Graças a Deus, hoje em dia, surgiram muitos estúdios
pelo Brasil afora, visto que antes eles se concentravam
apenas no eixo Rio\São Paulo. Na década de 80, mesmo
em São Paulo, era raro encontrar estúdios de arte e criação.
Naquela época remota existia, que eu me lembre,
o do Mauricio de Sousa, o do Ely Barbosa e o meu.
Com a popularização da WEB a coisa ficou mais fácil
e mesmo artistas que residem e trabalham nas
mais remotas áreas do país agora fazem parte
da aldeia global e muitos destes trabalham, hoje,
atendendo até editores de outros países.
Este é o caso do nosso entrevistado de hoje.
Ele é um dos grandes novos batalhadores e
incentivadores da arte seqüencial no Brasil.
Aos poucos, ele foi conquistando amigos,
colaboradores, ministrando cursos, obtendo
clientes, no Brasil e no exterior,
até se tornar o primeiro estúdio de HQs
de João Pessoa, Paraíba,
grande e bela cidade do nordeste brasileiro.
Hoje, você, web leitor, vai conhecer um pouco mais
sobre o incrível trabalho que este bengala
friend vem desenvolvendo.
Eu estou falando de...
ALZIR ALVES
Diretor, Publicitário e Colorista do
RASCUNHO STUDIO
Sangue novo no mundo das HQs brasileiras |
Tony 1 – É sempre bom fazer novos amigos,
principalmente, quando estes novos amigos são inteligentes,
dinâmicos e empreendedores como vocês, Alzir e a Nívia.
É uma grata satisfação poder colher seu depoimento ––
através desta entrevista. Pode ter certeza.
Grato pela colaboração. Podemos dar o pontapé inicial?
Alzir - Primeiramente obrigado pelo convite. É um
grande prazer poder falar um pouco sobre nós.
Obrigado também pelos elogios e carinho
para conosco.
Tony 2 – Estou aqui para promover e divulgar gente que
faz algo em prol das HQs nacionais, Alzir. E você é um
desses guerreiros de fibra, que vem desenvolvendo um
grande trabalho e o país precisa conhecer suas fantásticas
realizações. Vamos nessa... Como e quando surgiu
a idéia de abrir um estúdio fora do eixo Rio\São Paulo?
Outra coisa: A Nívia, sua grande parceira, é: sócia,
namorada ou esposa?
Alzir – Na verdade tudo começou através de
um sonho pessoal de entrar para o mercado
internacional de HQ.
Tony 3 - Acho que este é o sonho de muita gente. Continue...
Alzir - Então comecei a fazer contatos e obtive bons
resultados, conseguindo o meu primeiro trabalho
com desenhistas no Ronin Studio. Trabalhei em
uma edição chamada C.H.E.S.S...
Tony 4 – Se por um lado a WEB fez despencar as
vendas, como muita gente afirma, por outro, deu
oportunidade de muitos autores se internacionalizarem
e isto foi ótimo!
Alzir - A partir daí, começaram a surgir novos trabalhos
e, procurei de imediato formar a equipe interna
do Rascunho, composta pela Ana Karla
Albuquerque (tradutora e Jornalista) e minha
esposa Nívia Alves (Diretora administrativa e
de agenciamento). Enfim, comecei a captação
de artistas e os trabalhos começaram a
fluir a cada ano.
Tony 5 – Maravilha, guerreiro... A Nívia, sua esposas, é a
editora administrativa e cuida do agenciamento, certo?
É ela que faz contato com as empresas, nacionais e
internacionais?
Alzir – R: Sim. A Nívia Alves é a responsável por
toda a parte de agenciamento junto com
a Ana Karla Albuquerque. Mas dividimos as
cargas de agenciamento e atendimento aos
clientes. Ela cuida dos clientes internacionais
e eu dos clientes nacionais. Com ela a frente
da parte administrativa eu consigo trabalhar
também como colorista aqui no Rascunho.
Dois jovens talentosos e empreendedores |
Tony 6 – Gostei da infraestrutura, bengala friend... e
a mulherada tem, muito mais do que a gente, o pé no que se
refere a adminsitração. Que bacana... Acabei de descobrir
mais um casal 20 no ramo, além dos Maldonados,
do Jotah e a Sandra e do Ataide e a Neide... (Rsss...).
Acho muito legal quando um casal compartilha dos
mesmos sonhos, tem as mesmas afinidades...
acho que isto é o que podemos chamar de
“um casal perfeitamente antenado e entrosado”...
Quais foram seus primeiros clientes, quando começaram?
Alzir – Essa é uma boa pergunta. (riso)...
Tivemos alguns autores americanos que não me
recordo o nome agora. Mas começamos com as
editoras Monarch Comics, Ronin Studio, Atlantis
Comics, Moonstone Comics, Big Dog Ink, Jester
Press, Interferon Force entre outras.
Além de roteiristas de projetos independentes.
Tony 7 – Nada mal... um grande começo... (Rsss...).
