ENTREVISTA COM
CARLOS DA CUNHA -
ESCRIBA, PUBLICITÁRIO, DESENHISTA,
AUTOR DE CHICO DE OGUM E
EX-EDITOR!
FOI SÓCIO DO LENDÁRIO
MINAMI KEIZI!
Ele Também tem origem humilde. Veio do interior de São Paulo,
batalhou e realizou muita coisa em prol das HQs tupiniquins
e nunca fez estardalhaço dos seus feitos.
Pensei até que fosse mineirim comi quieto, dancei... (Rsss...).
Este mestre que se confessa não entender nada de negócios
sempre foi dono de uma personalidade, seriedade, honestidade
e cultura impar. Ao longo de sua brilhante carreira se
revelou um grande escriba, criador de vários personagens
tipicamente nacionais, fez importantes parcerias e sua editora,
onde teve como sócio o lendário e saudoso Minami Keizi,
foi a primeira a lançar Conan no Brasil, na década de 70,
além de dar oportunidade aos iniciantes, como eu, na época.
Observem a seguir, como foi o primeiro contato, via e-mail,
para que eu conseguisse que ele desse este importante
depoimento... um diálogo hilário... (Rsss...).
Prova do seu bom humor...
Tony: Caro amigo, chegou a hora de vc conceder
para mim e para todos os seus fãs uma entrevista..
CUNHA: ONDE ESTÃO, ONDE ESTÃO?
Tony: (Rsss..) Estou postando lá no meu Blog uma série
de entrevistas de gente como você, criativa,
inteligente e que faz acontecer...
CUNHA: PÁRA COM ISSO...
Tony: Vai ser modesto assim lá longe...
Com voces, mais uma entrevista reveladora
e interessante, com mais uma dessas feras
das HQs brasileiras.
Curtam a maravilhosa entrevista com o mestre
Carlos da Cunha e conheçam um pouco mais
sobre este nobre bengala
friend e guerreiro!
CURTAM ESTE MARAVILHOSO
DEPOIMENTO...
DEPOIMENTO...
Tony 1: - Que bom poder entrevistar você, meu velho e
querido amigo. Sempre fui fã dos seus textos
maravilhosos. Você tem cara de mineiro, sabia?
Minas é o celeiro de grandes escritores, poetas,
contistas, romancistas... será que acertei?
Em que dia, mês e ano você nasceu e em
que estado, meu bengala-friend? (Rsss...)
CUNHA: CARA DE MINEIRO PODE SER. SANGUE,
UM POUQUINHO. MEU AVÔ PATERNO ERA DE MINAS.
O MATERNO ERA ITALIANO DE CARRARA.
MEUS PAIS, IRMÃOS E EU, SOMOS CAIPIRAS DO
INTERIOR DE SÃO PAULO. VAGI PELA PRIMEIRA
VEZ EM PRESIDENTE PRUDENTE NOS LONGÍNQÜOS
1933, NUM DIA 8 DO MÊS DE JULHO.
Tony 2: Uai, sô? Num é mineirim, não? (Rsss...)
Como e quando seu interesse foi despertado para
o mundo das artes, das publicações, das HQs?
CUNHA: DESDE QUE ALFABETIZADO.
LIA QUADRINHOS COM MEU AMIGO ANTONIO
AULÍSIO, NA PEQUENA CIDADE DE SALTO GRANDE
ONDE VIVI DE 1 A 17 ANOS. COMPRAVA
MINHAS REVISTAS DE UM JORNALEIRO
DE TREM DE PASSAGEIROS DA SOROCABANA,
POIS NA CIDADE NÃO HAVIA REVISTARIA.
ORLANDO, ERA O NOME DO JORNALEIRO,
QUE PARA ESPANTO MEU, TOMAVA O
TREM JÁ EM VELOCIDADE, COM APENAS
UMA DAS MÃOS, POIS A OUTRA ESTAVA
OCUPADA EM CARREGAR AS REVISTAS E
JORNAIS. NESSA ÉPOCA EU VENDIA DOCES,
FRUTAS, PASTÉIS E PEIXE FRITO NA
PLATAFORMA DA ESTAÇÃO PARA AJUDAR
MINHA MÂE. FOI ATRAVÉS DESSAS REVISTAS
QUE CONHECI OS DESENHOS DE NICO ROSSO,
QUE DEPOIS, MUITO DEPOIS, CRUZOU MEU
CAMINHO E GRAÇAS A DEUS FORMAMOS
UMA BELA DUPLA.
Tony 3: Sem dúvida... um bom escriba e um grande
rabiscador... deu coisa boa. Quais eram seus
heróis preferidos?
CUNHA: SOU DO TEMPO DO GIBI (MESMO), DO
GURI, DO SUPLEMENTO JUVENIL, DO TICO-TICO, ETC.
TENHO NA MINHA LEMBRANÇA HERÓIS QUE VOCÊ
NUNCA OUVIU FALAR. CONHECEU O CORINGA?
NÃO O DO BATMAN. CONHECEU O TITÃ?
O VINGADOR? O CAVALEIRO NEGRO,
CAPITÃO AMÉRICA, ROCKY LANE, DON CHICOTE,
ZORRO, BRONCO PILER (E CASTOR), DON WINSLOV,
NYOKA, ESCARLATE E PINKY VOCÊ CONHECEU.
