HARVEY COMICS!
UM IMPÉRIO NA ERA DE OURO
E NA ERA DE PRATA
DOS QUADRINHOS
AMERICANOS!
Matéria especial - Por Tony Fernandes
NOTA: Se você acha que a Harvey Comics
só publicava títulos infantis está
completamente equivocado.
completamente equivocado.
Você irá se surpreender ao descobrir a
gama de títulos que este verdadeiro império
gama de títulos que este verdadeiro império
editorial da América chegou a publicar.
Leia a matéria a seguir...
Stuntman - Um dos super-heróis lançados pela Harvey
|
como Harvey Publications, foi uma grande
e importante
editora de História
em Quadrinhos dos Estados Unidos.
Ela foi fundada em 1941, por Alfred Harvey,
após este ter comprado a pequena editora
chamada
Brookwood Publications.
Seus irmãos, Robert e Leon, se associaram
a ele, no
negócio, pouco tempo
depois, eles transformaram a pequena
Brookwood na
poderosa Harvey Comics,
um verdadeiro império de
comunicação americana.
Leon Harvey (o irmão gêmeo de Alfred)
era o Editor e Vice-Presidente
e Robert Harvey era o Gerente de Negócios.
COMO TUDO
COMEÇOU...
Inicialmente
a empresa só publicava sob
licença alguns títulos que compravam de
autores ou
outros editores, mas a partir
de 1950 começou a criar e desenvolver
O artista mais criativo da Harvey
foi, sem dúvida, o
lendário
Warren Kremer (1921 - 2003)
um escritor e desenhista que criou e
desenvolveu personagens como Richie
Rich
(Riquinho, no Brasil), Hot Stuff
(Brasinha, no Brasil) e o famoso logo
da
empresa com o Jack-in-The-Box -
um Arlequim que saia de dentro de
uma caixa,
graças a uma mola.
Também conhecido como
João-bobo, no Brasil.
João-bobo, no Brasil.
O estilo
inconfundível de Kremer é
reconhecido como de alta qualidade
até hoje pelos grandes
até hoje pelos grandes
artistas do setor
editorial e do
mundo da animação
mundo da animação
da América e do mundo.
MINI BIOGRAFIA DE UM GRANDE ARTISTA
WARREN KREMER
(Harvey Comics – 1948\1982)
de
Nova Iorque, filho de um pintor de sinais.
Ele adorava e foi influenciado
por artistas, como:
Alex Raymond (Flash Gordon) e Harold Foster
(Príncipe
Valente), entre outros.
Kremer frequentou a Escola
Superior de Música e Arte e
foi graduado pela Escola de Artes
Flash Gordon - Criado por Alex Raymond |
Príncipe Valente de Harold Foster - Edição brasiliera |
Superior de Música e Arte e
foi graduado pela Escola de Artes
Industriais. Assim, ele começou
a fazer layouts, letras e
a fazer layouts, letras e
ilustrações para desenhos animados
e para as revistas de aviação
durante dez anos.
durante dez anos.
Começou a trabalhar com quadrinhos na
pequena Ace Publications.
Seu
primeiro título publicado
foi Hap Hazard.
foi Hap Hazard.
Se casou com uma profissional da
área
bem conhecida, uma letrista chamada Grace.
Devido a uma
hérnia Kremer não foi
mandado para o
front durante a
Segunda Grande Guerra Mundial.
Foi graças ao amigo Steve
Mufatti,
que ele acabou indo
trabalhar na Harvey Comics.
Começou como freelance em 1948.
O então editor Sid Jacobson estava
trabalhar na Harvey Comics.
Começou como freelance em 1948.
O então editor Sid Jacobson estava
decepcionado com a
má concepção da
maioria dos quadrinhos daquela época.
Sid queria algo
diferente, desejava
sair da mesmice que existia
no mercado. A maioria dos
editores se limitavam a fazer
produtos similares aos
concorrentes. Faltava criatividade.
Era preciso criar algo
novo, diferente.
sair da mesmice que existia
no mercado. A maioria dos
editores se limitavam a fazer
produtos similares aos
concorrentes. Faltava criatividade.
Era preciso criar algo
novo, diferente.
Após ter assistido diversos filmes
de animação ele não conseguia
entender por que
os quadrinhos eram inferiores
aos animações desenhos da TV.
Assim, decidiu contratar Kremer para fazer
um
projeto de animação e para renovar
os quadrinhos da Harvey, pois os
editores desejavam
editores desejavam
ampliar a linha de produtos
editorias e a atuação desta
marca no mercado.
editorias e a atuação desta
marca no mercado.
Kremer, após examinar os layouts dos
demais colaboradores decidiu recriar tudo.
Passou a criar personagens bem
melhores e seu traço e estilo eram
marcante e bem diferenciado.
melhores e seu traço e estilo eram
marcante e bem diferenciado.