Quando surgiu a idéia de criar oficinas de artes visuais?
Acho isto muito importante, ensinar e incentivar
os novos talentos...
Alzir – O objetivo maior em abrirmos as oficinas
e cursos de desenho aqui no Rascunho foi
para fazer a captação de novos desenhistas e
ilustradores e, dar oportunidade de profissionalização
à futuros artistas aqui em nosso Estado.
Mestre Alzir em sua estação de trabalho |
Tony 8 – Foi uma atitude acertada. Parabéns. Hoje,
quais são os cursos que vocês ministram nessas
oficinas e quantos alunos, aproximadamente,
vocês têm?
Alzir – Aqui no Rascunho oferecemos cursos na
área de criação de personagem, como fazer mascotes
para usar na publicidade, histórias em quadrinhos,
nos estilos de Mangá, Comics e Cartoon.
E ainda temos curso de Caricatura e Charge,
aquarela, Arte final para HQ, curso de texturas,
equilíbrio da arte e muitos outros.
Tony 9 - Olha, fico feliz em saber disso... precisamos
de mais gente empreendedora, neste país, como você...
Alzir - Estamos com uma média de 70 alunos por
período, sendo alunos a partir dos 8 anos até
a terceira idade. Também ministramos cursos
para crianças especiais, estimulando o
desenvolvimento no processo de evolução
da coordenação motora e
reprodução de imagens.
reprodução de imagens.
Alzir e Nivea, mais um Casal 20 no mundo das HQs |
Tony 10 – Já vi que você e a Nívia levam a coisa a sério
e isto é excelente para os futuros artistas e
para as HQs Made in Brazil. Ensinam e
ao mesmo tempo dão trabalho àqueles que se
destacam nos cursos, muito legal isto... Pergunto...
Você e a Nivia falam inglês fluentemente?
Voces têm formação acadêmica? Não que isto tenha
importância, mas é sempre bom saber... (Rsss...).
Alzir – Não, nosso inglês é mediano.
Como falei inicialmente, temos em
nossa equipe a tradutora
Como falei inicialmente, temos em
nossa equipe a tradutora
Ana Karla Albuquerque que é responsável
pelas traduções dos roteiros e textos.
Quanto a minha formação sou graduado
em Comunicação Social,
pelas traduções dos roteiros e textos.
Quanto a minha formação sou graduado
em Comunicação Social,
habilitado em Publicidade e Propaganda.
A Nívia está concluindo o curso
de Economia pela UFPB.
de Economia pela UFPB.
Arte de William Medeiros\Rascunho Studio |
Festa de confraternização realizada para os amigos e colaboradores realizada no final do ano passado |
Tony 11 – Olha a cada dia que passa eu fico
cada vez mais encantado come esta nova geração,
que tem gente como vocês, que têm cabeça,
tem cultura.
Graças a Deus a coisa está mudando.
No passado o que faltava para a maioria
No passado o que faltava para a maioria
dos artistas nacionais era justamente isto, uma boa
formação cultural – em todos os sentidos – e uma visão
empresarial. É assim que as coisas vão para a frente...
O Brasil precisa de gente cabeça e empreendedora.
Sem estudar não se chega a lugar algum. Continuando...
Quando é que vocês decidiram começar a agenciar
autores nacionais, para o Brasil e para o exterior?
E, como e quando fizeram o primeiro contato
fora do país, via WEB?
Alzir – Então, até o presente momento não
agenciamos autores. O Rascunho vem
agenciando apenas desenhistas,
coloristas e finalistas.
agenciando apenas desenhistas,
coloristas e finalistas.
Tudo via WEB.
bengala friend...Que editoras nacionais vocês
atendem, atualmente? Há pouco tempo atrás vi uma
chamada de vocês, na Internet, onde estavam solicitando
desenhistas de mangás.
Alzir – Atualmente estamos atendendo
editores que têm projetos e que
contratam os artistas do Rascunho
editores que têm projetos e que
contratam os artistas do Rascunho
Studio. Já tivemos parcerias com o Alex Mir,
Rafael Tavares, Rafael Wambier, Allan Goldman,
Gil Mendes entre outros. Também estamos
atendendo agencias de propaganda
e trabalho com editoras
e trabalho com editoras
como Editora Dynamic,
Editora Grafset, entre outras.
Editora Grafset, entre outras.
Tony 13 – Estrangeiras?
Alzir –Entre as editoras que já trabalhamos,
estão: Monarch Comics, Ronin Studio,
Atlantis Comics, Moonstone Comics, Big Dog
Ink, Jester Press, Interferon Force,
Zenoscope Entertainment,
estão: Monarch Comics, Ronin Studio,
Atlantis Comics, Moonstone Comics, Big Dog
Ink, Jester Press, Interferon Force,
Zenoscope Entertainment,
Chimaera comics, Mongoose
Publishing e outras.
Publishing e outras.
Tivemos testes com editoras, como:
Image Comics, Dark Horse, Boom Studio
e Avatar Press, entre outras.
