CONHEÇA OS GRANDES
FEITOS E OS TRABALHOS
DESTE GRANDE MESTRE,
BATALHADOR E DIVULGADOR
DAS Histórias em Quadinhos
FEITOS E OS TRABALHOS
DESTE GRANDE MESTRE,
BATALHADOR E DIVULGADOR
DAS Histórias em Quadinhos
Amigo, web leitor, saiba mais sobre...
AUGUSTO MINIGHITTI!
Inteligente, bem humorado, ciente das coisas |
Tony - Com o advento e a popularização das
comunidades da Web relacionar-se com o
mundo, hoje, ficou fácil. De fato, o mundo
tornou-se uma aldeia global, como preconizavam
alguns visionários do passado, como Andy Wharol.
E é através deste mundo novo e maravilhoso
que a cada dia nos surpreendemos ao
conhecermos gente de muito talento e
que até então desconhecíamos ou que
era pouco divulgada.
Conheci Augusto Minighitti no Facebook, através
de bate-papos, onde acabamos criando a
já famosa Confraria dos
Bengalas Boys Club (Rsss...).
Essa fictícia entidade milenar, que ganha
novos adeptos a cada dia, já chegou até
além-mar, onde estão nossos bengalas
brothers portuguêses - Zeca e
Jorge Machado-Dias -, e por aí afora, nesse
mundão de Deus. Você, Mini, já faz parte da
confraria e por isso, hoje, você é a bola da vez.
Preparado, pra entrevista?
Então, vamos lá... Em que dia, mês e ano você
nasceu, mestre? Cidade, estado, país?
comunidades da Web relacionar-se com o
mundo, hoje, ficou fácil. De fato, o mundo
tornou-se uma aldeia global, como preconizavam
alguns visionários do passado, como Andy Wharol.
E é através deste mundo novo e maravilhoso
que a cada dia nos surpreendemos ao
conhecermos gente de muito talento e
que até então desconhecíamos ou que
era pouco divulgada.
Conheci Augusto Minighitti no Facebook, através
de bate-papos, onde acabamos criando a
já famosa Confraria dos
Bengalas Boys Club (Rsss...).
Essa fictícia entidade milenar, que ganha
novos adeptos a cada dia, já chegou até
além-mar, onde estão nossos bengalas
brothers portuguêses - Zeca e
Jorge Machado-Dias -, e por aí afora, nesse
mundão de Deus. Você, Mini, já faz parte da
confraria e por isso, hoje, você é a bola da vez.
Preparado, pra entrevista?
Então, vamos lá... Em que dia, mês e ano você
nasceu, mestre? Cidade, estado, país?
Minighitti – Antes de mais nada, meu caro
“Bengala-Friend”, Tony, quero te cumprimentar
pela sua longa e grande contribuição no mundo
editorial e gráfico desde a invenção da
imprensa em 1450 até os
dias atuais (rsss...)...
“Bengala-Friend”, Tony, quero te cumprimentar
pela sua longa e grande contribuição no mundo
editorial e gráfico desde a invenção da
imprensa em 1450 até os
dias atuais (rsss...)...
Tony 2 – Cacilda... desta vez peguei
um entrevistado que é um piadista
nato... (Rssss...). Gostei.
Esta foi boa, Mini... me chamou, por tabela,
de escriba-Mor do famoso código de
Amurabi... (Rsss...). Tudo bem... te pego na
sequência... pelo visto começamos bem...
esse nosso talkie show virtual
vai dar o que falar...
um entrevistado que é um piadista
nato... (Rssss...). Gostei.
Esta foi boa, Mini... me chamou, por tabela,
de escriba-Mor do famoso código de
Amurabi... (Rsss...). Tudo bem... te pego na
sequência... pelo visto começamos bem...
esse nosso talkie show virtual
vai dar o que falar...
Minighithi - Falando sério...
Você tem toda a razão.
Este incrível mundo virtual proporciona
uma ferramenta que aproxima uma legião
de artistas e entusiastas de várias
gerações, estes grandes bate-papos
com os “bengalas Friends”; Wilde, Seabra,
Calazans, Marco Angeli, Mauro Soares,
Lancelott, Ikoma, Jorge Machado, Benedito
Nicolau, Zeca, Alvarez, entre outros, traz
a mesma emoção da
época dos intermináveis
papos regados a Chopp no Amigo Leo,
na Ruas das Palmeiras, com Manoel Victor,
Jayme Cortez, Nico Rosso, Zalla, Moya,
Colin e quem viesse sentar na mesa....
só falta o Chopps (rssss...)...
então vamos nessa...
Você tem toda a razão.
Este incrível mundo virtual proporciona
uma ferramenta que aproxima uma legião
de artistas e entusiastas de várias
gerações, estes grandes bate-papos
com os “bengalas Friends”; Wilde, Seabra,
Calazans, Marco Angeli, Mauro Soares,
Lancelott, Ikoma, Jorge Machado, Benedito
Nicolau, Zeca, Alvarez, entre outros, traz
a mesma emoção da
época dos intermináveis
papos regados a Chopp no Amigo Leo,
na Ruas das Palmeiras, com Manoel Victor,
Jayme Cortez, Nico Rosso, Zalla, Moya,
Colin e quem viesse sentar na mesa....
só falta o Chopps (rssss...)...
então vamos nessa...
Nasci em São Paulo, no bairro do Ipiranga
em 24 de fevereiro , sou Paulista
e Paulistano da gema...
em 24 de fevereiro , sou Paulista
e Paulistano da gema...
Tony 3 – Manéco, Olho-de-Lince
(apelido do Cortez),
Zalla, Moya, Colin... grandes amigos...
tempo bom... o chopinho do Leo?
Hmmm, deu até água na boca.
As vezes vou lá no Leo
(um dos melhores chopps de S. Paulo),
ainda, na esquina da Rua Aurora com a
rua dos Andrades, na Cracolândia.
Só falta os velhos amigos... Então, você
é paulistano? Como eu? Somos coisa rara
nesta cidade. Aqui tem gente de toda parte
do mundo, mas, paulistano (sujeito que
nasceu na capital bandeirante.
Paulista é quem nasce no interior de SP),
é coisa rara. Numa roda de dez você só
encontra um paulistano da gema, e olha lá...
(apelido do Cortez),
Zalla, Moya, Colin... grandes amigos...
tempo bom... o chopinho do Leo?
Hmmm, deu até água na boca.
As vezes vou lá no Leo
(um dos melhores chopps de S. Paulo),
ainda, na esquina da Rua Aurora com a
rua dos Andrades, na Cracolândia.
Só falta os velhos amigos... Então, você
é paulistano? Como eu? Somos coisa rara
nesta cidade. Aqui tem gente de toda parte
do mundo, mas, paulistano (sujeito que
nasceu na capital bandeirante.
Paulista é quem nasce no interior de SP),
é coisa rara. Numa roda de dez você só
encontra um paulistano da gema, e olha lá...
Pelo sobrenome, você só pode ser
filho de italianos, correto? Seus país são
originários de que parte da Itália?
Vieram quando para o Brasil?
filho de italianos, correto? Seus país são
originários de que parte da Itália?
Vieram quando para o Brasil?
Minighitti – Correto, chegaram nos anos 40,
vieram da região do Vêneto, mas tinha
uma avó por parte de mãe que era da Espanha...
apesar de meu nome de batismo ser
Minighitti, deveria ser Meneghetti ( igual ao
do gatuno dos telhados rsss...), mas por erro
do cartório, colocaram os pingos nos “Es”..rss
vieram da região do Vêneto, mas tinha
uma avó por parte de mãe que era da Espanha...
apesar de meu nome de batismo ser
Minighitti, deveria ser Meneghetti ( igual ao
do gatuno dos telhados rsss...), mas por erro
do cartório, colocaram os pingos nos “Es”..rss
Tony 4 – Por erro!? Você deu é muita sorte
que a anta do cartório trocou as bolas... (Rsss...).
Meneghetti era o nome de um famoso
bandidão das antigas, pra quem
não sabe... (Rsss...). Ainda sobre família...
quantos irmãos você tem? Mais alguém
da família já se aventurou pelo
mundo das artes em geral?
que a anta do cartório trocou as bolas... (Rsss...).
Meneghetti era o nome de um famoso
bandidão das antigas, pra quem
não sabe... (Rsss...). Ainda sobre família...
quantos irmãos você tem? Mais alguém
da família já se aventurou pelo
mundo das artes em geral?
Minighitti - Tenho uma irmã mais nova.
Minha mãe quando solteira chegou a pintar
alguns quadros mas não deu continuidade,
virou professora. Tenho também 2 sobrinhos
o mais novo Ricardo e o mais velho Rafael,
este está de certa forma se aventurando
pelo mundo das artes visuais, trabalha na
Minha mãe quando solteira chegou a pintar
alguns quadros mas não deu continuidade,
virou professora. Tenho também 2 sobrinhos
o mais novo Ricardo e o mais velho Rafael,
este está de certa forma se aventurando
pelo mundo das artes visuais, trabalha na
produtora IDT3 e na Rede TV.e na BAND
Um artista quase em extinção, a moda antiga |
Tony 5 – Beleza, alguém tinha que puxar pro tio
e você, com certeza, herdou o gene artístico
da mamma... Você mora, atualmente,
em que cidade e região do país?
e você, com certeza, herdou o gene artístico
da mamma... Você mora, atualmente,
em que cidade e região do país?
Minighitti – Atualmente moro em São Paulo,
no Ibirapuera, na região de Moema.
no Ibirapuera, na região de Moema.
Tony 6 – Belo bairro, adoro Moema, aqueles
restaurantes maravilhosos e a tábua de
frios regado a chope do João 100...
Foi através do Face que comecei a ver, a
descobrir e admirar, aos poucos seus
trabalhos artisticos, caro bengala-friend...
mas, quando você postou aquele desenho
fenomenal, que fez da minha Apache,
babei, literalmente. Pois, ali estava um
grande trabalho, de alguém que tem
grande conhecimento anatômico de
alguém que tem, certamente, uma
grande bagagem profissional, deduzi.
Parabéns, pela bela arte... mas, me
decepcionei quando fui buscar no
Google e em livros de arte maiores
informações a seu respeito. Daí, pensei:
"Como pode alguém que tem um nato
talento desse, não estar citado nesses
novo e fantástico veículos de informação
sobre arte, como é o google?"
Achei isso uma tremenda sacanagem,
pois os feitos de um artista do seu gabarito
deveriam estar registrado para os
anais da história há muito tempo, a meu ver.
Daí te mandei um e-mail e fiquei feliz da
vida, quando você concordou em
conceder-me essa entrevista.
Vamos nessa... Pergunto...
Esta sua paixão pela
arte que, obviamente, deve ter iniciado
na tenra idade lendo gibis ou assistindo
velhos seriados de TV, começou a
tornar-se uma realidade profissional,
a partir de quando? Quais foram seus
primeiros trabalhos artísticos?
restaurantes maravilhosos e a tábua de
frios regado a chope do João 100...
Foi através do Face que comecei a ver, a
descobrir e admirar, aos poucos seus
trabalhos artisticos, caro bengala-friend...
mas, quando você postou aquele desenho
fenomenal, que fez da minha Apache,
babei, literalmente. Pois, ali estava um
grande trabalho, de alguém que tem
grande conhecimento anatômico de
alguém que tem, certamente, uma
grande bagagem profissional, deduzi.
Parabéns, pela bela arte... mas, me
decepcionei quando fui buscar no
Google e em livros de arte maiores
informações a seu respeito. Daí, pensei:
"Como pode alguém que tem um nato
talento desse, não estar citado nesses
novo e fantástico veículos de informação
sobre arte, como é o google?"
Achei isso uma tremenda sacanagem,
pois os feitos de um artista do seu gabarito
deveriam estar registrado para os
anais da história há muito tempo, a meu ver.
Daí te mandei um e-mail e fiquei feliz da
vida, quando você concordou em
conceder-me essa entrevista.
Vamos nessa... Pergunto...
Esta sua paixão pela
arte que, obviamente, deve ter iniciado
na tenra idade lendo gibis ou assistindo
velhos seriados de TV, começou a
tornar-se uma realidade profissional,
a partir de quando? Quais foram seus
primeiros trabalhos artísticos?
Minighitti - Fico contente em saber que gostou,
o lance de ter desenhado sua personagem
Apache foi por um simples motivo...
ela é muito gostosa!! rssss...
o lance de ter desenhado sua personagem
Apache foi por um simples motivo...
ela é muito gostosa!! rssss...
