O
entrevistado desta feita não é um
autor de Histórias em
Quadrinhos.
Ele é um
videomaker. Ou seja, o cidadão
produz vídeos. Porém, seu nome e os seus
produz vídeos. Porém, seu nome e os seus
trabalhos atuais estão ligados
intimamente
aos grandes nomes de grandes
autores da arte sequencial do país.
autores da arte sequencial do país.
Fomos
apresentados, pela WEB, por Rafael
Portela e chegamos a trocar alguns e-mails.
Portela e chegamos a trocar alguns e-mails.
Esse criativo produtor de vídeos
colaborou
de forma fantástica me enviando
fotos para ilustrar a
fotos para ilustrar a
entrevista
que fiz com o grande mestre Watson
Portela (mais um recorde de audiência), que está
Portela (mais um recorde de audiência), que está
de volta
ao cenário editorial brasileiro
depois de merecidas férias
depois de merecidas férias
(para a
alegria dos seus fãs),
há alguns meses atrás.
há alguns meses atrás.
E foi
assim, que visitei o site do nosso
entrevistado de hoje e seu blog e
tomei
conhecimento
do trabalho incrível desse
guerreiro da produção
guerreiro da produção
de vídeos,
fotos e web designer, e de seus laços
com renomados
com renomados
autores do
mundo das HQs desse país, criando
e desenvolvendo sites
e desenvolvendo sites
para
gente de peso do cenário editorial
tupiniquim. Vamos, todos, agora, saber
um pouco mais sobre esse
tupiniquim. Vamos, todos, agora, saber
um pouco mais sobre esse
fantástico
cidadão e criativo
bengala brother chamado...
bengala brother chamado...
WAGNER
MOLOCH,
O
VIDEOMAKER E MESTRE
DOS SITES DE AUTORES DE
QUADRINHOS!
Tony
1: É sempre bom fazer novos amigos
e um prazer entrevistar
e um prazer entrevistar
gente
criativa e batalhadora como você, Wagner.
Eu
e nossos webleitores queremos saber
mais sobre você, sobre sua
mais sobre você, sobre sua
trajetória profissional e sobre esta sua paixão,
envolvimento e dedicação com os grandes
envolvimento e dedicação com os grandes
mestres dos quadrinhos nacionais.
Posso dar o pontapé inicial? Está preparado?
Wagner:
Simbora! Pronto pro papo!
Satisfação em falar contigo também !
Satisfação em falar contigo também !
Curto muito o Fantasma Negro!
Tony
2: Fantasma Negro!? Este velho
personagem foi uma criação
personagem foi uma criação
minha e do bengala brother Beto
(Alberto Jorge de Almeida Lima).
(Alberto Jorge de Almeida Lima).
Produzimos
esse herói misterioso na década
de 80. Faz um tempão danado... e é bom
de 80. Faz um tempão danado... e é bom
saber que gente, como
você,
ainda se lembra dele. Grato, pela lembrança
e
citação. Pena que este nosso herói não vingou...
Mas,
vamos nessa, o que passou passou...
Como
citei na abertura, foi graças
ao Rafinha, filho e atual empresário do
meu querido brotherzão
meu querido brotherzão
Watson,
que acabamos trocando ideias
via e-mail e você foi
via e-mail e você foi
super atencioso me enviando fotos
deles para ilustrar a entrevista.
deles para ilustrar a entrevista.
Na sequência, descobri que o blog do
Watson tinha sido feito por você.
Watson tinha sido feito por você.
Depois,
visitei seu blog, seu site
e adorei o seu trabalho. Parabéns.
e adorei o seu trabalho. Parabéns.
Wagner:
Realmente, já estávamos conectados
via Facebook,
via Facebook,
porém não tínhamos batido um
papo legal ainda.
papo legal ainda.
Muito
grato pela visita e visão do meu
pequeno universo, procuro
pequeno universo, procuro
realizar
tudo que sonho nessa vida,
consequentemente as
consequentemente as
coisas
vão acontecendo.
Tony
3: Um certo poeta americano dizia que
todos os homens
todos os homens
sonham
quando dormem e que apenas
aqueles que sabem
aqueles que sabem
sonhar
acordados tornam-se grandes
realizadores.
realizadores.
Isso,
ao meu ver. Tem um “Q” de verdade...
Como
mencionei, visitei seus portais
virtuais e foi assim
virtuais e foi assim
que descobri sua forte ligação
com autores
com autores
de
quadrinhos... Como e quando
surgiu esta paixão pelas HQs?
surgiu esta paixão pelas HQs?
O que você curtia quando era pequeno
ou
adolescente?
Wagner:
Sim, tenho forte ligação com
o mundo das HQs desde a infância.
o mundo das HQs desde a infância.
Curtia
terror e ficção basicamente como
fica bem explícito diante daquilo
fica bem explícito diante daquilo
que produzo atualmente. Eu não me
ligava exatamente no que era
ligava exatamente no que era
quadrinho
nacional ou não, mas tinha
uma inclinação por ele,
uma inclinação por ele,
pois via diferença do material do exterior.
Também tive contato com
Também tive contato com
a
Turma da Mônica, Os Amendoins,
Trapalhões, Turma da Fofura e os
Trapalhões, Turma da Fofura e os
heróis que ainda circulam por aí e
que vivem um bom momento com
que vivem um bom momento com
Ao
longo da vida, minha coleção
aumentou
e diminui. Em um certo período
torrei quase todas as
torrei quase todas as
minhas
HQs em fliperamas da cidade.
Fui um adolescente
Fui um adolescente
que
perdeu o juízo achando que
recuperaria tudo novamente,
recuperaria tudo novamente,
o
que obviamente não foi possível,
tamanho era o material histórico
e raro que eu possuia (hehe)...
e raro que eu possuia (hehe)...
mas aos poucos quem sabe
ainda chego lá...
ainda chego lá...
Tony
4: Quando os antigos jogos eletrônicos
(uma grande novidade na época –
(uma grande novidade na época –
Década
de 80) chegaram com uma gama de
casas de fliperamas
casas de fliperamas
(nomes
dado as primeiras e antigas casas
deste tipo de diversão eletrônica,
deste tipo de diversão eletrônica,
antes da era da informática oficial), foi um rebu.
Toda
galera se apaixonou por aquilo e
muitos passavam horas e horas a fio
muitos passavam horas e horas a fio
nas casas de fliperamas, como você.
Acho
que foi nesse exato momento do
passado, com o advento
passado, com o advento
dessas
casas de jogos é que as HQs começaram
a perder terreno para os jogos eletrônicos.
Muita gente que lia HQs deixou de
a perder terreno para os jogos eletrônicos.
Muita gente que lia HQs deixou de
comprá-las e mergulhou de corpo e alma nos games.
