Nos últimos tempos esse nosso
espaço na WEB, este nosso talkie
show virtual, tem mais parecido o
espaço na WEB, este nosso talkie
show virtual, tem mais parecido o
Clube do Bolinha, onde raramente se vê
uma mulher. Sinceramente, que me perdoem
todos os bengalas friends, porém, isto
está parecendo até coisa de boióla... (Rsss...).
Parece que a milenar confraria dos
Bengalas Boys Club não é chegado "na fruta".
uma mulher. Sinceramente, que me perdoem
todos os bengalas friends, porém, isto
está parecendo até coisa de boióla... (Rsss...).
Parece que a milenar confraria dos
Bengalas Boys Club não é chegado "na fruta".
Mas, graças aos céus, a coisa começou
a mudar, de repente. Primeiro tive a
grata surpresa de receber da grande, a
talentosa, e jovem artísta do Recife, J
úlia Pinto, uma espetacular arte da
minha personagem Apache, que já
está postada no link "Os Grandes Mestres
Desenham Apache". Confiram.
E agora tenho a honra de trazer e entrevistar
mais uma grande representante da ala
feminina da confraria, que também já tem
sua arte de Apache postada na referida
pasta que você pode encontrar em...
http://bengalasboysclub.
blogspot.com
a mudar, de repente. Primeiro tive a
grata surpresa de receber da grande, a
talentosa, e jovem artísta do Recife, J
úlia Pinto, uma espetacular arte da
minha personagem Apache, que já
está postada no link "Os Grandes Mestres
Desenham Apache". Confiram.
E agora tenho a honra de trazer e entrevistar
mais uma grande representante da ala
feminina da confraria, que também já tem
sua arte de Apache postada na referida
pasta que você pode encontrar em...
http://bengalasboysclub.
blogspot.com
Essas duas mulheres provam assim que nem só os
marmanjos são bons de traço.
marmanjos são bons de traço.
A entrevistada de hoje nasceu em 1956
na cidade de Presidente Prudente.
Aprendeu a desenhar cedo copiando mangás.
Em 1982 ela veio para São Paulo com a
esperança de conseguir o sustento como
desenhista, apesar de ser formada em
fármacia, desejava fazer quadrinhos.
na cidade de Presidente Prudente.
Aprendeu a desenhar cedo copiando mangás.
Em 1982 ela veio para São Paulo com a
esperança de conseguir o sustento como
desenhista, apesar de ser formada em
fármacia, desejava fazer quadrinhos.
Ilustrou muitos livros didáticos
e paradidáticos, revistas
de atividades e histórias em quadrinhos.
Infelizmente, na época, o mangá não
fazia o sucesso que faz hoje
e não foi fácil para ela conseguir espaço,
sem falar que os espaços existentes eram
todos ocupados por homens.
O seu trabalho mais marcante, e pelo qual
é sempre lembrada, é Drácula, A Sombra da
Noite. Uma história de 300 páginas,
dividida em cinco edições, com roteiro
de Ataíde Braz, publicada pela primeira
vez em 1986, pela editora Nova Sampa Diretriz..
Atualmente, ela desenha retratos, a lápis,
ou pinta quadros a óleo, quando há encomenda.
Tem expectativa de retornar aos quadrinhos,
aproveitando as oportunidades
oferecidas pela Internet.
Preparem-se, pois desta feita,
vou entrevistar outra grande
representante da ala feminina da confraria,
a guerreira e grande desenhista...
vou entrevistar outra grande
representante da ala feminina da confraria,
a guerreira e grande desenhista...
NEIDE HARUE,
autora da HQ do Drácula,
em parceria
com Ataide Braz
Estudo para a HQ Drácula, um clássico da literatura de Bran Stoker |
Tony 1 - Neidinha, que prazer enorme poder entrevistar você.
Quanto tempo a gente não se fala ou se vê, né?
Neide: Realmente, faz muito tempo... Tanto, que
até há espaço para a saudade.
até há espaço para a saudade.
Tony 2 - Sem dúvida... O Ataide Braz e o
Roberto Kussumoto,
eu os conheci um dia na editora Noblet - apresentando
a HQ Manco Capac -, quando eu era funcionário d
aquela casa editorial. Você e o Ataide...
eu acho que a conheci na década de 80,
se não me engano... no tempo da minha
primeira editora ETF Comunicação
Comercial, confere?
Roberto Kussumoto,
eu os conheci um dia na editora Noblet - apresentando
a HQ Manco Capac -, quando eu era funcionário d
aquela casa editorial. Você e o Ataide...
eu acho que a conheci na década de 80,
se não me engano... no tempo da minha
primeira editora ETF Comunicação
Comercial, confere?
Neide: Não, nos conhecemos na Noblet.
Onde conheci você, o Hamasaki e o Fausto
Kataoka. Algum tempo depois, quando
você fundou a ETF, nós o procuramos.
E não foi difícil publicar algumas revistas
infantis, área onde havia espaço, afinal
éramos amigo do dono da editora.
Onde conheci você, o Hamasaki e o Fausto
Kataoka. Algum tempo depois, quando
você fundou a ETF, nós o procuramos.
E não foi difícil publicar algumas revistas
infantis, área onde havia espaço, afinal
éramos amigo do dono da editora.
Tony 3 – Hmmm... este minha memória anda
ruim mesmo, meu “HD” tá precisando ser
reciclado... (Rsss...).
Aliás você e ele formaram uma bela dupla.
Ele sempre foi um grande escriba
muito criativo e você uma grande desenhista.
Formaram um par perfeito, mais um “Casal 20”,
como o Marcos e a Dolores Maldonado, ou
o Alzie e a Nivea,
eu acho... Como e quando você conheceu
o personagem (Ataide) que parece ter
entrado em sua vida para ficar?
ruim mesmo, meu “HD” tá precisando ser
reciclado... (Rsss...).