AGORA, FALAR DO FANTASMA, PRÍNCIPE
VALENTE, MANDRAKE , BRUCUTU JÁ É MARMELADA...
O ESPAÇO, SEJA LÁ PARA O QUE FOR, PARA CITAR
HERÓIS DOS QUADRINHOS, SEMPRE É PEQUENO.
Tony 4: Com certeza... (Rsss...) A maioria dos cowboy
e heróis Também cheguei a lê-los... mas Coringa e
Titã, nunca ouvi falar... Sei que vc, além de ser um
grande escriba, tb é desenhista... qdo e porque
começou a desenhar?
E, quando começou a escrever?
E, quando começou a escrever?
CUNHA: SOU UM ESCREVINHADOR E DESENHISTA
MEDÍOCRE. COMECEI A DESENHAR PRA VALER
QUANDO ME JOGARAM NUMA FOGUEIRA QUE
VALE A PENA LEMBRAR. EU SEMPRE RABISQUEI
A LÁPIS DESDE O GRUPO ESCOLAR. COM 23 ANOS
CASEI-ME, EM CUIBÁ E RUMEI PARA SÃO PAULO
ONDE FICARIA UNS DIAS, EM DIREÇÃO À
PRESIDENTE PRUDENTE ONDE PRETENDIA
TRABALHAR. TRAZIA NO BOLSO UMA CARTA
DE APRESENTAÇÃO AO SR. RUI ARANHA,
DIRETOR DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS,
ESCRITA PELO MEU AMIGO E EX-PATRÃO
ROBERTO BRUNINI. NESSA ÉPOCA EU NÃO
SABIA NEM O QUE ERA GUACHE.
NÃO PRETENDIA USAR A CARTA, MAS O
DESTINO SOPROU NO MEU OUVIDO:
“CUSTA ALGUMA COISA?” – E EU FUI.
O DR. RUI ARANHA ERA MUITO AMIGO DE
ROBERTO BRUNINI E MANDOU-ME FALAR
COM HUMBERTO BURI, GERENTE DA TV TUPI,
CANAL 4, NO SUMARÉ. FUI. A PESSOA QUE
ME RECEBEU NA PORTARIA, INDICANDO-ME
O ESCRITÓRIO DO BURI FOI WALTER STUART.
BURI, PENSANDO QUE O DR. RUI ARANHA
ESTIVESSE ME APADRINHANDO, MANDOU-ME
PARA MÁRIO FANUCHI, DIRETOR DE ARTE
DAQUELA EMISSORA DE TELEVISÃO.
FANUCHI TRABALHAVA COM ARMANDO SÁ.
AO ABRIR A CARTA DE APRESENTAÇÃO
ESCRITA POR ROBERTO BRUNINI, FANUCHI
QUASE CAIU DA CADEIRA. BRUNINI ERA
O MESMO QUE O HAVIA APRESENTADO
TEMPOS ATRÁS. A SORTE MEXEU SEUS
PAUSINHOS E EU FIQUEI COMO DESENHISTA
DA TV TUPI, NO DEPARTAMENTO QUE
FAZIA AS APRESENTAÇÕES DOS
PROGRAMAS (TÍTULO, AUTOR, ATORES,
DIREÇÃO, CENOGRAFIA ETC, O QUE FAZ
HOJE O HANS DONNER NA GLOBO – CALMA,
CALMA... NAQUELE TEMPO TÍNHAMOS
APENAS CARTOLINA, LÁPIS, CANETA,
PENA E NANKIN – NO MÁXIMO UM
AERÓGRAFO (AH, E BORRACHA) – ALI
TOMEI CONHECIMENTO DO GUACHE
(LEMBRA?). SEGURE-SE NA CADEIRA.
ARMANDINHO SÁ PEDIU DEMISSÃO POIS
IRIA LECIONAR NUMA FAMOSA ESCOLA DE
DESENHO. EM SEGUIDA FANUCHI PEDIU
DEMISSÃO E FOI TRABALHAR NA STAND
PROPAGANDA. SEU CUNHA FICOU SOZINHO,
POR UNS TEMPOS, SEM SABER FAZER NADA.
DEPOIS VIERAM OUTROS DESENHISTAS
TRABALHAR ALI NAQUELE DEPARTAMENTO:
PERCY DE OLIVEIRA, ABILIO CORRÊA,
WALTER PÓ, FORAM ALGUNS DELES.
NÃO HAVIA GRAVAÇÕES NAQUELA ÉPOCA.
ERA TUDO AO VIVO E NOSSO TRABALHO
PEDIDO MAIS OU MENOS EM CIMA DA HORA.
NÃO TINHA NADA DE “AMANHÃ FICA PRONTO”.
SE PEDISSEM PARA ÀS 14,55h, TERIA QUE
ESTAR PRONTO ÀS 14,55 MESMO! MUDANDO
DE ASSUNTO, COMECEI A ESCREVER COMO
COMECEI A DESENHAR. DESDE ALFABETIZADO.
AGORA ESCREVER BEM, NUNCA! SABER LER E
ESCREVER COMO O TIRIRICA EU SEI DESDE
MEUS OITO ANOS. SÓ QUE SABER LER E
ESCREVER NÃO QUER DIZER QUE EU POSSA
ESCREVER PARA QUE OUTROS LEIAM,
NEM QUE POSSA SER DEPUTADO FEDERAL.