Prosseguindo... Obviamente, o teatro, o
cinema, a TV, a fotografia,
cinema, a TV, a fotografia,
os vídeos e as histórias em quadrinhos,
têm tudo a ver com a arte da
têm tudo a ver com a arte da
comunicação. O seu interesse em produzi
r vídeos surgiu quando? Como?
r vídeos surgiu quando? Como?
E, por quê?
Wagner:
Desde os anos 90 eu já fazia
edição com 2 vídeos cassetes e um
edição com 2 vídeos cassetes e um
aparelho de som, aprecio muito essa
manipulação, editei algumas coisas
manipulação, editei algumas coisas
para amigos, produzi curtas, filmagens
introspectivas e viagens diversas.
introspectivas e viagens diversas.
Hoje
eu mesclo este hobby com profissão,
pois recebo algumas encomendas
pois recebo algumas encomendas
também.
A paixão pelo vídeo é a forma
audiovisual de apresentação
audiovisual de apresentação
que
me fascina, o que mais gosto de fazer
é meu diário de bordo que
é meu diário de bordo que
apresento
algumas de minhas apreciações,
eventos e pessoas, e
eventos e pessoas, e
atualmente com um foco em HQ Nacional
e Colecionadores,
e Colecionadores,
e
digo uma coisa, preparem-se pois
minhas ideias estão tomando forma.
minhas ideias estão tomando forma.
Muito
material riquíssimo será feito.
Esta será mais uma contribuição
Esta será mais uma contribuição
que
dou a este universo que tanto aprecio.
Tony
5: Que os deuses continuem lhe inspirando
parceiro e que você possa realizar
parceiro e que você possa realizar
esses seus inovadores projetos...
“Doc
Moloch”? Ainda não vi isso, mas
o título parece interessante.
o título parece interessante.
Vou lá conferir, prometo... Diga-me, que tipo
de vídeos você, especificamente, produz?
de vídeos você, especificamente, produz?
Para que tipo de cliente?
Wagner:
Além do Doc Moloch, também
faço vídeo para minhas criações
faço vídeo para minhas criações
musicais e curta metragem, alguns
documentários em parceria,
documentários em parceria,
vídeo
de apresentação, de promoção
de eventos, etc.
de eventos, etc.
Só não pego grandes clientes pois não
tenho
suporte para isso ainda ( hehe).
Mas vídeos pessoais, apresentações e
bandas de rock é o que mais
bandas de rock é o que mais
tenho
produzido, além do meu trabalho pessoal.
Tony
6: Você além de videomaker também
é fotógrafo e webdesigner, OK?
é fotógrafo e webdesigner, OK?
Você foi o responsável pelo desenvolvimento
do site do Watson,
do site do Watson,
do
Shima e de outras feras. Como e quando
você começou a desenvolver
você começou a desenvolver
Wagner:
Sim, aprecio fotografar mas
não trabalho com isso, apesar que
não trabalho com isso, apesar que
num certo período trabalhei fotografando
“mulheres da vida” (hehe)...
“mulheres da vida” (hehe)...
Tony
7: As “primas”? Isso é que eu chamo
de unir o útil ao
de unir o útil ao
agradável (Rsss...)... continue...
Wagner:
Este tipo de trabalho rendeu
uns bons trocados.
uns bons trocados.
Quanto aos blogs, a primeira ideia
veio quando fiz uma busca
veio quando fiz uma busca
sobre
um artista ilustre de São José
dos Campos (minha cidade),
dos Campos (minha cidade),
chamado: Hans Hermann Swoboda
impressionado
por não existir nenhuma
referência sobre ele.
referência sobre ele.
Sua
obra me inspira desde a infância,
e eu sabia pouco sobre suas
e eu sabia pouco sobre suas
Em
minha busca incessante
encontrei seu filho Michael Swoboda,
encontrei seu filho Michael Swoboda,
apresentei
minha ideia de resgate,
para ajudar na manutenção
para ajudar na manutenção
de
sua memória para a cidade.
A partir daí fui expandindo,
A partir daí fui expandindo,
buscando
artistas que aprecio e
que não possuiam uma referência
que não possuiam uma referência
fixa na WEB. O trabalho desses
mestres geniais estavam espalhados
mestres geniais estavam espalhados
em
pequenas matérias, scans e entrevistas.
Sempre achei que eles
Sempre achei que eles
precisavam de espaços próprios, até
mesmo para motivá-los ao retorno
mesmo para motivá-los ao retorno
em
alguns casos. Decidi enveredar
por essa trilha. E assim tenho feito
por essa trilha. E assim tenho feito
até hoje. Fiz websites para o
Watson Portela, Júlio Shimamoto,
Watson Portela, Júlio Shimamoto,
Adauto
Silva, Swoboda, Basílio
Baranoff, Ely Barbosa,
Baranoff, Ely Barbosa,
Flavio
Colin e em breve Eugênio
Colonesse, e também estou dando
Colonesse, e também estou dando
suporte ao espaço já existente
de
Tony
8: Hans Hermann Swoboda? Pelo visto,
um pioneiro aeroespacial
do
Brasil e eu, como muita gente por aí, jamais
tinha ouvido falar nada
sobre ele.
Isto
é um absurdo. Brotherzão, este seu
trabalho de resgate dessas
pessoas
incríveis é fantástico!
Bengala friend, meus parabéns.
Bengala friend, meus parabéns.
Sempre
achei que esses feras
(não importa de que área),
(não importa de que área),
que contribuíram de
alguma forma para o
desenvolvimento do país mereciam ter seu
próprio espaço na WEB e você conseguiu
materializar exata idéia
materializar exata idéia
de forma brilhante.
Nota mil! Tô contigo e não abro!
Nota mil! Tô contigo e não abro!
O
site do Watson ficou excelente, assim
como o site do old bengala
como o site do old bengala
brother
e grande mestre Júlio Shimamoto...
Como
e quando você conheceu o Shima?
Wagner:
Watson por exemplo, eu tenho
algumas HQs dele, pensei a
algumas HQs dele, pensei a
princípio em postar páginas em um blog.
Porém, achei interessante contatá-lo para algo
Porém, achei interessante contatá-lo para algo
mais pessoal. Conheci o Rafael,
que apresentou a ideia ao pai, então
tudo correu bem.
tudo correu bem.
