. MAS, PELO SIM,
 PELO NÃO, AMBOS ERA UMA COISA JÁ 
FEITA ANTES. QUERIA UM BRASILEIRO, 
VIVENDO SEU JEITO BRASILEIRO.
 AÍ NASCEU O CHICO DE OGUM. FEIRANTE
 E PAI-DE-SANTO. NUNCA TIVE LIGAÇÃO
 COM A UMBANDA. MEU IRMÃO NELSON C.
 Y CUNHA ERA PAI-DE-SANTO E APENAS 
DAVA-ME DICAS, QUANDO EU AS PEDIA.


Tony 22: Ahhh... tá explicado... o mano 
passava o know-how... Chico de Ogun era
 muito bom e original. Sen, Também me lembro
 dela... acho que o Cocolete Também a desenhou, 
se meu "HD" não falhou... (Rsss...)  Durante anos,
 não nos vimos e só fomos nos reencontrar há
 pouco tempo atrás na editora as Américas.
 Aliás, qdo conheci o Marco Antonio Faceto você 
já estava trabalhando com ele, que lançou o seu
 livro genial A Guerra de Mentirinha.
 O que você fez esses anos todos,
 que andou sumido?

CUNHA: COMO AS EDITORAS NÃO DÃO 
COLHER DE CHÁ PARA OS DESENHISTAS
 BRASILEIROS (MUITOS TRABALHAM 
PARA EDITORAS ESTRANGEIRAS) EU NÃO 
ACREDITAVA NA HQ NACIONAL. 
QUEM, HOJE, BRASILEIRO, VIVE DE HQ
 NO BRASIL, EXCETUANDO-SE OS CITADOS
 ANTERIORMENTE E OS QUE FAZEM TIRAS 
PARA JORNAL? DEPOIS DA M E C,
 MONTEI UM ESTÚDIO, FAZIA FRILA,
 ILUSTREI LIVROS INFANTÍS PARA A 
EDITORA PIONEIRA, TRANSPARÊNCIAS 
PARA PALESTRAS DA CREDICARD,
 MONTAVA “TIJOLINHOS” PARA PÁGINAS 
AMARELAS, ATÉ QUE FUI CONVIDADO A
 TRABALHAR NA HOUSE-ORGAN “AGÊ”
 DA AGROCERES. DEPOIS DISSO MONTEI 
UMA CASA DE SUCOS EM CUIABÁ E QUEBREI 
A CARA. QUANDO VOLTEI PARA SÃO PAULO, 
A COISA ESTAVA INFORMATIZADA E EU NÃO 
TINHA MERCADO. COMPREI UM EQUIPAMENTO
 E APRENDI A USAR O COREL DRAW E O 
PHOTOSHOP NA MARRA. VIVO ILUSTRANDO
 LIVROS AQUI E ALI, PRA COMPLETAR A 
MERRECA DA APOSENTADORIA.


Tony 23: É, não é fácil abrir espaço com os
 editores atuais. Falta espírito nacionalista...
 casa de sucos? Interessante...
 Como e quando conheceu o Marco Faceto?

CUNHA: ATRAVÉS DE UM AMIGO COMUM:
 MURILLO EXEL. MURILLO FOI MEU FUNCIONÁRIO 
E AMIGO NUMA AGÊNCIA QUE TIVE CHAMADA
 “É PROPAGANDA”. É AMIGO DO FACETTO.
 APRESENTOU-NOS. FACETTO TINHA UMA 
REVISTA QUE CIRCULAVA NA ORLA DA 
PRAIA GRANDE. CONVERSA VAI, CONVERSA VEM...


Tony 24: Novamente o vento soprou a seu favor... 
seu santo é forte, como o meu... (Rsss...). A idéia de 
ensinar como jogar xadrez para as crianças,
 achei genial e seu texto sempre foi muito bom.
 Você sabe, sempre fui seu fã... (Rsss...).
 A editora As Américas foi a primeira a lançar
 esta sua obra? E, como surgiu a ideia de
 fazer este livro bacana?

CUNHA: A EDITORA AS AMÉRICAS FOI A 
TERCEIRA. AINDA NO TEMPO DA MINAMI E
 CUNHA, NO AFÃ DE FAZER COISAS DIFERENTES,
 EU FIZ UMA REVISTA ENSINANDO AS REGRAS DO 
XADREZ. TINHA APENAS 16 PÁGINAS. 
QUANDO, MUITO DEPOIS, EU ILUSTRAVA 
LIVROS INFANTÍS PARA A EDITORA PIONEIRA, 
ENIO GUAZELLI, DONO DELA, VIU UM EXEMPLAR 
DA REVISTA. GOSTOU DA IDÉIA:
 “TRANSFORME ISTO EM LIVRO QUE A GENTE 
PUBLICA”.  NASCEU ASSIM O “GUERRA DE 
MENTIRINHA”. FOI PUBLICADO DEPOIS PELA
 EDITORA DIDÁTICA PAULISTA E FINALMENTE 
PELA EDITORA AS AMÉRICAS DO 
NOSSO AMIGO MARCO FACETTO. 