Tony 5: Ô loco! (Rsss...) Que história incrível...
quanta coisa aconteceu na sua vida... é... de fato,
o vento soprou ao seu favor... que legal.
Aposto que ninguém do metiê nunca soube
disso tudo sobre vc, mestre... adorei... antes
de conhecer Minami Keizi, ao qual você se
associou para fundar a M&C Editores,
na década de 70, quais experiências você já
havia vivido no setor editorial?
CUNHA: COMO FUI PREMIDO A DESENHAR,
FUI PREMIDO A ESCREVER. QUANDO MINAMI
KEIZI ME CONVIDOU PARA ABRIRMOS UMA
EDITORA TOPEI A PARADA MESMO NÃO
TENDO EXPERIÊNCIA NO RAMO.
MEU CONTATO COM A PARTE GRÁFICA
VINHA DE ALGUNS ANOS EM AGÊNCIA DE
PUBLICIDADE. DEPOIS DE ALGUM TEMPO
DE MINAMI E CUNHA EDITORES, ACHEI QUE
DEVERIAMOS PUBLICAR COISAS BRASILEIRAS.
SÓ QUE... NÃO HAVIA. O JEITO FOI CRIAR
ALGUMA COISA.
Tony 6: É... o velho drama, os nacionais sempre
reclamavam por espaço, mas nunca tinham
material em estoque... já senti este drama quando
eu editava. Falava pros caras: “Querem publicar?
Tenho 132 págs, você tem material?
Não quer faturar?” Aí eles diziam: “Não dá...
só consigo fazer “X” págs por mês”. Pra fazer
um almanaque q criei chmado UDIGRUDI eu tinha
que convocar uma batalhão de gente que,
em sua grande maioria só fazia 10 págs
por mês... voltando a falar sobre o grande
e saudoso Minami... qdo voces se associaram,
ele já era um grande nome do meio editorial
brasileiro, pois já tinha sido um dos sócios da
poderosa editora nacionalista chamada Edrel.
Como vcs se conheceram?
E, como surgiu a idéia de fundar a M eC Editores?
CUNHA: PARA GANHAR UNS TROCADOS A MAIS,
FUI TRABALHAR NO DIÁRIO POPULAR ONDE
CUIDADA DAS TIRAS EM QUADRINHOS E DE
UM SUPLEMENTO QUE FUNDEI CHAMADO
“FIM-DE-SEMANA”. UM DIA UM NISSEI
APARECEU OFERECENDO-ME UMA TIRAS
ONDE SEU PERSONAGEM TUPÃZINHO VIVIA
SUAS AVENTURAS. CHAMAVA-SE MINAMI
KEIZI. AÍ NASCEU NOSSA AMIZADE.
Tony 7: É o destino traças caminhos inesperados,
né? Ainda bem... Eu trabalhava numa imobiliária
na avenida Angélica, quando comprei uma revista de
voces que tinha um anúncio na quarta capa, que
convocava novos talentos para uma tal seção
chamada "Oi, Eu Aqui!". De quem foi a idéia
de criar esta ótima oportunidade
para os iniciantes?
CUNHA: A IDÉIA DO “ÓI EU AQUI” FOI MINHA.
O TÍTULO É CALCADO NO QUE UM PRINCIPIANTE,
SEJA EM QUE ATIVIDADE FOR, DIRIA À SUA AVÓ,
SUA MÃE, SUA AMIGA... QUEM QUER QUE FOSSE.
“ÓI EU AQUI” É UMA EXCLAMAÇÃO QUE EU
ACREDITAVA SER CHEIA DE ORGULHO.
Tony 8: Interessante... Depois, conheci outros títulos
da M e C, como: Múmia, Lobisomem, Torn, Chico
de Ogun, etc. Voces tinham um time da pesada, na
época. Só feras. Você ainda se lembra quem
eram seus mais assíduos colaboradores?
CUNHA: ESSA PERGUNTA É DE ALGUM INIMIGO?
COM 77 ANOS, MEU AMIGO, POSSO LEMBRAR-ME
DE ALGUNS... IGNÁCIO JUSTO, COCOLETE,
LINCOLN ISHIDA, PAULO HAMASAKI, VOCÊ
(TONY FERNANDES – QUE EU NÃO QUERIA QUE
SE CHAMASSE TONY), TENHO COMIGO UMA
HISTÓRIA INÉDITA ESCRITA POR MIM E
ILUSTRADA POR EDUARDO VETILLO, NICO
ROSSO, CLÓVIS (HOJE FAZENDO ANIMAÇÕES),
CARLOS ALBERTO (UM CARIOCA MUITO BOM),
PAULO FUKUE, WANDERLEY FELIPE,
ADAUTO MENDONÇA, GILBERTO YAFUSO
E OUTROS MAIS. ESCREVIAM: MINAMI,
GEDEONE MALAGOLA, NELSON C. Y CUNHA
E EU. CREIO QUE O PAULO FUKUE,
WILSON HISAMOTO . LINCOLN ISHIDA
E ALGUNS OUTROS DEVEM TER FEITO
ROTEIROS. OS OUTROS, POR FAVOR, PERDOEM
OS 77 ANOS QUE LEVO NAS COSTAS.
