O GENIAL
WALT DISNEY
E A FAMOSA
DISNEY COMPANY
Uma história de luta,
perseverança,
otimismo e glória!
WALT DISNEY
E A FAMOSA
DISNEY COMPANY
Uma história de luta,
perseverança,
otimismo e glória!
Walter Elias Disney foi um produtor
cinematográfico, cineasta, diretor,
roteirista, dublador, desenhista,
animador, empresário, filantropo e
co-fundador da Walt Disney Company,
nasceu em 1923 e faleceu em 1973.
cinematográfico, cineasta, diretor,
roteirista, dublador, desenhista,
animador, empresário, filantropo e
co-fundador da Walt Disney Company,
nasceu em 1923 e faleceu em 1973.
A partir das décadas de 20 e 30, passou
a ficar conhecido por causa de
seus personagens
de desenho animado, como:
Mickey e Pato Donald.
Walt também foi o criador do primeiro
e mais famoso parque temático do
mundo sediado na América chamado:
Disneylândia.
a ficar conhecido por causa de
seus personagens
de desenho animado, como:
Mickey e Pato Donald.
Walt também foi o criador do primeiro
e mais famoso parque temático do
mundo sediado na América chamado:
Disneylândia.
Seu lema sempre foi "
Keep moving forward"
(Continue seguindo em frente"),
pois ele achava que só
através da persistência
suas criações
poderiam cair no gosto popular.
Keep moving forward"
(Continue seguindo em frente"),
pois ele achava que só
através da persistência
suas criações
poderiam cair no gosto popular.
Walter Elias Disney nasceu no dia 5
de dezembro de 1901, em Chicago, nos
Estados Unidos. Passou a maior parte de
sua infância numa fazenda em
Marceline, no Missouri.
Estados Unidos. Passou a maior parte de
sua infância numa fazenda em
Marceline, no Missouri.
Seu pai – Elias Disney (1859/1941) -
era severo, batia nos filhos e
impunha à eles muitos castigos.
O jovem Disney após descobrir
que não tinha uma certidão
de nascimento, colocou na cabeça
que era filho adotivo.
Esse fato iria influenciar algumas de
suas atitudes futuramente.
Aos 16 anos, ingressou
num curso de arte.
era severo, batia nos filhos e
impunha à eles muitos castigos.
O jovem Disney após descobrir
que não tinha uma certidão
de nascimento, colocou na cabeça
que era filho adotivo.
Esse fato iria influenciar algumas de
suas atitudes futuramente.
Aos 16 anos, ingressou
num curso de arte.
Durante a Primeira Guerra Mundial tentou
se alistar para defender seu país no
front, mas como ainda não havia atingido
a maioridade, foi rejeitado pelo
exército americano.
Inconformado, com um amigo,
decidiu entrar para a Cruz Vermelha.
se alistar para defender seu país no
front, mas como ainda não havia atingido
a maioridade, foi rejeitado pelo
exército americano.
Inconformado, com um amigo,
decidiu entrar para a Cruz Vermelha.
Disney e sua ambulância |
Pouco tempo depois, foi enviado
para a França, onde passou um ano
dirigindo ambulâncias da Cruz Vermelha.
Ao retornar aos Estados Unidos,
matriculou-se na "Kansas City Arts School".
Foi iniciado na Ordem DeMolay
(maçonaria) e a freqüentou durante
muitos anos.
para a França, onde passou um ano
dirigindo ambulâncias da Cruz Vermelha.
Ao retornar aos Estados Unidos,
matriculou-se na "Kansas City Arts School".
Foi iniciado na Ordem DeMolay
(maçonaria) e a freqüentou durante
muitos anos.
Depois, foi trabalhar em agências de publicidade.
E, por adorar cinema, acabou entrando para uma
companhia cinematográfica, onde ajudava a fazer
os cartazes de propaganda
para divulgar os filmes.
Walt Disney também foi escoteiro.
E, por adorar cinema, acabou entrando para uma
companhia cinematográfica, onde ajudava a fazer
os cartazes de propaganda
para divulgar os filmes.
Walt Disney também foi escoteiro.
A CARREIRA
Com o irmão Roy Oliver Disney e o amigo e
Com o irmão Roy Oliver Disney e o amigo e
desenhista Ub Iwerks, criou a
pequena produtora
chamada "Laugh-O-Gram", empresa
especializada em fazer animações
de contos de fadas.
pequena produtora
chamada "Laugh-O-Gram", empresa
especializada em fazer animações
de contos de fadas.
Roy Oliver Disney, o irmão de Walter |
ROY OLIVER DISNEY
Roy e Walter nasceram filhos de uma
irlandesa-canadense e de um
germano-americano chamado
Elias Disney, em Chicago, Illinois.
Roy Oliver Disney foi casado com
Edna Francis (1890-1984), de abril
de 1925 até sua morte.
irlandesa-canadense e de um
germano-americano chamado
Elias Disney, em Chicago, Illinois.
Roy Oliver Disney foi casado com
Edna Francis (1890-1984), de abril
de 1925 até sua morte.
Seu filho único Roy Edward Disney,
nasceu no
dia 10 janeiro de 1930.
Roy e seu irmão Walt construiram
nasceu no
dia 10 janeiro de 1930.
Roy e seu irmão Walt construiram
casas através da Pacific Pronto
Corte Homes (uma empresa de
Los Angeles), em 1928.
Corte Homes (uma empresa de
Los Angeles), em 1928.
Eles construíram suas casas lado a
lado na Lyric Avenue.
lado na Lyric Avenue.
Porém, suas casas foram ligeiramente
personalizadas e redimensionadas.
Enfim, elas não correspondiam
personalizadas e redimensionadas.
Enfim, elas não correspondiam
exatamente as plantas das casas
originalmente apresentadas à Corte
e isto gerou problemas
originalmente apresentadas à Corte
e isto gerou problemas
com a prefeitura local, na época.
Enquanto Walt era o homem criativo,
que tinha projetos mirabolantes,
Roy tinha os pés no chão e se preocupava
muito com a questão
financeira, com a saúde da empresa.
Wald Disney era o sonhador compulsivo
Wald Disney era o sonhador compulsivo
e Roy fazia das tripas coração
para tentar viabilizar as “loucuras”
do irmão artista.
Roy e Walt foram os fundadores dos
Studios Disney. Entretanto, Walt
para tentar viabilizar as “loucuras”
do irmão artista.
Roy e Walt foram os fundadores dos
Studios Disney. Entretanto, Walt
acabou comprando a maioria
parte das ações de Roy em 1929 e, ao
contrário do Max e Dave Fleischer
parte das ações de Roy em 1929 e, ao
contrário do Max e Dave Fleischer
do rival Fleischer Studios, Roy jamais
foi co-produtor do irmão, mas tinha
uma função vital para a empresa.
foi co-produtor do irmão, mas tinha
uma função vital para a empresa.
APÓS A MORTE DO IRMÃO
Depois da morte de Walter Disney, em 1966,
Roy decidiu adiar sua aposentadoria para
supervisionar a construção do que era até então
conhecido como o “Projeto Disney World”, que
mais tarde seria renomeado, como: Walt Disney World,
como um tributo ao seu falecido irmão.
