HQs EUROPEIAS:
LUTA E GLÓRIA!
LUTA E GLÓRIA!
Segunda parte
Os franceses, animados com o sucesso alcançado por Akim - que era
produzido por Italianos -,
pouco tempo depois decidiram importar o
novo herói das selvas, que
produzido por Italianos -,
pouco tempo depois decidiram importar o
novo herói das selvas, que
passou a ser publicado em formatinho
pela editora Mon Journal.
Os franceses também adoraram Akim.
NO BRASIL,
A EDITORA NOBLET FOI A
PRIMEIRA A LANÇAR
A REVISTA AKIM
A EDITORA NOBLET FOI A
PRIMEIRA A LANÇAR
A REVISTA AKIM
Anos depois,o editor Joseph
Abourbih - meu ex-patrão -,
Abourbih - meu ex-patrão -,
um judeu egipcio e fundador da
editora Noblet, também
editora Noblet, também
decidiu lançar Akim no Brasil
e conseguiu manter a
e conseguiu manter a
revista por 30 anos nas bancas,
com relativo sucesso.
com relativo sucesso.
Akim foi lançado no Brasil pela editora Noblet |
Com o sucesso da revista Akim muitos
outros personagens, inclusive
de westerns, também foram
criados por toda a Europa
outros personagens, inclusive
de westerns, também foram
criados por toda a Europa
Gradativamente os fumetti italianos
foram substituindo os
títulos americanos, reconquistando
os antigos leitores
foram substituindo os
títulos americanos, reconquistando
os antigos leitores
e conquistando novos.
Seguindo o exemplo italiano, outros
países da Europa também
decidiram criar personagens
países da Europa também
decidiram criar personagens
baseados em produtos americanos.
Devido ao grande sucesso de AKIM, uma editora concorrente lançou ZEMBLA |
PIF, SURGE NA FRANÇA |
Na França, uma revista semanal
de grande circulação
de grande circulação
chamada Pif apresentou uma
nova série chamada Placid
nova série chamada Placid
et Muzzo, onde um dos personagens apresentava características
similares as do camundongo
similares as do camundongo
Mickey, de Walt Disney.
Na década de 50 surgiu na Bélgica
Tintim, uma criação genial
Tintim, uma criação genial
de Hergé, que até hoje é considerado
como o Disney europeu,
como o Disney europeu,
devido ao grande sucesso dos seus
álbuns em todo o mundo.
álbuns em todo o mundo.
O belga Hergé, que apresentava
um trabalho de alta
um trabalho de alta
qualidade nas aventuras de Tintim
trabalhava em equipe,
trabalhava em equipe,
numa espécie de “linha de montagem”, composta por vários
artístas, como os grandes
estúdios dos Estados Unidos.
Esses álbuns, que inicialmente não
passavam de 3 mil exemplares,
estúdios dos Estados Unidos.
Tintim e Milu, personagens clássicos de Hergé |
Capa da revista semanal chamada Tintim, lançada no Brasil, nos anos 70, que trazia diversos personagens europeus |
Esses álbuns, que inicialmente não
passavam de 3 mil exemplares,
foram conquistando vários países
europeus até se tornarem
um verdadeiro fenômeno
um verdadeiro fenômeno
de vendas. Isto estimulou os
editores belgas a lançar
editores belgas a lançar
cada vez mais novos produtos.
Todos esses fatos positivos acabaram incentivando os criadores europeus
a desenvolverem outras séries,
a desenvolverem outras séries,
em forma de álbuns, formato
magazines ou formatinhos.
magazines ou formatinhos.
Porém, dos maravilhosos álbuns
belgas poucos deles
belgas poucos deles
obtiveram sucesso junto ao
público leitor, como Tintim.
público leitor, como Tintim.
Salvo outras exceções, como:
Lucky Luke, de Morris (desenhos)
Lucky Luke, de Morris (desenhos)
e Goscinny (texto)- uma sátira
genial dos velhos cowboys
genial dos velhos cowboys
americanos que, de imediato,
conquistou os leitores,
conquistou os leitores,
e acabou se tornando um clássico
das HQs made in Europa -, e
o inigualável Asterix, de Uderzo
das HQs made in Europa -, e
o inigualável Asterix, de Uderzo
(desenhos) e Goscinny (texto).