Tony 9: (Rssss...). Até q pra quem tem trocentos
anos você se deu bem... Dolores e Marcos
Maldonado, o casal 20 das HQs, também
estavam com voces, correto?
CUNHA: ERAM OS LETREIRISTAS MAIS
COBIÇADOS DA ÉPOCA.
Tony 10: Acho q até hoje... sabia q eles
fazem tudo para o Tex? São fantásticos.
Graças a vc e ao Minami - que me
encaminharam à casa do Ignácio Justo -,
comecei a aprender e a desenvolver
meu trabalho e me tornei um dos
membros da "turma do barraco do Justo".
(Rsss...). Sempre quando encontrava o
Minami eu dizia pra ele: "Mestre, você e
o Cunha são os "irresponsáveis" que me
colocaram no ramo"... (Rsss...).
E ele dava aquele sorriso tipico e
tímido oriental. Era comum, aparecer
jovens na editora e voces despacharem
eles pro Justo? Aliás, até hoje não entendi,
porque voces mandaram eu e o Wanderley
Felipe (Vanderfel), pra casa do Justo?
Foram com a nossa cara? Ou queriam se
livrar da gente, com aquela péssima HQ
de terror que apresentamos à vcs? (Rsss...)
CUNHA: EM 1954 LEVEI UNS DESENHOS À
EDITORA BRASIL AMÉRICA PARA SEREM
AVALIADOS. O QUE ASSINAVA “DIRETOR”
EM SUAS REVISTAS E QUE ME RECEBEU,
DISSE-ME QUE EU NUNCA SERIA DESENHISTA.
NÓS NUNCA DISSEMOS NADA IGUAL A QUALQUER
UM DE VOCÊS QUE NOS PROCURARAM.
PUBLICAMOS TODOS LEVADO ATÉ A GENTE.
O IGNÁCIO JUSTO ERA O CAMINHO. E ELE
GOSTAVA DISSO. BRONQUEANDO, ÀS VEZES.
Tony 11: - Gostei da política adotada de voces...
se não eu o Felipe estaríamos no anonimato
até hoje... nossa, como a gente era ruim...
O Miami era um cara experiente no ramo
editorial, OK? Ele era um pouco despachado,
apesar de ser aparentemente tímido.
Tinha jogo de cintura - qualidade essencial
para um editor -, e conhecia muita gente.
E você? Também sabia tudo do ramo?
CUNHA: NADA. TIVERA ALGUM CONTATO
COM A ÁREA ATRAVÉS DE AGÊNCIAS DE
PUBLICIDADE. COMEÇAMOS COM HISTÓRIAS
COMPRADAS DE AGÊNCIAS. PUBLICAMOS
CONAN (PELA PRIMEIRA VEZ, NO BRASIL),
MODESTY BLASE, BUFALO BILL E OUTROS.
Tony 12: Legal... não me lembrava deles... e
olha que não tenho trocentos anos, viu só?
Nosso saudoso amigo Minami sempre foi tímido,
falava pouco e baixinho - como a maioria dos
orientais -, mas, ao meu ver, você era ainda
mais tímido do que ele. Diga-me... dois
empresários tímidos - nunca tinha visto isto antes -,
qual dos dois era o linha de frente, na hora de
encarar as buchas e as negociatas com gráficas, etc?
CUNHA: EU ERA TÍMIDO. O MINAMI TINHA CARA DE.
ELE É QUEM TRATAVA DOS “PEPINOS”. SOMENTE
UMA VEZ ELE ME BOTOU NO FOGO, QUANDO ME
MANDOU À BRASÍLIA FALAR COM O CENSOR
ROGÉRIO NUNES (NUNES?) E LIBERAR AS
REVISTAS QUE HAVIAM SIDO PROIBIDAS
POR CAUSA DAS MULHERES NUAS QUE O
MINAMI GOSTAVA DE PUBLICAR. FUI E ME
DEI BEM. MINHA MÃE DIZIA “QUANDO A ÁGUA
NOS BATE NA BUNDA, A GENTE APRENDE A NADAR”.
FOI ASSIM. O TAL DO CENSOR NÃO QUERIA
LIBERAR NOSSAS REVISTAS E EU TIVE UM
LAMPEJO DE INTELIGÊNCIA (RARÍSSIMO EM
MEU CASO). DISSE-LHE: POR QUE O SENHOR
NÃO PROIBIU A COLEÇÃO “MITOLOGIA GREGA”
DA ABRIL? TÁ CHEIA DE MULHERES NUAS.
PINTADAS POR ARTISTAS FAMOSOS E
EXPOSTAS EM MUSEUS, É VERDADE, MAS
SÃO MULHERES NUAS COMO AS MINHAS.
NOSSAS REVISTAS NÃO SÃO PORNOGRÁFICAS.
E ELE LIBEROU-AS.
Tony 14: Gostei do lampejo... (Rsss...).
Foi coisa de gênio!
Foi coisa de gênio!
Em geral, qdo a gente abre uma empresa,
tem um objetivo. Qual era o projeto editorial
que voces tinham na M e C Editores?
CUNHA: PROJETO UTÓPICO. HQ BRASILEIRA.
Tony 15: A gente é maluco mesmo... sempre
brigando por ela e sifú, na maioria das vezes...
acho q somos todos doidos e masoquistas... (Rsss...).