Hot Stuff (Brasinha, no Brasil) - Todas as capas foram desenhadas por Warren Kremer |
Nota: Este personagem sofreu preconceito, por ser um capetinha. Nunca estreou uma série animada e jamais foi licenciado para produtos de merchandising |
Spooky (Lelo, no Brasil) |
Muitos profissionais admitem que o
estilo de Kremer
influenciou
toda a indústria das Histórias
em Quadrinhos e da
animação daquela época.
toda a indústria das Histórias
em Quadrinhos e da
animação daquela época.
O
artista trouxe ao mercado um novo
conceito de personagens super
carismáticos
destinados as crianças
(pré-adolescentes) e que acabou
conquistando até os
adultos.
O talentoso, desenhista
e roteirista, criou e redefiniu
muitos dos mais conhecidos
personagens da Harvey - inclusive
os títulos que eram licenciados-, como:
Gasper (Gasparzinho), Hott Stuff (Brasinha),
Palooka Joe, Little Audrey
(Aninha, no Brasil), Little Max, Rich
Rick( Riquinho, no Brasil),
e Stumbo The Giant
(Miudinho, no Brasil).
Página de uma das primeiras HQs de Casper |
Richie Rich (Riquinho, no Brasil) |
Stumbo Giant (Miudinho, no Brasil) foi baseado em Gulliver |
Uma das primeiras HQs de Audrey (Aninha, no Brasil) |
Capa por Marty Taras e Kremer Little Dot (Brotoeja, no Brasil) |
Nesta capa de Little Dot encontramos Little Lota (Bolota, no Brasil), que depois ganhou sua própria revista |
Kremer também se destacou como um
excelente desenhista de figuras
humanas ao produzir trabalhos de alta
qualidade para os romances publicados
pela Harvey, para histórias de guerra e
para alguns títulos de terror e
suspense, num período que
ficou conhecido como
“A era de ouro das
HQs americanas”.
excelente desenhista de figuras
humanas ao produzir trabalhos de alta
qualidade para os romances publicados
pela Harvey, para histórias de guerra e
para alguns títulos de terror e
suspense, num período que
ficou conhecido como
“A era de ouro das
HQs americanas”.
Outros trabalhos de Kremer |
Câmara de Calafrios - Série de suspense que fez sucesso |
Arte: Joe Simon e Jack Kirby |
HQs de suspense |
Warren Kramer em pouco
tempo se tornou
o principal artista da Harvey, onde
trabalhou durante 35 anos na maior
parte do
tempo como diretor de arte.
Além de fazer os desenhos a lápis para
todos os personagens daquela casa
editorial Kremer também fazia
storyboards,
para os desenhos animados,
artefinalizava alguns trabalhos e dava um
show de
pintura ao fazer as capas dos
principais títulos da casa.
além de fazer
outros trabalhos
dentro da empresa.
dentro da empresa.
A maioria dos artistas da divisão
de arte e criação das revistas de humor
de arte e criação das revistas de humor
da Harvey eram instruidos para imitar
o
estilo de Kremer, que havia caído
no gosto popular e que fizera aumentar
consideravelmente as vendas
dos produtos.
dos produtos.
A carreira de Kramer
pós-Harvey
em 1982, ele passou a desenhar vários
personagens para a Marvel Comics e
para
a Star Comics.
Fez: Eworks, Terry Planet, Roy Royal e
Fez: Eworks, Terry Planet, Roy Royal e
Top Dog, entre
outros trabalhos marcantes.
Em 1989, ele foi vitimado por um
problema
grave vascular que o impedia de
desenhar com a mão esquerda –
ele era canhoto.
ele era canhoto.
Tentou usar a mão direita,
mas acabou desanimando com
os péssimos resultados e
mas acabou desanimando com
os péssimos resultados e
decidiu parar de desenhar.
Kremer, na Marvel |
Warren Kremer em idade avançada viveu em Bloomfield, Nova Jersey e faleceu no hospital de Glen Ridge em 2003. |
A OPINIÃO DOS
OUTROS
PROFISSIONAIS
“Ele foi um dos melhores e mais criativos
desenhistas que surgiu na
América”, declarou
a desenhista da Marvel, Marie Severin, irmã
do também
desenhista da
Marvel John Severin.
Marvel John Severin.
de animação, todos nós tínhamos que
se adaptar ao estilo dele ou deixar
nossos
empregos! O homem era bom demais.
Entendia muito sobre arte.” –
afirmou Martin
Taras, um famoso e respeitado
animador da época e artefinalista
de quadrinhos.
de quadrinhos.
ALFRED HARVEY,
O FUNDADOR DA
EMPRESA
empresário da área de comunicação da América,
que ficou conhecido como um dos
fundadores
da famosa Harvey World Famous Comics –
na era de ouro dos
quadrinhos-, uma
empresa que produzia História em
Quadrinhos e desenhos
animados para a TV.
animados para a TV.
Alfred também criou Richie
Rich (Riquinho)
Rich (Riquinho)
e Little Dot
(Brotoeja, no Brasil).