Image Comics, Dark Horse, Boom Studio
e Avatar Press, entre outras.
Trabalho em execução, na tela do computador |
Tony 14 – Sensacional... já que os editores tupiniquins
Não dão espaço pros artistas vocês deram um jeitinho e
Acabaram abrindo um grande leque de opções de editores
Internacionais. Deus salve a WEB... (Rsss...).
O povo quer saber (Rsss...)... Quantos funcionários
o Rascunho Studio tem hoje?
Azir – Agenciados, equipe interna e professores,
somam um total de 26 profissionais que prestam
serviço para o Rascunho.
Tony 15 – Beleza pura... estão agitando o mercado e
fazendo esses novos e antigos profissionais viverem
de sua arte. Genial. Os agenciados... você sabe,
quantos são eles, atualmente, e de parte do país eles são?
Alzir – Sim, claro. Temos 22 artistas, sendo
agenciados pelo Rascunho, distribuídos
entre os Estados da Bahia,
agenciados pelo Rascunho, distribuídos
entre os Estados da Bahia,
Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro,
Paraíba e Belo Horizonte.
Tony 16 – Olha que coisa incrível, Olga quanta gente
sendo beneficiada por este grande trabalho que você e
a Nívia estão realizando...
O grande mestre, Adauto Silva, ouvi falar
que ele anda fazendo muito sucesso na Europa,
O grande mestre, Adauto Silva, ouvi falar
que ele anda fazendo muito sucesso na Europa,
com HQs. Ele é um dos seus agenciados?
Alzir – Realmente podemos chamar Adauto
Silva de Mestre.
Silva de Mestre.
Eu posso dizer que me sinto muito honrado
em agenciar o Adauto Silva.
Ele é um dos artistas que
temos por aqui...
temos um grande carinho pela
em agenciar o Adauto Silva.
Ele é um dos artistas que
temos por aqui...
temos um grande carinho pela
sua integridade e humildade.
O talento dele é incrível.
É mais que um artista,
É mais que um artista,
é um profissional que completo.
Tenho o prazer de chamá-lo
de meu amigo.
Tenho o prazer de chamá-lo
de meu amigo.
Já fez vários trabalhos para o
mercado americano e sou seu colorista
em Witch Hunter # 4 e #5.
mercado americano e sou seu colorista
em Witch Hunter # 4 e #5.
Tony 17 – Mestre Adauto... ele sempre detonou
nas agências de publicidade e é bom saber
que ele agora faz HQs, com vocês...
Olha, pra mim foi uma surpresa saber que o
nas agências de publicidade e é bom saber
que ele agora faz HQs, com vocês...
Olha, pra mim foi uma surpresa saber que o
intrépido mestre Emir Ribeiro também
colabora ou colaborava com o
Rascunho Studio.
colabora ou colaborava com o
Rascunho Studio.
Adoro esse bengala guerreiro, sempre
polêmico e Sem papas na língua.
Fala o que pensa e tem uma
polêmico e Sem papas na língua.
Fala o que pensa e tem uma
Visão realista do mercado. Gosto disso.
Eu o entrevistei
Eu o entrevistei
Também e o depoimento dele foi um dos
mais lidos até Hoje.
Ele desperta curiosidade dos web leitores
mais lidos até Hoje.
Ele desperta curiosidade dos web leitores
e tem muitos fãs, inclusive, eu... (Rsss...).
Há anos realiza um gande trabalho.
Há anos realiza um gande trabalho.
Sou fã da Velta há um século... (Rsss...).
O homem é fera. Vocês se
conhecem há muito tempo?
conhecem há muito tempo?
Alzir – Para nós é um prazer ter o Emir
Ribeiro incorporado à equipe do
Rascunho. Ele é um artista que tem uma
longa estrada nacional e
Ribeiro incorporado à equipe do
Rascunho. Ele é um artista que tem uma
longa estrada nacional e
internacional. Fiquei muito feliz quando
ele me deu o prazer de fazer parte
do nosso estúdio.
ele me deu o prazer de fazer parte
do nosso estúdio.
Conheço o Emir Ribeiro desde que era
adolescente.
Tony 18 – É mesmo?
Arte do mestre Emir Ribeiro, colaborador do Rascunho Studio |
Alzir - Ele já estava na estrada há algum
tempo com seus personagens nacionais.
Acompanhei os seus trabalhos
internacionais na época que
tempo com seus personagens nacionais.
Acompanhei os seus trabalhos
internacionais na época que
visitava o Deodato Filho (Mike Deodato Jr.)
Acredito que os conheço desde 1993.
Eu delirava ao ver os trabalhos
artísticos deles.
artísticos deles.
Isso sempre me motivava a
desenhar e desejar
desenhar e desejar
ser um profissional dos quadrinhos.
Sou fã de grande admirador.