Apache - Incrível arte na visão do mestre Minighitti |
Tony 7- Mais um tarado... (Rsss...). Mas, tenho
que admitir que a nega é boazuda,
mesmo... prossiga...
mesmo... prossiga...
Minighitti - Quando possível, procuro fazer um
desenho por puro prazer, quando vi a
personagem Apache pensei: - Hummmm, isso
sim vai dar prazer! rssss
desenho por puro prazer, quando vi a
personagem Apache pensei: - Hummmm, isso
sim vai dar prazer! rssss
( tô parecendo o Seabra! rsss)...
Tony 8 – Ouviu esta, mestre Seabra? O Mini
falou seu “santo nome” em vão...(Rsss...).
falou seu “santo nome” em vão...(Rsss...).
Minighitti - Quanto a aparecer muito, possivelmente,
deve-se ao fato de eu ser extremamente
reservado, um homem das cavernas
contemporâneo rssss...
deve-se ao fato de eu ser extremamente
reservado, um homem das cavernas
contemporâneo rssss...
Tony 9 – Hmmm... adora ficar na toca?
Com quem?
Tô brincando... vamos nessa...
Com quem?
Tô brincando... vamos nessa...
Minighitti - Você acertou em cheio,
toda essa paixão pela arte veio
inicialmente dos Quadrinhos,
passando pelas séries de TV. Quando eu
era menino ia todos os domingos numa
feira livre perto de casa, tinha um velhinho
chamado Sr. Anselmo que chegava com
sua carriola de pedreiro com pilhas
de Gibis antigos, organizadamente ele
colocava todas as revistas no chão para
vender, com alguns trocados comprava
várias delas, era Superman, Batman...
...Capitão 7, de várias editoras,
principalmente, da Ebal e La Selva,
na antiga TV General
Eletric assistia os desenhos do
Pica Pau, Popeye, todos sem as dublagens,
a partir desse momento eu apenas sabia
que queria desenhar e mais nada, em 1967
participei de um concurso de desenho
pelo Estado de São Paulo patrocinada pela
antiga Casas Pernambucanas e ganhei uma
medalha, diploma e um baita portfólio
de aves brasileiras, aquele eu considero
o ponto inicial e que me incentivou muito.
Tony 10 – Olha que história legal... interessante.
toda essa paixão pela arte veio
inicialmente dos Quadrinhos,
passando pelas séries de TV. Quando eu
era menino ia todos os domingos numa
feira livre perto de casa, tinha um velhinho
chamado Sr. Anselmo que chegava com
sua carriola de pedreiro com pilhas
de Gibis antigos, organizadamente ele
colocava todas as revistas no chão para
vender, com alguns trocados comprava
várias delas, era Superman, Batman...
Batman - por Jim Aparo |
principalmente, da Ebal e La Selva,
na antiga TV General
Eletric assistia os desenhos do
Pica Pau, Popeye, todos sem as dublagens,
a partir desse momento eu apenas sabia
que queria desenhar e mais nada, em 1967
participei de um concurso de desenho
pelo Estado de São Paulo patrocinada pela
antiga Casas Pernambucanas e ganhei uma
medalha, diploma e um baita portfólio
de aves brasileiras, aquele eu considero
o ponto inicial e que me incentivou muito.
POPEYE - Dos desenhos animados para os quadrinhos |
Todo início de carreira apresenta uma certa
dificuldade. No seu caso, encontrou alguma
barreira à ser superada para começar a
trabalhar no setor artístico ou editorial?
dificuldade. No seu caso, encontrou alguma
barreira à ser superada para começar a
trabalhar no setor artístico ou editorial?
Minighitti - Sim, existem várias...mas faz
parte do show! Passamos a vida inteira
tentando superar as barreiras e dificuldades
e não importa o caminho que iremos trilhar.
No meu caso tem que levar em conta que
os tempos eram outros, não havia tanta
informação como temos hoje em dia,
livros especializados praticamente não
existiam, quando você achava um, não
tinha grana pra comprar, tinha o curso de
correspondência da Panamericana, mas
entrava o fator grana novamente, NET
nem pensar...cultura sempre custou
caro, então tive que me virar pra ter
um pouco de cultura, trabalhar na feira,
carregar caminhão, soldar peças, coisas
que qualquer cara que gosta de desenhar
ficaria puto da vida de ter que fazer...
mas como disse, faz
parte do show! Rsss....
parte do show! Passamos a vida inteira
tentando superar as barreiras e dificuldades
e não importa o caminho que iremos trilhar.
No meu caso tem que levar em conta que
os tempos eram outros, não havia tanta
informação como temos hoje em dia,
livros especializados praticamente não
existiam, quando você achava um, não
tinha grana pra comprar, tinha o curso de
correspondência da Panamericana, mas
entrava o fator grana novamente, NET
nem pensar...cultura sempre custou
caro, então tive que me virar pra ter
um pouco de cultura, trabalhar na feira,
carregar caminhão, soldar peças, coisas
que qualquer cara que gosta de desenhar
ficaria puto da vida de ter que fazer...
mas como disse, faz
parte do show! Rsss....
Tony 11 – Isto é um grande exemplo,
bengala brother... tem muita gente por aí
que acha vergonhoso ralar... pra mim,
vergonha é roubar. Trabalho honesto
sempre é gratificante... também já fiz
de tudo nessa vida. Como você disse:
“Faz parte do show”. Legal. Parabéns por
esta batalha toda... gosto de gente de garra.
Seus trabalhos iniciais foram feitos
em que estilo? Comico, infantil ou figuras
anatômicas, o chamado
desenho clássico?
bengala brother... tem muita gente por aí
que acha vergonhoso ralar... pra mim,
vergonha é roubar. Trabalho honesto
sempre é gratificante... também já fiz
de tudo nessa vida. Como você disse:
“Faz parte do show”. Legal. Parabéns por
esta batalha toda... gosto de gente de garra.
Seus trabalhos iniciais foram feitos
em que estilo? Comico, infantil ou figuras
anatômicas, o chamado
desenho clássico?
A arte de Minighitti |
Belas figuras e um belo traço |
Minighitti - Geralmente eram desenhos
mais clássicos, vivia fazendo layouts,
as famosas manchas publicitárias,
usava ecoline, guache, acrílica, pastel
hidrográficas e aquelas
barrinhas de grafite na forma de um
pequeno tijolo da marca Zorzetto...
mais clássicos, vivia fazendo layouts,
as famosas manchas publicitárias,
usava ecoline, guache, acrílica, pastel
hidrográficas e aquelas
barrinhas de grafite na forma de um
pequeno tijolo da marca Zorzetto...
Tony 12 – Tempo bom esse, né? Tudo era na
raça, pinceis de pelo de marta, roupa
suja de tinta, originais enormes... hoje taí
tudo pasteurizado, plastificado com as
pinturas digitais... ainda acho bem mais
artístico um trabalho analógico, à moda
antiga... pinturas digitais não têm muita
personalidade... somos
jurássicos, mesmo,
bengala friend. Disfarça... (Rsss...).
Pelo que me consta, foi na área de ensino,
cursos e programas de cunho didático,
que você se especializou, certo?
Quanto tempo militou nesta área e cite
alguns trabalhos realizados por
você, nesse segmento.
raça, pinceis de pelo de marta, roupa
suja de tinta, originais enormes... hoje taí
tudo pasteurizado, plastificado com as
pinturas digitais... ainda acho bem mais
artístico um trabalho analógico, à moda
antiga... pinturas digitais não têm muita
personalidade... somos
jurássicos, mesmo,
bengala friend. Disfarça... (Rsss...).
Pelo que me consta, foi na área de ensino,
cursos e programas de cunho didático,
que você se especializou, certo?
Quanto tempo militou nesta área e cite
alguns trabalhos realizados por
você, nesse segmento.
Minighitti – Foi exatamente nesta área que
acabei me especializando, e aconteceu
de uma forma inesperada, já tinha me formado
e fazia alguns trabalhos para uma agência
de publicidade no Pacaembu, sempre
arranjava um tempo pra tomar um café
na Panamericana da rua Conselheiro
Brotero, numa dessas visitas encontrei
o Manoel Victor e ele pediu para
substituir um professor
que havia faltado, relutei um pouco, pois
nunca tinha dado aula na vida, nem sabia o
que falar para os alunos, vendo que eu
estava com alguns layouts , mandou
mostrar o processo criativo
e de desenvolvimento
dessas peças publicitárias, levou até a
sala me apresentou e saiu a francesa...
dei a aula, o pessoal curtiu e no fim fui
convidado a dar aula. Foi uma loucura.
Entrava às 9 da manhã e
ia direto até as 22hs em
várias turmas de segunda a quinta,
sexta tinha reuniões sobre o curso
e no sábado das 9 às 14hs dava aulas
também...foi nesta época também que
conheci o grande amigo Ricardo Antunes
que era professor, o mesmo que criou
o guia do Ilustrador e publica a revista
eletrônica Ilustrar, agora está prestes a
publicar o livro em 2 volumes do Benício,
eu já vi e ficou demais... mesmo com todo
esse tempo nas aulas, ainda descolava
algum tempo para fazer outros trabalhos
na medida do possível, participei do
programa do Flávio Cavalcante fazendo
música ilustrada, ilustrando para o Mr
Sam da TV Gazeta, participando do
TV Mix também da Gazeta, do programa
do Omar Santos na extinta TV Manchete,
que era dirigido pelo Nilton Travesso,
no Lanterna Mágica da Cultura, capa de
livros entre outras coisas...como conseguia
fazer tudo isso eu nem sei rsss...
fiquei quase 20 anos na Panamericana,
depois montei um estúdio durante um
ano e logo fui convidado a montar um
curso de arte para dar aulas e coordenar
num Centro Universitário, este convite
surgiu do reitor Dr Luis Carlos de Azevedo,
que era o irmão do Maneco...
foram mais uns 10 anos....
acabei me especializando, e aconteceu
de uma forma inesperada, já tinha me formado
e fazia alguns trabalhos para uma agência
de publicidade no Pacaembu, sempre
arranjava um tempo pra tomar um café
na Panamericana da rua Conselheiro
Brotero, numa dessas visitas encontrei
o Manoel Victor e ele pediu para
substituir um professor
que havia faltado, relutei um pouco, pois
nunca tinha dado aula na vida, nem sabia o
que falar para os alunos, vendo que eu
estava com alguns layouts , mandou
mostrar o processo criativo
e de desenvolvimento
dessas peças publicitárias, levou até a
sala me apresentou e saiu a francesa...
dei a aula, o pessoal curtiu e no fim fui
convidado a dar aula. Foi uma loucura.
Entrava às 9 da manhã e
ia direto até as 22hs em
várias turmas de segunda a quinta,
sexta tinha reuniões sobre o curso
e no sábado das 9 às 14hs dava aulas
também...foi nesta época também que
conheci o grande amigo Ricardo Antunes
que era professor, o mesmo que criou
o guia do Ilustrador e publica a revista
eletrônica Ilustrar, agora está prestes a
publicar o livro em 2 volumes do Benício,
eu já vi e ficou demais... mesmo com todo
esse tempo nas aulas, ainda descolava
algum tempo para fazer outros trabalhos
na medida do possível, participei do
programa do Flávio Cavalcante fazendo
música ilustrada, ilustrando para o Mr
Sam da TV Gazeta, participando do
TV Mix também da Gazeta, do programa
do Omar Santos na extinta TV Manchete,
que era dirigido pelo Nilton Travesso,
no Lanterna Mágica da Cultura, capa de
livros entre outras coisas...como conseguia
fazer tudo isso eu nem sei rsss...
fiquei quase 20 anos na Panamericana,
depois montei um estúdio durante um
ano e logo fui convidado a montar um
curso de arte para dar aulas e coordenar
num Centro Universitário, este convite
surgiu do reitor Dr Luis Carlos de Azevedo,
que era o irmão do Maneco...
foram mais uns 10 anos....
Tony 13 – Gostei de saber sobre o seu pique,
na época... polivalente... fez acontecer muita
coisa e algumas delas simultaneamente.
Sois um guerreiro nato, grande Mini...
Quais foram suas experiências no setor editorial?
Trabalhou ou fez trabalhos para quais
empresas dessa área?
na época... polivalente... fez acontecer muita
coisa e algumas delas simultaneamente.
Sois um guerreiro nato, grande Mini...
Quais foram suas experiências no setor editorial?
Trabalhou ou fez trabalhos para quais
empresas dessa área?