MORRE ROY OLIVER DISNEY
Depois que a Walt Disney World foi inaugurada,
em Outubro de 1971, Roy Disney finalmente se aposentou.
No início de dezembro do mesmo ano, ele se queixava
de uma "mancha" sobre um dos olhos e estava
tudo programado para que visitasse seu
oftalmologista para uma prescrição de óculos novos.
oftalmologista para uma prescrição de óculos novos.
Entretanto, ele foi encontrado completamente atordoado,
devido a um colapso que teve, ao lado de sua cama
por membros da família. Morreu de derrame.
Segundo familiares, ele planejava, naquele dia
fatídico, visitar a Disneylândia com seus netos.
Seu corpo foi sepultado no Forest Lawn
Hollywood Hills Cemetery.
Hollywood Hills Cemetery.
HOMENAGENS PÓSTUMAS
Uma estátua de Roy Oliver Disney,
sentado num banco do parque ao lado
de Minie, foi construída e está
sentado num banco do parque ao lado
de Minie, foi construída e está
localizada na Praça da Main Street, nos
Estdaos Unidos, mais precisamente no
Magic Kingdom, famoso parque
Estdaos Unidos, mais precisamente no
Magic Kingdom, famoso parque
temático situado na Flórida.
A segunda estátua dele está
A segunda estátua dele está
localizada fora da chamada
“Disney Team”, ela está no edifício
empresarial que é a sede da
“Disney Team”, ela está no edifício
empresarial que é a sede da
Disney em Burbank, Califórnia.
Ainda há uma terceira estátua na
Tokyo Disneyland, famoso parque
Ainda há uma terceira estátua na
Tokyo Disneyland, famoso parque
temático do Japão.
Roy Oliver Disney foi o pai de Roy E. Disney,
que também morreu em
Roy Oliver Disney foi o pai de Roy E. Disney,
que também morreu em
16 de dezembro de 2009. Além disso,
há uma Roy Oliver Disney Suite no
piso superior do famoso
há uma Roy Oliver Disney Suite no
piso superior do famoso
Hong Kong Disneyland Hotel.
A suíte é um das duas maiores e mais
caras deste luxuoso hotel.
VOLTANDO A FALAR SOBRE A EMPRESA DELES
QUE ERA ESPECIALIZADA EM FILMES DE
ANIMAÇÃO SOBRE FADAS...
Esses desenhos animados eram exibidos
nos cinemas locais antes da exibição do
filme em cartaz.
nos cinemas locais antes da exibição do
filme em cartaz.
Em 1923, mudaram-se para a Meca do
cinema, Hollywood, em Los Angeles.
Nessa cidade, Walt Disney contatou a
distribuidora de filmes M. J. Wrinkler,
na esperança de vender os filmes de
animação que seu estúdio produzira.
cinema, Hollywood, em Los Angeles.
Nessa cidade, Walt Disney contatou a
distribuidora de filmes M. J. Wrinkler,
na esperança de vender os filmes de
animação que seu estúdio produzira.
Wrinklers, após examinar o material,
decidiu comprar um lote pagando
1.500 dólares por cada filme.
Com a venda dos filmes a
situação melhorou. Assim, ele decidiu
investir ele em matéria prima e contratou
mais gente.
decidiu comprar um lote pagando
1.500 dólares por cada filme.
Com a venda dos filmes a
situação melhorou. Assim, ele decidiu
investir ele em matéria prima e contratou
mais gente.
Walt Disney começou a fazer planos
para realizar Alice, um filme em que uma
moça convivia com personagens de cenário
animado. Foi durante este período de muito
trabalho que Walt conheceu sua futura
esposa, a atriz Lilian Bonds.
para realizar Alice, um filme em que uma
moça convivia com personagens de cenário
animado. Foi durante este período de muito
trabalho que Walt conheceu sua futura
esposa, a atriz Lilian Bonds.
Depois de Alice, o pequeno estúdio criou
Oswald, o coelho sortudo, que fez um
grande sucesso e que levou ele a reavaliar
os valores dos seus contratos
e os preços pagos pelos seus filmes.
Certo dia, decidiu ir para Nova Iorque.
Mas, chegando lá teve uma surpresa terrível.
Descobriu que o homem para
quem ele havia desenhado Alice e Oswald
havia lhe roubado os personagens, a
equipe de desenhistas e todas as
suas encomendas de filmes.
Mas, chegando lá teve uma surpresa terrível.
Descobriu que o homem para
quem ele havia desenhado Alice e Oswald
havia lhe roubado os personagens, a
equipe de desenhistas e todas as
suas encomendas de filmes.
Mesmo decepcionado com aquilo,
Walt não esmoreceu.
Enviou um telegrama para tranqüilizar
seu irmão dizendo que tudo estava
sob controle e que Roy não deveria se
preocupar, pois ele já tinha em mente
um personagem espetacular,
um tal de... Mickey Mouse.
Walt não esmoreceu.
Enviou um telegrama para tranqüilizar
seu irmão dizendo que tudo estava
sob controle e que Roy não deveria se
preocupar, pois ele já tinha em mente
um personagem espetacular,
um tal de... Mickey Mouse.
UMA FASE DIFÍCIL
Visando superar esta fase crítica e
contornar os prejuízos, Ub Iwerks criou
para Walt Disney o personagem Mickey Mouse,
em 1928, para competir com o estrondoso
sucesso que estava fazendo o Gato Félix.
contornar os prejuízos, Ub Iwerks criou
para Walt Disney o personagem Mickey Mouse,
em 1928, para competir com o estrondoso
sucesso que estava fazendo o Gato Félix.
O camundongo Mickey, que fôra
desenhado a partir de uma série de
círculos provou ser ideal para o desenho
animado e se tornaria, em breve,
o personagem de maior sucesso
dos Estúdios Disney.
desenhado a partir de uma série de
círculos provou ser ideal para o desenho
animado e se tornaria, em breve,
o personagem de maior sucesso
dos Estúdios Disney.
Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks |
DO CINEMA PARA AS
Histórias em Quadrinhos
Histórias em Quadrinhos
Para que Mickey Mouse saltasse das telas
para o mundo das HQs foi rapidíssimo.
Primeiro os personagens Disneys
surgiram no formato tablóide para jornais,
depois em tiras e páginas dominicais.
Pouco tempo depois, inúmeras publicações com
a marca Disney surgiram no mercado
americano no formato comics e com
o tempo ganharam o mundo,
sempre com muito sucesso.
Abaixo e acima, publicações Disney lançadas no Brasil, pela editora Abril |
Novos aliados ajudaram a fazer o sucesso
desses personagens no mundo dos
comics como o incrível Carl Barks, que no
passado tinha feito até HQs eróticas
e outra feras do traço.
desses personagens no mundo dos
comics como o incrível Carl Barks, que no
passado tinha feito até HQs eróticas
e outra feras do traço.