Além de ter criado os dois personagens
infantis ele também criou a super-heroína
Pantera Negra em parceria com o
desenhista Al Gabrielle.
Um sucesso de vendas na época.
A casa editorial dos Harvey
Black Cat foi um grande sucesso, como afirmava este anúncio daquela época! |
sempre deu
oportunidade para
muita gente entrar no concorrido
muita gente entrar no concorrido
mercado das Histórias em Quadrinhos.
Foi nessa editora que o jovem e talentoso
desenhista Don Heck começou sua
carreira profissional.
Tempos depois, Don Heck, ficou
famoso
fazendo desenhos para diversos
super-heróis da Marvel.
Don Heck |
fazendo desenhos para diversos
super-heróis da Marvel.
QUANDO O EDITOR
SE APOSENTA
SE APOSENTA
Alfred Harvey se aposentou em 1982 e sua
empresa foi vendida para a HMH
Communications sete anos depois.
O nome da
empresa foi mudado
imediatamente para Harvey
Comics Entertainment.
imediatamente para Harvey
Comics Entertainment.
O mascote, símbolo da Harvey – o Arlequim
de mola que saia de uma
caixinha-surpresa,
uma reminiscência ao mascote/logo
do Famous Studios, que
aparecia nas
séries de desenhos animados da
Noveltoons nos anos de 1940
até
1960 foi eliminado.
Atualmente é a Classic
Atualmente é a Classic
Media empresa da Entertainment
Rights PLC que é a proprietária dos
antigos desenhos animados da Harvey.
No Brasil, os quadrinhos da Harvey
Comics
foram publicadas, com sucesso, por
diversas editoras, tais como:
O
Cruzeiro, Rio Gráfica e Edirtora
MERCADO,
UM CARRO-CHEFE
esta casa editorial renomada, os
os mais conhecidos e que ela usava
sob licença estavam:
sob licença estavam:
Gasparzinho, Baby Huey (Bronco ou
Huguinho no Brasil),Herman e Katinap,
Little Audrey (Tininha, no Brasil),
Tommy Tortoise e More Hare e a série
Modern Madcaps.
Huguinho no Brasil),Herman e Katinap,
Little Audrey (Tininha, no Brasil),
Tommy Tortoise e More Hare e a série
Modern Madcaps.
criados pelo estúdio de animação
Famous da Paramount
Pictures durante
a década de 40 e seus desenhos
animados fizeram muito sucesso
até o início da década de 50.
A Harvey Comics publicou muitos
quadrinhos baseados nos personagens do
Famous Studio, mas também criou
seus próprios
personagens,
como Richie Rich e Little Dot
(Brotoeja) e outros.
Uma das primeiras HQs publicadas de Casper |
Original em que os desenhos estão mais evoluidos |
(Gasparazinho, o Fantasminha Camarada,
no Brasil), que se tornou o maior
sucesso editorial da empresa,
tornando-se o carro-chefe.
OUTRAS PUBLICAÇÕES
DA HARVEY
A Harvey também adquiriu a licença para
a publicação de personagens bastante
conhecidos de tiras de jornais, como:
Mutt
e Jeff e Sad Sack – um personagem
na linha de Recruta Zero, mas que
foi criado bem antes do
famoso personagem de Mort Walker
e que caiu nas graças dos militares
americanos e do público em geral.
e que caiu nas graças dos militares
americanos e do público em geral.
A empresa
tinha uma linha
editorial bem diversificada.
editorial bem diversificada.
Entre os anos 50 e 60 enveredou
também pelos gêneros:
também pelos gêneros:
super-heróis, suspense, terror
e faroeste.
e faroeste.
Os antigos desenhos criados pelo
Famous Studio foram reformulados
e lançados em quadrinhos
e lançados em quadrinhos
e novas
animações foram produzidas
e distribuídas para a televisão como
Harveytoons.
Gasparzinho, o fantasminha camarada,
se mostrou muito carismático
e se tornou muito popular com
incrível rapidez .
Gasparzinho, o fantasminha camarada,
se mostrou muito carismático
e se tornou muito popular com
incrível rapidez .
Os
personagens ligados ao universo de
Casper, como: The Ghostly
(Trio Assombro - nome dado no Brasil),
Hot Stuff The Little Devil (Brasinha,
no Brasil ), Wendy The Good Little Witch
(A bruxinha Luisa, no Brasil),
Stumbo The Giant (Miudinho, no Brasil)
e Spooky The Tuff Little Ghost
(Lelo, o Fantasminha Travesso, no Brasil),
foram todos adicionados a linha Harvey de
produtos editorias e alguns deles
chegaram até a ganhar edições
próprias e foram comercializados
em licenciamentos para
merchandising .