Ambos surgiriam anos depois
do lançamento de Tintim.
do lançamento de Tintim.
Na França, um jovem desenhista
chamado Albert Uderzo,
chamado Albert Uderzo,
um imigrante italiano, que era
dautônico (não conseguia
dautônico (não conseguia
distinguir as cores), e que anos
depois se naturalizou
depois se naturalizou
francês, contrariando seus pais,
aos 13 anos, decidiu se tornar
um desenhista profissional.
aos 13 anos, decidiu se tornar
um desenhista profissional.
Seus primeiros traços tinham a
influência do seu tio,
influência do seu tio,
Bruno (um autodidata que, apesar
de desenhar bem,
de desenhar bem,
não seguiu carreira) e Marcel
(que era um profissional
(que era um profissional
da arte). O jovem Uderzo também
era vidrado nas criações
era vidrado nas criações
de Walt Disney e certa feita
confessou que passou a
confessou que passou a
estudar minusciosamente os
desenhos da escola Disney.
desenhos da escola Disney.
EDIÇÕES S.P.E.
- Este era o nome de uma famosa
casa editorial francesa,
casa editorial francesa,
naquela época. Uderzo decidiu,
um dia, bater naquela porta
um dia, bater naquela porta
para apresentar seus trabalhos.
Ali, ele conheceu e sofreu
Ali, ele conheceu e sofreu
a influência de Edmond Calvo,
um grande desenhista que
um grande desenhista que
estava em evidência época e que por coincidência
morava no mesmo bairro.
Dessa amizade, aos poucos,
surgiram os
surgiram os
seus primeiros free-lancers.
Anos depois, Uderzo criou Flamberge,
seu primeiro personagem.
“Jamais imaginei conhecer
Edmond Calvo ou René Goscinny.
Edmond Calvo ou René Goscinny.
Edmond foi meu grande mestre.
Eu o admirava e adorava
Eu o admirava e adorava
seus traços", declarou anos depois
numa entrevista
numa entrevista
concedida para uma publicação francesa
especializada em quadrinhos.
Nesta mesma edição, quando foi
questionado sobre
questionado sobre
Goscinny, respondeu:
"Goscinny... acabei descobrindo que
ele era um profundo conhecedor
de história gaulesa e um
ele era um profundo conhecedor
de história gaulesa e um
grande roteirista. O texto dele
sempre foi rico em
sempre foi rico em
detalhes históricos e sempre teve
um grande censo de humor.
Foi através dele que acabei
um grande censo de humor.
Foi através dele que acabei
tomando conhecimento da história
da França.
da França.
Na verdade, aos 9 anos de idade,
eu já tinha ouvido
eu já tinha ouvido
falar sobre os primitivos gauleses e
fiquei encantado com a história
deles. Esse primeiro contato
fiquei encantado com a história
deles. Esse primeiro contato
com o mundo gaulês aconteceu
através de Madame
através de Madame
Spitz, minha professora na
escola Clichy-sous-Bois.
escola Clichy-sous-Bois.
Ela tinha um jeito inovador de
lecionar, naquela época.
Nos instruía exibindo filmes
lecionar, naquela época.
Nos instruía exibindo filmes
americanos e nos obrigando a fazer
trabalhos manuais.”
SÁBIO DESTINO
O destino faz coisas incríveis.
Curiosamente, na mesma época
em que Uderzo tomava conhecimento
da saga dos gauleses numa
em que Uderzo tomava conhecimento
da saga dos gauleses numa
escola francesa, na Argentina,
na distante América do Sul, um
jovem chamado René Goscinny, tomava
na distante América do Sul, um
jovem chamado René Goscinny, tomava
conhecimento dos seus ancestrais
gauleses num colégio francês de
Buenos Aires, através da obra
gauleses num colégio francês de
Buenos Aires, através da obra
de Ernest Lavisse:
A História da França.
A História da França.
Um encontro entre esses dois
jovens talentosos estava
jovens talentosos estava
por vir, num futuro não muito
distante, sem que estes se
quer suspeitassem disso ou da
distante, sem que estes se
quer suspeitassem disso ou da
existência um do outro.