Barks foi um dos maiores criadores
da equipe Disney e o responsável
pela criação do avarento e carismático
Uncle Scrooge (Tio Patinhas,
no Brasil), etc.
da equipe Disney e o responsável
pela criação do avarento e carismático
Uncle Scrooge (Tio Patinhas,
no Brasil), etc.
As famosas pinturas de Barks |
O criativo Carl Barks |
do falecido e audacioso Victor Civita, em seus
primórdios, acabou fazendo fortuna em
cima das criações Disney ao lançar
quinzenalmente as edições de
O Pato Donald e Zé Carioca.
Em pouco tempo inúmeros títulos Disney
ganharam espaço nas bancas do país e
tinham tiragens astronômicas.
Pouca gente sabe, mas a poderosa
editora Abril começou numa salinha
bem no centro da cidade de São Paulo,
aliou-se a gráfica Sahib, na marginal
do Rio Tietê e, ao longo dos anos,
se transformou num império
da comunicação no Brasil,
como é atualmente.
ganharam espaço nas bancas do país e
tinham tiragens astronômicas.
Pouca gente sabe, mas a poderosa
editora Abril começou numa salinha
bem no centro da cidade de São Paulo,
aliou-se a gráfica Sahib, na marginal
do Rio Tietê e, ao longo dos anos,
se transformou num império
da comunicação no Brasil,
como é atualmente.
Zé Carioca é um personagem tipicamente brasileiro |
desabaram pelo mundo afora - reflexo dos
novos tempos. Mas, as revistas Disney -
apesar de não venderem mais
como antigamente e de
terem sofrido a dura
concorrência da Turma da Mônica,
do nosso herói, o paladino das HQs
tupiniquins Mauricio de Sousa, que
conseguiu suplantar as vendas dos
gibis Disney-, continuam aí firmes
no mercado.
A Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, não faz sucesso apenas no Brasil. Esses produtos vendem bem em diversos países. |
A Turma da Mônica, numa versão Teen |
Livro registrando os 50 anos de sucesso de Mauricio e seus personagens |
Assim que foi lançado no mercado
americano Mickey Mouse fez frente ao
Gato Félix e ganhou espaço na mídia.
americano Mickey Mouse fez frente ao
Gato Félix e ganhou espaço na mídia.
Nessa fase, a produtora passou a se
organizar melhor. O irmão, Roy, cuidava da
parte financeira, Walt produzia e
dirigia, enquanto o talentoso
Iwerks desenhava.
organizar melhor. O irmão, Roy, cuidava da
parte financeira, Walt produzia e
dirigia, enquanto o talentoso
Iwerks desenhava.
NOVAS TECNOLOGIAS
Em 1927, já havia sido inventado o
filme sonoro. Poucos anos depois,
surgiu o filme colorido.
Disney e seus assistentes se adaptaram
rapidamente a essas modernidades e
começaram a utilizar toda esta
nova tecnologia de ponta com muita
imaginação e sabedoria.
rapidamente a essas modernidades e
começaram a utilizar toda esta
nova tecnologia de ponta com muita
imaginação e sabedoria.
O PRIMEIRO TRABALHO
DESTA NOVA FASE
DESTA NOVA FASE
O primeiro desenho foi Plane Crazy,
de1928, no qual o personagem Mickey
contracenava com sua namorada
a ratinha Minnie. Mas, há controvérsias.
Segundo os entendidos, o primeiro
desenho sonoro foi Steamboat
Willie, também de 1928.
As primeiras palavras pronunciadas pelo
simpático camundongo foram
“Hot dogs”, numa canção do episódio
The Carnival Kid, de 1929.
Logo em seguida, foram criados outros
personagens para contracenar
com Mickey, como: Pato Donald,
Pateta e Pluto.
personagens para contracenar
com Mickey, como: Pato Donald,
Pateta e Pluto.
Entre 1929 e 1939, o estúdio Disney
produziu uma série de desenhos
chamados "Silly Symphonies”
(Tolas Sinfonias), em cores.
Mickey era a estrela dessa série ao
lado dos novos personagens.
O desenho “Flowers and Trees”, dessa
série, recebeu o primeiro Oscar
dado para um desenho animado
pela Academia de Hollywood e
fez um grande sucesso.
produziu uma série de desenhos
chamados "Silly Symphonies”
(Tolas Sinfonias), em cores.
Mickey era a estrela dessa série ao
lado dos novos personagens.
O desenho “Flowers and Trees”, dessa
série, recebeu o primeiro Oscar
dado para um desenho animado
pela Academia de Hollywood e
fez um grande sucesso.
Entretanto, Pot Powers, um dos
maiores sócios de Disney, manipulou o
valor dos bilhetes para enriquecer.
Mesmo com o prejuízo imposto por
Powers a jovem empresa Disney
seguiu em frente, um pouco
empobrecida, mas o jovem Walt era
um eterno otimista e sempre tinha
uma carta escondida na manga.
maiores sócios de Disney, manipulou o
valor dos bilhetes para enriquecer.
Mesmo com o prejuízo imposto por
Powers a jovem empresa Disney
seguiu em frente, um pouco
empobrecida, mas o jovem Walt era
um eterno otimista e sempre tinha
uma carta escondida na manga.
Seu grande sonho era realizar o primeiro
longa metragem sonoro, em cores.
longa metragem sonoro, em cores.
O LONGA METRAGEM
Walt Disney pretendia fazer um longa
metragem da clássica história dos
livros infantis chamada
Branca de Neve e os Sete Anões.
Mesmo tendo que enfrentar protestos,
por parte de sua equipe, que estava
passando necessidade e achava um
projeto daquele porte coisa de maluco,
o filme acabou sendo feito,
aos trancos e barrancos.
metragem da clássica história dos
livros infantis chamada
Branca de Neve e os Sete Anões.
Mesmo tendo que enfrentar protestos,
por parte de sua equipe, que estava
passando necessidade e achava um
projeto daquele porte coisa de maluco,
o filme acabou sendo feito,
aos trancos e barrancos.
Para tal feito, Disney e Roy tiveram que
levantar fundos hipotecando a casa de
seus pais. O clássico desenho
animado de Branca de Neve levou
três anos para ser produzido,
desenho e músicas.
levantar fundos hipotecando a casa de
seus pais. O clássico desenho
animado de Branca de Neve levou
três anos para ser produzido,
desenho e músicas.
O SUCESSO
O longa metragem Branca de Neve
tinha que dar certo ou seus pais,
com certeza, iriam perder o imóvel
conseguido as duras penas.
A expectativa era imensa e muitos
achavam os irmãos Disneys malucos,
principalmente, Walt, o sonhador.
Alguns dos personagens criados por Disney |
Branca de Neve aconteceu em termos
de bilheteria e crítica. Gerou receita e isto
possibilitou a ampliação e a construção
de um novo estúdio.
de bilheteria e crítica. Gerou receita e isto
possibilitou a ampliação e a construção
de um novo estúdio.
Com o crescimento da empresa outros
longas-metragens foram criados, baseados
em clássicos da literatura infantil, como:
Pinóquio, Fantasia e Bambi.
longas-metragens foram criados, baseados
em clássicos da literatura infantil, como:
Pinóquio, Fantasia e Bambi.