Já
conversei com Watson inclusive
pelo Skype. Nosso papo foi de
pelo Skype. Nosso papo foi de
rock progressivo a quadrinhos,
passando por cachaça e camarão (hehehe...),
passando por cachaça e camarão (hehehe...),
acho sua obra importantíssima e torço
para seu regresso em definitivo
para seu regresso em definitivo
apesar que seu e-mail verdadeiro só fui
conseguir através do
conseguir através do
Edu Manzano. Apresentei minha
ideia e ele apreciou bastante,
ideia e ele apreciou bastante,
concordando que realmente lhe faltava
um espaço assim. Ele foi
um espaço assim. Ele foi
me enviando material também, mas
com ele, por ter contato direto,
com ele, por ter contato direto,
tive mais proximidade. Conversamos
constantemente, ele aprecia
constantemente, ele aprecia
bastante
minhas esculturas (não sei se
falei que sou escultor
falei que sou escultor
também (hehe)... e que o Shima também
me incentiva a voltar a
me incentiva a voltar a
desenhar, pois ele teve contato com algumas
coisas que fiz no passado.
coisas que fiz no passado.
O
mestre Shima tá sempre me mandando
toques úteis. É surreal
toques úteis. É surreal
imaginar
que tenho o Shima como
professor direto e incentivador assim
professor direto e incentivador assim
(hehehe)...
mas só anda me faltando
tempo para me dedicar ao
tempo para me dedicar ao
desenho
novamente. É a tal velha história
da necessidade de
da necessidade de
se ter dias de 50 horas.
Tony
9: Escultor, fotógrafo, vídeo maker e até
desenhista de HQs...
desenhista de HQs...
pelo
visto estamos ante um bengala polivalente.
Gosto disso, me identifico com gente criativa como você,
que costumo chamar de “Maluco Beleza” (Rsss)...
Digo sempre: “O
mundo é dos doidos.” Se não fosse
a ideia de um doido, com certeza estaríamos
morando em cavernas até hoje (Rsss...).
a ideia de um doido, com certeza estaríamos
morando em cavernas até hoje (Rsss...).
Quanto ao mestre Shima, sempre foi muito
simpático.
Eu o conheci pessoalmente
nos tempos em que eu trabalhava na
nos tempos em que eu trabalhava na
editora
Noblet e cheguei até a visitá-lo em
Jacarépagua, quando
Jacarépagua, quando
deixou
São Paulo city e foi morar na cidade
do Rio de Janeiro para trabalhar
do Rio de Janeiro para trabalhar
com
uma agência de publicidade carioca,
há
muito tempo atrás.
Além disso, o fera é uma usina de otimismo
Além disso, o fera é uma usina de otimismo
que sempre contagiou aqueles que o cercam
e o homem também
e o homem também
sempre
foi uma máquina de produção.
É um excelente ilustrador, publicitário
É um excelente ilustrador, publicitário
e
apaixonado por quadrinhos.
Há algum tempo atrás mandei
Há algum tempo atrás mandei
pra
ele uma entrevista, mas o bengala
brother até hoje não me deu um retorno,
brother até hoje não me deu um retorno,
estranhamente.
Mas, deixa pra lá...
Você,
Wagner, tem uma empresa, tem sócio?
Ou produz
Ou produz
tudo
sozinho, na base do free lance?
Wagner:
Tudo sozinho mesmo.
Tornei minha casa minha área de
Tornei minha casa minha área de
trabalho
para tudo. Aqui se parece hora
com sebo, hora com locadora,
com sebo, hora com locadora,
hora com oficina (hehe...), por isso
disse que não encaro grandes
disse que não encaro grandes
empreendimentos,
pois sozinho
não dá para atender a demanda.
não dá para atender a demanda.
Tony
10: Coisa de maluco, mesmo...
Deus te conserve assim...
Deus te conserve assim...
Para
que empresas, agências e clientes
você, já trabalhou
você, já trabalhou
nos últimos anos?
Wagner:
Prostitutas, bandas de Metal
e pessoas apresentando
e pessoas apresentando
seus
mais variados produtos (Rsss...).
Tony
11: Prostitutas... Incrível, pois até as “primas”
entraram para o seu curriculum, clientela (Rsss...).
Legal, afinal, elas também são gente e queira
ou não, a Liga das Senhoras Católicas
entraram para o seu curriculum, clientela (Rsss...).
Legal, afinal, elas também são gente e queira
ou não, a Liga das Senhoras Católicas
do
Brasil, algumas dessas meninas também
fazem um grande e importante
fazem um grande e importante
trabalho
social atendendo os
solitários e até enfermos.
solitários e até enfermos.
Conheço
uma que atende pessoas enfermas,
que não podem se
que não podem se
locomover
e até deficientes físicos.
Isto não é um trabalho digno de louvor?
Os
falsos moralistas e os pseudos-puritanos
não concordam com meu ponto de vista, é óbvio.
não concordam com meu ponto de vista, é óbvio.
Mas, ninguém pode negar
que
esta é a profissão mais antiga do mundo
que começou no
que começou no
passado,
quando os maridos levavam
suas esposas para se
suas esposas para se
prostituirem
nos templos para levantar
fundos para essas casas
fundos para essas casas
de
oração. Apesar de parecer piada
é a pura realidade.
é a pura realidade.
A
coisa é milenar. Mas, esta é outra
história que fica para outra vez...
história que fica para outra vez...
Jussara Lanzellotti, vamos falar sobre essa
querida e intrépida
querida e intrépida
bengala
girl e filha que se dedica arduamente
a divulgação do
a divulgação do
seu querido pai - o grande mestre José
Lanzellotti -, um
Lanzellotti -, um
dos
maiores artistas que este país já
teve, além de grande pesquisador
das coisas do Brasil...
Você,
pelo que me consta, produziu um
vídeo sobre o pai dela e
vídeo sobre o pai dela e
também fez um site. Confere?
Como e quando você teve o
Como e quando você teve o
prazer
de conhecer a nossa querida Jujú,
nossa bengala sister?
nossa bengala sister?
Wagner:
Grande pessoa ela mesmo !
Na verdade ela já possuía um blog,
Na verdade ela já possuía um blog,
o
Rafael Portela me falou sobre ele,
acabei conhecendo e oferecendo
acabei conhecendo e oferecendo
meus
serviços à ela para dar um trato
no blog. Eu me lembrava pouco
no blog. Eu me lembrava pouco
do
trabalho de seu pai, mas através dessa
iniciativa me aprofundei
iniciativa me aprofundei
em
seu universo, descobrindo a pessoa
fantástica que ele era.
fantástica que ele era.
Ainda não foi produzido nada por mim
para o Lanzellotti, porém está
para o Lanzellotti, porém está
a
caminho um documentário sobre sua vida
e obra dele, que inclusive já fechei com o
Álvaro de Moya para participar,
e obra dele, que inclusive já fechei com o
Álvaro de Moya para participar,
pois
eram amigos.
Aguardem pois um rico material
será apresentado!
será apresentado!
Tony
12: Professor Moya, preciso entrevistar
esse fera, um dia...
esse fera, um dia...