Quando voces inauguraram a editora, que ficava
no bairro do Cambuci, aqui em São Paulo, e quando
a fecharam? E porque a fecharam? Vendiam mal?
CUNHA: RUA OLIVEIRA LIMA, CAMBUCI.
FOI ABERTA EM 1971, SE NÃO ME ENGANO.
ACHO QUE ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM 72
OU 73. VENDIA MAL PRA CARAMBA!
VOCÊ JÁ TENTOU ENFRENTAR A ABRIL EM
UMA BANCA DE REVISTAS? E, POR INCRÍVEL
QUE PAREÇA, NÓS REPRESENTÁVAMOS UM
CONCORRENTE PERIGOSO PARA ELA
(NO SEU MODO DE PENSAR, DADO A ALGUMAS
ATITUDES QUE TOMARAM CONTRA A GENTE).
Tony 16: É, já tive algumas editoras e sei que eles
fecham o cerco... já ouvi de muito autor por aí que
alguns super-heróis criados no Brasil venderam
bem, no passado... você acredita nesta história?
Ou tem muita lenda no mercado?
CUNHA: VENDE QUEM TEM CANCHA. ZIRALDO
VENDE. MAURICIO DE SOUZA VENDE. QUEM MAIS?
Tony 17: Taí uma pergunta q eu gostaria de ouvir
alguém responder... Miguel Penteado foi o lendário
editor - se não me engano -, que lançou Hqs de terror
no Brasil, com muito sucesso e histórias de guerra-,
deu chance para muitos profissionais, da época, e ele
também foi o primeiro a lançar - anos depois - o Surfista
Prateado e os X-Men, no Brasil, através da GEP, correto?
Conheceu ele pessoalmente?
CUNHA: CONHECI O MIGUEL PENTEADO NA GRÁFICA
DA RUA INDEPENDÊNCIA. CONHECI TAMBÉM O JOÃO
BENTIVEGNA QUE PUBLICOU ALGUMA COISA EM HQ.
Tony 18: Não tive a honra de conhecer o Miguel,
mas o Salvador foi um grande amigo. Aliás, me dou
bem com a família até hoje. Estão lá firmes com a
Gráfica e Editora Bentivegna, lançando produtos.
Para mim, são heróis, Também. Jayme Cortez?
CUNHA: JAYME CORTEZ RECEBEU-ME, UMA VEZ,
QUANDO LEVEI-LHE ALGUMA PÁGINAS DO
FUZARCA E TORRESMO. PUBLICOU UMA DELAS.
DEU-ME UMAS DICAS SENSACIONAIS COM
RELAÇÃO À ESTILO. PENA QUE TIVEMOS POUCO
TEMPO DE RELAÇÃO PROFISSIONAL.
GRANDE ILUSTRADOR.
Tony 19: Nico Rosso?
CUNHA: CONHECI SUAS ILUSTRAÇÕES AINDA
QUANDO CRIANÇA NA MINHA SALTO GRANDE,
QUANDO VENDIA DOCES NA PLATAFORMA DA
ESTAÇÃO. VIA SEUS DESENHOS E O QUE ME
CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO FOI A SUA
ASSINATURA. ISSO FOI EM 1947/48.
VIM CONHECER PESSOALMENTE O NICO
ROSSO EM 1972, APRESENTADO PELO MINAMI.
GRANDE EMOÇÃO. MAIOR AINDA, QUANDO ELE
ILUSTROU O MEU “CHICO DE OGUM”!
NUNCA EM MINHA VIDA, ESPERAVA TER
CONTATO COM ESSA LENDÁRIA FIGURA.
Tony 20: Foi um grande artista, uma lendária
figura e um grande ser humano. Um dia
recebeu eu e o Felipe, dois pivetes, no seu
estúdio, na maior simplicidade do mundo.
Ignácio Justo?
CUNHA: CONHECI O JUSTO TAMBÉM POR
CAUSA DA EDITORA. NÃO O CONHECIA ANTES.
TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO POR ELE COMO
PESSOA, COMO ILUSTRADOR, COMO AMIGO.
VOCÊ TALVEZ O CONHEÇA MELHOR DO QUE EU.
Tony 21: Sem dúvida, foram alguns anos, estudando
com ele, convivendo, e quebrando o pau, Também.
Ele era esquentadinho e eu também era, coisas de
adolescente... (Rsss...). Mas, o mestre sempre foi
boa gente... Chico de Ogum foi uma criação sua que
foi desenhada pelo nosso querido e grande mestre
prof. Nico e artefinalizada por Kazuico... no texto você
abordava os cultos africanos, etc.
De onde surgiu esta idéia bastante original?
Você teve ou tem alguma ligação com esses cultos?
CUNHA: EU PRECISAVA DE PERSONAGENS
BRASILEIROS. CRIEI POTI, UM DETETIVE CUJA
HISTÓRIA FOI CENSURADA E APREENDIDA POR
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, PRESIDENTE DA CESP
(CENTRAIS ELÉTRICAS DE SÃO PAULO)
PORQUE OS BANDIDOS PROVOCAVAM UM
APAGÃO PARA UM ASSALTO EM SÉRIE.
ACHARAM QUE EU ESTAVA ENSINANDO
A BANDIDAGEM. CRIEI SEN, UMA GAROTA
VINDA DE OUTRO PLANETA VIVER NA TERRA.