DESENHOS ANIMADOS
animado, após fazer diversos
cursos de arte. Nos anos que se
seguiram Albert Uderzo criou e
desenvolveu inúmeras ilustrações e
cursos de arte. Nos anos que se
seguiram Albert Uderzo criou e
desenvolveu inúmeras ilustrações e
séries de Hqs (cômicas e de aventuras)
para diversas casas
para diversas casas
editoriais francesas, sem imaginar
que um dia o destino iria unir
ele e René Goscinny para, juntos,
que um dia o destino iria unir
ele e René Goscinny para, juntos,
criarem o mais popular
personagem europeu
personagem europeu
de todos os tempos: Asterix.
Nessa mesma época, na França foi
instaurada a IV República.
instaurada a IV República.
Era um tempo de inovações do
pós-guerra, do existencialismo
pós-guerra, do existencialismo
e da descoberta, pelos europeus,
do jazz americano.
do jazz americano.
Jean-Paul Satre, Albert Camus,
Jean Cocteau e outros
Jean Cocteau e outros
agitavam os corações e mentes da
nação, com suas ideias revolucio-
nárias. Alheios aos fatos e conflitos
nação, com suas ideias revolucio-
nárias. Alheios aos fatos e conflitos
sociais, as crianças curtiam
la bande dessinée
la bande dessinée
(as histórias em quadrinhos).
O PRIMEIRO JORNAL SOBRE HQs
“O.K. foi o primeiro jornal de
histórias em quadrinhos,
histórias em quadrinhos,
do pós-guerra. Ele também foi o
primeiro a dar oportunidade
aos jovens desenhistas franceses.
primeiro a dar oportunidade
aos jovens desenhistas franceses.
Em 1946, O.K. era um jornal
inovador e nacionalista, apesar
do seu nome americanizado.
inovador e nacionalista, apesar
do seu nome americanizado.
Uderzo também
colaborou com esse jornal, que
era publicado em 3 cores.
Simultaneamente ele trabalhava
era publicado em 3 cores.
Simultaneamente ele trabalhava
para várias editoras.
Em 1947 fez para Les Editions
S.A.E.T.L. um personagem
S.A.E.T.L. um personagem
chamado Zidore, l’homme
Macaque.
Macaque.
Seu primeiro trabalho em cores, foi
Zidore. Mas, para pintar os originais
Zidore. Mas, para pintar os originais
ele teve que recorrer a amigos e
familiares para obter as cores
corretas, devido a
corretas, devido a
sua deficiência visual para
distinguir as cores.
distinguir as cores.
"Sempre fui um daltônico incorrigível",
confessava o desenhista ao amigos.
Em 1948, ele deixou de publicar
seus trabalhos para cumprir
obrigações militares. Foi servir
a Pátria. Serviu no 5º Regimento
dos Dragões, em Autiche.
seus trabalhos para cumprir
obrigações militares. Foi servir
a Pátria. Serviu no 5º Regimento
dos Dragões, em Autiche.
Entretanto, jamais deixou de
desenhar.
desenhar.
Nas horas vagas, no exército,
ele desenhava para si mesmo.
Quando o comandante do
regimento descobriu suas
habilidades para desenhar o
escalou para criar e fazer
desenhos para placas e
cartazes militares.
ele desenhava para si mesmo.
Quando o comandante do
regimento descobriu suas
habilidades para desenhar o
escalou para criar e fazer
desenhos para placas e
cartazes militares.
"Ainda quando eu estava no
exército, fiquei triste ao saber
que o jornal O.K. havia fechado.” –
disse Uderzo,
exército, fiquei triste ao saber
que o jornal O.K. havia fechado.” –
disse Uderzo,
numa entrevista concedida,
na década de 70, para
na década de 70, para
uma revista especializada em HQs.
Ele jamais se limitou a fazer
apenas HQs cômicas.
Artista eclético, ao longo de sua
carreira, também desenvolveu
trabalhos de figuras humanas onde
carreira, também desenvolveu
trabalhos de figuras humanas onde
demonstrava seu vasto
conhecimento em anatomia.
conhecimento em anatomia.