A empresa passou a faturar alto.
Mas, esses tempos de “vaca gorda” não
duraram muito, pois logo teve início a
Segunda Grande Guerra Mundial, em 1939.
Mas, esses tempos de “vaca gorda” não
duraram muito, pois logo teve início a
Segunda Grande Guerra Mundial, em 1939.
A TERRÍVEL SEGUNDA GRANDE
GUERRA MUNDIAL
Nunca o mundo tinha visto um conflito de
tamanha proporção e tão devastador.
Milhares de vidas foram ceifadas.
De um lado estava o ditador austríaco
naturalizado alemão, Adolf Hitler,
do outro: As Tropas Aliadas.
Durante este trágico período da história
da humanidade, Walt Disney passou a
colaborar com o FBI, a polícia
federal americana.
da humanidade, Walt Disney passou a
colaborar com o FBI, a polícia
federal americana.
Com a entrada dos americanos no
conflito mundial, Disney foi convidado pelas
forças armadas para produzir desenhos
animados de treinamento para os soldados.
conflito mundial, Disney foi convidado pelas
forças armadas para produzir desenhos
animados de treinamento para os soldados.
Em seguida, começou a fazer filmes
de propaganda militar, nos quais utilizava
principalmente seus personagens
mais conhecidos.
de propaganda militar, nos quais utilizava
principalmente seus personagens
mais conhecidos.
Algum tempo depois, ajudou a criar
a "Aliança do Cinema para a Preservação
dos Ideais Estadunidenses", com o objetivo
de combater os comunistas envolvidos
com o meio artístico.
Walt Disney prestou voluntariamente
diversos depoimentos na famosa
Comissão das Atividades Anti-americanas.
a "Aliança do Cinema para a Preservação
dos Ideais Estadunidenses", com o objetivo
de combater os comunistas envolvidos
com o meio artístico.
Walt Disney prestou voluntariamente
diversos depoimentos na famosa
Comissão das Atividades Anti-americanas.
Devido ao seu envolvimento com
entidades que eram declaradamente
contra o comunismo, em 1949 o
governo soviético proibiu a exibição
dos seus filmes naquele país.
entidades que eram declaradamente
contra o comunismo, em 1949 o
governo soviético proibiu a exibição
dos seus filmes naquele país.
QUANDO A
GUERRA ACABOU
GUERRA ACABOU
O mundo do pós-guerra foi dividido,
por dois fortes aliados que conseguiram
deter a expansão alemã: União
Soviética (Rússia) e Estados Unidos.
Metade do planeta pertencia
aos Estados Unidos –
inclusive toda a América Latina,
que fora aliada durante o conflito-,
e a outra parte era da Rússia.
Estes países- a maioria do Leste
europeu -, compunham a chamada
“Cortina de Ferro” e
defendiam o regime socialista.
por dois fortes aliados que conseguiram
deter a expansão alemã: União
Soviética (Rússia) e Estados Unidos.
Metade do planeta pertencia
aos Estados Unidos –
inclusive toda a América Latina,
que fora aliada durante o conflito-,
e a outra parte era da Rússia.
Estes países- a maioria do Leste
europeu -, compunham a chamada
“Cortina de Ferro” e
defendiam o regime socialista.
Isto deu origem a chamada “Guerra Fria”.
Um período tenso vivido pela humanidade,
onde russos e americanos se
concentraram em produzir milhares
de ogivas nucleares, que eram colocadas
ao redor do globo terrestre em
satélites, e que poderiam destruir
o mundo num piscar de olhos.
Um período tenso vivido pela humanidade,
onde russos e americanos se
concentraram em produzir milhares
de ogivas nucleares, que eram colocadas
ao redor do globo terrestre em
satélites, e que poderiam destruir
o mundo num piscar de olhos.
Os dois mais ricos e poderosos países
do mundo se declararam inimigos mortais,
devido a seus divergentes pontos de
vista e começaram a aterrorizar o
mundo com a eminente ameaça de um
possível holocausto, uma possível
guerra nuclear.
do mundo se declararam inimigos mortais,
devido a seus divergentes pontos de
vista e começaram a aterrorizar o
mundo com a eminente ameaça de um
possível holocausto, uma possível
guerra nuclear.
Os maiores cientistas nazistas haviam
sido capturados por russos e americanos
que, de imediato, utilizaram esses
brilhantes cérebros alemães, que
desenvolviam alta tecnologia, para
criar poderosos mísseis de longo
alcance, que levavam poderosas
ogivas nucleares em seu bojo.
sido capturados por russos e americanos
que, de imediato, utilizaram esses
brilhantes cérebros alemães, que
desenvolviam alta tecnologia, para
criar poderosos mísseis de longo
alcance, que levavam poderosas
ogivas nucleares em seu bojo.
Nota do autor: Wernner Von Brawn,
cientista que ficou famoso por criar as
poderosas bombas V2 – os primeiros
foguetes -, ficou do lado americano
e graças a ele e ao projeto militar
americano é que foi iniciado o
programa espacial, que
culminou com a viagem
do homem à Lua.
cientista que ficou famoso por criar as
poderosas bombas V2 – os primeiros
foguetes -, ficou do lado americano
e graças a ele e ao projeto militar
americano é que foi iniciado o
programa espacial, que
culminou com a viagem
do homem à Lua.
Porém, na verdade, este projeto
espacial nada tinha a ver com a ciência.
Tratava-se apenas de uma estratégia
bélica militar americana,
patrocinada pelo rico e
poderosoPentágono.
espacial nada tinha a ver com a ciência.
Tratava-se apenas de uma estratégia
bélica militar americana,
patrocinada pelo rico e
poderosoPentágono.
Disney e seu colaborador, o cientista alemão Wernner von Braun |
Curiosamente, anos depois, Von Braun,
o pai dos foguetes, acabou trabalhando
com Disney para fazer alguns filmes
sobre o espaço.
o pai dos foguetes, acabou trabalhando
com Disney para fazer alguns filmes
sobre o espaço.
Por outro lado, a Rússia (União Soviética)
também desenvolvia poderosos
foguetes dando, assim, início a
uma disputa bélica que ficou conhecida
como “Corrida espacial”
ou "Corrida armamentista", onde
um país queria suplantar o outro.
também desenvolvia poderosos
foguetes dando, assim, início a
uma disputa bélica que ficou conhecida
como “Corrida espacial”
ou "Corrida armamentista", onde
um país queria suplantar o outro.
Afinal, quem detém a tecnologia, detém
o poder, desde que o mundo é mundo.
o poder, desde que o mundo é mundo.
Voltando a falar em Disney...
Quando a guerra terminou Walt Disney
estava com sua empresa arruinada.
Ele tinha apenas duas opções:
ou fazia um filme ou vendia a empresa.
Optou por fazer um filme: Cinderela.
O filme fez um grande sucesso, gerou
riqueza, e tirou a empresa da
beira da falência.
NEM SÓ DE ANIMAÇÕES
VIVE O HOMEM
VIVE O HOMEM
Mas os estúdios Disney não trabalharam
somente com desenhos animados.
Seu primeiro longa-metragem com
atores foi o clássico da literatura
universal, A Ilha do Tesouro, em 1950,
que obteve boa bilheteria.
O primeiro filme sobre a Natureza foi
O Drama do Deserto, em 1953.
Empolgados com a receptividade
do público, em 1954, fizeram 20.000 Léguas
Submarinas, baseado na obra
imortal do escritor francês Júlio Verne.
do público, em 1954, fizeram 20.000 Léguas
Submarinas, baseado na obra
imortal do escritor francês Júlio Verne.
Dez anos depois, lançaram Mary Poppins,
filme que misturava desenho
animado com atores reais.
Uma inovação para a época.
filme que misturava desenho
animado com atores reais.
Uma inovação para a época.
O filme concorreu ao Oscar em
14 categorias, levando cinco prêmios,
incluindo o de melhor atriz, para Julie
Andrews e o de melhor canção,
por Chim Chim Cheree.
14 categorias, levando cinco prêmios,
incluindo o de melhor atriz, para Julie
Andrews e o de melhor canção,
por Chim Chim Cheree.
Os estúdios produziram também
diversos filmes para a TV, como a
clássica série chamada Disneylândia,
onde o próprio Walt Disney era
o apresentador do seu programa.
diversos filmes para a TV, como a
clássica série chamada Disneylândia,
onde o próprio Walt Disney era
o apresentador do seu programa.
Muita gente colaborou para que a
empresa de Disney crescesse, afinal,
ninguém faz nada sozinho.
William Hanna e Joseph (Joe) Barbera,
foram dois animadores
que também trabalharam para a
Disney e que após saírem de lá montaram
uma forte concorrente,
a Hanna-Barbera Produtions,
campeã em produzir séries de
animação para a TV.
empresa de Disney crescesse, afinal,
ninguém faz nada sozinho.
William Hanna e Joseph (Joe) Barbera,
foram dois animadores
que também trabalharam para a
Disney e que após saírem de lá montaram
uma forte concorrente,
a Hanna-Barbera Produtions,
campeã em produzir séries de
animação para a TV.
A ASCENÇÃO
Walter Elias Disney obteve um de seus
maiores êxitos comerciais em 1955 ao
inaugurar a famosa Disneylândia,
maiores êxitos comerciais em 1955 ao
inaugurar a famosa Disneylândia,
em Anaheim, um super parque
de diversões situado na Califórnia .
Este parque, que era seu antigo
de diversões situado na Califórnia .
Este parque, que era seu antigo
sonho, só foi construído graças
a uma parceria que ele fez com
a rede de televisão americana
chamada ABC.
a uma parceria que ele fez com
a rede de televisão americana
chamada ABC.
Um mundo de sonhos |
na época, que empolgou todos os envolvidos
no faraônico projeto.
Ela até hoje atrai adultos, crianças e
milhares de turistas anualmente,
das mais diversas partes do mundo.
Anos depois, surgiu um outro parque
temático chamado Walt Disney World,
próximo de Orlando, na Flórida.
Mas, há controvérsias.
Alguns afirmam que apesar do sucesso
da Disneylândia o parque tinha uma
despesa imensa e que o empreendimento
estava empenhado com os bancos
e que para sanar as altas dívidas
eles foram obrigados a montar
o Walt Disney World.
temático chamado Walt Disney World,
próximo de Orlando, na Flórida.
Mas, há controvérsias.
Alguns afirmam que apesar do sucesso
da Disneylândia o parque tinha uma
despesa imensa e que o empreendimento
estava empenhado com os bancos
e que para sanar as altas dívidas
eles foram obrigados a montar
o Walt Disney World.
A Disneyworld foi inaugurada em 1971,
após a morte de Walt Disney.
Quase todos os brinquedos, desfiles e
espetáculos desses dois parques
baseiam-se nos personagens dos
filmes criados por Disney.
após a morte de Walt Disney.
Quase todos os brinquedos, desfiles e
espetáculos desses dois parques
baseiam-se nos personagens dos
filmes criados por Disney.
O criativo cineasta, porém, não viveu
para ver as atrações da Disneyworld,
assim como também não viu
nascer o Epcot Center,
o Magic Kingdom, os estúdios MGM
(atual "Hollywood Studios") e o
Disney Animal Kingdom,
além dos parques aquáticos.
Walt Elias Disney faleceu no dia
15 de dezembro de 1966, aos 65 anos,
em Los Angeles, Califórnia,
vítima de câncer.
15 de dezembro de 1966, aos 65 anos,
em Los Angeles, Califórnia,
vítima de câncer.
Com a ajuda de Lillian Bounds e das
filhas Diane Marie e Sharon Mae, seu
irmão Roy continuou comandando
os negócios por mais algum tempo,
vindo a falecer também um mês após
o término da construção
do "Magic Kingdom"
e a correspondente inauguração
do "Walt Disney World".
filhas Diane Marie e Sharon Mae, seu
irmão Roy continuou comandando
os negócios por mais algum tempo,
vindo a falecer também um mês após
o término da construção
do "Magic Kingdom"
e a correspondente inauguração
do "Walt Disney World".
Após a morte de Roy houve longos
períodos de turbulência na
administração da enorme
corporação que havia sido criada
por ele e o irmão.
Dividas imensas fizeram balançar o
grupo que estava quase prestes
a sucumbir.
períodos de turbulência na
administração da enorme
corporação que havia sido criada
por ele e o irmão.
Dividas imensas fizeram balançar o
grupo que estava quase prestes
a sucumbir.
A estabilidade financeira só foi alcançada
na década de 1980 sob a direção da
dupla Eisner-Wells. Porém, infelizmente,
Wells veio a falecer, também, num
trágico acidente, fazendo com que
Michael Eisner controlasse a
empresa durante longos anos,
até que devido a vários desgastes,
decorrentes de atritos com
Roy Edward Disney, sobrinho de Walt,
Eisner entregou em 30 de setembro
de 2006 o cargo de CEO para o então
presidente da Disney,
Robert (Bob) Iger.
na década de 1980 sob a direção da
dupla Eisner-Wells. Porém, infelizmente,
Wells veio a falecer, também, num
trágico acidente, fazendo com que
Michael Eisner controlasse a
empresa durante longos anos,
até que devido a vários desgastes,
decorrentes de atritos com
Roy Edward Disney, sobrinho de Walt,
Eisner entregou em 30 de setembro
de 2006 o cargo de CEO para o então
presidente da Disney,
Robert (Bob) Iger.
Roy Edward Disney, filho de Roy O. Disney, era muito parecido com o tio Walt |
QUEM FOI ROY
EDWARD DISNEY
EDWARD DISNEY
morreu aos 79 anos de idade.
Ele foi o último integrante da família
Disney no controle da Walt Disney
Company e seu terceiro maior acionista.
Sobrinho de Walt Disney e filho
de Roy Oliver Disney, os dois
criadores da empresa. Roy
morreu da mesma doença de custou
vida do tio, câncer de estômago, aos
43 anos e um dia após a morte
de Walt Disney.