UM TIPO DE MODESTY BLASE OU LARA CROFT.
MAS SEN TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE, MAIS
HUMANA, MENOS RAMBO. MAS, PELO SIM,
PELO NÃO, AMBOS ERA UMA COISA JÁ
FEITA ANTES. QUERIA UM BRASILEIRO,
VIVENDO SEU JEITO BRASILEIRO.
AÍ NASCEU O CHICO DE OGUM. FEIRANTE
E PAI-DE-SANTO. NUNCA TIVE LIGAÇÃO
COM A UMBANDA. MEU IRMÃO NELSON C.
Y CUNHA ERA PAI-DE-SANTO E APENAS
DAVA-ME DICAS, QUANDO EU AS PEDIA.
Tony 22: Ahhh... tá explicado... o mano
passava o know-how... Chico de Ogun era
muito bom e original. Sen, Também me lembro
dela... acho que o Cocolete Também a desenhou,
se meu "HD" não falhou... (Rsss...) Durante anos,
não nos vimos e só fomos nos reencontrar há
pouco tempo atrás na editora as Américas.
Aliás, qdo conheci o Marco Antonio Faceto você
já estava trabalhando com ele, que lançou o seu
livro genial A Guerra de Mentirinha.
O que você fez esses anos todos,
que andou sumido?
CUNHA: COMO AS EDITORAS NÃO DÃO
COLHER DE CHÁ PARA OS DESENHISTAS
BRASILEIROS (MUITOS TRABALHAM
PARA EDITORAS ESTRANGEIRAS) EU NÃO
ACREDITAVA NA HQ NACIONAL.
QUEM, HOJE, BRASILEIRO, VIVE DE HQ
NO BRASIL, EXCETUANDO-SE OS CITADOS
ANTERIORMENTE E OS QUE FAZEM TIRAS
PARA JORNAL? DEPOIS DA M E C,
MONTEI UM ESTÚDIO, FAZIA FRILA,
ILUSTREI LIVROS INFANTÍS PARA A
EDITORA PIONEIRA, TRANSPARÊNCIAS
PARA PALESTRAS DA CREDICARD,
MONTAVA “TIJOLINHOS” PARA PÁGINAS
AMARELAS, ATÉ QUE FUI CONVIDADO A
TRABALHAR NA HOUSE-ORGAN “AGÊ”
DA AGROCERES. DEPOIS DISSO MONTEI
UMA CASA DE SUCOS EM CUIABÁ E QUEBREI
A CARA. QUANDO VOLTEI PARA SÃO PAULO,
A COISA ESTAVA INFORMATIZADA E EU NÃO
TINHA MERCADO. COMPREI UM EQUIPAMENTO
E APRENDI A USAR O COREL DRAW E O
PHOTOSHOP NA MARRA. VIVO ILUSTRANDO
LIVROS AQUI E ALI, PRA COMPLETAR A
MERRECA DA APOSENTADORIA.
Tony 23: É, não é fácil abrir espaço com os
editores atuais. Falta espírito nacionalista...
casa de sucos? Interessante...
Como e quando conheceu o Marco Faceto?
CUNHA: ATRAVÉS DE UM AMIGO COMUM:
MURILLO EXEL. MURILLO FOI MEU FUNCIONÁRIO
E AMIGO NUMA AGÊNCIA QUE TIVE CHAMADA
“É PROPAGANDA”. É AMIGO DO FACETTO.
APRESENTOU-NOS. FACETTO TINHA UMA
REVISTA QUE CIRCULAVA NA ORLA DA
PRAIA GRANDE. CONVERSA VAI, CONVERSA VEM...
Tony 24: Novamente o vento soprou a seu favor...
seu santo é forte, como o meu... (Rsss...). A idéia de
ensinar como jogar xadrez para as crianças,
achei genial e seu texto sempre foi muito bom.
Você sabe, sempre fui seu fã... (Rsss...).
A editora As Américas foi a primeira a lançar
esta sua obra? E, como surgiu a ideia de
fazer este livro bacana?
CUNHA: A EDITORA AS AMÉRICAS FOI A
TERCEIRA. AINDA NO TEMPO DA MINAMI E
CUNHA, NO AFÃ DE FAZER COISAS DIFERENTES,
EU FIZ UMA REVISTA ENSINANDO AS REGRAS DO
XADREZ. TINHA APENAS 16 PÁGINAS.
QUANDO, MUITO DEPOIS, EU ILUSTRAVA
LIVROS INFANTÍS PARA A EDITORA PIONEIRA,
ENIO GUAZELLI, DONO DELA, VIU UM EXEMPLAR
DA REVISTA. GOSTOU DA IDÉIA:
“TRANSFORME ISTO EM LIVRO QUE A GENTE
PUBLICA”. NASCEU ASSIM O “GUERRA DE
MENTIRINHA”. FOI PUBLICADO DEPOIS PELA
EDITORA DIDÁTICA PAULISTA E FINALMENTE
PELA EDITORA AS AMÉRICAS DO
NOSSO AMIGO MARCO FACETTO.
Tony 25: Olham não sabia que você tinha feito
tantas coisas becanas. Parabéns! Um dia você me
enviou por e-mail uma de suas novas criações:
Iotah, um personagem a la Tarzan, mas que odeia
ser comparado com o inglês (Rsss...). Iotah vive na
floresta Amazônica. Achei a ideía de resgatar este tipo
de tema muito boa, mas notei q o seu Iotah estava
muito em cima da criação de Edgar Rice Burroughs.