Minighiti – Eu tinha um tempo meio apertado,
mesmo assim fiz algumas coisas para a editora
Zillig da revista Troféu, na antiga revista Visão,
umas ilustrações para o Alex Sonic da revista
Manchete (editora Bloch),
editora Dasein, editora Rosa
dos Tempos entre outras. Agora está saindo
o Livro infantil Laboratório das Flores pela
editora Giostri , da minha amiga Gigi
Anhelli ( Bambalalão ) onde fiz o projeto gráfico
e todas as ilustrações , um encarte todo
ilustrado de 16 páginas mais capa e
contra capa do CD Cabeças Pensantes,
do músico Doctor Xysse pela Alegretto...
mesmo assim fiz algumas coisas para a editora
Zillig da revista Troféu, na antiga revista Visão,
umas ilustrações para o Alex Sonic da revista
Manchete (editora Bloch),
editora Dasein, editora Rosa
dos Tempos entre outras. Agora está saindo
o Livro infantil Laboratório das Flores pela
editora Giostri , da minha amiga Gigi
Anhelli ( Bambalalão ) onde fiz o projeto gráfico
e todas as ilustrações , um encarte todo
ilustrado de 16 páginas mais capa e
contra capa do CD Cabeças Pensantes,
do músico Doctor Xysse pela Alegretto...
Tony 14 – Fez muito, no passado, e continua
fazendo acontecer... isto é fantástico,
old guerreiro... seguindo... editoras de livros
didáticos e para-didáticos, como editora do
Brasil, Ática, FTD, Melhoramentos, pelo visto,
você deve ter trabalhado muito com elas, OK?
Cite alguns desses trabalhos realizados.
fazendo acontecer... isto é fantástico,
old guerreiro... seguindo... editoras de livros
didáticos e para-didáticos, como editora do
Brasil, Ática, FTD, Melhoramentos, pelo visto,
você deve ter trabalhado muito com elas, OK?
Cite alguns desses trabalhos realizados.
Minighitti – Não exatamente em livros,
há pouco tempo foi feito um trabalho
para a Atica/Sipione/Abril...
um outro projeto de animação onde a Gigi
Anhelli fez o roteiro, a trilha sonora é do
músico Xyss , eu fiz os concepts,
meu sobrinho
há pouco tempo foi feito um trabalho
para a Atica/Sipione/Abril...
um outro projeto de animação onde a Gigi
Anhelli fez o roteiro, a trilha sonora é do
músico Xyss , eu fiz os concepts,
meu sobrinho
Rafael cuidou da animação...
Figuras expressivas, num traço arrojado |
Tony 15 – Família que trabalha unida, fatura
unida, sem dúvida... você e o Rafa tão se
dando bem, legal... Quais são seus artistas
preferidos da área editorial - ilustradores
ou desenhistas de HQs?
unida, sem dúvida... você e o Rafa tão se
dando bem, legal... Quais são seus artistas
preferidos da área editorial - ilustradores
ou desenhistas de HQs?
Minighitti – Nas HQ não tem
como não citar: Hal Foster,
Alex Raymond, Stan Drake, Joe Kubert,
Neal Adams, Gil Kane, John Buscema,
Carmine Infantino, John
Romita Sr. Steve Ditcko,
Jack Kirby, Gene Colan, Curt Swan, Russ
Manning, Steranko, Eisner, MacRaboy...
Alex Toth, Barry Windsor-Smith, Serpiere,
Manara, Moebius, Hugo Pratt, Altuna,
Maroto, Bermejo, José Ortiz entre
tantos outros...
Ilustradores: Norman Rockwell, Bob Peak,
George Wilson, Frank Frazetta, Alex Ross,
Jeffrey Jones, Kent Willians, Bill
Sienkiewicz, Rowena Morrill, Joe Jusko,
como não citar: Hal Foster,
Alex Raymond, Stan Drake, Joe Kubert,
Neal Adams, Gil Kane, John Buscema,
Carmine Infantino, John
Romita Sr. Steve Ditcko,
Jack Kirby, Gene Colan, Curt Swan, Russ
Manning, Steranko, Eisner, MacRaboy...
Frank Frazetta - Arte que foi leiloada e vendida por 1,5 milhões de dólares em 2010 |
Manara, Moebius, Hugo Pratt, Altuna,
Maroto, Bermejo, José Ortiz entre
tantos outros...
Ilustradores: Norman Rockwell, Bob Peak,
George Wilson, Frank Frazetta, Alex Ross,
Jeffrey Jones, Kent Willians, Bill
Sienkiewicz, Rowena Morrill, Joe Jusko,
Benicio, Manoel Victor e outros mais...
Tony 16 – Só feras... muito bom gosto e todos
bem lembrados... dessa turma toda só
não conheço o Rowena Morrill e Joe Jusko...
Agencias de publicidade, vamos falar um
pouco sobre elas... trata-se de um setor
que já foi muito bem remunerado
(Obs: ainda é bem remunerado se
compararmos aos preços editoriais), e que
exige muita criatividade do pessoal.
Quais foram suas experiências nessa
área e com quais agências
você já trabalhou?
Arte de Norman Rockwell |
Arte de Bob Peak |
Arte de Rowena Morrill |
bem lembrados... dessa turma toda só
não conheço o Rowena Morrill e Joe Jusko...
Agencias de publicidade, vamos falar um
pouco sobre elas... trata-se de um setor
que já foi muito bem remunerado
(Obs: ainda é bem remunerado se
compararmos aos preços editoriais), e que
exige muita criatividade do pessoal.
Quais foram suas experiências nessa
área e com quais agências
você já trabalhou?
Arte feita para agência de publicidade, para filme de comercial de TV |
Minighitti – Foram várias durante anos,
entre grandes e de fundo de quintal.
Mas sempre como Free-lance...
entre grandes e de fundo de quintal.
Mas sempre como Free-lance...
a Adag, DiCarli, Lintas, entre outras...
e realmente davam uma grana boa, numa
época de grandes diretores de
arte, hoje em dia o panorama
mudou, você acaba
lidando com basicamente 2 tipos
de diretores de arte...
um é o filho do dono da agência,
geralmente uma pessoa sem talento,
burro e completamente
alienado, o outro é o que sai com
seu diplominha debaixo do braço ou
no meio das coxas e entra
logo de cara como diretor de arte...
geralmente, prepotente, sem saber
exatamente o que que tem
que ser feito, apenas segue a cartilha
de um curso muitas vezes ministrado
por algum professor
que nem de perto trabalhou na área...
você deve saber como é!! Rsss...
felizmente ainda
temos alguns grandes na área....
e realmente davam uma grana boa, numa
época de grandes diretores de
arte, hoje em dia o panorama
mudou, você acaba
lidando com basicamente 2 tipos
de diretores de arte...
um é o filho do dono da agência,
geralmente uma pessoa sem talento,
burro e completamente
alienado, o outro é o que sai com
seu diplominha debaixo do braço ou
no meio das coxas e entra
logo de cara como diretor de arte...
geralmente, prepotente, sem saber
exatamente o que que tem
que ser feito, apenas segue a cartilha
de um curso muitas vezes ministrado
por algum professor
que nem de perto trabalhou na área...
você deve saber como é!! Rsss...
felizmente ainda
temos alguns grandes na área....
Detalhe do storyboard |
Tony 17 – E como sei, já trombei com muitos
pentelhos desses por aí... (Rsss...).
O pessoal tá lá no cargo sem qualquer
bagagem profissional. Por falar em
“bagagem profissional”, acho que este
também é o grande mal da WEB, atualmente...
tem muita gente que nunca trabalhou
em lugar algum, nunca teve experiência
e que tem um trabalho medíocre
trabalhando pra editores americanos e
pelo mundo afora, graças a Internet...
daí, o cara se acha o máximo, vira um
monstro, e quer ser reverenciado e
aplaudido pelos editores e
agências nacionais. Acho isto um absurdo.
Essa gente tem que se tocar que é preciso
ter experiência de vida, bagagem...
Não sou contra ninguém que tá na luta
pra defender os trocos. Mas, conheço
alguns que esnobam e se acham The Best...
Essa galera não vê que o que os gringos
querem é mão-de-obra barata.
Mas, vamos deixar esses malucos
de lado... cada cabeça uma sentença...
Campanhas publicitárias, você já
criou e desenvolveu algumas
pentelhos desses por aí... (Rsss...).
O pessoal tá lá no cargo sem qualquer
bagagem profissional. Por falar em
“bagagem profissional”, acho que este
também é o grande mal da WEB, atualmente...
tem muita gente que nunca trabalhou
em lugar algum, nunca teve experiência
e que tem um trabalho medíocre
trabalhando pra editores americanos e
pelo mundo afora, graças a Internet...
daí, o cara se acha o máximo, vira um
monstro, e quer ser reverenciado e
aplaudido pelos editores e
agências nacionais. Acho isto um absurdo.
Essa gente tem que se tocar que é preciso
ter experiência de vida, bagagem...
Não sou contra ninguém que tá na luta
pra defender os trocos. Mas, conheço
alguns que esnobam e se acham The Best...
Essa galera não vê que o que os gringos
querem é mão-de-obra barata.
Mas, vamos deixar esses malucos
de lado... cada cabeça uma sentença...
Campanhas publicitárias, você já
criou e desenvolveu algumas
ou apenas participou como ilustrador?
Minighitti - Sim, algumas, principalmente na
época em que tinha um estúdio com o meu
sócio (Munhoz) na Augusta, geralmente eu
ficava nas ilustrações e vinhetas....
época em que tinha um estúdio com o meu
sócio (Munhoz) na Augusta, geralmente eu
ficava nas ilustrações e vinhetas....
Tony 18 - Algum prêmio, ao longo de sua
brilhante carreira, na área publicitária?
brilhante carreira, na área publicitária?
Minighitti - Tive alguns prêmios, mas não
na área publicitária, só nas artes
plásticas e dos cursos que ministrava...
na área publicitária, só nas artes
plásticas e dos cursos que ministrava...
Tony 19 – Tá valendo... Histórias em quadrinhos...
já fez algumas? Quais foram elas?
já fez algumas? Quais foram elas?
Minighitti - Sim . Cheguei a fazer,
mas devia ter entrado de cabeça
como você, o Seabra, Mozart
Couto e tantos outros... lembro que ainda
garoto tinha feito uma história de umas
cinco páginas e levei para o Zalla na casa
dele, ele foi super gentil comigo, me
mostrou como devia ser, abriu um
armário e me deu uma
revista desenhado
pelo Stan Drake e falou que
aquele era o caminho, olhei e
pensei “puta que pariu!!!”,
sai da casa dele e fui me matricular na
Panamericana... rssssss...
depois de algum
tempo cheguei a fazer umas páginas com
o Munhoz, que trabalhava na editora Abril.
Na época eles estavam relançando uma
história do Demolidor e haviam perdido
alguns bromuros, então copiamos as
páginas que estavam faltando no mesmo
estilo do desenho que era feito
por Frank Miller.
Também tive uma história que foi
publicada pela Metal Pesado...
... o projeto tinha sido
criado pelo Moya para uma outra publicação
sobre a morte do PC Farias, tinha vários
desenhistas convidados, entre eles o
Vilela, o Colonesse ( que assinou com
outro nome, talvez com medo de
matarem ele... rssss)... no final a editora
que ia publicar deve ter falido, aí o Moya
encaminhou para a Metal Pesado que
estava começando no mercado editorial...
todos fomos publicados...
mas devia ter entrado de cabeça
como você, o Seabra, Mozart
Couto e tantos outros... lembro que ainda
garoto tinha feito uma história de umas
cinco páginas e levei para o Zalla na casa
dele, ele foi super gentil comigo, me
mostrou como devia ser, abriu um
armário e me deu uma
revista desenhado
pelo Stan Drake e falou que
aquele era o caminho, olhei e
pensei “puta que pariu!!!”,
sai da casa dele e fui me matricular na
Panamericana... rssssss...
depois de algum
tempo cheguei a fazer umas páginas com
o Munhoz, que trabalhava na editora Abril.
Na época eles estavam relançando uma
história do Demolidor e haviam perdido
alguns bromuros, então copiamos as
páginas que estavam faltando no mesmo
estilo do desenho que era feito
por Frank Miller.
Também tive uma história que foi
publicada pela Metal Pesado...
... o projeto tinha sido
criado pelo Moya para uma outra publicação
sobre a morte do PC Farias, tinha vários
desenhistas convidados, entre eles o
Vilela, o Colonesse ( que assinou com
outro nome, talvez com medo de
matarem ele... rssss)... no final a editora
que ia publicar deve ter falido, aí o Moya
encaminhou para a Metal Pesado que
estava começando no mercado editorial...
todos fomos publicados...