Tony 25: Olham não sabia que você tinha feito
 tantas coisas becanas. Parabéns! Um dia você me
 enviou por e-mail uma de suas novas criações:
 Iotah, um personagem a la Tarzan, mas que odeia
 ser comparado com o inglês (Rsss...). Iotah vive na 
floresta Amazônica. Achei a ideía de resgatar este tipo
 de tema muito boa, mas notei q o seu Iotah estava 
muito em cima da criação de Edgar Rice Burroughs.
 Veja, entendi o espírito da coisa, na real você 
tentou satirizar o velho homem macaco, numa 
versão própria... mas, você não acha que o leitor 
tupiniquim, que já é preconceituoso para cacete,
 ia descer a lenha, alegando que 
 estava copiando o Tarzan?

CUNHA: ACHO. BRASILEIRO TÁ TÃO ACOSTUMADO
 A LEVAR CACETADAS QUE NA MINAMI E CUNHA 
EU TINHA UM JORNALZINHO CHAMADO “A PAUSA”
 CUJO SLOGAN ERA “ENQUANTO O PAU LEVANTA 
AS COSTAS DESCANSAM”, LEMBRA? IOTAH FOI
 CRIADO PARA LIVRO. A IDÉIA É MAIS UM GRITO 
QUANTO AO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA.
 TARZAN NÃO TINHA SONHOS. IOTAH TEM. 
ELE DEMARCOU UM PEDAÇO DE CHÃO NESSE PAÍS 
QUE É A AMAZÔNIA E, DESCRENTE DE NOSSOS 
POLÍTICOS QUE A DEIXA SER EXPLORADA,
 DEFLORADA, ASSALTADA, INVADIDA...
 PARTIU PARA LÁ COM A INTENÇÃO DE CUIDAR
 DAQUELE PEDACINHO DE CHÃO, COM A VIDA SE 
NECESSÁRIO. “SERÁ O ÚLTIMO LUGAR A SER 
INVADIDO” DIZ. A PRIMEIRA HISTÓRIA FOI 
PUBLICADA EM LIVRO PELA EDITORA DIDÁTICA
 PAULISTA. MAL AJAMBRADO EDITORALMENTE
 NÃO CONSEGUIU NADA. AGORA, EMBORA NÃO 
CONFIE EM HQ, ESTOU RESOLVIDO A
QUADRINIZAR SUA HISTÓRIA.


Tony 26: Legal. Gostei da ideia e hoje em 
nossas bancas falta uma série desse tipo, pra nós,
 os saudosistas que curtiam Tarzan. Gozado, os italianos
 criaram Akim, na cola do Tarzan, mas como é importado
 ninguém desceu o sarrafo. Se fosse nacional...
 Li o roteiro e, como sempre, você dá um show na
 escrita, com muitas referências sobre a flora e a
 fauna da região. Tempos depois, você mesmo decidiu 
transformar o Iotah, num índio amazonense. 
Achei bem melhor e até hoje tô esperando o
 novo roteiro deste seu personagem... já está pronto?

CUNHA: UM BRANCO “VESTIDO” DE ÍNDIO. TROCA 
CONHECIMENTOS COM OS INDÍGENAS; ESTÁ APRENDENDO
 COISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA. NINGUÉM SABE
 ONDE VIVE. OUVEM FALAR DELE “POR CIMA”.
 “ESSE TAL VIVE É NA NASCENTE DO URUBAXI OU
 NA FOZ DO BABONÔ – DIZ UM – “É NADA. É NO JUFARI...
 DIVISA DE RORAIMA” – “DOU MEU PESCOÇO SE NÃO 
FOR NA NASCENTE DO MATAURÃ. ACHO QUE É PERTO
 DO RIO PAIUINI, OU NO VALE DO UNEIUXI” – MAS 
NINGUÉM SABE. MEU AMIGO, MANDEI-LHE UM E-MAIL 
A RESPEITO. PEÇO QUE ME PERDOE MESMO
MAS TÔ APOSENTADO, TRABALHO POUCO, 
QUERO IR, EU MESMO, RASCUNHANDO AQUI,
 APAGANDO ALI, RASGANDO UMA OU OUTRA
 PÁGINA, AFINAL, CRIAR VERGONHA NA 
CARA E TENTAR APRENDER.

Tony 27: Adorei saber disso, Tb acho q você sempre 
levou jeito pra desenhar. Aliás, em A Guerra de 
Mentirinha as ilustrações são todas suas e estão
 ótimas. Cunha, você dá um show de conhecimento
 geográfico e sobre as coisas da Amazônia que 
jamais ouvimos falar. Fantástico. 
Haja pesquisas. Fale-me sobre, mangás?