Tony 19 – Deodato... taí outro grande talento
nacional. Preciso entrevistar este bengala
friend, também... Quer dizer que, o Deodato e
o Emir, eles o inspiraram a entrar para o ramo,
Alzir... que coisa boa... Olha, fico
nacional. Preciso entrevistar este bengala
friend, também... Quer dizer que, o Deodato e
o Emir, eles o inspiraram a entrar para o ramo,
Alzir... que coisa boa... Olha, fico
feliz em saber que surgiram muitos agenciadores
no país, gente empreendedora como você e
a Nívia, que respeitam, antes de tudo,
os profissionais.
a Nívia, que respeitam, antes de tudo,
os profissionais.
Essas negociatas internacionais são feitas
diretamente com os editores de lá, ou são via
os David Campitis da vida, como fazem alguns
que eu conheço? Conhece o David?
Já falei com ele – no Facebook -, parece ser
boa gente. Uma hora dessas preciso entrevistar
mister David, também,a final ele ajuda a vender
os artistas nacionais no
mercado americano... (Rsss...).
mercado americano... (Rsss...).
Alzir – Procuramos respeitar todos os
profissionais e também os amadores.
Vejo o Rascunho como uma nova opção para
quem deseja iniciar no mercado.
profissionais e também os amadores.
Vejo o Rascunho como uma nova opção para
quem deseja iniciar no mercado.
Todo dia recebo dezenas de amostras
de artistas, por e-mail. E sempre avaliamos
de forma individual cada uma, procurando
sempre dar dicas para
de artistas, por e-mail. E sempre avaliamos
de forma individual cada uma, procurando
sempre dar dicas para
melhor crescimento de cada artista,
visando sempre à qualidade no material.
Tive o prazer de assistir uma palestra com
David Campiti (João Pessoa-PB),
através do Deodato.
através do Deodato.
Mas o nosso agenciamento não tem vínculo
com nenhum outro agenciador.
Cores espetaculares |
editora), ele foi o pioneiro em agenciar artistas
tupiniquins lá fora, na década de 90.
Foi graças a ele que os desenhistas nacionais
puderam entrar nas pequenas,
grandes e médias editoras.
O cara, de fato, merece uma medalha, abriu
portas, pôs muita gente na Marvel e
O cara, de fato, merece uma medalha, abriu
portas, pôs muita gente na Marvel e
na DC, além de outras. Enfim, deu
“emprego” para muita gente.
Mesmo assim, tem alguns pentelhos que
“emprego” para muita gente.
Mesmo assim, tem alguns pentelhos que
metem o pau nele. Parece que sempre
existirão os insatisfeitos, aqueles que
acham que estão sendo explorados, etc.
Já senti isto na pele, quando meu
existirão os insatisfeitos, aqueles que
acham que estão sendo explorados, etc.
Já senti isto na pele, quando meu
estúdio agenciava autores nas editoras
paulistas, na década de 80 e 90.
O que você acha sobre esses
paulistas, na década de 80 e 90.
O que você acha sobre esses
“ espíritos revoltados”? (Rsss...). Jamais
vamos agradar gregos e troianos, é óbvio...
vamos agradar gregos e troianos, é óbvio...
Alzir – Eu particularmente tiro o chapéu
para o Hélcio de Carvalho. Tenho uma
grande admiração pela atitude dele em
ter sido o desbravador do
para o Hélcio de Carvalho. Tenho uma
grande admiração pela atitude dele em
ter sido o desbravador do
mercado de desenhistas lá fora.
Se não fosse por ele muitas coisa não
existiriam hoje.
Tony 21 – Disse tudo...
Alzir - A respeito de insatisfação de algumas
pessoas, não tenho como falar... porém
posso falar o que percebo hoje como
agenciador.
pessoas, não tenho como falar... porém
posso falar o que percebo hoje como
agenciador.
Quando alguém procura ser agenciado,
tem que ter a consciência que o
processo inicial será igual para todos.
processo inicial será igual para todos.
Tony 22 – Também acho, mas tem alguns “vedetes”
que se acham bons de mais para se sujeitarem
aos testes iniciais... esses caras são ridículos...
(Rsss...). Pois, mesmo que alguns desses
cidadões sejam “estrelas” no Brasil, eles têm
que convir que lá fora não são reconhecidos
como tais e que por isso precisam ser
fazer os testes preliminares
cidadões sejam “estrelas” no Brasil, eles têm
que convir que lá fora não são reconhecidos
como tais e que por isso precisam ser
fazer os testes preliminares
para que os editores estrangeiros possam
conhecer, avaliar suas artes e possivelmente
contratar seus serviços...
conhecer, avaliar suas artes e possivelmente
contratar seus serviços...
Alzir - O artista terá que se submeter
a teste para apresentação de portfólio
juntos aos agenciadores e editores.
Isso fará com que os clientes vejam a
capacidade profissional destes,
juntos aos agenciadores e editores.
Isso fará com que os clientes vejam a
capacidade profissional destes,
em relação ao cumprimento de prazos,
qualidade no trabalho e potencial.
Tony 23 – Um aparte, mestre... um agenciador
também tem que ganhar, é óbvio... também
tem contas à pagar e tá fazendo o trabalho dele.