Espero
que a galera bengala fique atenta,
pois, com certeza,
pois, com certeza,
este
documentário vai dar o que falar.
Grande sacada esta sua,
Grande sacada esta sua,
Wagner. Me avise quando a coisa rolar.
Let’s go... Eugênio Colonesse...
Let’s go... Eugênio Colonesse...
vamos falar sobre esse saudoso e
produtivo autor de quadrinhos...
produtivo autor de quadrinhos...
ele,
Rodolfo Zalla e o fizeram história e
foram os fundadores do lendário
foram os fundadores do lendário
estúdio
D-Arte, que nas décadas de 60 e
70 produziram
70 produziram
inúmeros
títulos de variadas séries para
o mercado nacional de HQs,
o mercado nacional de HQs,
para
diversos editores. Produziram de tudo,
desde terror, combate,
aventuras,
super-heróis, etc... você, bengala friend and brother
Wagnão , também criou e desenvolveu
um site para o genial Colonese, certo?
Ele foi feito por você, como
Ele foi feito por você, como
homenagem a um dos nossos grandes
mestres das Hqs, ou foi
mestres das Hqs, ou foi
feito
sob encomenda de filhos
ou parentes dele?
ou parentes dele?
Wagner:
Sim, grande Colonesse !
O blog para ele entrou também em meu
projeto
de resgate, o que chamo de “Luta Contra o
Anonimato Digital de Grandes Artistas”.
Tony
13: Caceta! Achei este título fantástico, duka...
continue...
continue...
Wagner: Mas ainda não tem material
publicado, estou acertando os
publicado, estou acertando os
detalhes com sua filha. Mas também
teremos um documentário sobre
teremos um documentário sobre
ele,
e espero que consiga desenvolver este ano.
Estou muito empolgado,
Estou muito empolgado,
pois antes de tudo será uma viagem pessoal
única ter acesso a todo
única ter acesso a todo
esse
material. Fico triste com a forma
que tudo aconteceu, a depressão
que tudo aconteceu, a depressão
em
que ele entrou, após ter desaparecido
quase todo seu material
quase todo seu material
original, mas isso fica pra ser
apresentado no documentário.
apresentado no documentário.
Tony
14: Ouvi falar superficialmente sobre
a tal depressão que ele
a tal depressão que ele
Sofreu
e sobre o total desrespeito
com os originais dele.
com os originais dele.
Cara,
você é um anjo que surgiu para
imortalizar esses grandes mestres.
imortalizar esses grandes mestres.
A
maioria deles já estavam quase esquecidos...
e isso é uma puta
sacanagem.
Na
América eles veneram os mestres do passado e no
Japão os mortos são
sempre lembrados e
reverenciados.
Um país sem memória é um
país sem história. Congratulations, again (Rsss)...
país sem história. Congratulations, again (Rsss)...
As novas gerações precisam e
devem
conhecer a obra desses gênios das
HQs nacionais e dos grandes
pioneiros,
sejam
eles dos mais variados setores...
O
seu trabalho é incrível e muito importante,
visto que você ao
visto que você ao
desenvolver vídeos e sites está resgatando
o trabalho dos grandes mestres do passado e
o trabalho dos grandes mestres do passado e
contemporâneos do mundo dos
quadrinhos...
gente de peso, verdadeiras
feras do até então
feras do até então
chamado terceiro mundo subdesenvolvido,
mas que revelou
mas que revelou
muitos talentos. Essa gente jamais
deve ser esquecida, pelo
deve ser esquecida, pelo
importante
trabalho que fizeram e
por sua relevância ao contribuirem
(e alguns ainda contribuem)
por sua relevância ao contribuirem
(e alguns ainda contribuem)
para o desenvolvimento
e
perpetuação das HQs nesse país.
Pelo que pude notar, registrar e
perpetuar
o
trabalho desse povo criativo era mesmo a sua
intenção inicialmente...
Wagner:
Totalmente! E muito mais
pelo caminho virá. Espero que pessoas
pelo caminho virá. Espero que pessoas
se contaminem com a ideia, criando
espaços dedicados a artistas, ou seja
espaços dedicados a artistas, ou seja
quem for de sua cidade que teve uma
relevância, mas que o tempo não
relevância, mas que o tempo não
fixou
seu nome na história atual.
Tony
15: De fato, muitos passam despercebidos
pelo cenário histórico nacional,
pelo cenário histórico nacional,
infelizmente. E a nossa imprensa só dá
destaque para os grandes medalhões
destaque para os grandes medalhões
nacionais
e internacionais (este últimos
principalmente), e acabam
principalmente), e acabam
esquecendo
de enaltecer as pratas da casa.
Acho isso um absurdo...
Acho isso um absurdo...
você
é o cara! Tá fazendo a coisa certa...
Wagner,
em que dia, mês, ano
e cidade você nasceu?
e cidade você nasceu?
Wagner:
Dia 24 de Setembro de 1973 às
10 da manhã na cidade de São
10 da manhã na cidade de São
José
dos Campos, interior de São Paulo.
Fui ejetado ao mundo junto
Fui ejetado ao mundo junto
com o álbum The Dark Side
of the Moon (hehe...)...
of the Moon (hehe...)...
Tony
16: Ejetado!? Esta foi ótima (Rsss...)...
Pink Floyd! Dark Side of the Moon...
Pink Floyd! Dark Side of the Moon...
Pra mim esse é o melhor disco desses
caras que revolucionaram a
caras que revolucionaram a
música mundial com um rock progressivo
de alta qualidade.
de alta qualidade.
Ainda
tenho esse vinil, além de vídeos,
DVDs, etc...
DVDs, etc...
Essa banda é duka, é insuperável,
ao meu ver. Avante...
ao meu ver. Avante...
Moloch...
este seu sobrenome
é russo, polonês?
é russo, polonês?
Qual é a origem da família Moloch?
Wagner:
Na verdade meu sobrenome
é Ribeiro, uso Moloch desde 1988
é Ribeiro, uso Moloch desde 1988
como um pseudônimo forte.
Muitos vêem uma relação nazista
Muitos vêem uma relação nazista
devido ao nome de origem alemã e ao
filme de nome Moloch,
filme de nome Moloch,
de
1999, do diretor Alexander Sukorov ,
que trata sobre a vida
que trata sobre a vida
de
Adolph Hitler e sua amante Eva Braun.
Outros associam ao filme
Outros associam ao filme
de
Fritz Lang, Metrópolis, de 1927,
sobre máquinas escravizando
sobre máquinas escravizando
homens,
sobre a superioridade dos ricos...
mas a real é que peguei
mas a real é que peguei
em
um livro de satanismo e demologia.