Casper, como: The Ghostly
(Trio Assombro - nome dado no Brasil),
Hot Stuff The Little Devil (Brasinha,
no Brasil ), Wendy The Good Little Witch
(A bruxinha Luisa, no Brasil),
Stumbo The Giant (Miudinho, no Brasil)
e Spooky The Tuff Little Ghost
(Lelo, o Fantasminha Travesso, no Brasil),
foram todos adicionados a linha Harvey de
produtos editorias e alguns deles
chegaram até a ganhar edições
próprias e foram comercializados
em licenciamentos para
merchandising .
OS PRODUTOS
HARVEY
SAEM
DO MERCADO
Alfred Harvey (à esquerda), Fred e George Baker |
suas publicações no período entre 1982-1986.
Alguns dos seus principais personagens
passaram a ser publicados pela Marvel
Comics Group, que chegou até a lançar
a revista do Gasparzinho - duas edições
foram publicadas em maio de 1997-,
além da adaptação do filme.
passaram a ser publicados pela Marvel
Comics Group, que chegou até a lançar
a revista do Gasparzinho - duas edições
foram publicadas em maio de 1997-,
além da adaptação do filme.
A Harvey foi vendida mais uma vez em
1990 para Jeffrey Montgomery-
que anos depois também editou
algumas revistas e
fez filmes animados.
Seguindo mesma linha criada pelos irmãos
Harvey, Jeffrey, também
lançou HQs
licenciadas, como: Popeye e o Gato
Félix, sem obter sucesso quando a empresa
passou a se chamar Harvey Entertainment.
passou a se chamar Harvey Entertainment.
Também decidiu republicar quadrinhos no
início
dessa década, com o título de
vendeu os direitos dos personagens
para a Classic Media, que os publicou
sob licença. Pouco
tempo depois,
a Harvey Entertainment teve seu
nome mudado para Sunland
Entertainment.
O personagem Sad Sack é ainda
de propriedade dos herdeiros
dos Harvey,
assim como a heroína Black Cat, dois
grandes títulos do passado que
também fizeram muito sucesso.
A DISTRIBUIÇÃO DOS
DESENHOS ANIMADOS
Durante muitos anos a distribuição dos
desenhos da Harveytoons Show
ficaram a cargo da Worldvision.
ficaram a cargo da Worldvision.
Esta empresa distribuia as
primeiras séries produzidas pelo Famous
Studios e durante algum tempo as
séries animadas produzidas pelo
famoso Fleischer Studios, até
famoso Fleischer Studios, até
ser incorporada à divisão de
TV da Paramount Pictures.
Atualmente, é a
Classic Media que
distribui os clássicos desenhos
animados agora chamados de
Harveytoons.
Porém, as Histórias em Quadrinhos desses
simpáticos personagens
aos poucos foram desaparecendo
do mercado.
animados agora chamados de
Harveytoons.
Porém, as Histórias em Quadrinhos desses
simpáticos personagens
aos poucos foram desaparecendo
do mercado.
NOVAS EDIÇÕES
ESPECIAIS PARA
ESPECIAIS PARA
COLECIONADORES
Comics Classics, que traz mais de
100 HQs. São arquivos antigos
restaurados
que apresentam histórias produzidas entre
1949 e 1966. Na coleção há a edição especial
de Casper The Friendly Ghost (Gasparzinho),
chamada Harvey Classics Vol. 1.
TRata-se de uma edição
chamada Harvey Classics Vol. 1.
TRata-se de uma edição
especial comemorativa pelo sexagésimo
Esta publicação luxuosa e imperdível
em 480 páginas e fará os antigos leitores
da série a relembrar suas infâncias,
com certeza.
Richie Rich (Riquinho) também ganhou
aniversário da estréia de Casper –
com HQs desenhadas por Steve
Muffatti e Ernie Colon.Esta publicação luxuosa e imperdível
em 480 páginas e fará os antigos leitores
da série a relembrar suas infâncias,
com certeza.
Richie Rich (Riquinho) também ganhou
um álbum especial que
reúne as
clássicas histórias dos anos 60 e 70.
Este personagem foi criado por Sid
Jacbson e
Warren Kremer.
Little Dot (Brotoeja), que surgiu como
HQ na revista SAD SACK , em 1949, e
que foi criado por Leon Robert e que só
ganhou revista própria em 1953.
também faz parte da coleção.
Little Dot (Brotoeja), que surgiu como
HQ na revista SAD SACK , em 1949, e
que foi criado por Leon Robert e que só
ganhou revista própria em 1953.
também faz parte da coleção.
Hot Stuff (Brasinha) e as Meninas
da Harvey também fazem parte
desta preciosa e sensacional
coleção da Dark Horse.
da Harvey também fazem parte
desta preciosa e sensacional
coleção da Dark Horse.
Little
Audrey (Aninha, no Brasil),
que começou como desenho
animado da Paramount-, e Little
que começou como desenho
animado da Paramount-, e Little
Lota (Bolota,no Brasil) também
ganharam edições clássicas pela Dark .
ganharam edições clássicas pela Dark .
Essas edições são luxuosas,
com capas cartonadas e reuném
as primeiras histórias
de cada série.