CUNHA: DESCULPEM-ME OS AFICIONADOS.
SOU CAIPIRA DO INTERIOR, GOSTO DA 
LITERATURA BRASILEIRA, ESCREVO “CAUSOS”
 OBRIGANDO-ME A SER FIEL AO PALAVREADO 
CAIPIRA, GOSTO DE VIOLA (MEU DEUS DO CÉU!
 UM DOS MAIS BELOS INSTRUMENTOS QUE EXISTE),
 REPROVO O “SERTANEJO” QUE GRASSA POR AÍ.
 AGORA CRIARAM O “SERTANEJO UNIVERSITÁRIO” – 
UM CRIME COMETIDO CONTRA A VERDADEIRA 
MÚSICA DE RAIZ! COLOCO O MANGÁ MAIS OU 
MENOS NESSE NÍVEL.

Tony 28: Eu já imaginava, bengla friened (Rsss)...
 super-heróis?

CUNHA: PERDERAM A POESIA, ACHO. 
MUITO ROBOTIZADOS.

Tony: 29: Concordo... um sonho?

CUNHA: VIVER ATÉ O ANO QUE VEM.

Tony 30: Para com isso... (Rsss...). Vamos ter 
agüentar você, meu amigo, ainda por muito 
tempo, com certeza... (Rsss...).
 Cite 5 bons filmes, na sua opinião?

CUNHA: O FEITIÇO DE ÁQUILA – A ERA DO GELO – 
TROPA DE ELITE I (FOI BOM) – SE EU 
FOSSE VOCÊ – O MENINO DO 
PIJAMA LISTRADO


Tony 41: Também gostei desses... cite 5 bons livros?

CUNHA: GRANDE SERTÃO, VEREDAS – MAJOR 
CALABAR – OS SERTÕES – URUPÊS – 1822 . 


Tony 42: Muito bom gosto... Internet?

CUNHA: SÓ PARA PESQUISAS E CONTATO
 COM OS AMIGOS.

Tony 43: Photoshop, Corel Draw, Painter?


CUNHA: PHOTOSHOP E COREL – 
ESTOU ESPERANDO ALGUMAS 
AULAS DE PAINTER.

Tony 44: Planos para o futuro?

CUNHA: QUE FUTURO?

Tony 45: De novo? Para com isso,
 meu bengala-friend... (Rsss...).
 Carlos da Cunha por Carlos da Cunha?

CUNHA: HONESTO, GRAÇAS A DEUS. BOM PAI, 
AVÔ SOFRÍVEL (OS ANOS SÃO OUTROS), LERDO
 NO ABRAÇAR OPORTUNIDADES. FEZ O QUE
 TINHA DE FAZER, MEIO AOS TRANCOS E
 BARRANCOS, MAS VITORIOSO DE
 UMA CERTA FORMA.

Tony 46: Você sempre foi guerreiro...
 te admiro muito.
O mundo mudou e as vendas andam cada 
vez menores... por quê, ao seu ver?

CUNHA: SE SOUBESSE NÃO ERA UM
 APOSENTADO DO INSS. A MINAMI E 
CUNHA TALVEZ AINDA EXISTISSE, OU EU
 NÃO TERIA DADO COM O RABO N’ÁGUA COM
 MINHA CASA DE SUCO EM CUIABÁ. NÃO 
TENHO VISÃO COMERCIAL.

Tony 47: Hmmm... um zero à esquerda, 
sobre business... mas, artista é assim mesmo,
 não entende nada de negócios, caso contrário
 minhas editoras atmbém ainda estariam aí... 
 O futuro das HQs, na sua opinião?

CUNHA: (...?)
Tony 48: Captei vossos “sinais de fumaça”...
 que HQs tupiniquins? Que futuro, se elas
 nem se quer existem no presente, né?
 É... você tem razão, em parte. Mas não 
sou assim pessimista... acredito que as coisas
 vão mudar, um dia... para finalizar, qual o
 conselho que vc pode dar aos iniciantes
 nesta difícil, mas gratificante profissão?

CUNHA: CAIAM NA REAL. HQ SOMENTE 
COMO EU FAÇO. POR PASSA TEMPO.

Tony 49: Foi curto, grosso e objetivo. Captaram 
essas sábias palavras, galera? Brigadão, por esta
 entrevista, mestre Cunha, e parabéns pelos seus 
feitos. Você também é gente que fez e que faz.
 Precisamos de mais guerreiros como você pra 
continuar na briga por espaço. Valeu!
http://by156w.bay156.mail.live.com/mail/clear.gif
http://by156w.bay156.mail.live.com/mail/clear.gif
http://by156w.bay156.mail.live.com/mail/clear.gif
À todos os bengalas friends,a quele mano amplexo
e até nossa próxima entrevista.

Copyright 2010\Tony Fernandes\Estúdios Pégasus -
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda - São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados