O
entrevistado de hoje possui uma
bagagem profissional incrível, ou seja,
chuta com as dois pés.
Desenha em diversos gêneros e em sua longa
e produtiva carreira profissional já fez de tudo.
Porém, pelo visto, sua grande paixão sempre
foram as Histórias em Quadrinhos.
Ele e o irmão, Valter, estão aí firmes atuando
numa área cheia de altos e baixos onde ver uma
publicação nacional nas bancas é fato raro.
A seguir, vou compartilhar com vocês o
sensacional depoimento que obtive de...
bagagem profissional incrível, ou seja,
chuta com as dois pés.
Desenha em diversos gêneros e em sua longa
e produtiva carreira profissional já fez de tudo.
Porém, pelo visto, sua grande paixão sempre
foram as Histórias em Quadrinhos.
Ele e o irmão, Valter, estão aí firmes atuando
numa área cheia de altos e baixos onde ver uma
publicação nacional nas bancas é fato raro.
A seguir, vou compartilhar com vocês o
sensacional depoimento que obtive de...
TONY
1: Meu Deus, sou um cara privilegiado do
Universo, por ter a oportunidade de conhecer tanta
gente talentosa como você e por ter a honra de
poder entrevistar os bambas dos Quadrinhos
brasileiros, mestre. Este nosso cantinho da WEB
está se tornando um dos mais importantes, por
colher depoimentos de novos talentos e de pes-
soas como você, gente tarimbada, que acabam
relatando importantes fases do mundo editorial
deste país e das HQs, nos últimos 50 anos.
Seja bem-vindo...
Universo, por ter a oportunidade de conhecer tanta
gente talentosa como você e por ter a honra de
poder entrevistar os bambas dos Quadrinhos
brasileiros, mestre. Este nosso cantinho da WEB
está se tornando um dos mais importantes, por
colher depoimentos de novos talentos e de pes-
soas como você, gente tarimbada, que acabam
relatando importantes fases do mundo editorial
deste país e das HQs, nos últimos 50 anos.
Seja bem-vindo...
VETILLO: Salve, Bengalabrother!
TONY 2: Vou chutar a pelota: Você
começou a rabiscar com que
idade, meu amigo
VETILLO: Desenhar foi dom natural...
Comecei a desenhar aos 8 anos.
Fazer HQs foi uma opção natural...
TONY 3: Meus espiões, quase secretos, me
confidenciaram que você estudou arte fora
do Brasil... se isto está correto, quando isto
aconteceu e quantos anos
você tinha na época...
confidenciaram que você estudou arte fora
do Brasil... se isto está correto, quando isto
aconteceu e quantos anos
você tinha na época...
VETILLO : Estudei artes gráfica na School
of Visual Arts de Nova York,
entre1971 e 1973, e tinha,
na época, 30 anos.
of Visual Arts de Nova York,
entre1971 e 1973, e tinha,
na época, 30 anos.
VETILLO: Antes, em 1966, na Edrel, mas a história
não foi publicada - fiz sómente 3 pags. Era um episódio
da Independência do Brasil com roteiro do
Carlos Cunha.
TONY 5: Qual era o tamanho de seus originais
e que tipo de material você sempre utilizou...
e que tipo de material você sempre utilizou...
VETILLO: tamanho dos gabaritos era de
35cm x 25cm e eu finalizava em nanquim
com as penas Gillot.:
35cm x 25cm e eu finalizava em nanquim
com as penas Gillot.:
TONY 6: Quando o saudoso desenhista
e animador Ely Barbosa (criador dos Tutti-
Frutis e A Turma do Gordo) fechou contrato
com a Rio-Gráfica para produzir Hanna-
Barbera no Brasil, você
chegou a trabalhar com ele...
e animador Ely Barbosa (criador dos Tutti-
Frutis e A Turma do Gordo) fechou contrato
com a Rio-Gráfica para produzir Hanna-
Barbera no Brasil, você
chegou a trabalhar com ele...
VETILLO: Sim, trabalhei para o estúdio Ely Barbosa
com HQs dos personagens Hanna/Barbera e poste-
riormente com os Trapalhões... As minhas colabo-
rações com o Chet foi anterior ao meu tra-
balho no estúdio Ely Barbosa.
TONY 7:Também fui informado, pelos meus xeretas
espiões, que você também trabalhou com Chet,
criação-Mor do bengala brother Wild
Portella (irmão do mestre Watson)-, para a
editora Vecchi. Isto é verdade...
balho no estúdio Ely Barbosa.