Aliás você e ele formaram uma bela dupla.
Ele sempre foi um grande escriba
muito criativo e você uma grande desenhista.
Formaram um par perfeito, mais um “Casal 20”,
como o Marcos e a Dolores Maldonado, ou
o Alzie e a Nivea,
eu acho... Como e quando você conheceu
o personagem (Ataide) que parece ter
entrado em sua vida para ficar?
Neide: Ah, o Ataíde sempre foi muito
intrometido (risos). Ele respondeu uma
carta minha, quando eu era muito jovem...
eu pedia informações, sobre o universo
dos desenhistas de HQs, a um outro
desenhista, por acaso, Roberto Kussumoto,
e, o Ataide a respondeu em seu lugar, pode?
intrometido (risos). Ele respondeu uma
carta minha, quando eu era muito jovem...
eu pedia informações, sobre o universo
dos desenhistas de HQs, a um outro
desenhista, por acaso, Roberto Kussumoto,
e, o Ataide a respondeu em seu lugar, pode?
A bela arte de Neide Harue, para a série Drácula |
Tony 4 – Carinha intrometido, né? Esse meu bengala
friend, Ataide, não é fraco, não, (Rsss...). Foi amor à
primeira vista? Viu, gamou? (Rsss...)
primeira vista? Viu, gamou? (Rsss...)
Neide: Digamos, amor à primeira carta!
Tony 5 – “Amor a primeira carta”... esta foi
ótima (Rsss...). Um fato inusitado... jamais tinha
ouvido falar de um caso assim.Voces, pelo que
suponho, acabaram unindo o útil ao agradável
ao se casarem, OK? Quando foi que os
"pombinhos" decidiram se unir, de vez?
Sua família não se opôs quando viu que você
ia se casar com um brasileiro?
ótima (Rsss...). Um fato inusitado... jamais tinha
ouvido falar de um caso assim.Voces, pelo que
suponho, acabaram unindo o útil ao agradável
ao se casarem, OK? Quando foi que os
"pombinhos" decidiram se unir, de vez?
Sua família não se opôs quando viu que você
ia se casar com um brasileiro?
Neide: Bem, isso foi algo muito complicado,
mas, com o tempo, foi resolvido. É, quanto
à parceria nas HQs, sempre foi extremamente
estimulante trabalharmos juntos.
mas, com o tempo, foi resolvido. É, quanto
à parceria nas HQs, sempre foi extremamente
estimulante trabalharmos juntos.
Tony 6 – Bacana. Nada pode deter quando duas
pessoas se amam... isto é romântico, gostei...
Filhos... quantos filhos voces têm?
Atualmente voces moram aonde?
pessoas se amam... isto é romântico, gostei...
Filhos... quantos filhos voces têm?
Atualmente voces moram aonde?
Neide: Uma filha, Carol, por sinal, minha
melhor obra de arte. Hoje estamos em
Presidente Prudente, isso desde o nascimento
da menininha, há 13 anos.
melhor obra de arte. Hoje estamos em
Presidente Prudente, isso desde o nascimento
da menininha, há 13 anos.
Tony 7 – Maravilha, bela cidade do interior paulista.
Mande um grande beijo pra Carolzinha e
parabéns pela bela arte... (Rsss...). Apesar de você
ser casada com um cara genial e grande
bengala friend guerreiro das antigas, que tem
muitos fãs por aí, e é um dos profissionais
bom caráter que já conheci no metiê, você
sempre teve luz própria. Sempre desenhou e,
por sinal, muito bem. Diga-me, quando
começou esta sua paixão
por desenhos e ilustrações?
parabéns pela bela arte... (Rsss...). Apesar de você
ser casada com um cara genial e grande
bengala friend guerreiro das antigas, que tem
muitos fãs por aí, e é um dos profissionais
bom caráter que já conheci no metiê, você
sempre teve luz própria. Sempre desenhou e,
por sinal, muito bem. Diga-me, quando
começou esta sua paixão
por desenhos e ilustrações?
Neide: Desde que me conheço por gente,
desde as minhas lembranças mais remotas,
onde me vi pela primeira vez fitando
um desenho de algum livro.
desde as minhas lembranças mais remotas,
onde me vi pela primeira vez fitando
um desenho de algum livro.
Tony 8 - Como e quando começou, de fato, sua
carreira profissional? Ou seja, quando, pela
primeira vez, você teve um trabalho publicado
e por qual editora?
carreira profissional? Ou seja, quando, pela
primeira vez, você teve um trabalho publicado
e por qual editora?
Neide: Não foi fácil. Quando vim para
São Paulo a Grafipar estava mal e não
havia outras editoras ocupando o espaço
que ela estava deixando. E, o meu desenho
tinha forte influência de mangá, uma
maldição na época. O meu primeiro
trabalho foi comprado pelo Zalla, para
me incentivar. Eu agradeço
muito a ele por isso.
São Paulo a Grafipar estava mal e não
havia outras editoras ocupando o espaço
que ela estava deixando. E, o meu desenho
tinha forte influência de mangá, uma
maldição na época. O meu primeiro
trabalho foi comprado pelo Zalla, para
me incentivar. Eu agradeço
muito a ele por isso.
Tony 9 – Grande guerreiro, desenhista e editor,
Rodolfo Zalla... sempre incentivou a turma.
Rodolfo Zalla... sempre incentivou a turma.
Lembro-me que voces fizeram (texto: Ataide,
desenhos Neide Harue), duas edições
infantis com historinhas para colorir para
a minha primeira editora. Você sabia que
aquelas duas edições venderam bem?