Uma vez li, não sei aonde, um pensamento que
me marcou muito... era algo mais ou menos assim...
“Qualquer idiota pinta um quadro, mas só um gênio
consegue vendê-lo”...
Achei duka, isto... a parte mais importante de
Qualquer empresa é o departamento de vendas,
Pois gera receita. Sem um bom vendedor não
Adianta fabricar ouro, pois vai ficar
encalhado... (Rsss...).
encalhado... (Rsss...).
Preciso dizer mais alguma coisa?
Tem hora que não entendo essa
gente... sem editores e agenciadores esses
artistas não são porra nenhuma. Será que não
percebem que ninguém faz nada sozinho?
Que precisamos uns dos outros?
Cada um na sua especialidade...
um é bom em roteiro, outro em
Que precisamos uns dos outros?
Cada um na sua especialidade...
um é bom em roteiro, outro em
rabiscos e outro em vendas...
com a perfeita sinergia dos três surgem
bons negócios.
com a perfeita sinergia dos três surgem
bons negócios.
Além do mais, a maioria dos artistas que
conheço são péssimos vendedores
de sua arte, esta é que é a verdade.
conheço são péssimos vendedores
de sua arte, esta é que é a verdade.
ALzir - Um ponto principal e bastante
relevante para um artista que se submete
a algum teste é procurar entregá-lo completo,
porque nenhum agente
relevante para um artista que se submete
a algum teste é procurar entregá-lo completo,
porque nenhum agente
e nenhuma editora avaliam
testes incompletos.
testes incompletos.
Tony 24 – Com certeza...
Alzir - Em todos estes anos de mercado
eu já vi de tudo um pouco, tanto por
parte de clientes como por parte de
artistas e, sei que a responsabilidade
de contratação está em ambas às partes.
Antes de criticar algo, procure
eu já vi de tudo um pouco, tanto por
parte de clientes como por parte de
artistas e, sei que a responsabilidade
de contratação está em ambas às partes.
Antes de criticar algo, procure
estudar cada situação para não agir com
injustiça em qualquer comentário.
Pois o agenciado é a peça fundamental no
processo de aprovação ou reprovação de
um trabalho. Nenhum editor vai colocar um
profissional ruim para agradar o agenciador.
Os editores estão interessados em qualidade
de trabalho para que isso se reverta em
números de vendas.
Série produzida no Rascunho Studio e publicada na América |
Tony 25 - Leram isto, autores?
Obviamente os agenciadores ficam
bem no “meio do tiroteio”... são vocês,
Obviamente os agenciadores ficam
bem no “meio do tiroteio”... são vocês,
agenciadores, que fazem “a ponte” entre
os artistas e o clientes e são os
responsáveis pelo desenvolvimento e
entrega do produto.
responsáveis pelo desenvolvimento e
entrega do produto.
Quando um autor “pisa na bola”,
fura o prazo, a bomba estoura no rabo
de vocês. Isto já aconteceu
fura o prazo, a bomba estoura no rabo
de vocês. Isto já aconteceu
comigo. Nego furava e aí quem
levava a bronca era eu. Tô fora.
Tem muita gente irresponsável.
levava a bronca era eu. Tô fora.
Tem muita gente irresponsável.
É fria. Aliás, editor nacional é
cabreiro com os autores
cabreiro com os autores
tupiniquins por causa
das mancadas.
das mancadas.
Poucos respeitam os prazos.
Prossiga, Alzir...
Prossiga, Alzir...
desculpe-me, mas certas coisas devem
ser ditas “na lata”...
Alzir - Eu sempre falo para os agenciados,
que o Rascunho Studio é a ponte para
trabalhos, onde só fica no mercado
aquele profissional
que o Rascunho Studio é a ponte para
trabalhos, onde só fica no mercado
aquele profissional
que mostra o seu diferencial.
Tony 26 – Disse bem... Eu não tenho
nada contra quem agencia ou quem
trabalha para o exterior.
nada contra quem agencia ou quem
trabalha para o exterior.
Afinal, todo mundo tem que ganhar,
tem que sobreviver. Se o campo
de trabalho por aqui é
tem que sobreviver. Se o campo
de trabalho por aqui é
mal remunerado é preciso
buscar alternativas... mas, também
acho que precisamos ter títulos novos
buscar alternativas... mas, também
acho que precisamos ter títulos novos
nacionais nas bancas.
Caso contrário os quadrinhos
Caso contrário os quadrinhos
brasileiros nunca serão fortes
e acabarão morrendo.
Qual é a sua particular
e acabarão morrendo.
Qual é a sua particular
opinião sobre isso?
Alzir – Nosso problema ainda é
cultural, sem falar que os editores
locais temem
cultural, sem falar que os editores
locais temem
fazer quadrinhos nacionais
por conta do risco.
por conta do risco.
Show de cores em mais uma série Made in Brazil |
Tony 27 – Ué? Mas, o editor estrangeiro
também não corre risco, quando lança
um novo título?
também não corre risco, quando lança
um novo título?