Fez ilustrações publicitárias,
campanhas, e trabalhou
campanhas, e trabalhou
para diversos jornais e revistas.
Para o famoso jornal popular
sensacionalista France Dimanche
fez inúmeras ilustrações
sensacionalista France Dimanche
fez inúmeras ilustrações
para as reportagens, asssim
como para a matéria sobre
como para a matéria sobre
Paul Dellapina, um tipo singular,
apelidado de
apelidado de
“O gangster cavalheiro”.
Uderzo, baseando-se numa
Uderzo, baseando-se numa
fotografia era capaz de reproduzir
fielmente qualquer fisionomia.
Seus trabalhos, na época,
fielmente qualquer fisionomia.
Seus trabalhos, na época,
faziam muito sucesso.
CAPITÃO MARVEL JR
FEZ A DIFERENÇA
Paralelamente aos seus trabalhos
de ilustração para esse jornal,
que acumulava processos judiciais,
de ilustração para esse jornal,
que acumulava processos judiciais,
Uderzo, através da agência
Paris-Graphic, fez HQs
Paris-Graphic, fez HQs
para a revista Bravo, de Bruxelas,
e uma famosa e popular serie
americana: Capitão Marvel Júnior,
e uma famosa e popular serie
americana: Capitão Marvel Júnior,
que diferia do trabalho do seu
criador original
criador original
americano. Isto ocorreu graças a
Madame Debain,
Madame Debain,
a dona de uma agência de
material de imprensa.
material de imprensa.
Esse trabalho feito para editores
americanos fez com que ele
fosse reconhecido como um
excelente artista pelos belgas, que
na época estavam
americanos fez com que ele
fosse reconhecido como um
excelente artista pelos belgas, que
na época estavam
ampliando suas publicações e
lançando diversos
lançando diversos
trabalhos de autores europeus na
forma de álbuns, em cores.
Em Bruxelas, na Bélgica, duas
importantes agências
importantes agências
recrutavam novos autores, a
International Press,
International Press,
fundada pelo jornalista Yvan Cheron
e a World Press, de Georges
Troisfontaines, que representava
um grupo belga: Édition Dupuis.
e a World Press, de Georges
Troisfontaines, que representava
um grupo belga: Édition Dupuis.
As duas agências trabalhavam
para editoras na Bélgica, porém,
para clientes diferentes.
para clientes diferentes.
DA FRANÇA PARA A BÉLGICA
Após analisar os desenhos de Uderzo,
Yvan Cheron convidou-o para fazer
parte de sua equipe, em Bruxelas.
“Tive a honra de trabalhar ao lado de Jean-Michel Charlier, fazendo
cenários de suas fantásticas
cenários de suas fantásticas
HQs sobre pilotos e corridas.
Algum tempo depois, voltei para
a França, para a casa da
minha família, em Paris, e
continuei a trabalhar para a
International Press fazendo
a França, para a casa da
minha família, em Paris, e
continuei a trabalhar para a
International Press fazendo
uma serie chamada La Wallonie.
Por sorte meus trabalhos estavam
agradando os editores Belgas.
O volume de trabalho aumentava.
Daí abri um estúdio na avenue
des Chaps-Elysées, 34.
Daí abri um estúdio na avenue
des Chaps-Elysées, 34.
Tempos depois, após ter colaborado, paralelamente, durante anos, com
o jornal France Dimanche
o jornal France Dimanche
decidi pedir demissão, após ler
um anúncio de jornal que pedia
desenhistas para trabalhar
um anúncio de jornal que pedia
desenhistas para trabalhar
na América. Decidi embarcar para
os Estados Unidos.
os Estados Unidos.
Minha decisão foi motivo de
comemoração na redação do
France Dimanche. Para eles, eu era
comemoração na redação do
France Dimanche. Para eles, eu era
uma espécie de filho pródigo.
Todos acreditavam no meu potencial.”
Continua . Para ler a última
parte clique no link abaixo...
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Tony, magnífico painel histórico sobre o quadrinho eropeu... Excelente a idéia deste tipo de abordagem, que busca imprimir e exprimir aspectos do quadrinho tão desconhecido por nós... Avante cowboy!
ResponderExcluirThanks, Sir!
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