Pois é, pena que eu - por pura incompetência
e porque não entendia nada sobre ser
editor ou como a coisa funcionava -, não
consegui tocar a coisa adiante e acabei
"morrendo na praia" - a empresa
fechou precocemente (Rsss...).
desenhos Neide Harue), duas edições
infantis com historinhas para colorir para
a minha primeira editora. Você sabia que
aquelas duas edições venderam bem?
Pois é, pena que eu - por pura incompetência
e porque não entendia nada sobre ser
editor ou como a coisa funcionava -, não
consegui tocar a coisa adiante e acabei
"morrendo na praia" - a empresa
fechou precocemente (Rsss...).
Neide: É uma pena. Este país necessita
tanto de pessoas empreendedoras, cheios
de vontade, sonhos... Ainda mais quando
esta pessoa é um artista, capaz de sentir,
entender, compreender a paixão que
cada um de seus colaboradores vive
com a sua arte. Discutimos muito, na
época, e sempre achamos que você
foi vítima de um esquema que
sugavam os editores pequenos.
tanto de pessoas empreendedoras, cheios
de vontade, sonhos... Ainda mais quando
esta pessoa é um artista, capaz de sentir,
entender, compreender a paixão que
cada um de seus colaboradores vive
com a sua arte. Discutimos muito, na
época, e sempre achamos que você
foi vítima de um esquema que
sugavam os editores pequenos.
O distribuidor ganhava o dele, a gráfica...
E o prejuízo ficava com o editor.
Havia a inflação e ganhava-se muito
dinheiro forçando os jornaleiros a
comprar as revistas e, aplicavam o
dinheiro. Quando os jornaleiros
devolviam o encalhe, recebiam novas
revistas e tinha que colocar mais dinheiro...
Na época a nossa opinião era essa, o
adiantamento que o distribuidor fazia
era uma forma de escravizá-lo e obrigá-lo
a produzir mais e mais, até a dívida se
tornar insuportável. Se não me falha a
memória, houve até uma greve
dos jornaleiros na época.
E o prejuízo ficava com o editor.
Havia a inflação e ganhava-se muito
dinheiro forçando os jornaleiros a
comprar as revistas e, aplicavam o
dinheiro. Quando os jornaleiros
devolviam o encalhe, recebiam novas
revistas e tinha que colocar mais dinheiro...
Na época a nossa opinião era essa, o
adiantamento que o distribuidor fazia
era uma forma de escravizá-lo e obrigá-lo
a produzir mais e mais, até a dívida se
tornar insuportável. Se não me falha a
memória, houve até uma greve
dos jornaleiros na época.
Bela arte tipicamente no estilo oriental |
Tony 10 – Olha, parabéns. Voces tinham na
época uma perfeita visão de mercado e
o pior é que eu, uma anta, não conseguia ver
o mercado por este prisma. Meu Deus,
como eu era babaca... de fato, houve uma
revolta dos jornaleiros contra as distribuidoras.
Me lembro bem disso.
Quando voces me apresentaram aquela
bela adaptação que fizeram do Drácula
em forma de HQs, infelizmente, a editora
já estava "no bico do corvo" e me arrependo,
até hoje, de não ter podido lançar aqueles
belos desenhos que você fez.
Mas, indiquei você e o Ataíde pro Carlos
Alberto Cazzamatta, da ed. Nova Sampa -
éramos praticamente vizinhos no bairro
do Jabaquara e ambos estávamos começando
do zero, naquela época - dois moleques,
duros – mais quebrados do que arroz de
terceira-, metidos a empresários de
comunicação (Rsss...). Fiquei super feliz
quando soube que ele havia comprado
o projeto (Drácula) de voces.
Fale-me, como foi essa negociação.
época uma perfeita visão de mercado e
o pior é que eu, uma anta, não conseguia ver
o mercado por este prisma. Meu Deus,
como eu era babaca... de fato, houve uma
revolta dos jornaleiros contra as distribuidoras.
Me lembro bem disso.
Quando voces me apresentaram aquela
bela adaptação que fizeram do Drácula
em forma de HQs, infelizmente, a editora
já estava "no bico do corvo" e me arrependo,
até hoje, de não ter podido lançar aqueles
belos desenhos que você fez.
Mas, indiquei você e o Ataíde pro Carlos
Alberto Cazzamatta, da ed. Nova Sampa -
éramos praticamente vizinhos no bairro
do Jabaquara e ambos estávamos começando
do zero, naquela época - dois moleques,
duros – mais quebrados do que arroz de
terceira-, metidos a empresários de
comunicação (Rsss...). Fiquei super feliz
quando soube que ele havia comprado
o projeto (Drácula) de voces.
Fale-me, como foi essa negociação.
Neide: Nossa! Já havíamos passado por
outras editoras com o projeto, onde um
deles, apenas o classificou de “bonitinho”,
que o meu desenho era influenciado
pelo mangá, enfim... Quando o Cazzamatta
decidiu fazer sociedade com o Ataíde
para publicá-lo, foi para mim, inacreditável!
Creio que devo ter ido à Lua e voltado!
Desenhar as próximas edições foi como
viver um sonho! E, digo com total
sinceridade, devo ao Cazzamatta a
realização deste sonho. Ele viabilizou
o projeto. Aproveito esta oportunidade,
para agradecer, o que já deveria ter
feito em outra ocasião, mas que por
vários motivos não disse: muito obrigado,
Carlos, por ter me dado aquela primeira
chance de publicar uma HQ, sem esta
r sendo condescendente com a “iniciante”!
Nunca disse, mas saiba que jamais esqueci
, ou deixei de reconhecer a sua
importância em minha
carreira profissional!
outras editoras com o projeto, onde um
deles, apenas o classificou de “bonitinho”,
que o meu desenho era influenciado
pelo mangá, enfim... Quando o Cazzamatta
decidiu fazer sociedade com o Ataíde
para publicá-lo, foi para mim, inacreditável!
Creio que devo ter ido à Lua e voltado!
Desenhar as próximas edições foi como
viver um sonho! E, digo com total
sinceridade, devo ao Cazzamatta a
realização deste sonho. Ele viabilizou
o projeto. Aproveito esta oportunidade,
para agradecer, o que já deveria ter
feito em outra ocasião, mas que por
vários motivos não disse: muito obrigado,
Carlos, por ter me dado aquela primeira
chance de publicar uma HQ, sem esta
r sendo condescendente com a “iniciante”!
Nunca disse, mas saiba que jamais esqueci
, ou deixei de reconhecer a sua
importância em minha
carreira profissional!
Tony 11 – Leu isto, grande bengala brother e pícaro?
Este agradecimento, em público, foi muito legal.
O Cazzinha sempre foi guerreiro e incentivador...
Quantas edições foram lançadas do
Drácula, pela Nova Sampa?
Este agradecimento, em público, foi muito legal.
O Cazzinha sempre foi guerreiro e incentivador...
Quantas edições foram lançadas do
Drácula, pela Nova Sampa?
Neide: Foram... 5 da primeira série e uma da
segunda. Seis ao todo.
segunda. Seis ao todo.
Tony 12 – Taí dados que me faltavam...
agora computei.
COMMU... vamos falar sobre Pete de Lombardi -
era esse o nome dele? Bem, vamos em frente...
o Pete ou Peter, sei lá, ele era um agenciador que
vendeu muitos trabalhos de artistas brasileiros
na Bélgica, na década de 90 - inclusive, do mestre
Seabra. Ou será que foi de um tal Sebastião
Zéfiro, o rei das HQs eróticas? Pra não dizer
pornos... (Rsss...). Como você ou voces
conheceram esse tal agenciador europeu?
agora computei.
COMMU... vamos falar sobre Pete de Lombardi -
era esse o nome dele? Bem, vamos em frente...
o Pete ou Peter, sei lá, ele era um agenciador que
vendeu muitos trabalhos de artistas brasileiros
na Bélgica, na década de 90 - inclusive, do mestre
Seabra. Ou será que foi de um tal Sebastião
Zéfiro, o rei das HQs eróticas? Pra não dizer
pornos... (Rsss...). Como você ou voces
conheceram esse tal agenciador europeu?
Neide: Não, o nome é Piet Delombaerd. Seabra,
este é um grande artista e, também uma
grande pessoa. Conheci o Piet quando
o Ataíde se tornou representante da
Commu em São Paulo. Em muitas ocasiões
ele se hospedou em nossa casa.
este é um grande artista e, também uma
grande pessoa. Conheci o Piet quando
o Ataíde se tornou representante da
Commu em São Paulo. Em muitas ocasiões
ele se hospedou em nossa casa.
Tony 13 – O mestre era o representante da Commu?
Também não sabia disso, que bacana...
Quantos trabalhos voces fizeram para a Bélgica?
Também não sabia disso, que bacana...
Quantos trabalhos voces fizeram para a Bélgica?
Neide: Fizemos uma HQ do Drácula, que
foi publicada na França, Bélgica e Holanda.
foi publicada na França, Bélgica e Holanda.
Apache na visão de Neide Harue |
Tony 14 – Poxa, como é bom poder fazer estas
entrevistas. Através delas muitas coisas que
haviam passado despercebidas acabam
sendo esclarecidas. Eu ia morrer sem saber
ao certo quantos Dráculas haviam sido
lançados... valeu. Vamos nessa...
ABRADEMI (Associação Brasileira dos
Desenhistas de Mangás e Ilustradores), pelo
que me consta você, o Ataide e o Kussumoto
foram ligados a esta entidade que propagava
o mangá na década de 80 - uma época
em que quase ninguém no Brasil conhecia
as HQs orientais -, e incentivava os desenhistas
nacionais. OK?
Como você conheceu esta entidade?
haviam passado despercebidas acabam
sendo esclarecidas. Eu ia morrer sem saber
ao certo quantos Dráculas haviam sido
lançados... valeu. Vamos nessa...
ABRADEMI (Associação Brasileira dos
Desenhistas de Mangás e Ilustradores), pelo
que me consta você, o Ataide e o Kussumoto
foram ligados a esta entidade que propagava
o mangá na década de 80 - uma época
em que quase ninguém no Brasil conhecia
as HQs orientais -, e incentivava os desenhistas
nacionais. OK?
Como você conheceu esta entidade?
Neide: Conheci através do Ataíde, que na época
participava da Abrademi. Era, ou é, uma
associação que reunia muitos admiradores,
amadores e profissionais de HQs.
Principalmente com
influências do Mangá.
participava da Abrademi. Era, ou é, uma
associação que reunia muitos admiradores,
amadores e profissionais de HQs.
Principalmente com
influências do Mangá.
Tony 15 – O Ataide estava em todas na época...
A ABRADEMI ainda existe? Que fim levou
Francisco Noryuki ?- ele foi o primeiro presidente
desta associação que trouxe Ozamu Tezuka,
o “Deus do mangá” ao Brasil, na década de 80).
Você, Neide, também expos seus
trabalhos no MASP, como a gente?
A ABRADEMI ainda existe? Que fim levou
Francisco Noryuki ?- ele foi o primeiro presidente
desta associação que trouxe Ozamu Tezuka,
o “Deus do mangá” ao Brasil, na década de 80).
Você, Neide, também expos seus
trabalhos no MASP, como a gente?
Neide: Faz alguns anos que perdi contato com
o Noriyuki, de modo que não sei lhe dizer
como anda a Abrademi... Quanto ao Masp,
não tive a honra de participar.
o Noriyuki, de modo que não sei lhe dizer
como anda a Abrademi... Quanto ao Masp,
não tive a honra de participar.
Tony 16 – Foi uma pena, pois você
merece, bengala girl...
Grafipar – este era o nome da extinta editora
de Curitiba, Paraná, que fez história -... o Ataíde
foi praticamente o braço direito do saudoso
Cláudio Seto. No tempo da lendária e saudosa
Grafipar, você chegou a fazer HQs
ou cartuns para a Grafipar?
merece, bengala girl...
Grafipar – este era o nome da extinta editora
de Curitiba, Paraná, que fez história -... o Ataíde
foi praticamente o braço direito do saudoso
Cláudio Seto. No tempo da lendária e saudosa
Grafipar, você chegou a fazer HQs
ou cartuns para a Grafipar?
NEIDE: Não, não, também não fiz nada
para a Grafipar. Creio que cheguei atrasada...
para a Grafipar. Creio que cheguei atrasada...
Tony 17 – Não foi só você. O Hamasaki também
chegou quando a “festa” estava quase
acabando... (Rsss...). Apesar de ser ciente
de que existe por aí muitas mulheres que
desenham até melhor do que muitos homens
raramente vemos elas nesse metiê,
de altos e baixos. Em geral elas acabam
enveredando pelo caminho das ilustrações,
da publicidade, da moda - tornam-se estilistas
em empresas de confecção -, do desenho
animado ou da decoração...
Na sua opinião, porque a maioria entra e sai
rápido desse ramo maravilhoso e instável?
chegou quando a “festa” estava quase
acabando... (Rsss...). Apesar de ser ciente
de que existe por aí muitas mulheres que
desenham até melhor do que muitos homens
raramente vemos elas nesse metiê,
de altos e baixos. Em geral elas acabam
enveredando pelo caminho das ilustrações,
da publicidade, da moda - tornam-se estilistas
em empresas de confecção -, do desenho
animado ou da decoração...
Na sua opinião, porque a maioria entra e sai
rápido desse ramo maravilhoso e instável?
R: Acredito que exatamente pelo que
você disse: ramo maravilhoso e instável.
Ficamos maravilhadas, cheia de sonhos,
ilusão de como seriam nossas obras,
mas logo deparamos com muitos
obstáculos, decepções, que só as
realmente obcecadas continuam.
E ainda há o milenar machismo, onde
se imagina que uma mulher seja
incapaz de desenhar algo como moda
ou infantil - nada contra, tudo é apenas
uma questão de gosto.
Muitos homens ainda acham que uma
mulher jamais consiga fazer
um desenho acadêmico.
você disse: ramo maravilhoso e instável.
Ficamos maravilhadas, cheia de sonhos,
ilusão de como seriam nossas obras,
mas logo deparamos com muitos
obstáculos, decepções, que só as
realmente obcecadas continuam.
E ainda há o milenar machismo, onde
se imagina que uma mulher seja
incapaz de desenhar algo como moda
ou infantil - nada contra, tudo é apenas
uma questão de gosto.
Muitos homens ainda acham que uma
mulher jamais consiga fazer
um desenho acadêmico.
Uma bela prancha da versátil artista |
Tony 18 – Babacas nascem em qualquer
parte do Universo, Neide... A desenhista americana,
Marge, fez um tremendo sucesso, no passado,
ao criar Bolinha e Luluzinha, que teve um
estrondoso sucesso mundial.
Ela é um exemplo clássico de uma mulher
guerreira e campeã, que acabou enfrentando
o machismo exacerbado da época e
acabou inspirando muita gente pelo
mundo, inclusive, o nosso querido bengala
friend Mauricio de Sousa. Ao meu ver,
parece que a Marge nunca inspirou as
meninas que desenham a entrar no ramo...
Você sabe me dizer, por quê?
parte do Universo, Neide... A desenhista americana,
Marge, fez um tremendo sucesso, no passado,
ao criar Bolinha e Luluzinha, que teve um
estrondoso sucesso mundial.
Ela é um exemplo clássico de uma mulher
guerreira e campeã, que acabou enfrentando
o machismo exacerbado da época e
acabou inspirando muita gente pelo
mundo, inclusive, o nosso querido bengala
friend Mauricio de Sousa. Ao meu ver,
parece que a Marge nunca inspirou as
meninas que desenham a entrar no ramo...
Você sabe me dizer, por quê?
Neide: Quanto às outras meninas, não sei
dizer, mas quanto a mim, sempre quis
me inspirar em desenhos que se
assemelhassem ao acadêmico.
Quando vi a arte do Alcala (arte finalista
do Big John Buscema, em Conan),
por exemplo, foi uma festa deslumbrante
para meus olhos e um desejo imenso
de imitá-lo para aprender um pouco,
evoluir nesse sentido.
Tony 20 - É... este ramo é maravilhoso,
mas também é árduo, difícil, até para os homens,
imagina para as mulheres, e poucos acabam,
de fato, conseguindo ter uma carreira
sólida nele. Muitos acabam fugindo,
literalmente, para a publicidade, etc -
devido a melhor remuneração.
Você também já fez trabalhos
de publicidade?
mas também é árduo, difícil, até para os homens,
imagina para as mulheres, e poucos acabam,
de fato, conseguindo ter uma carreira
sólida nele. Muitos acabam fugindo,
literalmente, para a publicidade, etc -
devido a melhor remuneração.
Você também já fez trabalhos
de publicidade?
Neide: Publicidade... Não, apenas uma
experiência antes de ir para São Paulo,
aqui em Presidente Prudente.