Roy era muito parecido com
tio, tanto fisicamente, quanto
por sua paixão pelos desenhos
animados.
Sua dedicação à visão de Walt
Disney era tamanha que ele se
empenhou pessoalmente em
campanhas que levaram à
queda de dois grandes executivos
que estavam no comando
da companhia.
O resultado dessa batalha
pessoal foi bastante benéfico
para a empresa. Porém, ele teve que
brigar muito para provar
seu ponto de vista.
Ele achava que a Disney não
poderia jamais negligenciar sua
divisão de animação.
Após a morte do tio (em 1966) e do
pai (em 1971), Roy tentou assumir
seu lugar de direito na direção da
companhia.
Mas foi posto para escanteio,
esquecido simplesmente numa
cadeira do conselho.
pai (em 1971), Roy tentou assumir
seu lugar de direito na direção da
companhia.
Mas foi posto para escanteio,
esquecido simplesmente numa
cadeira do conselho.
Durante anos ele foi subestimado.
Muitos diziam que sua visão
era antiquada e que o negócio
da Disney eram filmes e
aquisições de novos
negócios, não desenhos
e parques temáticos.
Ao todo, nas décadas de 70
e 80, a Disney havia lançado
apenas 8 longas animados de
qualidade duvidosa.
Muitos diziam que sua visão
era antiquada e que o negócio
da Disney eram filmes e
aquisições de novos
negócios, não desenhos
e parques temáticos.
Ao todo, nas décadas de 70
e 80, a Disney havia lançado
apenas 8 longas animados de
qualidade duvidosa.
1984. Numa manobra histórica,
Roy demitiu-se do conselho da
companhia, sinalizando para
o mercado que algo estava
errado. A estratégia deu certo.
O valor das ações caíram e
o resultado foi a demissão
coletiva de todo o conselho
executivo da época. Readmitido,
Roy tratou de implementar
sua visão junto ao novo
conselho, comandado por
Michael Eisner, Frank Wells e
Jeffrey Katzenberg.
Graças a investimentos
na casa dos US$ 10 milhões para a
compra de equipamentos e
computadores, a divisão de
animação que estava
fadada a extinção,
pois o equipamento era
obsoleto, renasceu.
Roy demitiu-se do conselho da
companhia, sinalizando para
o mercado que algo estava
errado. A estratégia deu certo.
O valor das ações caíram e
o resultado foi a demissão
coletiva de todo o conselho
executivo da época. Readmitido,
Roy tratou de implementar
sua visão junto ao novo
conselho, comandado por
Michael Eisner, Frank Wells e
Jeffrey Katzenberg.
Graças a investimentos
na casa dos US$ 10 milhões para a
compra de equipamentos e
computadores, a divisão de
animação que estava
fadada a extinção,
pois o equipamento era
obsoleto, renasceu.
Este período, que rendeu os
hoje clássicos,como:
“A Pequena Sereia”, “Alladin”,
“A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”,
sucessos absolutos de bilheterias
e merchandising, é conhecido
como o "Período de
renascimento da Disney".
De antiquado, Roy Disney não
tinha nada. Ele adorava a parceria
da Disney com a Pixar.
hoje clássicos,como:
“A Pequena Sereia”, “Alladin”,
“A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”,
sucessos absolutos de bilheterias
e merchandising, é conhecido
como o "Período de
renascimento da Disney".
De antiquado, Roy Disney não
tinha nada. Ele adorava a parceria
da Disney com a Pixar.
Mas Michael Eisner
estava a ponto de romper
a colaboração bem-sucedida, reclamando
o tempo todo de Steve Jobs.
estava a ponto de romper
a colaboração bem-sucedida, reclamando
o tempo todo de Steve Jobs.
Disney e Pixar, uma grande parceria |
Qualquer um via que só os desenhos
estavam dando lucro, mas a empresa
insistia em sua estratégia de priorizar
filmes e séries de TV.
Então, Roy Edward Disney decidiu se
afastar do conselho e lançou um
site chamado www.savedisney.com.
(salvedisney.com).
Aquela atitude de pedir ajuda ao
público para salvar o grupo foi um
escândalo e fez com que todos aqueles
que tinham envolvimento dom
a Disney refletir sobre o problema.
Esta sua atitude radical influenciou os
acionistas, que votaram em peso
contra a renovação de
contrato de Eisner.
público para salvar o grupo foi um
escândalo e fez com que todos aqueles
que tinham envolvimento dom
a Disney refletir sobre o problema.
Esta sua atitude radical influenciou os
acionistas, que votaram em peso
contra a renovação de
contrato de Eisner.
A primeira providência do novo diretor
executivo, Bob Iger, foi comprar a
Pixar para a companhia.
Os fãs de desenhos animados devem
muito a Roy Edward Disney.
BOB IGER
Bob deu iniciou a um novo ciclo de
expansão da companhia, cujo marco
inicial foi a aquisição dos estúdios Pixar.
Isto fez com que o empreendedor
Steve Jobs, famoso CEO da poderosa
Apple e dono da Pixar, se tornasse o
maior acionista pessoa física da
Walt Disney Company.
Em 2005, foi comemorado na América
e em diversos países, o centenário de
nascimento da Disney.
Bob ajudou a empresa renascer |
expansão da companhia, cujo marco
inicial foi a aquisição dos estúdios Pixar.
Isto fez com que o empreendedor
Steve Jobs, famoso CEO da poderosa
Apple e dono da Pixar, se tornasse o
maior acionista pessoa física da
Walt Disney Company.
Em 2005, foi comemorado na América
e em diversos países, o centenário de
nascimento da Disney.
Dentre os eventos que marcaram a festa
um dos momentos mais marcantes foi o
relançamento do desenho animado
Branca de Neve e os Sete Anões em
vídeo e DVD, com várias novidades,
como um ”making off” do desenho,
um videoclipe da canção
Some Day My Prince Will Come,
cantada pela famosa Barbara
Streisand e um game.
um dos momentos mais marcantes foi o
relançamento do desenho animado
Branca de Neve e os Sete Anões em
vídeo e DVD, com várias novidades,
como um ”making off” do desenho,
um videoclipe da canção
Some Day My Prince Will Come,
cantada pela famosa Barbara
Streisand e um game.
Na América, particularmente,
na Disneyworld e em Hollywood,
diversos eventos foram
programados para
comemorar o centenário.
na Disneyworld e em Hollywood,
diversos eventos foram
programados para
comemorar o centenário.
Estúdio Disney, em Burbank Califórnia |
Além dos estúdios de arte a corporação
também montou diversos estúdios cinematográficos.
também montou diversos estúdios cinematográficos.
O imenso império criado por Walt Disney
inclui diversos parques temáticos, como:
Disneylândia, Disneyland Paris –
inclui diversos parques temáticos, como:
Disneylândia, Disneyland Paris –
na Europa -, Disney Japan, etc.