Cada uma dessas edições tem mais
de 100 páginas.
Essas edições especiais custam
em média $ 19,95 USD.
as primeiras histórias
de cada série.
Cada uma dessas edições tem mais
de 100 páginas.
Coleção Harvey Classics da Dark Horse Volume 5 - As Meninas da Harvey |
em média $ 19,95 USD.
Elas podem ser encontradas em
livrarias especializadas,
gibiterias e
importadoras de
Histórias em Quadrinhos.
Histórias em Quadrinhos.
RELAÇÃO DE
PERSONAGENS
LANÇADOS
PERSONAGENS
LANÇADOS
PELA HARVEY COMICS
RGE, no
Brasil. Também era chamado de
Huguinho nos desenhos exibidos na TV brasileira)
2- Bunny Ball (tentativa em vão da Harvey em
conseguir conquistar o
mercado
adolescente americano, que pertencia a
Archie Comics).
adolescente americano, que pertencia a
Archie Comics).
3- Flat-Top
4- Herman and Katnip
5- Lackie Jokers - O príncipe palhaço do mundo artístico
6- Little Audrey (Tininha, no Brasil – Lançado pela RGE)
7- Little Dot (Brotoeja, no Brasil- RGE)
8- Little Lotta (Bolota, no Brasil- RGE)
Little Lota (Bolota # 135) - edição brasileira da RGE9- Mayda MunnyMazie |
10- Modern Madcaps (personagens avulsos)
11- Rags Rabbit
14 - Stumbo The Giant (Miudinho, no Brasil –
foi publicado pela editora O Cruzeiro e RGE)
foi publicado pela editora O Cruzeiro e RGE)
15 -Tommy Tortoise and Moe Hare
que fez muito sucesso)
2- Boy’s Ranch (série de western
criada por Joe Simon
e Jack Kirby)
5- Human Meteor
6- Phantom Sphinx
7- Red Blazer
8- Spirit of’76 (Edição foi relançada
por Roy Thomas, na Marvel
9- Stuntman (criado por Joe Simon)
10- Zebra
11- Barry Kuda
12- Black Orchid
13- Blazing Scarab
14- Clown
16- Firebrand
17- Neptina
18- Night Hawk
19- Red Demon
20- Red Blazer
21- Scarlet Arrow
22- Scarlet Nemesis
23- Scarlet Phantom
24- Spitefire (Mahon)
25- Spyman
26- White Mask
27- Vespa
PUBLICAÇÕES
DA HARVEY
NA ERA DE PRATA
2- Captain 3-D (de Simon e Kirby)
3- Capitain Flower
4- Fighting
American (de Joe Simon)
5- Fruitman (de Warren
Harvey)
6- Glowing Gladiator
10- Man in Black
11- Miracles, Inc
12- Pirana (de Joe Simon)
13- Sooper Hippie
14- Spyman (de Joe Simon)
14- Spyman (de Joe Simon)
OUTROS TÍTULOS
LICENCIADOS
PUBLICADOS
PELA HARVEY
WXYZ, de Detroit, em
janeiro de 1931, virou
revista em quadrinhos, série de TV
e recentemente ganhou um longa metragem,
numa nova versão).
Casper
e recentemente ganhou um longa metragem,
numa nova versão).
Casper
Dick Tracy
Invisible Scarlet (Tiras montadas – criada em 1943)
Mutt e Jeff
Mandrake (Tiras remontadas da
King Features- Personagem criado em 1934,
por Lee Falk).
por Lee Falk).
The Phantom (Tiras remontadas – Personagem
criado em 1936, por Lee Falk).
criado em 1936, por Lee Falk).
O’Neil
UM FENÔMENO DE
VENDA CHAMADO
VENDA CHAMADO
CASPER
(Gasparzinho)
quando a Paramount Pictures lançou
o
desenho animado “O Fantasma Amigável”.
Depois, o personagem só
reapareceu em
1948 e em 1949
em dois outros filmes animados.
Graças a popularidade alcançada por
esta animação é que o personagem
acabou ganhando uma
acabou ganhando uma
série animada para a TV.
E devido ao sucesso da série animada
da TV ele se tornou
da TV ele se tornou
um dos personagens mais populares
e queridos do
mundo.
Em 1952, a Harvey adquiriu os
Em 1952, a Harvey adquiriu os
direitos para a publicação de Casper.
Assim, ela passou a ser a única casa
Assim, ela passou a ser a única casa
editorial a ter o direito de
lançar as revistas desse incrível
lançar as revistas desse incrível
personagem infantil.
Quatro anos depois, os irmãos
Harvey compraram definitivamente os
direitos do personagem e
passou a
publicar as revistas dele por mais de 40 anos.