Um mês (riso) em um jornal daqui, e
depois, em uma empresa de programação
visual, mas pouco tempo também.
experiência antes de ir para São Paulo,
aqui em Presidente Prudente.
Um mês (riso) em um jornal daqui, e
depois, em uma empresa de programação
visual, mas pouco tempo também.
Tony 21 – Antigamente era impossível, mas hoje
há muitos fazendo estilo mangá para
storyboards. Animação... muitas garotas
adoram trabalhar com desenho animado.
Teve alguma experiência nesta área?
há muitos fazendo estilo mangá para
storyboards. Animação... muitas garotas
adoram trabalhar com desenho animado.
Teve alguma experiência nesta área?
Neide: Nenhuma... Mas até que ando pensando...
Será que é tarde demais?
Será que é tarde demais?
Tony 22 – Nunca é tarde para realizar um sonho,
minha querida. Go ahead! A pergunta que farei
agora tem uma resposta óbvia, mas eu
gostaria de ter sua visão particular sobre ela...
nesse metiê não há Cristo que não tenha passado,
em algum momento, um aperto de
ordem financeira... (Rsss...). Você acha que
trabalhar com HQs é coisa de masoquista?
minha querida. Go ahead! A pergunta que farei
agora tem uma resposta óbvia, mas eu
gostaria de ter sua visão particular sobre ela...
nesse metiê não há Cristo que não tenha passado,
em algum momento, um aperto de
ordem financeira... (Rsss...). Você acha que
trabalhar com HQs é coisa de masoquista?
Neide: (riso) Tem razão! Porque será que
continuamos? Pode ser o que muitos
desenhistas dizem: deve ser algum vírus
que infecta nosso sangue, e, não há
um remédio que dê jeito. Mas como pode
ter jeito, se o desenho é o que se respira,
é o mundo que se vive, o seu
objetivo total e único?
continuamos? Pode ser o que muitos
desenhistas dizem: deve ser algum vírus
que infecta nosso sangue, e, não há
um remédio que dê jeito. Mas como pode
ter jeito, se o desenho é o que se respira,
é o mundo que se vive, o seu
objetivo total e único?
Tony 23 – É... a coisa é complicada mesmo...
dizem que quando o nanquim entra no sangue
o cara fica doidão e não sai mais do ramo,
como se fosse uma espécie de droga
cabulosa (Rsss...). Você já pensou
alguma vez em sair deste ramo?
Eu confesso que já e até fiquei alguns
anos trabalhando com publicidade.
Mas, inexplicavelmente, decidi voltar
para essa meleca,
que eu adoro... (Rsss...).
dizem que quando o nanquim entra no sangue
o cara fica doidão e não sai mais do ramo,
como se fosse uma espécie de droga
cabulosa (Rsss...). Você já pensou
alguma vez em sair deste ramo?
Eu confesso que já e até fiquei alguns
anos trabalhando com publicidade.
Mas, inexplicavelmente, decidi voltar
para essa meleca,
que eu adoro... (Rsss...).
Neide: Sim, até saí. Todos estes anos em
que estou aqui em Prudente, trabalho
em algo totalmente fora do desenho,
mas atualmente penso em
retornar... talvez...
que estou aqui em Prudente, trabalho
em algo totalmente fora do desenho,
mas atualmente penso em
retornar... talvez...
Tony 24 – O nanquim ainda corre em suas
veias, “comadre”... (Rsss...). Normalmente,
mulher de artista sofre, passa dificuldades e
em geral os casamentos acabam indo,
literalmente, pro saco, quando falta dinheiro,
essa é que é a verdade... (Rsss...).
veias, “comadre”... (Rsss...). Normalmente,
mulher de artista sofre, passa dificuldades e
em geral os casamentos acabam indo,
literalmente, pro saco, quando falta dinheiro,
essa é que é a verdade... (Rsss...).
Você acha que este relacionamento maravilhoso
e duradouro que você e o Ataide têm, é
pelo fato de ambos pertencerem ao
mesmo ramo, ter as mesmas afinidades?
e duradouro que você e o Ataide têm, é
pelo fato de ambos pertencerem ao
mesmo ramo, ter as mesmas afinidades?
Neide: No início, acredito que a afinidade,
a mesma paixão pelas HQs, foi muito
importante. Mas hoje temos uma filha
que sem dúvida é um elo muito forte,
e também a maturidade contribui para
termos compreensão de cada fase
que passamos, o que facilita a convivência.
Mas é claro que os “atritos” existem. (risos)
a mesma paixão pelas HQs, foi muito
importante. Mas hoje temos uma filha
que sem dúvida é um elo muito forte,
e também a maturidade contribui para
termos compreensão de cada fase
que passamos, o que facilita a convivência.
Mas é claro que os “atritos” existem. (risos)
Tony 25 – O leite Ninho não pode faltar,
com certeza... quanto aos “atritos”... eles
existem entre machos e fêmeas desde que
o mundo existe... são normais (Rsss...).
Que trabalhos você fez sózinha, sem
esse pentelho que você chama
de "marido"? (Rsss...)
com certeza... quanto aos “atritos”... eles
existem entre machos e fêmeas desde que
o mundo existe... são normais (Rsss...).
Que trabalhos você fez sózinha, sem
esse pentelho que você chama
de "marido"? (Rsss...)
Brincadeirinha, mestre Ataide... (Rsss...).
Neide: Dificil! Procurando com afinco,
acho que... deve ser algumas arte-finais
que fiz para “Street Fighter”...
Acho que foi isso.
acho que... deve ser algumas arte-finais
que fiz para “Street Fighter”...
Acho que foi isso.