Em 1988 senti a necessidade
Em 1988 senti a necessidade
de
um pseudônimo, pois sempre fui ligado
ao ocultismo e a musicalidade
ao ocultismo e a musicalidade
mais
obscura também como Black Metal,
Gótico, Doom...
Gótico, Doom...
achei
esse sobrenome forte, e uni o meu
verdadeiro nome
verdadeiro nome
(Wagner)
ao Moloch, e já se
foram 24 anos...
foram 24 anos...
Tony
17: Então, Wagner Moloch virou
seu nome de guerra... de fato, soa bem...
seu nome de guerra... de fato, soa bem...
Foi
bem escolhido e é marcante,
quando se associa ele aos diretores de peso
quando se associa ele aos diretores de peso
e
outras cositas más que você citou...
Vamos em frente,
Vamos em frente,
meu obscuro e ocultista
bengala brother...
bengala brother...
Quanto
você cobra para criar e
desenvolver um website?
desenvolver um website?
Wagner:
Para o blog é muito variável,
depende do acervo divulgado,
depende do acervo divulgado,
se terei que tratar imagens, criar logo, etc.
Recomendo
entrarem em contato
comigo para avaliar cada caso.
comigo para avaliar cada caso.
Tony
18: Quanto custa, mais ou menos,
hoje, uma produção de vídeo?
hoje, uma produção de vídeo?
Uma escultura hiper realista de Moloch |
Wagner:
Conecto a resposta acima a
esta questão também,
esta questão também,
é
bastante variável.
Tony 19:
Quem estiver a fim, aguarde, que até
o final dessa entrevista ele vai dar o e-mail par
a contato...
o final dessa entrevista ele vai dar o e-mail par
a contato...
Que produtores de vídeo ou
cinematográfico
influenciaram você,
bengala boy friend?
Wagner:
Kenneth Anger, José Mojica Marins
(que tive a honra em
(que tive a honra em
apresentá-lo
na Virada Cultural de SP,
em 2011, em dois palcos),
em 2011, em dois palcos),
George Romero, David Lynch, Alejandro
Jodorowsky,
Jodorowsky,
Gaspar
Noé, Glauber Rocha, Stanley
Kubrick... esses são os
Kubrick... esses são os
caras
que fazem a minha cabeça,
que adicionam
que adicionam
muito
ao meu universo.
Tony
20: Um time da pesada, que também adoro...
Cite
alguns grandes autores de quadrinhos,
nacionais e importados...
nacionais e importados...
Wagner:
Possuímos trabalhos excepcionais
na história da humanidade, como:
Ao Coração da Tempestade e O Edifício de
Will Eisner, por exemplo,
Will Eisner, por exemplo,
que
possuem narrativa e arte que se
distanciam e muito de histórias
distanciam e muito de histórias
de
super-heróis, tratando tão bem
do quotidiano e abordando o
do quotidiano e abordando o
navegando
pelo misticismo e história
brasileira, o surrealismo da parceria
brasileira, o surrealismo da parceria
Neil Gaiman e Dave McKean, a escatalogia
urbana de Marcatti e Angeli,
urbana de Marcatti e Angeli,
Revistas
como Heavy Metal, que por
definição eram chamados de quadrinhos
definição eram chamados de quadrinhos
adultos, pelas abordagens mais
substanciais da ficção, erotismo e fantasia
substanciais da ficção, erotismo e fantasia
que os diversos artistas participantes
nos ofereciam, a sátira de
nos ofereciam, a sátira de
MAD,
O estrondoso sucesso do
Elseworld de Frank Miller, Cavaleiro das
Elseworld de Frank Miller, Cavaleiro das
Trevas... e que tal citarmos Moon Shadow,
A Garagem Hermética,
A Garagem Hermética,
Dylan
Dog, lembrar de Alan Moore,
Robert Crumb,
Robert Crumb,
Ely Barbosa, Bira Dantas, Mozart Couto...
poxa, há tanto a ser citado que valeria
alguns
megabytes de
textos (hehe...)...
Tony
21: Com certeza, com certeza (Rsss...).
Há muita gente genial nesse
Há muita gente genial nesse
universo maluco dos quadrinhos, tanto
no setor nacional quanto
no setor nacional quanto
no
internacional... Mudando de pau
pra cacete... vamos falar de cinema...
pra cacete... vamos falar de cinema...
Grandes diretores do cinema nacional
e internacional?
e internacional?
Wagner:
José Mojica Marins e
Stanley Kubrick.
Stanley Kubrick.
Tony
22: O Mojica Marins (o nosso Zé do Caixão) é
tão genial quanto
Kubrick.
Aliás,
acho que o Mojica, sobre certo aspecto, foi
até mais genial do que o
Kubrick...
O
cara foi um dos primeiros a enveredar
pela vertente do terror no Brasil.
pela vertente do terror no Brasil.
Fazia cinema sem recurso financeiro, vivia
na pindaíba, não
na pindaíba, não
tinha grana para pagar seus colaboradores,
comeu o pão que o
comeu o pão que o
diabo
amassou, mas fez filmes geniais
como Esta Noite Encarnarei
como Esta Noite Encarnarei
no seu
Cadáver, etc. Seu personagem,
Zé do Caixão, virou programa
Zé do Caixão, virou programa
de TV,
fez um sucesso danado e
depois o homem foi
depois o homem foi
esquecido pelo público
brasileiro,
inexplicavelmente.
inexplicavelmente.
Só anos depois sua genialidade foi
resgatada pelo público
resgatada pelo público
americano e seus filmes trash, que fizeram
um grande sucesso
um grande sucesso
na América e pelo mundo afora, foram
considerados obra de arte.
considerados obra de arte.
Taí um cara que ralou muito e que
fez muito pelo cinema
fez muito pelo cinema
nacional e que jamais deveria ser esquecido.
Acho o público
tupiniquim muito
injusto com os nossos
injusto com os nossos
grandes artistas... Joe Cuffie
(José Mojica Marins, o Zé do Caixão)
merece
um puta website, Wagnão.
Já pensou em elaborar ele, parceirão?
Vamos em frente que atrás vem gente (Rsss...)...
Wagner:
Tenho visto muita coisa independente
se desenvolvendo, o que é
se desenvolvendo, o que é
ótimo, pois a grande indústria é um reflexo
de novelas televisivas,
de novelas televisivas,
acho um porre, salvo exceções raras.
Tony
23: Concordo contigo... a Globo entrou
firme nos filmes
firme nos filmes
cinematográficos realizando
películas geniais como
O Alto da Compadecida,
películas geniais como
O Alto da Compadecida,
um clássico da literatura nacional e outros
filmes, mas só dá artistas
filmes, mas só dá artistas
das
novelas da TV deles nas telonas, apesar
dos filmes serem bem produzidos.
dos filmes serem bem produzidos.