Publicando Casper e uma gama de
personagens de HQs os Harvey conseguiram
construir um verdadeiro império
personagem, ainda hoje, que o super
premiado diretor cinematográfico
Steven Spielberg
premiado diretor cinematográfico
Steven Spielberg
decidiu
produzir o longa metragem de
Casper para o cinema, dois adicionais
para vídeo e
uma nova série
animada para a TV.
CURIOSIDADE
Casper - Este foi o nome dado ao módulo
de comando da nave espacial americana
Apolo 16 - que foi lançada em maio de 1969-,
em homenagem ao personagem criado
e lançado pelos irmãos Harvey, em 1940.
OUTROS SUCESSOS
Outros personagens foram lançados
pela Harvey com sucesso, como:
Black Cat e Sad Sack. Este último
foi criado pelo genial George Baker.
CURIOSIDADE
Casper - Este foi o nome dado ao módulo
de comando da nave espacial americana
Apolo 16 - que foi lançada em maio de 1969-,
em homenagem ao personagem criado
e lançado pelos irmãos Harvey, em 1940.
OUTROS SUCESSOS
Outros personagens foram lançados
pela Harvey com sucesso, como:
Black Cat e Sad Sack. Este último
foi criado pelo genial George Baker.
GEORGE BAKER
(1915-1971)
Ele nasceu em 22 de maio de 1915 em Lowell,
Massachucetts. Completou o ensino médio
e teve diversos empregos. Foi empregado
de uma tinturaria e até motorista de
caminhão. Sua carreira artística começou
como desenhista de panelas e frigideiras
para anúncios de jornais, quando arrumou
emprego em uma agência de
publicidade.
(1915-1971)
Ele nasceu em 22 de maio de 1915 em Lowell,
Massachucetts. Completou o ensino médio
e teve diversos empregos. Foi empregado
de uma tinturaria e até motorista de
caminhão. Sua carreira artística começou
como desenhista de panelas e frigideiras
para anúncios de jornais, quando arrumou
emprego em uma agência de
publicidade.
Em 1937, ele foi para Hollywood para
trabalhar para Walt Disney.
trabalhar para Walt Disney.
Durante quatro anos trabalhou com os
personagens Disneys e participou da
criação de desenhos animados de:
personagens Disneys e participou da
criação de desenhos animados de:
Pinocchio, Fantasia, Dumbo e Bambi.
Depois, foi convocado para o exército
em junho de 1941.
À noite, no exército, Baker
vivia fazendo desenhos
vivia fazendo desenhos
sobre a vida dos militares.
Foi nessa época que criou Sad Sack ,
um civil triste, desnorteado e totalmente
atrapalhado, que vivia tentando
ser um soldado de verdade. Quando a guerra
atrapalhado, que vivia tentando
ser um soldado de verdade. Quando a guerra
acabou Baker voltou para a América e saiu
pelas editoras oferecendo seu personagem
militar, mas ninguém se interessou
em lançar a série.
em lançar a série.
SAD SACK se tornou tão popular entre os fuzileiros americanos, que virou filme interpretado por Dean Martin e Jerry Lewis, dois super comediantes da época. |
SURGE UMA BOA CHANCE
Uma nova revista destinada
aos militares americanos chamada
Yank (Ianque) tinha sido
lançada e os editores convidaram
Backer para colaborar para a
revista com seu militar
trapalhão.
Para
manter o autor a par dos desenvolvimentos
tecnológicos dos fuzileiros navais e para
que o
autor pudesse também manter
atualizado o seu personagem a editora
de Yank lhe
enviava dezenas de fotos dos
acampamentos do exército, no
Panamá, na África e
na Itália, mensalmente.
Sad Sack saiu na capa da edição de primeiro aniversário da revista |
Na verdade, segundo declarou Baker,
quem criou a primeira imagem do personagem
foi um grande amigo chamado sargento
Gregor Ducan, que estava no front na
Europa, antes de ser morto durante
um avanço dos aliados em Roma.
Mas as
características finais do personagem
foram realizadas por Backer, algum tempo depois.
foram realizadas por Backer, algum tempo depois.
GEORGE BACKER
Curiosamente, tanto Alfred Harvey (foto), quanto Baker foram militares, naqueles anos turbulentos do grande conflito mundial |
Quando a guerra acabou Backer era sargento.
De volta a América foi para a costa oeste de
Chicago na esperança de
voltar a trabalhar
para a equipe de Walt Disney.
Mas, a coisa tinha mudado.
Para voltar a trabalhar com animação teve
que se submeter, durante vários
meses,
a um curso intensivo sobre as
novas técnicas de animação.
Todos os candidatos tinham
que passar por aquilo.
Por fim, ele foi aprovado e encaminhado
para o departamento de efeitos
especiais.
Apesar dele ainda estar servindo e estar
feliz, fazendo aquilo que
gostava, o
melhorar o faturamento, seu orçamento.
Foi aí que ele decidiu recriar totalmente
o universo daquele personagem
militar.