Tony 26 - Entre você e o maridão, qual dos
dois é o mais perfeccionista, na hora de fazer
uma boa história em quadrinhos ou trabalho artistico?
dois é o mais perfeccionista, na hora de fazer
uma boa história em quadrinhos ou trabalho artistico?
Neide: Ah, cada um na sua. Ele, quanto
ao roteiro, e eu, sempre referente aos desenhos.
ao roteiro, e eu, sempre referente aos desenhos.
Tony 27 – Legal. Voces conseguem manter
esta autonomia artistica... ou seja, ninguém
interfere no trabalho do outro.
A filhota tem tendência à arte?
esta autonomia artistica... ou seja, ninguém
interfere no trabalho do outro.
A filhota tem tendência à arte?
Neide: Não mesmo! (risos) Carol gosta
muito de ler (devoradora de livros),
mas com 13 anos, ainda está indecisa
quanto ao futuro.
Mas posso perceber com clareza que
a sua área será totalmente diferente
da nossa, o que nos dá um pouco
de tranqüilidade. (risos)
muito de ler (devoradora de livros),
mas com 13 anos, ainda está indecisa
quanto ao futuro.
Mas posso perceber com clareza que
a sua área será totalmente diferente
da nossa, o que nos dá um pouco
de tranqüilidade. (risos)
Tony 28 - Bota tranqüilidade nisso.
Tenho quatro filhas e por sorte ninguém
enveredou por esta trilha de doidos... (Rsss...).
Editora Imprima... voces fizeram alguns
projetos e revistas para esta editora
no passado, ou estou enganado?
Tenho quatro filhas e por sorte ninguém
enveredou por esta trilha de doidos... (Rsss...).
Editora Imprima... voces fizeram alguns
projetos e revistas para esta editora
no passado, ou estou enganado?
Neide: Verdade! Fizemos duas HQs,
uma foi publicada e a outra está na
gaveta do Reginaldo.
A segunda foi artefinalizada pela Luri
Maeda, outra batalhadora das HQs.
Também, acho que em 2005, fizemos
outro projeto: Os Monstros do Lixão.
Também não saiu da gaveta.
Mas, é bom dizer, a Imprima
pagou tudo.
Não publicaram por questões e
stratégicas da editora.
uma foi publicada e a outra está na
gaveta do Reginaldo.
A segunda foi artefinalizada pela Luri
Maeda, outra batalhadora das HQs.
Também, acho que em 2005, fizemos
outro projeto: Os Monstros do Lixão.
Também não saiu da gaveta.
Mas, é bom dizer, a Imprima
pagou tudo.
Não publicaram por questões e
stratégicas da editora.
Arte feita para a editora Imprima |
Tony 29 – Vitor Biancardi e Reginaldo Ramos,
são os meus jurássicos publishers e
bengalas friends da Imprima. Eles gostam
muito de vocês. Editora Vecchi... você e
o Ataide colaboraram com ela?
são os meus jurássicos publishers e
bengalas friends da Imprima. Eles gostam
muito de vocês. Editora Vecchi... você e
o Ataide colaboraram com ela?
Neide: O Ataíde sim. Eu não tive oportunidade,
também cheguei atrasada.
também cheguei atrasada.
Tony 30 – Sempre atrasadinha... (Rsss...).
Voces mudaram para o interior de S. Paulo e
nunca mais ouvi falar de voces e nem vi nada
mais publicado... decidiram mudar de ramo,
mesmo. Atualmente voces tem
outras atividades profissionais...
Voces mudaram para o interior de S. Paulo e
nunca mais ouvi falar de voces e nem vi nada
mais publicado... decidiram mudar de ramo,
mesmo. Atualmente voces tem
outras atividades profissionais...
Neide: De fato, mudamos totalmente.
A cidade não oferece muitas oportunidades
para o ramo. Falando a verdade,
não oferece nenhuma. Durante
um tempo fiz trabalhos para o
mercado editorial, fiz desenhos
para Colorir, Princesas, etc.
Até que me cansei totalmente
disso e radicalizei. Aposentei o
nanquim. Somos Agentes de
Combate às Endemias, pode?
Nunca imaginei! Mas não deixa
de ser uma experiência interessante.
Para o Ataíde é como estar
garimpando em uma mina de ouro,
conhecendo tipos e mais tipos de pessoas,
as manias que eles têm...
A cidade não oferece muitas oportunidades
para o ramo. Falando a verdade,
não oferece nenhuma. Durante
um tempo fiz trabalhos para o
mercado editorial, fiz desenhos
para Colorir, Princesas, etc.
Até que me cansei totalmente
disso e radicalizei. Aposentei o
nanquim. Somos Agentes de
Combate às Endemias, pode?
Nunca imaginei! Mas não deixa
de ser uma experiência interessante.
Para o Ataíde é como estar
garimpando em uma mina de ouro,
conhecendo tipos e mais tipos de pessoas,
as manias que eles têm...
Tony 31 – Todo trabalho dignifica a gente e
combater epidemias é um trabalho nobre
de utilidade pública, até mais importante
do que fazer HQs, eu acho. Bela opção.
Morar fora do eixo Rio\SP sempre foi
complicado. Mas, atualmente graças os
contatos pela WEB estão facilitando a vida.
Tem muita gente trabalhando até para
o exterior. Já que voces pretendem voltar
ao ramo- graças a Deus.
Quais são seus planos?
combater epidemias é um trabalho nobre
de utilidade pública, até mais importante
do que fazer HQs, eu acho. Bela opção.
Morar fora do eixo Rio\SP sempre foi
complicado. Mas, atualmente graças os
contatos pela WEB estão facilitando a vida.
Tem muita gente trabalhando até para
o exterior. Já que voces pretendem voltar
ao ramo- graças a Deus.