No conglomerado Disney há também inúmeros
canais de televisão e emissoras de rádio
e o grupo ainda obtém grandes
rendimentos gerados da
venda direta de filmes, gibis e
livros, e em contratos de
licenciamento para a seção parcial
de direitos autorais para a utilização,
por outras entidades, das imagens
dos seus personagens – licenciamentos
pra merchandising.
No conglomerado Disney há também inúmeros
canais de televisão e emissoras de rádio
e o grupo ainda obtém grandes
rendimentos gerados da
venda direta de filmes, gibis e
livros, e em contratos de
licenciamento para a seção parcial
de direitos autorais para a utilização,
por outras entidades, das imagens
dos seus personagens – licenciamentos
pra merchandising.
O nome Walt Disney transformou-se numa
verdadeira lenda e em símbolo de qualidade
por todo o mundo. Ele criou, com a
ajuda da sua equipe, todo um universo
de referências no imaginário
infanto-juvenil por sucessivas gerações.
Walt Elias Disney, além de ser um dos
mais bem sucedidos empresário
da área de comunicação da América,
é a pessoa que mais prêmios Oscar
ganhou em todos os tempos.
verdadeira lenda e em símbolo de qualidade
por todo o mundo. Ele criou, com a
ajuda da sua equipe, todo um universo
de referências no imaginário
infanto-juvenil por sucessivas gerações.
Walt Elias Disney, além de ser um dos
mais bem sucedidos empresário
da área de comunicação da América,
é a pessoa que mais prêmios Oscar
ganhou em todos os tempos.
UM FATO CURIOSO
Inevitavelmente, Walt Disney – um homem
de visão -, um dia percebeu que alguém
iria acabar ganhando muito
dinheiro às custas de sua história - pois,
nos anos 50, ele já havia revolucionado
o mundo das animações, dando origem a
um gigantesco número de produtos
associados a seu nome e a criação
do seu famoso parque temático:
a Disneylândia.
nos anos 50, ele já havia revolucionado
o mundo das animações, dando origem a
um gigantesco número de produtos
associados a seu nome e a criação
do seu famoso parque temático:
a Disneylândia.
Em 1956, ele aceitou dar uma
série de entrevistas para um jornalista,
com a condição de que sua
primeira biografia autorizada,
"The Story of Walt Disney",
saísse com a assinatura de
Diane Disney Miller, sua filha.
série de entrevistas para um jornalista,
com a condição de que sua
primeira biografia autorizada,
"The Story of Walt Disney",
saísse com a assinatura de
Diane Disney Miller, sua filha.
Depois do sucesso alcançado
por esta biografia,
vieram muitas outras, meticulosas,
capengas, inócuas, sensacionalistas,
incluindo uma sob o estranho título de
por esta biografia,
vieram muitas outras, meticulosas,
capengas, inócuas, sensacionalistas,
incluindo uma sob o estranho título de
"O Príncipe Sombrio de Hollywood".
A filha Diane |
Com o lançamento do livro "Walt Disney,
O Triunfo da Imaginação Americana" –
lançado no Brasil pela editora Novo Século-,
lançado no Brasil pela editora Novo Século-,
do autor americano Neal Gabler – obra
que foi feita – segundo os entendidos -,
a partir de uma fonte mais confiável,
pode-se dizer que neste livro estão
que foi feita – segundo os entendidos -,
a partir de uma fonte mais confiável,
pode-se dizer que neste livro estão
contidas, de fato, as lembranças
de Walt Disney (1901-1966).
de Walt Disney (1901-1966).
O livro tem 944 páginas - incluindo mais
de 200 só de referências-, além disso há
milhares de desenhos, cartas e outros
documentos reunidos ao longo da
vasta e prolífica carreira de Disney
e que estavam arquivados nos estúdios
em Burbank, Califórnia,
e que estavam arquivados nos estúdios
em Burbank, Califórnia,
e que até então só haviam sido
parcialmente liberados.
parcialmente liberados.
Gabler, jornalista experiente,
autor do best-sellers, como:
"An Empire of Their Own
(Um Império Só Deles) e de
“How the Jews Invented Hollywood"
(Como os Judeus Inventaram Hollywood);
não lançados no Brasil), teve total
acesso a esses registros e os pesquisou
durante sete anos a fio.
"Acontece que Walt adorava fantasiar sua vida.
Ele era, antes de tudo, um grande
contador de histórias, e adorava alimentar
sua própria mitologia", declarou
contador de histórias, e adorava alimentar
sua própria mitologia", declarou
Gabler, de Nova Iorque, à repórter do jornal
Folha de São Paulo, por telefone,
segundo matéria publicada, na ocasião.
Folha de São Paulo, por telefone,
segundo matéria publicada, na ocasião.
"A um ponto em que eu não me sentia
confortável em usar a versão de Walt se
não pudesse checá-la."
confortável em usar a versão de Walt se
não pudesse checá-la."
No livro, o autor coloca Disney, o contador
de histórias, contra Disney, o jovem
empreendedor que tropeça na própria
ansiedade, que erra muito e que relata
seus infortúnios em cartas para sua
mulher, o irmão (Roy, que comandou
os estúdios com ele desde o começo)
e mesmo com os desafetos.
e mesmo com os desafetos.
"Em vez de apenas lembranças, tive em mãos
documentos, por exemplo, em que Disney,
depois de concluir 'Steamboat Willie', o primeiro
desenho que sincronizava som e imagem,
tentava vender Mickey
depois de concluir 'Steamboat Willie', o primeiro
desenho que sincronizava som e imagem,
tentava vender Mickey
para algum distribuidor em Nova York",
diz Gabler.
diz Gabler.
UM TREINADOR DE CAMUNDONGO?
Há muitas lendas por aí sobre Disney.
E há também versões menos
românticas do que aquela,
românticas do que aquela,
do próprio Disney, segundo a
qual ele criou Mickey após
qual ele criou Mickey após
conseguir treinar camundongos.
"Nunca esquecerei o grito que
uma garota deu quando
entrou em meu escritório um dia e
encontrou um rato
encontrou um rato
sentado em minha mesa enquanto
eu o desenhava",
eu o desenhava",
fantasiou Disney, ironicamente,
numa entrevista citada
numa entrevista citada
na sua biografia.
Na verdade, segundo a confirmação
de Gabler - o autor do livro-, Disney
praticamente já não
de Gabler - o autor do livro-, Disney
praticamente já não
desenhava mais ao completar
23 anos, estava concentrado em comandar
seu pequeno estúdio.
Quatro anos antes de Mickey
seu pequeno estúdio.
Quatro anos antes de Mickey
ser criado, Walt Disney há muito
tempo nã sabia mais o que era
um lápis, um papel ou
uma prancheta.
tempo nã sabia mais o que era
um lápis, um papel ou
uma prancheta.
Ele foi, de fato, um dos mentores
intelectuais do personagem e fez a
voz do personagem até
intelectuais do personagem e fez a
voz do personagem até
os anos 40, quando se cansou de arranhar
a garganta com o falsete e passou a executar
a garganta com o falsete e passou a executar
a tarefa de técnico de som).
Dizem que seu esboço inicial de
Mickey Mouse não ficou bom.