Cadê os novos talentos? A coisa fica maçante,
sempre as mesmas caras,
sempre as mesmas caras,
apesar
desses antigos atores e atrizes
globais terem um talento inegável...
globais terem um talento inegável...
Qual é sua concepção sobre as
histórias em quadrinhos produzidas
histórias em quadrinhos produzidas
no Brasil, (apesar de serem incipientes),
seus autores e raros editores?
seus autores e raros editores?
Wagner:
Um universo muito particular,
peculiar, em especial nas produções
peculiar, em especial nas produções
que abordam a ficção científica,
história do Brasil, causos, escatologia,
história do Brasil, causos, escatologia,
situações
urbanas do quotidiano.
Temos um rico acervo, não precisamos
Temos um rico acervo, não precisamos
flertar
tanto com super-heróis, temos
muito a ser explorado ainda
muito a ser explorado ainda
e
torço para que o momento em que
vivemos só cresça e se torne sólido.
vivemos só cresça e se torne sólido.
A
volta as bancas das HQs brasileiras
também seria muito necessária, pois
também seria muito necessária, pois
atingiria
novamente todos os públicos.
Atualmente tudo anda se
Atualmente tudo anda se
restringindo
apenas as livrarias.
Tony
24: Também acho isso um absurdo,
apesar do belo trabalho que vem sendo
apesar do belo trabalho que vem sendo
feito
pelos independentes.
Mas a coisa ficou elitizada.
Mas a coisa ficou elitizada.
O grande público
não tem acesso a
livrarias e até desviam delas, que
livrarias e até desviam delas, que
têm um preço
salgado demais.
Os preços de bancas eram
Os preços de bancas eram
democráticos, as revistas
podiam
ser compradas por
ser compradas por
gente de todas as classes sociais.
Atualmente, tem nego vendendo
Atualmente, tem nego vendendo
gibi nas bancas por preços absurdos,
devido as tiragens medíocres.
devido as tiragens medíocres.
Um absurdo. Isso também tem
afugentado nosso público-leitor,
afugentado nosso público-leitor,
que não é idiota.
Outro dia entrevistei o grande mestre
Outro dia entrevistei o grande mestre
e bengala friend Primaggio, recentemente...
o
Primo (apelido dele) disse que a editora
Abril tentou fazer HQs
Abril tentou fazer HQs
nacionais (vide revista Crás, etc), mas
que o público não aceitou o material
que o público não aceitou o material
Posso
concordar com o Primo num
aspecto: Na verdade,
aspecto: Na verdade,
existe uns babacas preconceituosos
que
só curtem super-heróis e mangás e que
torcem o nariz quando surge
uma
HQ Made in Brazil.
HQ Made in Brazil.
Mas,
discordo em outro ponto, pois
acredito que o
acredito que o
grande público não tá
nem aí se o
material é nacional,
material é nacional,
importado ou do planeta Marte.
O
leitor, ao meu ver, quer apenas se divertir.
Se gostar do material
vai continuar
comprando.
comprando.
Não importa a origem. Taí a Turma da
Mônica que não me deixa mentir.
Mônica que não me deixa mentir.
Os roteiros das HQs do Mauricio
são geniais, divertidos, enquanto
são geniais, divertidos, enquanto
a maioria dos roteiros brasileiros
são sofríveis.
são sofríveis.
O cinema nacional sofre do mesmo mal...
Cadê nossos bons escribas?
Cadê nossos bons escribas?
Comprei a revista Crás, da Abril, que reunia
diversos autores,
diversos autores,
e confesso que não vi ou li nenhum
roteiro sensacional.
roteiro sensacional.
Como alguém pode escrever um bom
roteiro em 3 ou 10 páginas?
Essa limitação do número
roteiro em 3 ou 10 páginas?
Essa limitação do número
de páginas na época
podou os bons roteiros,
com certeza,
apesar do bom nível profissional que a
apesar do bom nível profissional que a
Abril conseguiu
reunir na época.
O time de profissionais era ótimo, mas o espaço
era ultra limitado. Prosseguindo...
Com
o advento da WEB criou-se um novo
conceito de se ler uma boa HQ através
conceito de se ler uma boa HQ através
de IPads, tablets, celulares top de
linha, etc. Na sua
opinião, as
revistas, os gibis impressos,
revistas, os gibis impressos,
tendem a escassear ou
desaparecer, com o tempo?
desaparecer, com o tempo?
Wagner:
Espero que não desapareçam, que
todos os autores
todos os autores
e editores dêem
as mãos e sigam fortes.
Nada substitui o prazer
Nada substitui o prazer
do toque no papel, o
aroma. Virar a página,
faz parte de toda uma
faz parte de toda uma
experiência sensorial.
Eu particularmente
não consumo
não consumo
nestes formatos, meu celular só
é
utilizado para ligação e mensagens
e já é suficiente
e já é suficiente
para me
deixar louco,
já
os outros equipamentos sinceramente
ainda não
ainda não
me foram úteis para meu dia a dia.
Moloch - Um artista de múltiplo talento |
Tony
25: Deus te ouça, pois acabei de receber
um e-mail da editora Abril
um e-mail da editora Abril
me oferecendo duas opções de leitura
para a revista VEJA:
para a revista VEJA:
digital e impressa.
Por
todo o mundo muitos editores estão se
tornando digitais,
tornando digitais,
como a
tradicional enciclopédia Barsa, o
Jornal do Brasil, etc...
Jornal do Brasil, etc...
talvez
sejamos os “últimos dos mexicanos...
para não dizer, moicanos...” (Rss...).
Como anda o mercado de produção de vídeos
para não dizer, moicanos...” (Rss...).
Como anda o mercado de produção de vídeos
no país? Ele está aquecido? Há alguma lei
de incentivo para
de incentivo para
este segmento específico?
Wagner:
Sim, existem leis que favorecem, porém
não quero mexer com isso
no momento, é uma burocracia danada e
a concorrência é desleal...
a concorrência é desleal...
não tenho energia para desprender
no momento.
no momento.
Quanto
ao mercado as coisas estão
acontecendo, tenho muitos
acontecendo, tenho muitos
amigos na área, e só cresce.
Independência ou morte!
Independência ou morte!
Tony
26: Esse histórico e famoso grito de
independência precisa ser bradado por
independência precisa ser bradado por
todos os setores que mexem
com arte neste país! Meu
querido e
consciente bengala
consciente bengala
brother,
você tem ideia de quantos vídeos
já produziu até hoje e
já produziu até hoje e
qual
foi o que mais lhe agradou?