Primeiro analisou e chegou a conclusão
que apesar de aparentemente os
militares
americanos parecerem fortes e bem
preparados para o combate ele sabia
que
a verdade por trás dessa falsa imagem
não condizia com a realidade, ao
relembrar
suas experiências no exército.
Daí decidiu transformar o personagem
num
militar com uma expressão
facial bem triste (sad),
facial bem triste (sad),
cansado, indefeso, inseguro e trapalhão,
mas que se esforçava na expectativa de
servir sua Pátria. Sonhava em
mas que se esforçava na expectativa de
servir sua Pátria. Sonhava em
e ser um militar exemplar, apesar
Um dia, o autor não foi trabalhar e decidiu
mostrar as primeiras tiras de Sad
Sack
em alguns jornais. As tentativas
não deram em nada.
não deram em nada.
Procurou Simon and Schuster, renomados
editores
na época. Mas, estes observaram
as primeiras pranchas com indiferença,
afinal o personagem era desconhecido.
afinal o personagem era desconhecido.
Backer recebeu inúmeros "Nãos!".
Voltar a publicar sua criação
Voltar a publicar sua criação
estava se tornando um problema.
Meses depois, o Comitê de Defesa e Recreação
de Nova Iorque promoveu um
concurso
de cartuns militares. Backer não perdeu tempo
e se inscreveu. Sad Sack ganhou o
e se inscreveu. Sad Sack ganhou o
primeiro prêmio, uma máquina
de escrever
e muita publicidade gratuita.
De uma hora para a outra todos os jornais
do país passaram a publicar suas tiras.
Com a grande exposição
do país passaram a publicar suas tiras.
Com a grande exposição
na mídia não tardou para que o Major
Hartzell
Spence lhe enviasse uma carta lhe
pedindo amostras dos seus cartuns,
gostou
e decidiu encomendar o
material para a revista que editava
chamada GI Joe.
O
autor se empolgou. Mas, a grande estrela
desta revista era o desenhista Dave Breger,
que era reconhecido nacionalmente como o
que era reconhecido nacionalmente como o
cartunista\soldado oficial do exército americano
e que
publicava seu material no importante
jornal The Saturday Evening Post.
jornal The Saturday Evening Post.
Apesar de ter um desenho e piadas inferiores
a Sad Sack o personagem criado por
Breger era o que mais se destacava
na revista, enquanto Sad Sack
ficava num segundo plano.
O DESTINO A FAVOR
Oito meses depois, Breger foi enviado
a Sad Sack o personagem criado por
Breger era o que mais se destacava
na revista, enquanto Sad Sack
ficava num segundo plano.
O DESTINO A FAVOR
Oito meses depois, Breger foi enviado
para Londres como membro de uma comissão,
como segundo tenente, do serviço especial.
como segundo tenente, do serviço especial.
Assim, por falta de tempo, ele acabou
abandonando os desenhos,
abandonando os desenhos,
pois o editor da revista
só queria
colaboradores diretamente
ligados aos fuzileiros navais.
Com a saída do concorrente,
Sad Sack continuou por cerca de dois
Sad Sack continuou por cerca de dois
anos como o único personagem de humor
militar a ser publicado
militar a ser publicado
regularmente naquela revista, até que
um certo Tom Flannery foi
um certo Tom Flannery foi
descoberto pelo Bureau de Londres.
Assim, os cartuns de Flannery também
começaram a ser publicados nas páginas
começaram a ser publicados nas páginas
da GI Joe,
com sucesso.
Pouco tempo depois, houve um desacordo
entre o editor e o artista, que acabou
se auto-demitindo. Mas, mesmo assim Sad
Sack não iria reinar absoluto
nas futuras edições.
Surge outro
cartunista\militar:
Ernye Pyle
cartunista\militar:
Ernye Pyle
Os cartuns de Ernye também passaram a ser
publicados na revista. Agora as edições
traziam dois personagens que satirizavam
os militares.
Entretanto, publicar é como estar numa
vitrine expondo um produto, que
cedo ou tarde poderá ser levado por
alguém interessado. Pensando
nessa hipótese o autor de Sad Sack
decidiu continuar firme publicando seu
personagem, apesar do pouco
dinheiro que recebia pelo
trabalho.
publicados na revista. Agora as edições
traziam dois personagens que satirizavam
os militares.
Entretanto, publicar é como estar numa
vitrine expondo um produto, que
cedo ou tarde poderá ser levado por
alguém interessado. Pensando
nessa hipótese o autor de Sad Sack
decidiu continuar firme publicando seu
personagem, apesar do pouco
dinheiro que recebia pelo
trabalho.
Bill Mauldin, da Divisão de Notícias 45,
ao ver as tiras de Sad Sack
ao ver as tiras de Sad Sack
ficou
tão impressionado com os desenhos
que decidiu, de imediato,
escrever
uma coluna inteira
elogiando o trabalho do criador
daquela série hilariante.
daquela série hilariante.