HQ publicada na revista Metal Pesado (Versão nacional da Metal Hurlant, Heavy Metal, na versão americana) |
Tony 20 – Grande professor Moya... sempre
agitando as HQs, realizando coisas, dando
palestras, etc... preciso entrevistar este fera.
Aliás, parece que ele lançou a semana
passada mais um livro. Shazam (famoso
livro de Alvaro Moya sobre HQs), na época,
virou a bíblia dos cursos de comunicação
das faculdades... Mini, você, pelo visto, conviveu
com alguns mestres das HQs...
agitando as HQs, realizando coisas, dando
palestras, etc... preciso entrevistar este fera.
Aliás, parece que ele lançou a semana
passada mais um livro. Shazam (famoso
livro de Alvaro Moya sobre HQs), na época,
virou a bíblia dos cursos de comunicação
das faculdades... Mini, você, pelo visto, conviveu
com alguns mestres das HQs...
Minighitti - Vários, mais os das antigas, como
o Rosso, Jayme Cortez,
o Rosso, Jayme Cortez,
Maneco, Zalla e alguns da nova geração...
Tony 21 – Professor Nico, que também
lecionou na Panamericana de Arte, era
um mestre do claro\escuro...
também o conheci... Você estudou
arte ou é autodidata?
um mestre do claro\escuro...
também o conheci... Você estudou
arte ou é autodidata?
Minighitti - Tive os 2 momentos...
no primeiro como autodidata
copiando os mestres e no
segundo momento os mestres dando
uma lapidada nos desenhos e ilustrações.
No primeiro momento com tesão e
emoção, no segundo momento
com sangue, suor e lágrimas... rsss...
no primeiro como autodidata
copiando os mestres e no
segundo momento os mestres dando
uma lapidada nos desenhos e ilustrações.
No primeiro momento com tesão e
emoção, no segundo momento
com sangue, suor e lágrimas... rsss...
Traço espontanêo, figuras impressionantes e impactantes |
perfeito anatômico que
você demonstrou ao desenhar
Apache, como surgiu?
Apache, como surgiu?
Minighitti - Rs... te agradeço pelo “perfeito
anatômico”... sempre gostei muito da figura
humana, como autodidata desenhava sem
parar copiando os mestres, quando fui
estudar tive a sorte de ter aulas com
grandes professores, suas dicas foram
preciosas, gente como Neviane, Maneco,
Cortez, Rosso. Eles me ensinaram a
importância das fotos de referências
e o modelo vivo... é, tive uma
sorte lascada... rsss...
anatômico”... sempre gostei muito da figura
humana, como autodidata desenhava sem
parar copiando os mestres, quando fui
estudar tive a sorte de ter aulas com
grandes professores, suas dicas foram
preciosas, gente como Neviane, Maneco,
Cortez, Rosso. Eles me ensinaram a
importância das fotos de referências
e o modelo vivo... é, tive uma
sorte lascada... rsss...
HQ explorando um dos seus temas favoritos: Ficção-científica |
Traço estiloso, com muita personalidade |
Tony 23 – Sem dúvida. Teve grandes mestres
e orientadores...
quando disse “perfeito anatômico”,
quis dizer que no geral o trabalho está
perfeito, bengala friend... mesmo tendo
sido baseado numa foto. Apache tá sensual,
expressiva. Você caprichou nos detalhes
do rifle, no cowboy em segundo plano...
ficou show de bola! Jamais acreditei que
existe um trabalho perfeito... pra mim,
gênios não existem. O que existe é gente
esforçada que rala, horas, dias, semanas,
meses, e até séculos, para chegar a
quase perfeição. Mas, é justamente isto
que dignifica a arte. Analiso,
e orientadores...
quando disse “perfeito anatômico”,
quis dizer que no geral o trabalho está
perfeito, bengala friend... mesmo tendo
sido baseado numa foto. Apache tá sensual,
expressiva. Você caprichou nos detalhes
do rifle, no cowboy em segundo plano...
ficou show de bola! Jamais acreditei que
existe um trabalho perfeito... pra mim,
gênios não existem. O que existe é gente
esforçada que rala, horas, dias, semanas,
meses, e até séculos, para chegar a
quase perfeição. Mas, é justamente isto
que dignifica a arte. Analiso,
sempre, o trabalho como um todo.
Sua arte tem impacto visual. Já cansei de
ver trabalhos até de americanos,
todo certinho, mas sem força, sem
impacto visual. Tá cheio disso.
ver trabalhos até de americanos,
todo certinho, mas sem força, sem
impacto visual. Tá cheio disso.
Vamos nessa bengala Mini, exposições...
parece que ao longo de sua prolífica carreira
você realizou várias. Dá pra citar algumas?
E qual foi a mais importante, que você
realizou? Qual era o intuito dessas
exposições e em que ano a
principal delas aconteceu?
parece que ao longo de sua prolífica carreira
você realizou várias. Dá pra citar algumas?
E qual foi a mais importante, que você
realizou? Qual era o intuito dessas
exposições e em que ano a
principal delas aconteceu?
Minighitti - Fiz várias exposições,
sempre cito umas 4, que foram
as mais importantes
para mim por razões afetivas,
a primeira foi em 1967 ( eu era um garoto ainda),
que foi pela Secretaria do Estado e da Cultura
e acabei ganhando o 1º prêmio, tenho até hoje,
um diploma, uma medalha
e um portifólio com ilustrações
de pássaros do Brasil.
Também teve a do Festival de Angoulême,
na França, em que participei com uma
história em quadrinhos
especialmente para aquele evento e
que fiquei super feliz por ser elogiado
pelo Joe Kubert, um dos meus ídolos
do desenho...
...uma outra que gostei de participar
foi a do Rio de Janeiro na 1ª Exposição
de Quadrinhos, pelo simples motivo de
ser uma verdadeira aventura... rsss,
e claro, a dos 25 Super-Heróis,
que foi feita para a Comic-Com da escola
Panamericana, em 1994.
Depois rolaram várias outras... Jazz and
Blue Company, Anatomia
e Arte, Marcas, Retrato em Foco e por aí vai...
em comum eu sempre usei a linguagem
dos quadrinhos nas exposições
e sempre deu certo....
sempre cito umas 4, que foram
as mais importantes
para mim por razões afetivas,
a primeira foi em 1967 ( eu era um garoto ainda),
que foi pela Secretaria do Estado e da Cultura
e acabei ganhando o 1º prêmio, tenho até hoje,
um diploma, uma medalha
e um portifólio com ilustrações
de pássaros do Brasil.
Também teve a do Festival de Angoulême,
na França, em que participei com uma
história em quadrinhos
especialmente para aquele evento e
que fiquei super feliz por ser elogiado
pelo Joe Kubert, um dos meus ídolos
do desenho...
Arte de Joe Kubert |
foi a do Rio de Janeiro na 1ª Exposição
de Quadrinhos, pelo simples motivo de
ser uma verdadeira aventura... rsss,
e claro, a dos 25 Super-Heróis,
que foi feita para a Comic-Com da escola
Panamericana, em 1994.
Depois rolaram várias outras... Jazz and
Blue Company, Anatomia
e Arte, Marcas, Retrato em Foco e por aí vai...
em comum eu sempre usei a linguagem
dos quadrinhos nas exposições
e sempre deu certo....
Tony 24 – Taí um bengala friend guerreiro,
com uma tremenda bagagem profissional
e prêmios “mis”... parabéns. Você conheceu
pessoalmente Manoel Victor Filho, nosso
querido e saudoso Maneco, da Escola
Panamericana de Arte, como já mencionou.
Fale-me sobre ele...
com uma tremenda bagagem profissional
e prêmios “mis”... parabéns. Você conheceu
pessoalmente Manoel Victor Filho, nosso
querido e saudoso Maneco, da Escola
Panamericana de Arte, como já mencionou.
Fale-me sobre ele...
Mini e Manoel Victor Filho (Manéco), da PA, ao centro |
Minighitti – Sim, fui amigo pessoal ele. Uma pessoa
extremamente bacana, muito ou quase tudo que
sou devo exclusivamente a ele e ao seu irmão,
sou devo exclusivamente a ele e ao seu irmão,
o Dr Luis Carlos de Azevedo.
Tony 25 – O Maneco, pra quem não sabe, foi
um dos fundadores da escola Panamericana
de Arte, no Brasil. O professor Nico Rosso
também lecionou na PA - estudei com ele,
também, além do Ignácio justo, meu
grande mestre -, você conheceu ou
conviveu com o grande mestre
do claro\escuro, Nico Rosso?
Arte de Manoel Victor Filho |
um dos fundadores da escola Panamericana
de Arte, no Brasil. O professor Nico Rosso
também lecionou na PA - estudei com ele,
também, além do Ignácio justo, meu
grande mestre -, você conheceu ou
conviveu com o grande mestre
do claro\escuro, Nico Rosso?
Minighitti – Conheci também, já estava
bem velhinho, teve um lance que aconteceu
com ele que foi praticamente o fim...
durante uma baita chuva seu estúdio foi
inundado e ele perdeu um monte de originais
no meio da lama, depois disso teve um AVC...
impossibilitado de continuar, ele
começou a fazer uns trabalhos
no pontilismo...eu mesmo tenho um
desses trabalhos...sou muito amigo
do neto dele, Luis Rosso, também um
baita ilustrador, ele está há algum tempo
separando os trabalhos do Rosso para
se transformar num livro...
eu estou na fila pra comprar ...
bem velhinho, teve um lance que aconteceu
com ele que foi praticamente o fim...
durante uma baita chuva seu estúdio foi
inundado e ele perdeu um monte de originais
no meio da lama, depois disso teve um AVC...
impossibilitado de continuar, ele
começou a fazer uns trabalhos
no pontilismo...eu mesmo tenho um
desses trabalhos...sou muito amigo
do neto dele, Luis Rosso, também um
baita ilustrador, ele está há algum tempo
separando os trabalhos do Rosso para
se transformar num livro...
eu estou na fila pra comprar ...
Uma fada sensual |
Tony 26 – Eu também... vai ser fantástico, Mini!
Quando sair, me avise. Alvaro Moya - um dos
maiores pesquisadores sobre HQs, autor de vários
livros sobre a matéria e prof. da USP -, e Reynaldo de
Oliveira - um dos melhores produtores gráficos
desse país -, Jayme Cortez - o grande mestre
das HQs do século XX -, esses nomes dizem
alguma coisa pra você, em particular, Mini?
Quando sair, me avise. Alvaro Moya - um dos
maiores pesquisadores sobre HQs, autor de vários
livros sobre a matéria e prof. da USP -, e Reynaldo de
Oliveira - um dos melhores produtores gráficos
desse país -, Jayme Cortez - o grande mestre
das HQs do século XX -, esses nomes dizem
alguma coisa pra você, em particular, Mini?
Minighitti – Muito. O Moya é amigo pessoal
também, além dos livros e prof. da USP, é
um dos pioneiros da TV no Brasil, Reynaldo
de Oliveira eu conheci na Panamericana,
o Sapão!!! Rssss....e o Jayme era uma figura,
morava na Peixoto Gomide, muitas
vezes dei carona pra ele até a porta
do sobrado dele depois dos grandes
encontros, num porre formidável!!!
rssssss...
também, além dos livros e prof. da USP, é
um dos pioneiros da TV no Brasil, Reynaldo
de Oliveira eu conheci na Panamericana,
o Sapão!!! Rssss....e o Jayme era uma figura,
morava na Peixoto Gomide, muitas
vezes dei carona pra ele até a porta
do sobrado dele depois dos grandes
encontros, num porre formidável!!!
rssssss...
O artista em seu estúdio |
Tony 27 – O olho-de-Lince adorava um porre
(como todos nós da classe)... muitas vezes
eu, ele e o Reynaldão, íamos naqueles
coquetéis maçantes do Museu da Imagem
e do Som, dávamos uma gorjeta para
o garção e ficávamos lá fora, sentados na
guia, contando piadas e tomando todas
e saboreando os salgadinhos... (Rsss...).
Bons tempos aqueles. Depois, tínhamos
que entregar o homem lá na rua Peixoto
Gomide. A dona Edna – esposa do Cortez -,
quase colocava a gente pra correr... (Rsss...).
Ainda falando sobre o Cortez, que também
conheci pessoalmente, e que era chamado
carinhosamente pelos amigos de
"Olho-de-Lince", por ser estrábico... (Rsss...)...
o Cortez fez Zodíaco, uma das HQs mais
reverenciadas da época e que foi
republicada inúmeras vezes por
diversas casas editoriais,
no país e fora dele.