TONY 7:Também fui informado, pelos meus xeretas
espiões, que você também trabalhou com Chet,
criação-Mor do bengala brother Wild
Portella (irmão do mestre Watson)-, para a
editora Vecchi. Isto é verdade...
TONY 8: Tomei conhecimento do seu trabalho
quando você passou a desenhar para a Bloch
a serie Spectreman. Como e quando surgiu a
oportunidade de desenhar aquele herói
nipônico que fazia sucesso na TV...
VETILLO: O Edmundo Rodrigues gostou
da dinâmica de movimentos que eu fazia
com os Trapalhões e
me chamou para fazer o Spectreman.
quando você passou a desenhar para a Bloch
a serie Spectreman. Como e quando surgiu a
oportunidade de desenhar aquele herói
nipônico que fazia sucesso na TV...
VETILLO: O Edmundo Rodrigues gostou
da dinâmica de movimentos que eu fazia
com os Trapalhões e
me chamou para fazer o Spectreman.
TONY 9: Na época você morava no Rio de Janeiro...
VETILLO:
ao Rio; mas foram 3 anos de colaboração
via malote SP-Rio e vice versa.
TONY
10: Edmundo Rodrigues foi um grande cara,
além de um excelente profissional. No tempo
em que comandou o departamento de HQs
da Bloch (década de 80), além de ressuscitar
os super-heróis da Marvel, abriu espaço para
nós, brasileiros. Flávio Colin desenhava
O Lobisomem, o Shima, A Múmia, eu e o
Hamasaki fizemos Trapasuat
e Os Trapalhões - que depois passou a ser
feito pela equipe montada pelo Ely Barbosa -
e você Spectreman...
foi uma boa fase para as HQs tupiniquins,
não é mesmo... não faltava trabalho...
além de um excelente profissional. No tempo
em que comandou o departamento de HQs
da Bloch (década de 80), além de ressuscitar
os super-heróis da Marvel, abriu espaço para
nós, brasileiros. Flávio Colin desenhava
O Lobisomem, o Shima, A Múmia, eu e o
Hamasaki fizemos Trapasuat
e Os Trapalhões - que depois passou a ser
feito pela equipe montada pelo Ely Barbosa -
e você Spectreman...
foi uma boa fase para as HQs tupiniquins,
não é mesmo... não faltava trabalho...
VETILLO:
HQ brasucas; o Spectreman teve 31 edições e
fazia muito sucesso no Brasil inteiro, mesmo
sem apoio promocional da Bloch...
TONY
11: Os roteiros eram também escritos
por você...
por você...
TONY
12: Você fazia tudo sozinho
ou contava com a colaboração
do seu irmão (Walter Vetillo), que também é um
excelente desenhista... Parece que o DNA
da arte emplacou na família. Rsss...
ou contava com a colaboração
do seu irmão (Walter Vetillo), que também é um
excelente desenhista... Parece que o DNA
da arte emplacou na família. Rsss...
VETILLO:
40 págs. mensais e como produzia os Trapalhões
paralelamente contratava letristas e coloristas
para o guia-côr. Desenhei o Spectreman de
1983 a 1986.
TONY
13: A Bloch foi uma grande editora,
mas trabalhar com Adolfo Bloch sempre foi
problema, a verba era minguada e muitas vezes
demorava para sair, mas saia.
Nos anos 80, eu e o Hamasaki nem esquen-
távamos porque trabalhávamos como
funcionários da ed. Noblet. A coisa degrin-
golou quando eles lançaram a TV Manchete.
Receber da Bloch virou uma novela.
Muita gente debandou, Você colaborou com
eles até o final, ou deu o fora antes...
mas trabalhar com Adolfo Bloch sempre foi
problema, a verba era minguada e muitas vezes
demorava para sair, mas saia.
Nos anos 80, eu e o Hamasaki nem esquen-
távamos porque trabalhávamos como
funcionários da ed. Noblet. A coisa degrin-
golou quando eles lançaram a TV Manchete.
Receber da Bloch virou uma novela.
Muita gente debandou, Você colaborou com
eles até o final, ou deu o fora antes...
VETILLO:
ceiros na Bloch; me pagavam bem e em dia.
Adolfo Bloch |
TONY
14: Você deu sorte. Rsss. Eu, o Hama e
o Shima sentimos o drama. Acho que
estavam passando por dificuldades
momentâneas.
Coisas de um mercado instável.