Veja, entendi o espírito da coisa, na real você
tentou satirizar o velho homem macaco, numa
versão própria... mas, você não acha que o leitor
tupiniquim, que já é preconceituoso para cacete,
ia descer a lenha, alegando que
estava copiando o Tarzan?
CUNHA: ACHO. BRASILEIRO TÁ TÃO ACOSTUMADO
A LEVAR CACETADAS QUE NA MINAMI E CUNHA
EU TINHA UM JORNALZINHO CHAMADO “A PAUSA”
CUJO SLOGAN ERA “ENQUANTO O PAU LEVANTA
AS COSTAS DESCANSAM”, LEMBRA? IOTAH FOI
CRIADO PARA LIVRO. A IDÉIA É MAIS UM GRITO
QUANTO AO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA.
TARZAN NÃO TINHA SONHOS. IOTAH TEM.
ELE DEMARCOU UM PEDAÇO DE CHÃO NESSE PAÍS
QUE É A AMAZÔNIA E, DESCRENTE DE NOSSOS
POLÍTICOS QUE A DEIXA SER EXPLORADA,
DEFLORADA, ASSALTADA, INVADIDA...
PARTIU PARA LÁ COM A INTENÇÃO DE CUIDAR
DAQUELE PEDACINHO DE CHÃO, COM A VIDA SE
NECESSÁRIO. “SERÁ O ÚLTIMO LUGAR A SER
INVADIDO” DIZ. A PRIMEIRA HISTÓRIA FOI
PUBLICADA EM LIVRO PELA EDITORA DIDÁTICA
PAULISTA. MAL AJAMBRADO EDITORALMENTE
NÃO CONSEGUIU NADA. AGORA, EMBORA NÃO
CONFIE EM HQ, ESTOU RESOLVIDO A
QUADRINIZAR SUA HISTÓRIA.
Tony 26: Legal. Gostei da ideia e hoje em
nossas bancas falta uma série desse tipo, pra nós,
os saudosistas que curtiam Tarzan. Gozado, os italianos
criaram Akim, na cola do Tarzan, mas como é importado
ninguém desceu o sarrafo. Se fosse nacional...
Li o roteiro e, como sempre, você dá um show na
escrita, com muitas referências sobre a flora e a
fauna da região. Tempos depois, você mesmo decidiu
transformar o Iotah, num índio amazonense.
Achei bem melhor e até hoje tô esperando o
novo roteiro deste seu personagem... já está pronto?
CUNHA: UM BRANCO “VESTIDO” DE ÍNDIO. TROCA
CONHECIMENTOS COM OS INDÍGENAS; ESTÁ APRENDENDO
COISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA. NINGUÉM SABE
ONDE VIVE. OUVEM FALAR DELE “POR CIMA”.
“ESSE TAL VIVE É NA NASCENTE DO URUBAXI OU
NA FOZ DO BABONÔ – DIZ UM – “É NADA. É NO JUFARI...
DIVISA DE RORAIMA” – “DOU MEU PESCOÇO SE NÃO
FOR NA NASCENTE DO MATAURÃ. ACHO QUE É PERTO
DO RIO PAIUINI, OU NO VALE DO UNEIUXI” – MAS
NINGUÉM SABE. MEU AMIGO, MANDEI-LHE UM E-MAIL
A RESPEITO. PEÇO QUE ME PERDOE MESMO,
MAS TÔ APOSENTADO, TRABALHO POUCO,
QUERO IR, EU MESMO, RASCUNHANDO AQUI,
APAGANDO ALI, RASGANDO UMA OU OUTRA
PÁGINA, AFINAL, CRIAR VERGONHA NA
CARA E TENTAR APRENDER.
Tony 27: Adorei saber disso, Tb acho q você sempre
levou jeito pra desenhar. Aliás, em A Guerra de
Mentirinha as ilustrações são todas suas e estão
ótimas. Cunha, você dá um show de conhecimento
geográfico e sobre as coisas da Amazônia que
jamais ouvimos falar. Fantástico.
Haja pesquisas. Fale-me sobre, mangás?
CUNHA: DESCULPEM-ME OS AFICIONADOS.
SOU CAIPIRA DO INTERIOR, GOSTO DA
LITERATURA BRASILEIRA, ESCREVO “CAUSOS”
OBRIGANDO-ME A SER FIEL AO PALAVREADO
CAIPIRA, GOSTO DE VIOLA (MEU DEUS DO CÉU!
UM DOS MAIS BELOS INSTRUMENTOS QUE EXISTE),
REPROVO O “SERTANEJO” QUE GRASSA POR AÍ.
AGORA CRIARAM O “SERTANEJO UNIVERSITÁRIO” –
UM CRIME COMETIDO CONTRA A VERDADEIRA
MÚSICA DE RAIZ! COLOCO O MANGÁ MAIS OU
MENOS NESSE NÍVEL.
Tony 28: Eu já imaginava, bengla friened (Rsss)...
super-heróis?
CUNHA: PERDERAM A POESIA, ACHO.
MUITO ROBOTIZADOS.
Tony: 29: Concordo... um sonho?