(como todos nós da classe)... muitas vezes
eu, ele e o Reynaldão, íamos naqueles
coquetéis maçantes do Museu da Imagem
e do Som, dávamos uma gorjeta para
o garção e ficávamos lá fora, sentados na
guia, contando piadas e tomando todas
e saboreando os salgadinhos... (Rsss...).
Bons tempos aqueles. Depois, tínhamos
que entregar o homem lá na rua Peixoto
Gomide. A dona Edna – esposa do Cortez -,
quase colocava a gente pra correr... (Rsss...).
Ainda falando sobre o Cortez, que também
conheci pessoalmente, e que era chamado
carinhosamente pelos amigos de
"Olho-de-Lince", por ser estrábico... (Rsss...)...
o Cortez fez Zodíaco, uma das HQs mais
reverenciadas da época e que foi
republicada inúmeras vezes por
diversas casas editoriais,
no país e fora dele.
Qual é sua opinião particular
sobre essa HQ do mestre Cortez?
Minighitti – Rssss... é verdade, um de seus
olhos ficava girando em órbita dele mesmo...
rssss... não sei se você teve a oportunidade
de ver a prancha original da história, era
uma coisa impressionante...a força plástica
a estética e o estilo gráfico que tinha
aquele material. Aquilo não era pra
qualquer um, não. Ele estava a anos-luz
dos desenhistas daquela época, e não
lembro de ver até hoje um material
que lembre aquele estilo...e o pior que
muitos da nova geração nunca ouviram
falar dele, mesmo dentro de uma
escola de arte, o que é uma vergonha......
olhos ficava girando em órbita dele mesmo...
rssss... não sei se você teve a oportunidade
de ver a prancha original da história, era
uma coisa impressionante...a força plástica
a estética e o estilo gráfico que tinha
aquele material. Aquilo não era pra
qualquer um, não. Ele estava a anos-luz
dos desenhistas daquela época, e não
lembro de ver até hoje um material
que lembre aquele estilo...e o pior que
muitos da nova geração nunca ouviram
falar dele, mesmo dentro de uma
escola de arte, o que é uma vergonha......
Pintura a moda antiga: analógica torna qualquer obra mais artistica |
Tony 28 – Não tive o prazer de ver o original...
mas comprei a revista e adorei, apesar
daquilo ter um que de Victor Mora (outro autor
português), só que bem mais evoluído, é
claro. Zodíaco até hoje é moderno e tem
um tremendo impacto visual.
Ao meu ver, todos deveriam
conhecer este trabalho
fantástico, do mestre.
Vale a pena. Quem quer fazer arte
tem que beber na fonte do passado, dos
grandes mestres... Kubert, Will Eisner
e José Delbó... Fale-me um pouco sobre
o trabalho desses grandes mestres
que você ajudou a montar workshops?
Como foi conhecê-los e conviver com eles?
mas comprei a revista e adorei, apesar
daquilo ter um que de Victor Mora (outro autor
português), só que bem mais evoluído, é
claro. Zodíaco até hoje é moderno e tem
um tremendo impacto visual.
Ao meu ver, todos deveriam
conhecer este trabalho
fantástico, do mestre.
Vale a pena. Quem quer fazer arte
tem que beber na fonte do passado, dos
grandes mestres... Kubert, Will Eisner
e José Delbó... Fale-me um pouco sobre
o trabalho desses grandes mestres
que você ajudou a montar workshops?
Como foi conhecê-los e conviver com eles?
Minighitti – Ok, vamos por partes....
Tony 29 – Sim, por partes...
como diria Jack, o estripador... (Rsss...).
como diria Jack, o estripador... (Rsss...).
O artista e seu macote |
Minighitti - Em 1993 o Enrique Lipszic resolveu
fazer uma Comic-Com na Panamericana,
eu fiquei preparando a exposição
dos 25 Super-Heróis.
fazer uma Comic-Com na Panamericana,
eu fiquei preparando a exposição
dos 25 Super-Heróis.
O Enrique foi para os Estados Unidos nas
editoras Marvel e DC, o Moya cuidava de
outros materiais aqui no Brasil... um dos
desenhistas que foi convidado era o Jack
Kirby, mas estava doente e não pode vir.
Um pouco antes de inaugurar a exposição
ele morreu e acabou sendo homenageado
no catálogo que foi feito na ocasião... outro
convidado era o Neal Adams, mas também
não pode vir, no lugar veio o Howard Chaykin,
junto estiveram presentes o Delbó,
Will Eisner, Joe Kubert e Jules Feiffer...
o Moya e o Enrique montaram o esquema
das Workshops, eu fiquei com a parte
suja....tinhas trocentas pessoas querendo
participar do evento, e eu tinha que fazer
uma triagem de umas 25/30 pessoas
pra participar em cada evento
de cada artista... fui instruído pra separar
os que apresentavam portifólios e sabiam
inglês... foi uma loucura... alegrias e tristezas,
mas no final deu tudo certo. Muitos que estão
no mercado hoje em dia estavam presentes
neste dia, era uma molecada danada... rsss...
o Klébs, da Impacto, grudou no Chaykin rssss...
lembro que no dia do Eisner chegou uma
pessoa que queria porque queria ser
fotografado com o Eisner, peguei este
Senhor e o levei até para ser fotografado,
quando perguntei o nome ele se
apresentou...sou o Gedeone Malagola...
editoras Marvel e DC, o Moya cuidava de
outros materiais aqui no Brasil... um dos
desenhistas que foi convidado era o Jack
Kirby, mas estava doente e não pode vir.
Um pouco antes de inaugurar a exposição
ele morreu e acabou sendo homenageado
no catálogo que foi feito na ocasião... outro
convidado era o Neal Adams, mas também
não pode vir, no lugar veio o Howard Chaykin,
junto estiveram presentes o Delbó,
Will Eisner, Joe Kubert e Jules Feiffer...
o Moya e o Enrique montaram o esquema
das Workshops, eu fiquei com a parte
suja....tinhas trocentas pessoas querendo
participar do evento, e eu tinha que fazer
uma triagem de umas 25/30 pessoas
pra participar em cada evento
de cada artista... fui instruído pra separar
os que apresentavam portifólios e sabiam
inglês... foi uma loucura... alegrias e tristezas,
mas no final deu tudo certo. Muitos que estão
no mercado hoje em dia estavam presentes
neste dia, era uma molecada danada... rsss...
o Klébs, da Impacto, grudou no Chaykin rssss...
lembro que no dia do Eisner chegou uma
pessoa que queria porque queria ser
fotografado com o Eisner, peguei este
Senhor e o levei até para ser fotografado,
quando perguntei o nome ele se
apresentou...sou o Gedeone Malagola...
Tony 30 – O velho professor? (Rsss...).
Ele não perdia chance mesmo...
ele gostava de aparecer
em fotos aos lados dos gringos famosos...
as vezes até atropelava o fotógrafo... (Rsss...).
Era um temendo marketeiro...
Ele não perdia chance mesmo...
ele gostava de aparecer
em fotos aos lados dos gringos famosos...
as vezes até atropelava o fotógrafo... (Rsss...).
Era um temendo marketeiro...
Minighitti - Rssss ... Depois chegou o Ayres
Campos( Capitão 7 ), queria conhecer o Kubert
e o Eisner... aquilo tava virando uma bola de neve.
Campos( Capitão 7 ), queria conhecer o Kubert
e o Eisner... aquilo tava virando uma bola de neve.
No WorkShop do Feiffer, depois de uns 10
minutos, um cara magro, de bermuda,
careca, levantou e saiu durante o trabalho,
fiquei puto da vida e fui atrás pra saber
quem era o idiota, peguei a lista e ali
estava o nome dele... Loureço Mutarelli...
Tony 31 – Mutarelli? Ele era o idota?
minutos, um cara magro, de bermuda,
careca, levantou e saiu durante o trabalho,
fiquei puto da vida e fui atrás pra saber
quem era o idiota, peguei a lista e ali
estava o nome dele... Loureço Mutarelli...
Capitão 7 foi a primeira série de super-heróis da TV brasileira, na década de 50\60. Idalina de Oliveira era Silvana a namorada do Capitão 7, vivido pelo ator Ayres Campos |
Devido ao sucesso na TV o Capitão 7 acabou virando revista de Histórias em Quadrinhos |
Tony 31 – Mutarelli? Ele era o idota?
Genial... (Rsss...). Essa foi f...
Minighitti - Rsssssss... mas o strees maior foi
com uma mulher grande, feia e arrogante
pra xuxú... era a Elizabeth de Fiore, da Abril...
com uma mulher grande, feia e arrogante
pra xuxú... era a Elizabeth de Fiore, da Abril...
Tony 32 – Putz... agora deu dor de barriga,
cara, de tanto rir... (Rssss...). A Elizazebth?
A poderosa da Ed. Abril!? Gostei da sua
franqueza.... (rssss...).
cara, de tanto rir... (Rssss...). A Elizazebth?
A poderosa da Ed. Abril!? Gostei da sua
franqueza.... (rssss...).
Era esquisitona, mesmo... mas, gente boa...
Minighitti - Quebrei o pau com ela... na época
eu pensei que fosse um homem de tão feia...
rssss... à noite iam todos jantar num
restaurante , voltavam para o hotel e
continuavam no outro dia. N o último dia
fomos todos jantar na casa do Mauricio
de Sousa, tinham vários
convidados por lá...
peguei vários desenhos nesta noite...
até de uma menininha que devia ter
mais ou menos uns 6/7 anos e desenhava
bem pela idade... era a filha do Mauricio,
que virou a personagem Marina da revista
da Monica...Rsss... mas acho que ela não
deve ter seguido a carreira artística...
de todos eles o cara mais simpático
e e gentil era o Kubert, sem dúvida
nenhuma... rsss...
eu pensei que fosse um homem de tão feia...
rssss... à noite iam todos jantar num
restaurante , voltavam para o hotel e
continuavam no outro dia. N o último dia
fomos todos jantar na casa do Mauricio
de Sousa, tinham vários
convidados por lá...
peguei vários desenhos nesta noite...
até de uma menininha que devia ter
mais ou menos uns 6/7 anos e desenhava
bem pela idade... era a filha do Mauricio,
que virou a personagem Marina da revista
da Monica...Rsss... mas acho que ela não
deve ter seguido a carreira artística...
de todos eles o cara mais simpático
e e gentil era o Kubert, sem dúvida
nenhuma... rsss...
Selecionando pranchas para a exposição com a turma da PA |
Tony 33 – Meu, querido bengala friend...
valeu, pelas risadas e apontamentos
geniais... (Rsss...). Será que eu consigo
prosseguir? Vou tentar... Mestre Mini,
pelo visto foram vários anos de PA... chegou
a ministrar aulas também? Se, sim,
especifique a área: desenho artístico,
publicitário ou comercial?
valeu, pelas risadas e apontamentos
geniais... (Rsss...). Será que eu consigo
prosseguir? Vou tentar... Mestre Mini,
pelo visto foram vários anos de PA... chegou
a ministrar aulas também? Se, sim,
especifique a área: desenho artístico,
publicitário ou comercial?
Minighitti – Muitas, por sinal Rss... chegava
às 9 da manhã na sala de aula e saia
às 22 horas, ia para o bar da Pan com
o pessoal e ficávamos até as 2 da madrugada.
Só íamos para casa e no dia seguinte a
mesma coisa Rsss... cada turma tinha
aulas 2 vezes por semana, eu tinha
turmas de Desenho Básico 1º ano,
de Arte Publicitária e Ilustração 2º ano
e Ilustração Editorial 3º ano
de especialização ...
Tony 34 – Fiz o básico na PA e comecei a fazer
publicidade... mas, por ralhar
com um professo acabei sendo
expulso... Quantos estúdios
você já teve na vida? O primeiro foi em
que ano e atendia que tipo
de clientela específica?
publicidade... mas, por ralhar
com um professo acabei sendo
expulso... Quantos estúdios
você já teve na vida? O primeiro foi em
que ano e atendia que tipo
de clientela específica?
Minighitti – Estúdio eu tive só um. Foi em 96/97.
Era na Rua Antonia de Queiroz , travessa da
Rua Augusta, na Consolação. Ficava num
prédio de 2 andares, entre uma loja de
jogo do bicho, uma loja de filmes pornô VHS,
um puteiro e e um boteco...era o paraíso...
rsssss... tinha outros 2 sócios, Nilton
Santoniero e Munhoz que estava saindo
da Editora Abril... fazíamos de tudo um pouco...
o Nilton tinha mais experiência em dar
aulas, daí montamos um curso de
desenho dentro do estúdio, além dos
trabalhos que iam surgindo. Fazíamos
desde embalagens, rotulagem, catálogos,
montamos o Jornal
da ProSaúde, revista ISSO 9002 da Heublein, até
fazer ilustrações em paredes.