Wagner:
Não tenho em mente, mais de
50 pelo menos acredito que já produzi, porém
50 pelo menos acredito que já produzi, porém
o que mais estou apreciando
em desenvolver é
o Doc Moloch,
a
experiência é ótima... cobrir eventos
de forma independente, nada
de forma independente, nada
superficial
como uma simples matéria de
TV, não se preocupar com o
TV, não se preocupar com o
tempo,
estou apaixonado por este momento.
Tony
27: Maravilha... Uma produção de vídeo
caprichada deve exigir
caprichada deve exigir
muita gente, como: maquiador, iluminadores,
montadores, etc...
montadores, etc...
é
possível manter uma grande equipe
para fazer uma bela produção
para fazer uma bela produção
no
país ou isso é coisa de
produtor estrangeiro?
produtor estrangeiro?
Wagner:
É possível, por experiência.
No meu caso é só uma câmera na
No meu caso é só uma câmera na
mão
e aproveitar a luminosidade local,
por isso chamo o Doc
por isso chamo o Doc
de
“Diário de Bordo”. Produzo dessa
forma praticamente o que vejo,
forma praticamente o que vejo,
com
a forma simples de olhar, e
m primeira pessoa.
m primeira pessoa.
Tony 28:
Atualmente, há rodeios quase
que mensalmente por todo o país.
que mensalmente por todo o país.
Eles
atraem o público e como conseqüência
muitos cantores sertanejos ou
não
de sucesso
comparecem a esses grandes eventos.
Com a
crescente produção musical
de selos independentes muitos desses
de selos independentes muitos desses
artistas
fazem a produção de DVDs e Blueray,
que registram suas
que registram suas
apresentações
ao vivo. Na certa, este novo
mercado, que há anos
mercado, que há anos
(após a
quebra da maioria das
gravadoras do país), vem
gravadoras do país), vem
crescendo
cada vez mais tem aquecido o
mercado de produção
mercado de produção
de vídeos
por todo o Brasil. Você também
explora esse segmento?
explora esse segmento?
Wagner:
Não. Além de não apreciar a
música desse pessoal,
música desse pessoal,
detesto rodeios, prefiro MMA,
nenhum animal sendo machucado.
nenhum animal sendo machucado.
Tony
29: MMA? Nenhum animal sendo
machucado... (Rsss...).
machucado... (Rsss...).
Genial... ô
loco... vamos prosseguindo...
Trabalhamos (os estúdios Pégasus) em
parceria com o
parceria com o
Spectrum Studio, do bengala brother
Eduardo Lolo, ex-guitarrista da
Eduardo Lolo, ex-guitarrista da
velha banda musical chamada Brazukas
(antiga Bengalas Boys),
(antiga Bengalas Boys),
da qual participei durante uns 15 anos.
Nesse estúdio produzimos
Nesse estúdio produzimos
Outro
dia estive por lá e o Lolo estava
a milhão, produzindo um curso de
a milhão, produzindo um curso de
inglês e espanhol para uma renomada
escola de idiomas e fiquei
escola de idiomas e fiquei
sabendo
que este mercado (de gravações)
está superaquecido
está superaquecido
atualmente,
graças a uma lei que
incentiva e obriga toda produção
incentiva e obriga toda produção
de
cunho didático a ter um CD de áudio
ou de vídeo, para esse
ou de vídeo, para esse
tipo de produto pedagógico. Você também
está usufruindo disso?
está usufruindo disso?
Wagner:
Não, nem estava ciente. Vou procurar
me informar.
me informar.
Talvez
seja uma fonte extra de renda,
desde que não me
desde que não me
atrapalhe
em outros setores (hehe...).
Tony
30: Qual é a sua formação?
Wagner:
Sou do rádio, operador.
Minha atuação principal no
Minha atuação principal no
momento é a escultura.
Mais esculturas do criativo Wagner Moloch |
Tony
31: Curti as imagens que você enviou
para ilustrar as matérias e algumas
para ilustrar as matérias e algumas
dessas suas esculturas estão
aí para serem apreciadas pelo mundo.
Afinal, temos uma audiência
Afinal, temos uma audiência
internacional... é mole? (Rsss...).
Agradeço à todos que acompanham
Agradeço à todos que acompanham
e
que colaboram com os nossos blogs,
nossas matérias e entrevistas, etc.
nossas matérias e entrevistas, etc.
Curiosamente
são justamente as
entrevistas os links mais acessados pelo
entrevistas os links mais acessados pelo
mundo afora, graças ao nosso tradutor
para diversos idiomas...
para diversos idiomas...
as
entrevistas, elas despertam o
interesse geral.
interesse geral.
Sobre
suas esculturas, achei-as fora de
série, principalmente, aquelas
série, principalmente, aquelas
dos
etês, parecem super reais...
Todo mundo tem um sonho, qual é o seu?
Wagner:
São muitos, mas vou ser sincero
e expressar o que
e expressar o que
vem a cabeça no momento:
Uma graphic novel com minhas criações
em escultura.
Tony
32: Um produto editorial diferente
(sui generis) e até inimaginável
(sui generis) e até inimaginável
por
milhares de editores, com certeza...
algum editor
algum editor
de vanguarda está
curtindo este bate papo?
Alguém
se habilita a investir?
Taí uma ideia arrojada...
Taí uma ideia arrojada...
Alguma
frustração, bengala brother?
Wagner:
Sempre, faz parte, mas a maior
seria a perda de um grande amor.
seria a perda de um grande amor.
Tony
33: Um cara romântico, hein?
O que eu já vi cara
O que eu já vi cara
ficar down por
causa de uma mulher, de
um grande amor perdido ou de um grande e
um grande amor perdido ou de um grande e
louco romance não tá no gibi. Pra mim, paixão
é doença e pira a cabeça de qualquer
é doença e pira a cabeça de qualquer
um (de ambos os sexos). É preciso ter
equilíbrio,
sensatez. Afinal, a felicidade deve estar dentro
sensatez. Afinal, a felicidade deve estar dentro
de cada
um de nós e
não externamente. Porém, não a Cristo
que suporte a perda de
que suporte a perda de
um grande amor, sem dúvida.
Os mais fracos de cabeça
acabam
desandando e
desandando e
muitos tornam-se alcoólatras ou
dependentes de drogas,
dependentes de drogas,
lamentavelmente...
Projetos
para o futuro?
Wagner:
A continuidade de tudo que
faço e cada vez mais otimizar
faço e cada vez mais otimizar
meu espaço para conclusão das realizações.
Tony
34: Wagner Moloch por
Wagner Moloch...
defina-se:
quem é você? (rsss…)…
Wagner:
Um angustiado navegando
em um navio no alto mar.
em um navio no alto mar.
Tony
35: Você é o capitão da sua embarcação.
Aliás, cada um
Aliás, cada um
de nós
dirigimos nosso próprio “barco”.