CUNHA: VIVER ATÉ O ANO QUE VEM.
Tony 30: Para com isso... (Rsss...). Vamos ter
agüentar você, meu amigo, ainda por muito
tempo, com certeza... (Rsss...).
Cite 5 bons filmes, na sua opinião?
CUNHA: O FEITIÇO DE ÁQUILA – A ERA DO GELO –
TROPA DE ELITE I (FOI BOM) – SE EU
FOSSE VOCÊ – O MENINO DO
PIJAMA LISTRADO
Tony 41: Também gostei desses... cite 5 bons livros?
CUNHA: GRANDE SERTÃO, VEREDAS – MAJOR
CALABAR – OS SERTÕES – URUPÊS – 1822 .
Tony 42: Muito bom gosto... Internet?
CUNHA: SÓ PARA PESQUISAS E CONTATO
COM OS AMIGOS.
Tony 43: Photoshop, Corel Draw, Painter?
CUNHA: PHOTOSHOP E COREL –
ESTOU ESPERANDO ALGUMAS
AULAS DE PAINTER.
Tony 44: Planos para o futuro?
CUNHA: QUE FUTURO?
Tony 45: De novo? Para com isso,
meu bengala-friend... (Rsss...).
Carlos da Cunha por Carlos da Cunha?
CUNHA: HONESTO, GRAÇAS A DEUS. BOM PAI,
AVÔ SOFRÍVEL (OS ANOS SÃO OUTROS), LERDO
NO ABRAÇAR OPORTUNIDADES. FEZ O QUE
TINHA DE FAZER, MEIO AOS TRANCOS E
BARRANCOS, MAS VITORIOSO DE
UMA CERTA FORMA.
Tony 46: Você sempre foi guerreiro...
te admiro muito.
te admiro muito.
O mundo mudou e as vendas andam cada
vez menores... por quê, ao seu ver?
CUNHA: SE SOUBESSE NÃO ERA UM
APOSENTADO DO INSS. A MINAMI E
CUNHA TALVEZ AINDA EXISTISSE, OU EU
NÃO TERIA DADO COM O RABO N’ÁGUA COM
MINHA CASA DE SUCO EM CUIABÁ. NÃO
TENHO VISÃO COMERCIAL.
Tony 47: Hmmm... um zero à esquerda,
sobre business... mas, artista é assim mesmo,
não entende nada de negócios, caso contrário
minhas editoras atmbém ainda estariam aí...
O futuro das HQs, na sua opinião?
CUNHA: (...?)
Tony 48: Captei vossos “sinais de fumaça”...
que HQs tupiniquins? Que futuro, se elas
nem se quer existem no presente, né?
É... você tem razão, em parte. Mas não
sou assim pessimista... acredito que as coisas
vão mudar, um dia... para finalizar, qual o
conselho que vc pode dar aos iniciantes
nesta difícil, mas gratificante profissão?
CUNHA: CAIAM NA REAL. HQ SOMENTE
COMO EU FAÇO. POR PASSA TEMPO.
Tony 49: Foi curto, grosso e objetivo. Captaram
essas sábias palavras, galera? Brigadão, por esta
entrevista, mestre Cunha, e parabéns pelos seus
feitos. Você também é gente que fez e que faz.
Precisamos de mais guerreiros como você pra
continuar na briga por espaço. Valeu!
À todos os bengalas friends,a quele mano amplexo
e até nossa próxima entrevista.
Copyright 2010\Tony Fernandes\Estúdios Pégasus -
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda - São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
Tony, desculpa está sempre fazendo comentários... É que tem alguns blogs para mim que é como leitura de jornal matinal, sempre vou abrir para ler e o seu é um deles... Nunca ví tamanha intimidade e informalidade com humor, seriedade, objetividade e outras "dades" com maestria na condução das entrevistas... Um estilo , no mínimo irreverente no mundo dos blogs... Não nos cansamos e/ou se tornam padrões as entrevistas, cada uma tem um feeling, um tom do entrevistado o que nos dá uma visão da alma do entrevistado.... Essa com o Cunha, foi de uma irreverencia sem par... Muito bom! Só não gostei do nosso amigo está resoluto com tempo e o futuro... Mas, creio que isto é dos homens que compreendem a vida como um êfemeridade e de certa forma, um prêmio. Parabéns por mais esta preciosa gama de informação que nos traz a cerca de mais um Mestre das HQs Brasileira... Ah, tempo, também magnífica sua entrevista concendida ao site BIGORNaA
ResponderExcluirSir, seus sábios comentários são sempre bem-vindos e, com certeza tb brindam os nossos entrevistados. A idéia é esta mesmo, nos diferenciarmos dos demais Blogs existentes na WEB!Foi muito bom entrevistar descontraídamente o mestre Cunha e conhecer um pouco mais sobres seus feitos, q até eu desconhecia. Ele fez muito e ainda continua na briga, agora fazendo o Iotah!
ResponderExcluirQto a entrevista do Bigorna, ela está causando um auê, tenho recebido muitos e-mails e até proposta de parceria. Desejo resgatar as velhas HQs, a preços módicos e fazer o ovoão voltar a consumir o que se tornou inconsumível e eletizada em relação aos preços abusivos. Será q chegaremos lá? Ao menos, vamos tentar... (Rsss...)
See you later, cowboy!