Não éramos lá muitos seletos RSS...
Era na Rua Antonia de Queiroz , travessa da
Rua Augusta, na Consolação. Ficava num
prédio de 2 andares, entre uma loja de
jogo do bicho, uma loja de filmes pornô VHS,
um puteiro e e um boteco...era o paraíso...
rsssss... tinha outros 2 sócios, Nilton
Santoniero e Munhoz que estava saindo
da Editora Abril... fazíamos de tudo um pouco...
o Nilton tinha mais experiência em dar
aulas, daí montamos um curso de
desenho dentro do estúdio, além dos
trabalhos que iam surgindo. Fazíamos
desde embalagens, rotulagem, catálogos,
montamos o Jornal
da ProSaúde, revista ISSO 9002 da Heublein, até
fazer ilustrações em paredes.
Não éramos lá muitos seletos RSS...
Figuras expressivas |
Tony 35 – Travessa da rua Augusta... então,
na época, voces pareciam modess, viviam
“entre as mulheres” (rsss...).
Quanto ao “não éramos muito
seletos”, tudo é válido... traz know-how...
na época, voces pareciam modess, viviam
“entre as mulheres” (rsss...).
Quanto ao “não éramos muito
seletos”, tudo é válido... traz know-how...
Minighitti - Entre outras
coisas que iam entrando, chegamos até
a montar um curso de quadrinhos...
depois o Nilton saiu e ficou só dando aulas
na Panamericana... depois sai eu para
montar os cursos na UNIFIEO ficou só
o Munhoz. Um ano depois, eu chamei
o Munhoz para a faculdade para fazer
parte do grupo de professores.
Ele fechou o estúdio
na Augusta e montou
outro na Matheus Grou...na época
do estúdio na Augusta,
foi uma euforia..as vezes muita grana,
outras sem nenhuma... mas tudo bem,
tinha o boteco e o puteiro rsssss...
coisas que iam entrando, chegamos até
a montar um curso de quadrinhos...
depois o Nilton saiu e ficou só dando aulas
na Panamericana... depois sai eu para
montar os cursos na UNIFIEO ficou só
o Munhoz. Um ano depois, eu chamei
o Munhoz para a faculdade para fazer
parte do grupo de professores.
Ele fechou o estúdio
na Augusta e montou
outro na Matheus Grou...na época
do estúdio na Augusta,
foi uma euforia..as vezes muita grana,
outras sem nenhuma... mas tudo bem,
tinha o boteco e o puteiro rsssss...
Minighitti – Rsss... Sempre achei este nome
lindo..”Design Publicitário”... quando fui
para o Unifieo, estava na moda colocar
este nome...era mais comercial e
contemporâneo do que dizer desenho
publicitário ou projeto publicitário...
se eu contar a ferro e fogo
uns 25 ou 30 anos...
para o Unifieo, estava na moda colocar
este nome...era mais comercial e
contemporâneo do que dizer desenho
publicitário ou projeto publicitário...
se eu contar a ferro e fogo
uns 25 ou 30 anos...
Bela homenagem ao mestre Eugênio Colonese |
Tony 37 – Cacilda! É chão... Você sabe que o
mundo da publicidade tem essas viadagens,
tudo rola em inglês: storyboard,
conceptboard, pack shot final, past-up
(no tempo da antigas), art buyer, etc.
A primeira vez que fiz um freela pra uma
agência o sujeito perguntou se eu sabia
fazer past-up e eu não sabia que porra
era aquilo. Depois, descobri que era colar as
colunas tipo de jornais e revistas (no nosso
tempo jurássico, galera, não existia
computador, Word ou In Design, era
tudo na raça, pra fazer uma paginação
ou diagramação). Enfim, colar papelzinho...
chamavam, isto de”past-up”! É mole?
Design de interiores?
mundo da publicidade tem essas viadagens,
tudo rola em inglês: storyboard,
conceptboard, pack shot final, past-up
(no tempo da antigas), art buyer, etc.
A primeira vez que fiz um freela pra uma
agência o sujeito perguntou se eu sabia
fazer past-up e eu não sabia que porra
era aquilo. Depois, descobri que era colar as
colunas tipo de jornais e revistas (no nosso
tempo jurássico, galera, não existia
computador, Word ou In Design, era
tudo na raça, pra fazer uma paginação
ou diagramação). Enfim, colar papelzinho...
chamavam, isto de”past-up”! É mole?
Design de interiores?
Minighitti - Sim, isso foi no
Centro Universitário,
Centro Universitário,
os cursos que eu tinha montado estava
indo de vento em popa, foi quando surgiu
a idéia de montar este curso, fiz o esqueleto
do curso, mas precisava de alguém
pra fazer funcionar. Daí chegou outro
amigo Arquiteto chamado Edu Rodrigues
que mandou ver... o curso foi, vingou
e entrou outro professor, Vivi Casares,
todos de 1ª linha e mandaram bem...
indo de vento em popa, foi quando surgiu
a idéia de montar este curso, fiz o esqueleto
do curso, mas precisava de alguém
pra fazer funcionar. Daí chegou outro
amigo Arquiteto chamado Edu Rodrigues
que mandou ver... o curso foi, vingou
e entrou outro professor, Vivi Casares,
todos de 1ª linha e mandaram bem...
Tony 38 – Olha, tô impressionado com seu
potencial para organizar esses tais cursos,
Mini... maravilha. Um atrás do outro. Haja saco...
Formou um time de teachers da pesada,
pelo visto... Artes plásticas?
Ministrou cursos, também?
potencial para organizar esses tais cursos,
Mini... maravilha. Um atrás do outro. Haja saco...
Formou um time de teachers da pesada,
pelo visto... Artes plásticas?
Ministrou cursos, também?
Minighitti – Foi o mesmo caso de Design de
Interiores... os alunos pediam este curso,
por acaso um grande artista plástico
chamado Maazo Heck tinha visto uma
reportagem sobre os cursos e veio me
visitar, daí não tive dúvidas, montei o
curso... nesta época eu praticamente
coordenava todos os cursos, mas
sempre substituía eles no caso
deles faltarem... era tranqüilo...
Interiores... os alunos pediam este curso,
por acaso um grande artista plástico
chamado Maazo Heck tinha visto uma
reportagem sobre os cursos e veio me
visitar, daí não tive dúvidas, montei o
curso... nesta época eu praticamente
coordenava todos os cursos, mas
sempre substituía eles no caso
deles faltarem... era tranqüilo...
Tony 39 – Que sorte, hein? Aparecia o
cara certo, na hora certa... fantástico...
Mini, você é casado, solteiro,
viúvo ou enrolado (Rsss...)?
cara certo, na hora certa... fantástico...
Mini, você é casado, solteiro,
viúvo ou enrolado (Rsss...)?
Arte espetacular para a cada de um CD |
Minighitti – Rsss... eu já fui casado, fiquei uns...
deixe-me ver...1...2...3...11...11 meses e
28 dias casado, rssss... foi um caos... rssss...
me separei há uns 27 anos atrás... hoje moro
só e namoro há um bom tempo com a
Janaina... só o nome que é de índio, ela não...
rssss... e até hoje não faço a mínima
idéia como ela me agüenta... rsss...
deixe-me ver...1...2...3...11...11 meses e
28 dias casado, rssss... foi um caos... rssss...
me separei há uns 27 anos atrás... hoje moro
só e namoro há um bom tempo com a
Janaina... só o nome que é de índio, ela não...
rssss... e até hoje não faço a mínima
idéia como ela me agüenta... rsss...
Tony 40 – Todo esse tempão? Como conseguiu
este feito? (Rsss...). Tenho um amigo que
foi pior... casou e foi em lua-de-mel pra
Cáncun, não "furunfou" e quando voltou
separou e teve que ficar pagando as
prestações da viagem uns
dois anos... (Rsss...).
este feito? (Rsss...). Tenho um amigo que
foi pior... casou e foi em lua-de-mel pra
Cáncun, não "furunfou" e quando voltou
separou e teve que ficar pagando as
prestações da viagem uns
dois anos... (Rsss...).
Foi um casório relâmpago.
Parece que eu e você estamos na
mesma situação, bengala brother...
estamos na chamada “idade
da razão”, eu acho.
Apesar de sermos, na verdade, dois
“maiores abandonados” (Rssss...).
Se eu soubesse que era tão bom viver
sozinho tinha me separado há séculos
atrás... (Rsss...). Um sonho ou
um projeto de vida?
Parece que eu e você estamos na
mesma situação, bengala brother...
estamos na chamada “idade
da razão”, eu acho.
Apesar de sermos, na verdade, dois
“maiores abandonados” (Rssss...).
Se eu soubesse que era tão bom viver
sozinho tinha me separado há séculos
atrás... (Rsss...). Um sonho ou
um projeto de vida?
Minighitti – Acho que como
todos os bengalas brothers,
ganhar sozinho uma bolada
na loteria... rsss... mas, enquanto este
sonho não vem eu me contentaria em
morar nas montanhas e continuar a fazer
o que gosto... desenhar, desenhar e
desenhar... este é um projeto
que ainda farei....
todos os bengalas brothers,
ganhar sozinho uma bolada
na loteria... rsss... mas, enquanto este
sonho não vem eu me contentaria em
morar nas montanhas e continuar a fazer
o que gosto... desenhar, desenhar e
desenhar... este é um projeto
que ainda farei....
Tony 41 – Oh... quem não sonha em acertar
uma bolada e fugir das megalópolis?
Só doido é que não quer sair dessas neuras...
Alguma frustração?
uma bolada e fugir das megalópolis?
Só doido é que não quer sair dessas neuras...
Alguma frustração?
Minighitti – Com Certeza!!!!... rsss...
uma delas é viver só e exclusivamente
de histórias em quadrinhos,
mas nesta terra de Santa
Cruz só os mártires como você, o
Seabra, entre outros, conseguiram
e conseguem tal proeza !!!
uma delas é viver só e exclusivamente
de histórias em quadrinhos,
mas nesta terra de Santa
Cruz só os mártires como você, o
Seabra, entre outros, conseguiram
e conseguem tal proeza !!!
Tony 42 – Gostei da franqueza.
Acho que todo
mundo tem uma frustraçãozinha
dentro de si. Ninguém é 100% feliz.
O IKoma disse que queria ser jogador
de futebol... eu sempre sonhei
em trabalhar exclusivamente com
música (arranjos, composições, etc).
Mas, em geral, quando faço esta pergunta
a maioria da galera diz que: “Não, tudo
bem, sem nenhuma frustração”.
É gozado... Quanto ao “Mártires” e “Você e o
Seabra, entre outros, conseguiram fazer
esta proeza”, é porque nascemos com alguns
parafusos a menos, na certa... isto é
profissão de doido, como: cinema, teatro,
TV, jogador de futebol, modelo, etc.
Muitos ralam e poucos ganham.
Acho que também tudo é questão de sorte,
de estrela... sei lá... Pergunto:
Experiências internacionais?
Acho que todo
mundo tem uma frustraçãozinha
dentro de si. Ninguém é 100% feliz.
O IKoma disse que queria ser jogador
de futebol... eu sempre sonhei
em trabalhar exclusivamente com
música (arranjos, composições, etc).
Mas, em geral, quando faço esta pergunta
a maioria da galera diz que: “Não, tudo
bem, sem nenhuma frustração”.
É gozado... Quanto ao “Mártires” e “Você e o
Seabra, entre outros, conseguiram fazer
esta proeza”, é porque nascemos com alguns
parafusos a menos, na certa... isto é
profissão de doido, como: cinema, teatro,
TV, jogador de futebol, modelo, etc.
Muitos ralam e poucos ganham.
Acho que também tudo é questão de sorte,
de estrela... sei lá... Pergunto:
Experiências internacionais?
Minighitti – Cheguei a fazer uma arte final
para um projeto de Will Eisner sobre Dom
Quixote que ia ser veiculado
na TV( nem sei se foi)...
acho que a CBS ou algo assim. Ele veio
através do Moya que era muito amigo
dele. Ainda tenho os rascunhos comigo...
depois de alguns anos eu vi a história
em quadrinhos que ele fez do
personagem, mas não
para um projeto de Will Eisner sobre Dom
Quixote que ia ser veiculado
na TV( nem sei se foi)...
acho que a CBS ou algo assim. Ele veio
através do Moya que era muito amigo
dele. Ainda tenho os rascunhos comigo...
depois de alguns anos eu vi a história
em quadrinhos que ele fez do
personagem, mas não
era o mesmo que eu arte finalizei...