Quais são seus planos?
Neide: Bem, pensamos em alguns projetos,
mas muito lentamente...
Estamos planejando e agindo
nas horas de folga.
mas muito lentamente...
Estamos planejando e agindo
nas horas de folga.
Tony 32 – Maravilhoso saber disso...
Neide Harue por Neide Harue?
Neide Harue por Neide Harue?
Defina-se...
Neide: Sou alguém muito contraditória,
mas capaz de mudanças sem medo,
sempre esperando novas situações,
experiências. Amo o desconhecido,
sempre de braços abertos, saltando
do pico mais alto, pronta para voar...
mas capaz de mudanças sem medo,
sempre esperando novas situações,
experiências. Amo o desconhecido,
sempre de braços abertos, saltando
do pico mais alto, pronta para voar...
Tony 33 - O que falta para as HQs nacionais
acontecerem, na sua opinião?
acontecerem, na sua opinião?
Neide: Na minha opinião, deveria haver
algum auxílio, subsidio para editoras
independentes, não sei... Alguns
dizem que o problema é a distribuição.
Ou melhor, o monopólio da distribuição.
Mas o quadrinho de massa está
renascendo na Internet. Qualquer um
tem a oportunidade de conquistar
e fidelizar leitores. A oportunidade
está lá fora... ou melhor, lá, no
espaço virtual.
algum auxílio, subsidio para editoras
independentes, não sei... Alguns
dizem que o problema é a distribuição.
Ou melhor, o monopólio da distribuição.
Mas o quadrinho de massa está
renascendo na Internet. Qualquer um
tem a oportunidade de conquistar
e fidelizar leitores. A oportunidade
está lá fora... ou melhor, lá, no
espaço virtual.
Tony 34 – Também creio nisso... Mangás...
você adora eles?
você adora eles?
Neide: Já gostei muito! Hoje, acho que
ando um pouco cansada deles...
ando um pouco cansada deles...
Tony 35 - Neide, você, pra mim, sempre foi uma
grande profissional. Foi uma grata satisfação
poder entrevistar uma mulher guerreira e
talentosa quanto você.
Você é uma legítima e forte representante
da ala feminina do Bengala Boys Club,
que agora também tem as Bengalas Girls -
até que enfim... (Rsss...).
Sabia que tem nego por aí chamando
a milenar confraria de "Bengalas
Murchas?" (Rsss...). Isto é insuportável e
difamatório... apesar de que tem alguns
membros do grupo que são
suspeitos... (Rsss...).
grande profissional. Foi uma grata satisfação
poder entrevistar uma mulher guerreira e
talentosa quanto você.
Você é uma legítima e forte representante
da ala feminina do Bengala Boys Club,
que agora também tem as Bengalas Girls -
até que enfim... (Rsss...).
Sabia que tem nego por aí chamando
a milenar confraria de "Bengalas
Murchas?" (Rsss...). Isto é insuportável e
difamatório... apesar de que tem alguns
membros do grupo que são
suspeitos... (Rsss...).
Você fez muito em prol das HQs tupiniquins
e sem dúvida faz por merecer esses Bigornas
e Angelos Agostinis da vida, que em geral,
só lembram dos machos e acabam esquecendo
as mulheres. Detalhe: Adorei aquela
Apache que você fez ao lado do Ken Parker,
para o blog deste tradicional personagem
Bonelliano. Só não o publiquei em
"Os Grandes Mestres Desenham
Apache", porque no blog...
http:\\BengalasBoysclub,blogspot.com
e sem dúvida faz por merecer esses Bigornas
e Angelos Agostinis da vida, que em geral,
só lembram dos machos e acabam esquecendo
as mulheres. Detalhe: Adorei aquela
Apache que você fez ao lado do Ken Parker,
para o blog deste tradicional personagem
Bonelliano. Só não o publiquei em
"Os Grandes Mestres Desenham
Apache", porque no blog...
http:\\BengalasBoysclub,blogspot.com
este link é especificamente para as
ilustrações de Apache. OK? Parabéns,
pela sua garra, sua luta e suas realizações
na área editorial, principalmente!
Alguma mensagem para seus fãs ou
para as garotas que sonham um dia
em entrar nesse ramo doido?
ilustrações de Apache. OK? Parabéns,
pela sua garra, sua luta e suas realizações
na área editorial, principalmente!
Alguma mensagem para seus fãs ou
para as garotas que sonham um dia
em entrar nesse ramo doido?
Nikka, no estilo mangá |
muito gentis, Tony. Foi muito bom
relembrar tantas peripécias passadas.
Agora, para as garotas que sonham
com as HQs, posso dizer para viverem
integralmente esse sonho, enfim,
deem tudo de si, para que futuramente
não sintam frustrações de espécie alguma.
Eu vivi e existi, com total consciência e
posso dizer, sem arrependimento.
Tony 34 - Valeu, Neidinha! Brigadão,
por sua colaboração. Grande beijo - espero
que o maridão Ataide não seja
ciumento (Rsss...), e muito sucesso.
por sua colaboração. Grande beijo - espero
que o maridão Ataide não seja
ciumento (Rsss...), e muito sucesso.
Neide: Obrigada.
Princesa |
Não deixe de ler, também, em...
htpp://bengalasboysclub.blogspot.com
O importante registro do esclarecedor
bate papo entre
o mestre Will Eisner e seu
discípulo Jack Kirby!
Um encontro histórico,
Imperdível!
htpp://bengalasboysclub.blogspot.com
O importante registro do esclarecedor
bate papo entre
o mestre Will Eisner e seu
discípulo Jack Kirby!
Um encontro histórico,
Imperdível!
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Todos os Direitos Reservados
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