EM BUSCA DA FAMA
Certo dia, o autor de Sad Sack pensou
em sair pelos campos de
treinamento do
exército, por todo o país, divulgando
seu trabalho e a revista
como um
vendedor ambulante, distribuindo
folhetos promocionais, etc.
Achava que aquele seria o único
jeito de tornar sua criação
bem conhecida.
Contou a ideia para seu editor,
Achava que aquele seria o único
jeito de tornar sua criação
bem conhecida.
Contou a ideia para seu editor,
que adorou e sugeriu que
ele também levasse nessa maratona
folhetos para
angariar
assinaturas dos leitores, visto
que a distribuição da revista
era mal feita.
que a distribuição da revista
era mal feita.
A revista dirigida para os militares tornou Sad Sack muito popular |
brilhante idéia e mandou fazer um
cartaz com a imagem do personagem
que dizia:
“Faça uma assinatura anual e leia
Sack
Sad semanalmente”.
A pequena editora da revista cresceu
relativamente, mas o autor não
ganhou um centavo a mais por ter
feito uma verdadeira peregrinação
para divulgar o periódico e sua
criação.
A pequena editora da revista cresceu
relativamente, mas o autor não
ganhou um centavo a mais por ter
feito uma verdadeira peregrinação
para divulgar o periódico e sua
criação.
Durante 21 edições Sad Sack
saiu
regularmente.
O personagem agradou os leitores, que
viam nas HQs dele uma
linguagem
universal capaz de ser entendida por
um militar de qualquer parte do
mundo e o material era bem humorado.
Inconformado, quando ele estava prestes
a sair da revista o autor
recebeu um
chamada da Procuradoria Oficial Militar
do Quarto Comando de
Serviço,
que informava que os fuzileiros
pretendiam lançar uma grande campanha
publicitária usando a imagem de Sad Sack
e que para tal feito precisavam da
permissão do autor.
A proposta era irrecusável. Há muito tempo
Backer esperava por algo assim
tão grandioso.
O cartaz da campanha foi visto por todo
pretendiam lançar uma grande campanha
publicitária usando a imagem de Sad Sack
e que para tal feito precisavam da
permissão do autor.
A proposta era irrecusável. Há muito tempo
Backer esperava por algo assim
tão grandioso.
O cartaz da campanha foi visto por todo
o país e dizia: “ Não seja como Sad
Sack, realiste-se no exército!”
Depois disso, surgiram
Até hoje as revistas destinadas aos fuzileiros americanos fazem questão de relembrar Sad Sack, um grande sucesso de George Baker. Ilustração da capa da revista Soldiers |
inúmeros convites, inclusive
de grandes editores de quadrinhos e,
por fim, Sad Sack ganhou seu próprio
título pela Harvey e acabou indo
parar nos principais pontos
por fim, Sad Sack ganhou seu próprio
título pela Harvey e acabou indo
parar nos principais pontos
de venda da América.
Este militar trapalhão passou a ser um dos
Este militar trapalhão passou a ser um dos
personagens mais popular da
América e um campeão de venda.
Backer criou e desenvolveu um dos
grandes títulos recordistas de
vendas da Harvey.
vendas da Harvey.
George Baker nasceu em 1915
e faleceu em 1946.
RICHIE RICH NUMA
NOVA VERSÃO
A editora APE Entertainment em parceria
com a Classic Media lançaou uma
antiga série da Harvey - Richie Rich -, numa
nova e espetacular versão.
A primeira série desse
clássico foi planejada para
ter 4 edições.
Entre os inúmeros profissionais envolvidos nesse novo projeto de quadrinhos está o desenhista brasileiro Marcelo Ferreira, que reside no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. |
Marcelo é professor de arte e sócio da Escola Ânima Academia de Arte. |
Se você é fã desse clássico personagem da Harvey não pode perder esta espetacular edição, já à venda, nas importadoras, gibiterias e livrarias especializadas. |
NOTAS: 1 - Na verdade Beetle Bayley
(Recruta Zero, no Brasil) foi criado
para concorrer com Sad Sack
que fazia muito sucesso.
2 - CASPER e todos os personagens Harvey
atualmente são propriedade e
marcas registradas
da Harvey Entertainment, Inc.
3- As imagens utilizadas nessa matéria
especial de divulgação tem o caráter
meramente ilustrativo e seus
Direitos Autorais pertencem
aos seus autores ou
representantes legais.
LEIA MAIS UMA ENTREVISTA
SUPER INTERESSANTE SOBRE
O MESTRE...
ALBERTO GIOLITTI,
ALBERTO GIOLITTI,
O DESENHISTA ITALIANO
QUE MAIS DESENHOU
PERSONAGENS FAMOSOS
AMERICANOS EM...
QUE MAIS DESENHOU
PERSONAGENS FAMOSOS
AMERICANOS EM...
Copyright 2011\Tony
Fernandes\Estúdios Pégasus
Uma Divisão de Arte e
Criação da
Pégasus Publicações Ltda
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Reservados.
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Inc.
Todos os direitos reservados.
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