Tudo na vida tem um risco, bengala friend...
Ninguém tem bola de cristal, a gente nunca
Sabe se um título vai pegar ou não... (Rsss...).
Isto não é desculpa, eu acho...
Alzir - Acredito que hoje temos artistas,
roteiristas, coloristas de mão cheia.
Podemos olhar para todos os lados que
só vamos encontrar gente se
roteiristas, coloristas de mão cheia.
Podemos olhar para todos os lados que
só vamos encontrar gente se
destacando no mercado internacional.
Agora falta é alguém de visão para tomar a
frente disso. Eu acho que as editoras
deveriam fazer como no Japão.
Comprar as franquias
deveriam fazer como no Japão.
Comprar as franquias
e redesenhar os quadrinhos por aqui...
isto geraria bastante emprego.
Isso motivaria o consumo de quadrinhos
desenhado por brasileiros e sem
falar que todos teriam
Isso motivaria o consumo de quadrinhos
desenhado por brasileiros e sem
falar que todos teriam
certeza que isso é profissão
em nosso país.
em nosso país.
Tony 28 – É uma alternativa... isto geraria emprego,
mas o drama continuaria sendo as HQs autorais...
mas o drama continuaria sendo as HQs autorais...
Alzir - A respeito de trabalhar para fora, posso
dizer que todos os profissionais tem família
e sonhos. Muitas vezes não acho correto as
criticas em relação a isso. É um trabalho
como outro qualquer, que merece o
reconhecimento de todos.
Tony 29 – Sem dúvida... A seu ver, por que as HQs
nacionais não vingam? Faltam boas histórias?
Bons desenhistas? Ou faltam editores
dispostos a investir nelas?
Alzir - O que falta hoje em nosso país é
investidores que acreditem neste mercado,
mesmo por que profissionais gabaritados não
faltam nesta área. Podemos perceber que
o talento é tão grande por parte destes
artistas que vemos o sucesso dos
brasileiros explodindo nos EUA.
Nosso Brasil tem um problema cultural
muito sério em não criar dentro de seu
território novas fontes de empregos.
A arte é uma profissão que
merece ter seu espaço.
merece ter seu espaço.
Outro ponto bastante relevante é a mídia.
Infelizmente não temos divulgação dos
trabalhos que são publicados
aqui no Brasil.
aqui no Brasil.
Há uma supervalorização dos trabalhos
internacionais, o que ofusca totalmente
os projetos e trabalhos criados pelas
editoras e autores do nosso país.
Tony 30 – Isto é fato... No estúdio de vocês,
o pessoal trabalha em equipe ou individualmente?
Alzir - Tudo vai depender do tipo de trabalho
e principalmente da editora. Sempre tentamos
apresentar o desenhista com o colorista.
Mas o martelo final é do cliente.
Tony 31 – Webcomics... é a grande solução
final para as HQs?
Alzir – Eu, particularmente, gosto muito
do material impresso. Gosto muito do
cheiro do papel (riso),
do material impresso. Gosto muito do
cheiro do papel (riso),
quando pego uma HQ em minhas mãos.
Porém, com a tecnologia cada vez mais
crescente em nosso dia a dia, acredito
que as novas gerações vão se fixar cada
vez mais nas HQs digitais, aumentando a
demanda no material online.
Mas não vejo isso como a solução final.
Arte: Celso Ricardo - cores: Alzir |
Tony 32 – Ouvi dizer que o Mauricio de Sousa
elogiou os cursos de vocês no Twitter,
que beleza...
elogiou os cursos de vocês no Twitter,
que beleza...
como ele tomou conhecimento desses
cursos maravilhosos?
Alzir – O Mauricio de Sousa é para todos
nós um retorno a infância. Tenho o
prazer de seguí-lo no Twitter.
Então uns amigos tiveram
nós um retorno a infância. Tenho o
prazer de seguí-lo no Twitter.
Então uns amigos tiveram
dúvidas sobre como fazer as amostras
para enviar ao MSP. Como fiquei
sabendo que o Maurício abriu vagas no
MSP, tomei a liberdade de
chamá-lo no twitter.
Ele, como sempre, muito
para enviar ao MSP. Como fiquei
sabendo que o Maurício abriu vagas no
MSP, tomei a liberdade de
chamá-lo no twitter.
Ele, como sempre, muito
atencioso, me respondeu de imediato,
assim como o Sidney Gusman, que
também me respondeu de imediato.
Aproveitei a oportunidade para
apresentar o Rascunho e sem ao menos
assim como o Sidney Gusman, que
também me respondeu de imediato.
Aproveitei a oportunidade para
apresentar o Rascunho e sem ao menos
esperar, fui surpreendido com o um elogio
do Maurício de Sousa. Posso dizer que
foi um grande presente neste ano de 2011.
Tony 33 – Taí um ciudadão que preciso
Entrevistar,a final, ele é o Disney nacional,
Ele é o pai de todos nós... (Rsss...). Vamos nessa...