Que outras experiências você teve
profissionalmente, além das HQs...
o Shima sentimos o drama. Acho que
estavam passando por dificuldades
momentâneas.
Coisas de um mercado instável.
Que outras experiências você teve
profissionalmente, além das HQs...
VETILLO: Naquela época me dedicava inteiramente
aos quadrinhos. logo depois, no início da década
de 90 a Editora Globo me chamou para fazer o
Chaves e o Chapolim, que estouraram nas bancas.
TONY 15: Na década de 80, meu estúdio acabou
virando uma editora. Lancei pelo selo E.T.F:
Fantasticman (pela segunda vez, visto que da
primeira o personagem foi publicado pela
editora Evictor) e Fantasma Negro.
Este último era o preferido do professor
Gedeone, que frequentava a nossa sede.
Tanto, que ele decidiu escrever um roteiro
para o personagem.
Acabei passando o tal roteiro para você.
Sempre admirei seu traço
e suas figuras em ação.
Quando você me trouxe as
primeiras amostras da sua arte do
Fantasma Negro, babei, literalmente.
Porém, a empresa estava sem fluxo de caixa
e acabamos não fechando negócio com
você, lamentavelmente. Acontece que eu não
tinha a mínima noção de como funcionava a
parte comercial de uma casa editorial e ao
fechar o contrato com a DINAP nem me dei
conta de que o recolhimento e os pagamentos
do lançamento só viriam 55 e 125 dias depois.
Acho que você nunca entendeu o que houve.
Por isso, caro amigo, estou me redimindo
publicamente à você que, na época deve
ter ficado puto comigo. O Gedeone também
ficou revoltado quando soube da história.
Fazer o que... para aprender as coisas da
vida tem que se pagar um pedágio...
o meu saiu caro. Perdemos a oportunidade
de trabalhar com um grande
artista como você.
VETILLO:
têm que se redimir absolutamente; são
contingencias do mercado editorial e inerentes
à nossa vontade. O que lamento, realmente,
foi não ter tido a satisfação de ter trabalhado
com você, a quem respeito muito como o
grande amigo e profissional que é.
TONY
16: Grato, por sua compreensão...
eu precisava lhe explicar isto, ou não morreria
em paz. Rssss... A história das HQs no Brasil
sempre teve altos e baixos, infelizmente -
assim como na América.
Esta instabilidade deve passar...
eu precisava lhe explicar isto, ou não morreria
em paz. Rssss... A história das HQs no Brasil
sempre teve altos e baixos, infelizmente -
assim como na América.
Esta instabilidade deve passar...
VETILLO:
econômica, poderá haver uma luz no
fim do túnel...
Tony 17: Nos últimos anos, você e seu irmão
enveredaram pelo campo de obras em forma
de HQs didáticas, como Grande Sertão
Veredas e outros clássicos. Aliás, estão de
parabéns. Algum sonho à ser realizado...
enveredaram pelo campo de obras em forma
de HQs didáticas, como Grande Sertão
Veredas e outros clássicos. Aliás, estão de
parabéns. Algum sonho à ser realizado...
VETILLO: Conseguir publicar minhas produções
independentes, como consegui fazer com a Sesi
Editora (Zoo City e Motim a Bordo).
independentes, como consegui fazer com a Sesi
Editora (Zoo City e Motim a Bordo).
TONY 18: Alguma frustração profissional...
VETILLO: Várias, mas isto é uma longa história...
TONY
32: Grande e querido guru, só me resta
agradecer por sua valiosa contribuição. Suas
experiências profissionais, seu depoimento,
na certa, farão os novos talentos refletirem
mais sobre a nossa profissão e o mercado
editorial local. Alguma consideração final...
agradecer por sua valiosa contribuição. Suas
experiências profissionais, seu depoimento,
na certa, farão os novos talentos refletirem
mais sobre a nossa profissão e o mercado
editorial local. Alguma consideração final...
VETILLO:
não é melhor, nem pior do que os estrangeiros...
somos apenas mais um nesse nosso contexto
editorial.
VETILLO:
prazer dialogar com você e se esse modesto
depoimento puder contribuir como um incentivo
a novos valores, já me sinto inteiramente
recompensado. Até breve, companheiro de traço,
e um grande abraço !
Onde vai, valente ?
Vou pra linha de frente !
Copyright Tony Fernandes\Pegasus Studio –
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda
S.
Paulo – SP – Brasil
Todos
os Direitos Reservados
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