Bela e deliciosa figura feminina |
Tony 43 – De qualquer forma, só o fato de fazer
um trabalho com o grande mestre Will Eisner
já é uma honra, né? Valeu... Existe futuro pras
HQs, na sua opinião, ou ela é uma
linguagem fadada a extinção?
já é uma honra, né? Valeu... Existe futuro pras
HQs, na sua opinião, ou ela é uma
linguagem fadada a extinção?
Minighitti – São 2 pontos... quanto
a linguagem, não creio que
está fadada a extinção,
pois ela é icônica... só a pouco tempo
atrás foram consideradas uma forma
de arte e, porque não, literária?
Revelando seu conteúdo ideológico,
sociológico , narrativo e mitológico e
um excelente instrumento para se iniciar
o hábito de ler e interpretar (literatura
gráfico visual). Quanto ao futuro, na
sua estética, possivelmente elas irão
se adequar a um novo formato digital
para este público que surge
dia a dia..., mas não creio
que elimine completamente.
Ler HQs no monitor
não dá, nem de longe, o sabor
de se ter uma revista nas mãos. Se
ntir sua textura, seu cheiro,
está fadada a extinção,
pois ela é icônica... só a pouco tempo
atrás foram consideradas uma forma
de arte e, porque não, literária?
Revelando seu conteúdo ideológico,
sociológico , narrativo e mitológico e
um excelente instrumento para se iniciar
o hábito de ler e interpretar (literatura
gráfico visual). Quanto ao futuro, na
sua estética, possivelmente elas irão
se adequar a um novo formato digital
para este público que surge
dia a dia..., mas não creio
que elimine completamente.
Ler HQs no monitor
não dá, nem de longe, o sabor
de se ter uma revista nas mãos. Se
ntir sua textura, seu cheiro,
o ritual de virar suas páginas...
Tony 44 – Concordo contigo.
E adorei sua análise.
Atualmente, você faz o
que especificamente?
E adorei sua análise.
Atualmente, você faz o
que especificamente?
Tony 45 – Também acho que há coisas
mais importantes para sanar...
Antigamente as agências é que liberavam,
através do "trafego" - atual art buyer -,
os storyboards (uma espécie de HQ
para apresentação de um comercial
de filme de TV), para os freelas.
Hoje, esse material, em sua grande
maioria, está nas mãos
das produtoras, que pagam menos
do que as agências...
na sua opinião, por que
isto aconteceu?
mais importantes para sanar...
Antigamente as agências é que liberavam,
através do "trafego" - atual art buyer -,
os storyboards (uma espécie de HQ
para apresentação de um comercial
de filme de TV), para os freelas.
Hoje, esse material, em sua grande
maioria, está nas mãos
das produtoras, que pagam menos
do que as agências...
na sua opinião, por que
isto aconteceu?
Minighitti – Rsss... Art Buyer é uma
terminologia bem “aviada” pra
designar o “Trafego”
que sempre foi o meio de campo
entre criação e atendimento e criação...
terminologia bem “aviada” pra
designar o “Trafego”
que sempre foi o meio de campo
entre criação e atendimento e criação...
Tony 46 – Bota viadagem nisso,
bengala brother...
bengala brother...
Minighitti - E por que foram parar nas mãos
das produtoras? Custos, tudo gira em cima
do dinheiro e do lucro fácil... menos
pro pobre dos Freelas...
das produtoras? Custos, tudo gira em cima
do dinheiro e do lucro fácil... menos
pro pobre dos Freelas...
Tony 47 – Como dizia o profeta:
“Quem trabalha não tem tempo de
ganhar dinheiro”. Nós, os labutadores,
tamos sempre lascados...
“Quem trabalha não tem tempo de
ganhar dinheiro”. Nós, os labutadores,
tamos sempre lascados...
quem fatura alto são os empresários
pícaros e os políticos, pra variar...
pícaros e os políticos, pra variar...
Minighitti - Muitas agências querem se livrar
dos problemas, com isso elas passam a bola
para as produtoras que por sua vez ficam
putas da vida e como não tem quem ferrar,
fode o Freela ... poderia ser isso??? Rsss...
dos problemas, com isso elas passam a bola
para as produtoras que por sua vez ficam
putas da vida e como não tem quem ferrar,
fode o Freela ... poderia ser isso??? Rsss...
Tony 48 – Só pode ser isso... hoje em
dia tem muita agência grande
dando calote e canseira
pra pagar. Entretanto, o mundo quer
saber (Rsss...)... Augusto Minighitti por
Augusto Minighitti?
Quem é a criatura?
dia tem muita agência grande
dando calote e canseira
pra pagar. Entretanto, o mundo quer
saber (Rsss...)... Augusto Minighitti por
Augusto Minighitti?
Quem é a criatura?
Minighitti – Hahahahaha...
o mundo quer saber???
...Rss... nunca consegui ter uma clareza a
meu respeito. Devo estar em algum estágio de
o mundo quer saber???
...Rss... nunca consegui ter uma clareza a
meu respeito. Devo estar em algum estágio de
evolução pessoal... ou não... rsss.
Tony 49 – Cacilda... você é uma
criatura indefinível?
Não-identificada? Ô loco... esta é a primeira
vez que um entrevistado não consegue
se auto definir... incrível... (Rsss...).
Nobody is perfect, dizia um filósofo
de boteco... Amigos?
criatura indefinível?
Não-identificada? Ô loco... esta é a primeira
vez que um entrevistado não consegue
se auto definir... incrível... (Rsss...).
Nobody is perfect, dizia um filósofo
de boteco... Amigos?
Qual é sua concepção deles? Meu avô,
por parte de pai, que era um espanhol
descendente de mouro, dizia: "Quem te
fode é sempre os amigos. Os inimigos
não chegam perto e nem
entram na sua casa."
por parte de pai, que era um espanhol
descendente de mouro, dizia: "Quem te
fode é sempre os amigos. Os inimigos
não chegam perto e nem
entram na sua casa."
Minighitti – Como escreveu Shakespeare :
“Bons amigos são a família que
nos permitiram escolher...”
“Bons amigos são a família que
nos permitiram escolher...”
Tony 50 – É... o homem da Inglaterra e o
meu "vozão, véio
de guerra", estavam cobertos de razão...
tem que escolher a dedo, senão sifú...
ainda mais...
meu "vozão, véio
de guerra", estavam cobertos de razão...
tem que escolher a dedo, senão sifú...
ainda mais...
Minighitti – Veio uma frase em minha
cabeça de Woody Allen - “Se Deus existe,
por que Ele não me dá um sinal de
Sua existência?” Como, por exemplo,
abrir uma bela conta em meu nome num
banco suíço? Rssss... tenho uma relação
meio estranha com esse lance de religião...
estava numa banca de jornal e vi uma
matéria de capa, não sei se
foi na Veja, época ou outra...
cabeça de Woody Allen - “Se Deus existe,
por que Ele não me dá um sinal de
Sua existência?” Como, por exemplo,
abrir uma bela conta em meu nome num
banco suíço? Rssss... tenho uma relação
meio estranha com esse lance de religião...
estava numa banca de jornal e vi uma
matéria de capa, não sei se
foi na Veja, época ou outra...
e tinha a foto de um Pastor com cara de
presidiário com a Bíblia na mão.
Estava escrito que aquela era a igreja que
mais tinha crescido nos últimos anos...
e aí eu me pergunto: como é que pode
uma criatura em sã consciência dar dinheiro,
deixar ficar milionário um cretino desse?
Um semi ( por vezes, completo) analfabeto
interpretando a Bíblia ao seu modo
visando seu bolso...
presidiário com a Bíblia na mão.
Estava escrito que aquela era a igreja que
mais tinha crescido nos últimos anos...
e aí eu me pergunto: como é que pode
uma criatura em sã consciência dar dinheiro,
deixar ficar milionário um cretino desse?
Um semi ( por vezes, completo) analfabeto
interpretando a Bíblia ao seu modo
visando seu bolso...
e não é só esse não. Ligue a TV e veja
eles infestando todos os lares... a cara de
pau é demais... tem de tudo, até peruas
loucas... jogam aquele “171” falando : “–
Voces sabem com quem conversei hoje
de manhã?? Conversei com Deus...
” O povo: “ – Oohhhhhhhhh!”
eles infestando todos os lares... a cara de
pau é demais... tem de tudo, até peruas
loucas... jogam aquele “171” falando : “–
Voces sabem com quem conversei hoje
de manhã?? Conversei com Deus...
” O povo: “ – Oohhhhhhhhh!”
“Simmmmm, com Deus...e ele me
disse que está muito doente!!!
disse que está muito doente!!!
O povo: Ohhhhhhhhhh!!
“E ele está no hospital... e precisa de
dinheiro!!! A conta bancária dele é...
c/c 00000000 digito 0000... banco tal...
depositem, ele tem que pagar a conta
dinheiro!!! A conta bancária dele é...
c/c 00000000 digito 0000... banco tal...
depositem, ele tem que pagar a conta
hospitalar e comprar os remédios!!!!”
É mais ou menos por ai... estão todos
milionários, com a mídia nas mãos, é TV,
Radio, Jornais, Revistas e na política...
isso sim que é o fim do mundo... aqui no
Brasil só sei de 1 pessoa que não fez
isso, Chico Xavier. Publicou mais de
450 livros vendeu mais de 50 milhões de
exemplares entre outras coisas e
nunca pegou os direitos autorais para
si mesmo, foi todo doado para instituições
de caridade, desde o 1º livro.... não sou
espírita, mas para essa
criatura eu tiro o chapéu....
milionários, com a mídia nas mãos, é TV,
Radio, Jornais, Revistas e na política...
isso sim que é o fim do mundo... aqui no
Brasil só sei de 1 pessoa que não fez
isso, Chico Xavier. Publicou mais de
450 livros vendeu mais de 50 milhões de
exemplares entre outras coisas e
nunca pegou os direitos autorais para
si mesmo, foi todo doado para instituições
de caridade, desde o 1º livro.... não sou
espírita, mas para essa
criatura eu tiro o chapéu....
Tony 51 – Costumo dizer, quando me
perguntam: “Você acredita em Deus?”
perguntam: “Você acredita em Deus?”
Respondo indagando: “Claro, que sim...
mas, a que Deus você se refere?
Ao inominável princípio inteligente
que gerou tudo ou ao Deus inventado
para catequizar a humanidade, explorar
o homem e defender os poderosos?”
mas, a que Deus você se refere?
Ao inominável princípio inteligente
que gerou tudo ou ao Deus inventado
para catequizar a humanidade, explorar
o homem e defender os poderosos?”
No inominável é impossível não acreditar.
Mas, nos das religiões... mas, como se
diz por aí, infelizmente, religião é um mal
necessário ante a frágil psique humana.
Onde há trouxas sempre existirão
exploradores. Aliás, os fiéis dão porque
querem, ninguém bota uma arma na
cabeça deles...
fazer o que, com essas antas loucas?
Quanto a Chico Xavier, Madre Teresa de
Calcutá e outros, estes sim merecem
serem exaltados. Tiveram total desapego
aos bens materiais. O resto, my friend,
é resto. Aliás, sou adepto da doutrina
de Alan Kardec, há muito
tempo, apesar de
Mas, nos das religiões... mas, como se
diz por aí, infelizmente, religião é um mal
necessário ante a frágil psique humana.
Onde há trouxas sempre existirão
exploradores. Aliás, os fiéis dão porque
querem, ninguém bota uma arma na
cabeça deles...
fazer o que, com essas antas loucas?
Quanto a Chico Xavier, Madre Teresa de
Calcutá e outros, estes sim merecem
serem exaltados. Tiveram total desapego
aos bens materiais. O resto, my friend,
é resto. Aliás, sou adepto da doutrina
de Alan Kardec, há muito
tempo, apesar de
não seguir a doutrina ou freqüentar.
Se esses charlatões, que
você citou: pastores,
padres pedófilos e outros bichos,
que só exploram a fé popular, vão pro
céu, meu caro bengala brother...
Prefiro ir lá pra baixo... (Rsss...).
você citou: pastores,
padres pedófilos e outros bichos,
que só exploram a fé popular, vão pro
céu, meu caro bengala brother...
Prefiro ir lá pra baixo... (Rsss...).
Vamos falar de coisa boa...
Tipo de música preferida?
Tipo de música preferida?
Minighitti – Sou eclético, mas gosto muito
de jazz, blues, rock e por ai vai.. grupo
Tangos e Tragédias da dupla Hique Gomez
e Nico. Nicolaiewsky estão no topo
da minha lista, assim como
Cole Porter ou Peter Gabriel...