Quais são os cursos específicos que
vocês ministram, hoje?
Alzir – Estamos voltando a todos os
cursos que os alunos procuram aqui em
nosso Estado. Entre eles são: Criação de
Mascote, Arte Conceitual, Texturas de
elementos, Histórias em Quadrinhos,
cursos que os alunos procuram aqui em
nosso Estado. Entre eles são: Criação de
Mascote, Arte Conceitual, Texturas de
elementos, Histórias em Quadrinhos,
Anatomia, Movimento, Luz &Sombra,
Arte-Final, Narrativa, Curso de Pintura
em Aquarela entre outros.
Tony 34 – Há cursos online, também?
Alzir – Não, mas sempre recomendo o
curso online do meu amigo e grande
curso online do meu amigo e grande
desenhista Sebastião Seabra.
Tony 35 – Grande bengala brother, Sebá... mestre
Seabra é gente fina e tá fazendo um grande curso.
Quais são os tipos de quadrinhos mais
requisitados para o mercado externo?
Mangá ou super-heróis?
Alzir – Os estilos ainda são mais
super-hérois. Mangá é muito requisitado,
também. O maior foco é Comics no
estilo Marvel, DC Comics, etc...
super-hérois. Mangá é muito requisitado,
também. O maior foco é Comics no
estilo Marvel, DC Comics, etc...
Tony 36 – Você faz pinturas digitais, é um colorista,
um expert no assunto. Vi seus trabalhos no site
e adorei. Nunca desenhou ou tentou desenhar?
Alzir – Eu sou desenhistas e amo desenhar!
Depois que comecei a realizar o trabalho
com cores, meu tempo ficou muito limitado,
tendo que parar de desenhar.
Hoje desenho apenas para
os meus alunos.
os meus alunos.
pela Internet e achei fantástico tudo o que vêm
fazendo aí na sua região. Estão ministrando aulas,
ensinando uma bela profissão, encaminhando jovens,
agenciando artistas, isto é digno de reconhecimento.
Voces são campeões e bravos guerreiros.
Fizeram tudo isto sozinhos? Do nada?
Digo, sem qualquer ajuda dos órgãos
oficiais estaduais?
Alzir – Com certeza. Sem nenhuma ajuda
financeira de órgãos públicos. Tudo com
investimentos e recursos próprios.
Até por que sempre desejei ter a liberdade
de fazer o que desejava. Mas se um dia
aparecer patrocinadores será um grande
prazer. Estou sempre disponível a
conversar e analisar boas propostas.
Tony 38 – Cadê os empresários locais dispostos
A investir em arte? Isto, sem dúvida, iria facilitar
as coisas pra vocês. Qual é o endereço,
telefone, site, blog, e-mail, do estúdio?
Aposto que muita gente vai querer entrar em
Contato, depois desta esclarecedora entrevista.
Durante a festa de confraternização os colaboradores do Rascunho Studio provaram que são bons de arte e bons de garfo, junto com suas namoradas e esposas |
Emp. Center Ssul R. Santos Dumont, 120 -
1º Andar: 212 -
1º Andar: 212 -
Centro - F.: (083) 3223-1316 / 8833-3791
CEP: 58013-170 - João Pessoa/PB
E-mails:
rascunhostudio@hotmail.com
Skype :
rascunho.studio
Nossos links :
http://twitter.com/nivialves
Orkut
Facebook
Portal do Ilustrador
Quando as feras se encontram |
Tony 39 – Espero que isto lhe traga um bom retorno de
Potencial artístico, bengala brother... prosseguindo...
Antes de abrir o Rascunho Studio você e a
Nivia faziam o quê?
Alzir – Trabalhei em agencias de publicidades e
editoras aqui no Estado. Atualmente ainda sou
colorista pela Editora Grafset. A Nívia Alves
trabalhava no setor administrativo e financeiro
de uma editora aqui em João Pessoa.
Tony 40 – Qual é a dica que você pode
dar aos iniciantes?
dar aos iniciantes?
Alzir – Primeiramente, investir no
aprendizado e praticar bastante.
Depois escutar todas as dicas,
aprendizado e praticar bastante.
Depois escutar todas as dicas,
críticas e elogios de profissionais.
Uma coisa importante é sempre enviar
amostras de trabalhos, porém, selecione
só os seis melhores trabalhos.
Nunca fique se justificando
amostras de trabalhos, porém, selecione
só os seis melhores trabalhos.
Nunca fique se justificando
do trabalho feito para o profissional que
está lhe avaliando.
Aprender a escutar e depois
Aprender a escutar e depois
executar as dicas é sempre o primeiro
grande passo. Críticas neste mercado
não faltam. Mas é preciso saber
que elogiam também existem.
Enfim, é preciso
não faltam. Mas é preciso saber
que elogiam também existem.
Enfim, é preciso
perseverança e muita dedicação.
Tony 41 – E para aqueles que desejam ser
agenciados, publicar lá fora?