Só nós podemos mudar
Só nós podemos mudar
o rumo
das coisas e se concentrar em
nossos
objetivos. Em síntese: Estamos,
todos, no mesmo barco.
todos, no mesmo barco.
Remando
contra a maré, essa é que é
a grande verdade (Rsss)...
a grande verdade (Rsss)...
Como
diz a letra de um antigo samba
do mestre Paulinho da Viola:
do mestre Paulinho da Viola:
“Faça
como o velho marinheiro,
Que
durante o nevoeiro,
Leva
o barco devagar!”
Quem
desejar produzir qualquer tipo
de vídeo ou site com você, como
de vídeo ou site com você, como
deve
proceder? Deixe aí seu e-mail,
para contato, etc...
para contato, etc...
Wagner:
Procurem-me em qualquer rede social, Google, etc...
Wagner Moloch. Estou em todas.
Meus
principais canais são:
Meu
blog principal:
Canal
no Youtube:
Doc Moloch:
Projeto Musical:
Email
e telefone para contatos:
(12)
91865255–
Tony
36: Viagens internacionais... que países
você já visitou?
você já visitou?
Teve alguma experiência
profissional fora do Brasil?
profissional fora do Brasil?
Wagner:
Não. Mas já me estiquei bastante
pelo Brasil,
pelo Brasil,
mas
fora ainda não fui. E tem gente lá de
fora que me enche o saco
fora que me enche o saco
pra visitá-los (hehe...).
Tony
37: Não perca esta chance.
Aproveite os convites.
Aproveite os convites.
Viajar, conhecer
novas culturas é sempre
salutar.
Abre a cabeça e a gente volta
pra casa com outra visão de mundo...
pra casa com outra visão de mundo...
Na
minha opinião, um profissional
da área de comunicação
da área de comunicação
sempre deve
atuar em diversas mídias,
ainda mais hoje em dia.
ainda mais hoje em dia.
Meus estúdios
sempre foram multimídias –
muito antes desse termo ser usado amplamente -
muito antes desse termo ser usado amplamente -
e acho errado aquele
que só pensa em produzir
quadrinhos
(apesar deles serem a minha paixão),
pois há um vasto mercado
(apesar deles serem a minha paixão),
pois há um vasto mercado
para ser explorado no que
tange a arte e criação. Englobar a produção
de vídeos, fotos, sites, blogs, trilhas, animação e
de vídeos, fotos, sites, blogs, trilhas, animação e
audiovisuais,
sempre foi uma
boa opção para autores que sonham
em manter um estúdio -
em manter um estúdio -
uma empresa-, funcionando e pagando
seus compromissos
seus compromissos
em
dia. Afinal, não dá pra ficar só
pensando no lado
pensando no lado
artistico quando
se tem uma porrada
de contas para pagar.
de contas para pagar.
Se uma empresa não pagar
seus
encargos sociais o
encargos sociais o
governo vem e fecha.
Querem arrecadar e não querem
Querem arrecadar e não querem
saber se você é um genial autor de
HQs ou coisa parecida.
HQs ou coisa parecida.
A
realidade é dura e cruel no
mundo dos negócios e
mundo dos negócios e
HQs é um simples
negócio
como qualquer outro.
como qualquer outro.
Quaquer
investimento gera despesas e,
por lógica, têm que gerar receitas
por lógica, têm que gerar receitas
Para
bancar os custos, para obter algum
lucro. É simples. O resto é
lucro. É simples. O resto é
pura
babaquice de gente que viaja na
maionese, literalmente.
maionese, literalmente.
Viver
só de HQs nesse país – autores
brasileiros com suas próprias criações –
brasileiros com suas próprias criações –
sempre
foi difícil, complicado e,
atualmente, é verdadeira utopia, dado
atualmente, é verdadeira utopia, dado
aos
raros editores que se aventuram em lançar títulos
brasileiros em
nossos pontos de venda.
A única exceção é o nosso querido
e criativo guerreiro das antigas,
e criativo guerreiro das antigas,
Mauricio de Sousa, (um campeão
de vendas), é óbvio.
de vendas), é óbvio.
Portanto,
agregar novos parceiros para
incrementar e diversificar a
incrementar e diversificar a
prestação de serviços de um estúdio
é uma sábia decisão...
é uma sábia decisão...
você, Wagner, também faz – ou já fez -,
parcerias com o pessoal que
parcerias com o pessoal que
rabisca ou com estúdios de arte e criação?
Qual foi o resultado?
Qual foi o resultado?
Wagner:
Olha, as parcerias irão acontecer
daqui pra frente.
daqui pra frente.
Há ideias em fusão, aguardem
novidades futuras.
novidades futuras.
Tony
38- Beleza... vamos
aguardar...
Caro
bengala brother, foi uma grata
satisfação poder entrevistá-lo e
satisfação poder entrevistá-lo e
conhecer
um pouco mais sobre você,
sobre sua trajetória,
sobre sua trajetória,
projetos
e suas conquistas. Deixe aí sua
mensagem para aqueles
mensagem para aqueles
que
sonham em se tornar um videomaker
e multimídia como você...
e multimídia como você...
Wagner:
Insistam. A palavra “não” deve
ser encarada como um desvio
ser encarada como um desvio
e
não uma cancela em definitivo.
Façam acontecer. Sejam criativos,
Façam acontecer. Sejam criativos,
no que diz respeito a realização.
Não pensem que só com verbas
Não pensem que só com verbas
exorbitantes poderão criar algo, com
zero também se produz,
zero também se produz,
basta querer.
Tony
39: Concordo plenamente com
as palavras suas. Nada consegue deter quem
as palavras suas. Nada consegue deter quem
tem deteminação e muita
garra.
Grato, por sua colaboração e muito sucesso,
bengala boy friend!
bengala boy friend!
Bem vindo a milenar confraria
dos Bengalas Boys Club!
dos Bengalas Boys Club!
See you later, Wagnão!
Wagner:
Muito grato, Tony, pelo espaço
oferecido... espero ter
oferecido... espero ter
contribuido de alguma forma.
Agora vou pro quintal,
Agora vou pro quintal,
pois tem algumas esculturas me chamando,
impacientes
para nascer.
Tony
40: Bom trabalho, bom “parto” e até
breve, Wagnão!
breve, Wagnão!
DICA:
Siga os links abaixo e visite os sites
criados por Wagner Moloch
criados por Wagner Moloch
para
os grandes mestres das
HQs nacionais. Confira.
HQs nacionais. Confira.
Copyright
2012\Tony Fernandes\
Estúdios
Pégasus –
Uma Divisão de Arte e Criação da
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus
Publicações Ltda – São Paulo –
Brasil
Brasil
Todos
os Direitos Reservados