Tangos e Tragédias da dupla Hique Gomez
e Nico. Nicolaiewsky estão no topo
da minha lista, assim como
Cole Porter ou Peter Gabriel...
Tony 52 – Também sou eclético em termos
musicais... aliás, sempre fui músico e tive
várias bandas, etc. De vez em quando
ainda componho trilhas e jingles... Filmes?
musicais... aliás, sempre fui músico e tive
várias bandas, etc. De vez em quando
ainda componho trilhas e jingles... Filmes?
Minighitti – Adoro comédias, principalmente,
as italianas, faroeste, ficção cientifica...
devo ter no meu acervo pessoal quase
2 mil filmes e algumas séries como Perdidos
no Espaço, Sielfeld, Dexter,
Jornada nas Estrelas, agente 86...
Tony 53 – Lost in Space era legal.
Assistia muito.
As comédias italianas sempre foram
ótimas, Agente 86 era duka, Sielfeld,
genial, ficção e faroeste são também
meus preferidos... Meu caro bengala friend,
Mini, esta entrevista foi super esclarecedora,
descontraída, divertida (ao menso pra mim)
e, sem dúvida, revelou ao mundo o
grande artista, o grande guerreiro e
batalhador, que você é e sempre foi, e
que até então poucos conheciam.
Por fim, revelamos ao mundo todo o
seu potencial, toda a sua sagacidade
e lucidez em diversos assuntos.
Augusto Minighitti, você é um dos grandes
mestres das artes deste país e que muito
contribuiu, também, para
que as HQs ficassem
sempre em evidência organizando
exposições, etc. Parabéns por seus
inúmeros feitos, prova cabal de que
você é e sempre foi um profissional
eclético, que ajudou a formar muitos
profissionais que hoje militam por aí e
que você nunca alardeou isto. Prova de
sua grande humildade e
grandiosidade de caráter.
as italianas, faroeste, ficção cientifica...
devo ter no meu acervo pessoal quase
2 mil filmes e algumas séries como Perdidos
no Espaço, Sielfeld, Dexter,
Jornada nas Estrelas, agente 86...
Perdidos no Espaço - Este era o nome da primeira série da Tv, de ficção-científica . Foi ao ar, no Brasil, na década de 60 |
Agente 86 - Sátira genial para a TV, de James Bond, escrita por Mel Brooks |
Uma arte hiper realista |
Assistia muito.
As comédias italianas sempre foram
ótimas, Agente 86 era duka, Sielfeld,
genial, ficção e faroeste são também
meus preferidos... Meu caro bengala friend,
Mini, esta entrevista foi super esclarecedora,
descontraída, divertida (ao menso pra mim)
e, sem dúvida, revelou ao mundo o
grande artista, o grande guerreiro e
batalhador, que você é e sempre foi, e
que até então poucos conheciam.
Por fim, revelamos ao mundo todo o
seu potencial, toda a sua sagacidade
e lucidez em diversos assuntos.
Augusto Minighitti, você é um dos grandes
mestres das artes deste país e que muito
contribuiu, também, para
que as HQs ficassem
sempre em evidência organizando
exposições, etc. Parabéns por seus
inúmeros feitos, prova cabal de que
você é e sempre foi um profissional
eclético, que ajudou a formar muitos
profissionais que hoje militam por aí e
que você nunca alardeou isto. Prova de
sua grande humildade e
grandiosidade de caráter.
Alguma dica aos iniciantes?
Minighitti – Eu só tenho que te agradecer
sua generosidade e sua paciência por
esperar tanto pra te responder essas
perguntas, acho que agora devo estar
pronto para colocar todos os projetos
de quadrinhos que ficaram por anos
engavetados. Espero ter a tenacidade
que você, Seabra, Portela, Zalla, Colonesse,
entre tantos outros, tiveram de encarar
de peito aberto essa aventura que é fazer
e publicar quadrinhos no Brasil... a única
dica que posso me permitir dar é que
estudem sempre, desenhe sempre e
não desistam nunca que
um dia chega a sua hora,
sua generosidade e sua paciência por
esperar tanto pra te responder essas
perguntas, acho que agora devo estar
pronto para colocar todos os projetos
de quadrinhos que ficaram por anos
engavetados. Espero ter a tenacidade
que você, Seabra, Portela, Zalla, Colonesse,
entre tantos outros, tiveram de encarar
de peito aberto essa aventura que é fazer
e publicar quadrinhos no Brasil... a única
dica que posso me permitir dar é que
estudem sempre, desenhe sempre e
não desistam nunca que
um dia chega a sua hora,
isso faz parte do show...
Tony 54 - Exatamente exato... o show tem
que continuar, como diz uma velha canção
do Queen... por falar em show, quero a
gradecer à todos que tem colaborado e
contribuído para manter
vivo este talkie-show
virtual – em ambos os blogs - que é
um sucesso nacional e internacional!
que continuar, como diz uma velha canção
do Queen... por falar em show, quero a
gradecer à todos que tem colaborado e
contribuído para manter
vivo este talkie-show
virtual – em ambos os blogs - que é
um sucesso nacional e internacional!
Thanks, à todos os bengalas friends.
Mini, é uma pena que esse bate-papo
informal esteja quase chegando
informal esteja quase chegando
ao fim. Alguma consideração
Minighitti - Realmente é uma pena, estava
me divertindo muito, espero que eu
não tenha falado muitas besteiras,
geralmente falo as coisas que pipocam
na minha cabeça. Daí quando releio, analiso,
e percebo que não era nada daquilo
o que eu estava querendo dizer...rsss...
me divertindo muito, espero que eu
não tenha falado muitas besteiras,
geralmente falo as coisas que pipocam
na minha cabeça. Daí quando releio, analiso,
e percebo que não era nada daquilo
o que eu estava querendo dizer...rsss...
Tony 55 - Valeu, mestre Minighitti! Grato,
pela atenção dispensada à este mero
entrevistador, que visa divulgar e
evidenciar os grandes profissionais
deste país, que é um verdadeiro celeiro
de talentos. Thanks e até a
próxima, bengala-friend.
Que o Criador mantenha acesa sempre esta
chama maravilhosa que ilumina sua alma
e que o "Chefe" projeta sempre você
seus entes queridos!
Um grande ano, afinal, o Brasil só começa
a funcionar de verdade depois do
Carnaval... (Rsss...).
pela atenção dispensada à este mero
entrevistador, que visa divulgar e
evidenciar os grandes profissionais
deste país, que é um verdadeiro celeiro
de talentos. Thanks e até a
próxima, bengala-friend.
Que o Criador mantenha acesa sempre esta
chama maravilhosa que ilumina sua alma
e que o "Chefe" projeta sempre você
seus entes queridos!
Um grande ano, afinal, o Brasil só começa
a funcionar de verdade depois do
Carnaval... (Rsss...).
Tá valendo! BYEEEEEE!
Minighitti – Valeu, grande mestre Bengala!!
Eu que agradeço ao grande Brother pelo
ser extraordinário e grande profissional
que é!! Que sua vida seja longa e próspera !!!
Tirei esta frase do Spok rssss... que
tenhamos todos um 2011 e tanto...pra finalizar
acho que este texto de Shakspeare diz
tudo o que gostaríamos de dizer, ler ou
ouvir....grande abraço à todos... Minighitti.
Eu que agradeço ao grande Brother pelo
ser extraordinário e grande profissional
que é!! Que sua vida seja longa e próspera !!!
Tirei esta frase do Spok rssss... que
tenhamos todos um 2011 e tanto...pra finalizar
acho que este texto de Shakspeare diz
tudo o que gostaríamos de dizer, ler ou
ouvir....grande abraço à todos... Minighitti.
O Brasil precisa de mais gente como ele, que faz acontecer |
"Depois de algum tempo você
aprende a diferença...
aprende a diferença...
a sutil diferença entre dar a mão
e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa
apoiar-se, e que companhia
e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa
apoiar-se, e que companhia
nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são
contratos e presentes não são promessas.
contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a
cabeça erguida e olhos adiante, com a
graça de um adulto e não
com a tristeza de uma criança.
cabeça erguida e olhos adiante, com a
graça de um adulto e não
com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas
no hoje, porque o terreno do amanhã
é incerto demais para os planos, e o futuro
tem o costume de cair em meio ao vão.
no hoje, porque o terreno do amanhã
é incerto demais para os planos, e o futuro
tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que
o sol queima se ficar exposto
por muito tempo.
o sol queima se ficar exposto
por muito tempo.
E aprende que não importa o
quanto você se importe,
quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente
não se importam...
não se importam...
E aceita que não importa quão boa
seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez
seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez
em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode
aliviar dores emocionais.
aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir
confiança e apenas segundos para destrui-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
confiança e apenas segundos para destrui-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades
continuam a crescer mesmo
a longas distâncias.
continuam a crescer mesmo
a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você tem na vida. E que bons
amigos são a família que nos permitiram escolher.
mas quem você tem na vida. E que bons
amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você
podem fazer qualquer coisa, ou nada,
e terem bons momentos juntos.
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você
podem fazer qualquer coisa, ou nada,
e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais
se importa na vida são tomadas de você
muito depressa, por isso sempre devemos
deixar as pessoas que amamos com palavras
amorosas, pode ser a última
vez que as vejamos.
se importa na vida são tomadas de você
muito depressa, por isso sempre devemos
deixar as pessoas que amamos com palavras
amorosas, pode ser a última
vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os
ambientes tem influência sobre nós, mas
nós somos responsáveis por nós mesmos.
ambientes tem influência sobre nós, mas
nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se
deve comparar com os outros,
deve comparar com os outros,
mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo
para se tornar a pessoa
para se tornar a pessoa
que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já
chegou, mas onde está indo, mas se
chegou, mas onde está indo, mas se
você não sabe para onde está
indo, qualquer caminho serve.
indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos
ou eles o controlarão, e que ser flexível n
ão significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil
seja uma situação, sempre existem dois lados.
ou eles o controlarão, e que ser flexível n
ão significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil
seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram
o que era necessário fazer,
o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência
requer muita prática.
requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa
que você espera que o chute quando
você cai é uma das poucas que
o ajudam a levantar-se.
que você espera que o chute quando
você cai é uma das poucas que
o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver
com os tipos de experiência que se teve
e o que você aprendeu com elas do que
com quantos aniversários você celebrou.
com os tipos de experiência que se teve
e o que você aprendeu com elas do que
com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus
pais em você do que você supunha.
pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma
criança que sonhos são bobagens, poucas
coisas são tão humilhantes e seria
uma tragédia se ela acreditasse nisso.
criança que sonhos são bobagens, poucas
coisas são tão humilhantes e seria
uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva
tem o direito de estar com raiva,
tem o direito de estar com raiva,
mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o
ama do jeito que você quer que ame,
não significa que esse alguém não o
ama com tudo o que pode, pois existem
pessoas que nos amam, mas simplesmente
não sabem como demonstrar ou viver isso.
ama do jeito que você quer que ame,
não significa que esse alguém não o
ama com tudo o que pode, pois existem
pessoas que nos amam, mas simplesmente
não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser
perdoado por alguém, algumas vezes você
tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
perdoado por alguém, algumas vezes você
tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma
severidade com que julga, você será
severidade com que julga, você será
em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos
pedaços seu coração foi partido, o mundo
não pára para que você o conserte.
pedaços seu coração foi partido, o mundo
não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo
que possa voltar para trás.
que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore
sua alma, ao invés de esperar
sua alma, ao invés de esperar
que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode
suportar... que realmente é forte, e que pode
ir muito mais longe depois de pensar
que não se pode mais.
suportar... que realmente é forte, e que pode
ir muito mais longe depois de pensar
que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que
você tem valor diante da vida!
você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos
fazem perder o bem que
poderíamos conquistar,
fazem perder o bem que
poderíamos conquistar,
se não fosse o medo de tentar."
(William Shakespeare)
Confira e fique por dentro dos fatos!
MASP ABRE AS PORTAS PARA UMA
EXPOSIÇÃO DE HQS!
QUER SABER MAIS SOBRE ISTO,
SOBRE MANGÁ E OSAMU TEZUKA?
SOBRE MANGÁ E OSAMU TEZUKA?
Não perca matéria super especial em...
Copyright 2011\Tony Fernandes\Estúdios Pégasus\SP\Brasil -
Uma divisão de arte e criação da Pégasus Publicações Ltda
Todos os Direitos Reservados
Todos os Direitos Reservados