Alzir – As dicas são as mesmas:
praticar muito e sempre fazer páginas com
narrativas. Assistir filmes,
praticar muito e sempre fazer páginas com
narrativas. Assistir filmes,
olhar quadrinhos e etc.
O artista deve compreender
O artista deve compreender
que quando um agenciador passa um
teste, este já estará lhe avaliando.
Então, trabalhe como um profissional e
respeite todos os prazos.
teste, este já estará lhe avaliando.
Então, trabalhe como um profissional e
respeite todos os prazos.
Tony 42 – A primeira pessoa que me falou de vocês,
se não me engano, foi o bengala friend Carlos Henry...
parece que ele chegou a trabalhar com vocês,
como contato. Foi isso? E hoje ele
virou concorrente? (Rsss...).
virou concorrente? (Rsss...).
Acho isto normal, muita gente que começou
comigo hoje tem seus próprios estúdios.
Isto é normal...
comigo hoje tem seus próprios estúdios.
Isto é normal...
Alzir – (Riso) Ele foi uma pessoa que me
ajudou no início do Rascunho. Mas não
somos concorrentes não, muito pelo contrário,
somos amigos até hoje
ajudou no início do Rascunho. Mas não
somos concorrentes não, muito pelo contrário,
somos amigos até hoje
e sempre trocamos idéias quando ele aparece
aqui no Rascunho.
Tony 43 - Quantas páginas, atualmente, vocês
chegam a produzir por mês, para editores
nacionais ou estrangeiros?
Alzir – Isso é muito relativo. Depende de cada
projeto que fazemos. Mas a média por
artistas são 22 páginas por mês
Tony 44 - Planos para este ano? Alguma meta?
Alzir – Temos vários, mas ainda não podemos
divulgar. Estamos aguardando grandes
contratos para os nossos artistas.
Sobre o Rascunho
contratos para os nossos artistas.
Sobre o Rascunho
Cursos, nossa meta é trabalhar ainda
mais e melhor para o mercado.
Tony 45 – Uma última pergunta que, com certeza,
muitos desenhistas de HQs devem estar curiosos
para saber...obviamente os preços pagos por
cada editora depende do seu porte ou do tipo
de trabalho à ser executado, correto?
Mas, em média, quanto é que
uma editora, lá de fora,
uma editora, lá de fora,
paga por uma página de quadrinhos,
tipo super-heróis ou mangá?
Alzir – O fator financeiro sempre
fala mais alto em uma profissão.
Os valores são sempre
fala mais alto em uma profissão.
Os valores são sempre
relativos por cada tipo de trabalho.
Temos clientes que pagam por página de
$50 à $250. O valor de uma página é pago
pelo valor que o artistas tem no mercado.
Quanto mais o artista for reconhecido mais
ele ganha. Tem artistas que recebem por
página em torno de $ 800. Mas para se
chegar a este valor, tem que se trabalhar
muito e fazer sempre o seu melhor para
ser reconhecido como muitos
profissionais de hoje em dia.
Tony 46 - Alzir e Nivia Alves , meus
queridos bengalas friends, foi muito
bom tomar conhecimento da existência
de vocês e do trabalho incrível que
vêm realizando aí na Paraíba.
Que Deus ilumine sempre esse
queridos bengalas friends, foi muito
bom tomar conhecimento da existência
de vocês e do trabalho incrível que
vêm realizando aí na Paraíba.
Que Deus ilumine sempre esse
espírito guerreiro, seu e dela, e de
todos os seus colaboradores.
todos os seus colaboradores.
Afinal, um país precisa
de empreendedores, gente com
fibra, com garra.
fibra, com garra.
Gente que faz sonhos virarem realidade,
como vocês. Grato pela atenção, por esta
maravilhosa e elucidativa entrevista. Muito
sucesso e vamos em frente! Há muito o que
fazer ainda. Considerações finais?
Alzir – Agradeço muito a Deus por
todas as conquistas e amigos que
conquistamos todos os dias.
Agradecemos o seu convite
todas as conquistas e amigos que
conquistamos todos os dias.
Agradecemos o seu convite
em poder participar dessa entrevista tão
legal e bem elaborada. Agradecemos à todos
os artistas, alunos e clientes que fazem
tudo isso ser possível a cada dia.
Grande abraço a todos de
toda família Rascunho!
toda família Rascunho!
Copyright 2011\Tony Fernandes\
Estúdios Pégasus\SP\Brasil –
Uma divisão da Pégasus Publicações Ltda
Todos os Direitos Reservados
Demais eu tenho o Alzir no Orkut !o/
ResponderExcluirgostei muito do material. Acho que o que falta no Brasil são bons roteiristas. Será que poderia enviar um trecho de roteiro pra vocês avaliarem e utilizarem com seus desenhistas, como uma forma de montar um portifólio on line? Já tentei reunir um grupo pra desenhar pra mim, pq não tenho tempo de desenhar, mas não consegui. (Aldefran)
ResponderExcluir