"Era comprido e magro",
Dizem que seu esboço inicial de
Mickey Mouse não ficou bom.
"Era comprido e magro",
declarou certa feita uma antiga
colega dele, que viu esta arte.
colega dele, que viu esta arte.
Disney, segundo Gabler, até sabia
desenhar Mickey...
desenhar Mickey...
"Mas certamente não tão bem
quanto Ub Iwerks", o dono do traço do
personagem nas primeiras animações.
quanto Ub Iwerks", o dono do traço do
personagem nas primeiras animações.
Iwerks pediu as contas menos de dois
anos após a estréia do camundongo,
sentindo-se lesado por Disney
anos após a estréia do camundongo,
sentindo-se lesado por Disney
ter ficado com todos os méritos da criação."
O desenhista acabaria voltando
aos braços (ou melhor, aos estúdios)
do colega anos depois, quando este já
era internacionalmente famoso.
do colega anos depois, quando este já
era internacionalmente famoso.
"O PRÍNCIPE SOMBRIO"
A fama que Walter Elias Disney ganhou de
"Príncipe sombrio" – é narrada na
questionável biografia
questionável biografia
de autoria de Marc Elliot, lançada em 1993.
Mas, segundo esse autor esse
apelido tinha fundamento.
apelido tinha fundamento.
Segundo ele, Lidar com
Disney era complicado.
"Ele tinha um temperamento instável,
era imprevisível.
Disney era complicado.
"Ele tinha um temperamento instável,
era imprevisível.
Ele era o sonhador, seu irmão, Roy,
este tinha o pé no chão.
este tinha o pé no chão.
Roy administrava tudo aquilo e sabia
de fato que uma hora
de fato que uma hora
aquilo tudo podia vir por terra,
desabar", declarou
certa feita.
desabar", declarou
certa feita.
"Também acho que Walt Disney não
era um homem fácil de lidar, e tento
dar essa noção também no
meu livro” – declarou Glaber.
era um homem fácil de lidar, e tento
dar essa noção também no
meu livro” – declarou Glaber.
“Houve momentos, enquanto escrevia,
em que me senti profundamente incomodado
com suas atitudes, e uma delas foi durante
a greve nos estúdios",
em que me senti profundamente incomodado
com suas atitudes, e uma delas foi durante
a greve nos estúdios",
explicou Gabler.
Segundo Glaber, no princípio, Disney tentava
lidar com os funcionários de igual para igual,
mas os estúdios se tornaram tão enormes
que, a certa altura, ele não tinha
como saber o nome de todos os
seus empregados.
seus empregados.
Foi então - quando havia até gente que estava
"desmaiando de fome"- segundo
o livro-, sem tempo, nem dinheiro para
almoçar-, que os funcionários
decidiram paralisar. Entraram em greve.
"desmaiando de fome"- segundo
o livro-, sem tempo, nem dinheiro para
almoçar-, que os funcionários
decidiram paralisar. Entraram em greve.
Nota do articulista:
Conheci gente que trabalhou lá
Conheci gente que trabalhou lá
nos States, na Disney, e que me
contou que eles eram um dos estúdios
que mais pagavam mal
seus funcionários e colaboradores.
contou que eles eram um dos estúdios
que mais pagavam mal
seus funcionários e colaboradores.
"Walt Disney não agiu, particularmente
nesse caso, de forma correta com
a turma que desmaiava trabalhando",
nesse caso, de forma correta com
a turma que desmaiava trabalhando",
explanou Gabler. "E uma das coisas
que ele fez foi fugir do problema.
Ele deixou os estúdios e foi para
a América Latina".
que ele fez foi fugir do problema.
Ele deixou os estúdios e foi para
a América Latina".
CRISE E REVOLTA NO ESTÚDIO
A greve, em 1941, coincidiu com a
idéia do governo americano de usar Walt
Disney como uma espécie de
idéia do governo americano de usar Walt
Disney como uma espécie de
embaixador dos EUA na América Latina -
numa época em que os Aliados
precisavam conquistar os
países abaixo da linha do Equador
para evitar a aproximação deles com
o Eixo (os inimigos do
capitalismo e da América).
numa época em que os Aliados
precisavam conquistar os
países abaixo da linha do Equador
para evitar a aproximação deles com
o Eixo (os inimigos do
capitalismo e da América).
Enquanto exaltava o Brasil e seus vizinhos
latinos em filmes, como:
"Alô, Amigos" (1943) e
em "Você Já Foi à Bahia?" (1944),
com Zé Carioca,
Walt Disney vivia também seus anos
mais tristes, segundo Gabler - produzindo
curtas por encomenda do governo
norte-americano, como aqueles
em que Pato Donald aprende a pagar seus
impostos ou no qual, vestido de nazista,
latinos em filmes, como:
"Alô, Amigos" (1943) e
em "Você Já Foi à Bahia?" (1944),
com Zé Carioca,
Walt Disney vivia também seus anos
mais tristes, segundo Gabler - produzindo
curtas por encomenda do governo
norte-americano, como aqueles
em que Pato Donald aprende a pagar seus
impostos ou no qual, vestido de nazista,
sofre nas mãos dos oficiais da SS.
Nota do articulista:
A intenção não é desmistificar
A intenção não é desmistificar
um dos maiores talentos criadores de todos
os tempos. Mas, sim, mostrar
o lado real da coisa.
Nem por isso, Walter Elias Disney, que
cometia falhas como todos nós, deixou de
ser um gênio, do cinema,
os tempos. Mas, sim, mostrar
o lado real da coisa.
Nem por isso, Walter Elias Disney, que
cometia falhas como todos nós, deixou de
ser um gênio, do cinema,
da TV e das HQs.
Suas obras imortais ainda vendem muito
Suas obras imortais ainda vendem muito
por todo o mundo e com
certeza são imortais.
certeza são imortais.
Logo oficial |
Fontes de pesquisa:
Wikkepédia, matéria da jornalista
RAQUEL COZER, do jornal Folha de S.Paulo,
Cinquentenário Disney (editado pela Abril), e
inúmeros livros que contém
Cinquentenário Disney (editado pela Abril), e
inúmeros livros que contém
biografias não-autorizadas
de Walt Disney.
de Walt Disney.
VISITE A DISNEYWORD!
CONSULTE SUA AGÊNCIA DE VIAGEM!
Viste também:
www.waltdisney.com
CONHEÇA TUDO SOBRE A CARREIRA DO
GRANDE MESTRE DOS FUMETTIS ...
HUGO PRATT
EM...
http://bengalasboysclub.blogspot.com
IMPERDÍVEL!
OBS: Todas as imagens contidas nessa matéria
são de propriedade de seus respectivos donos.
Elas foram usadas como mero aparato
ilustrativo.
são de propriedade de seus respectivos donos.
Elas foram usadas como mero aparato
ilustrativo.
Copyright 2011\Tony Fernandes\Estúdios Pégasus –
Uma Divisão da Pégasus Publicações Ltda -
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
Você sabia que a bibliografia do Disney "the story of walt disney" de Diane Miller chegou a ser publicada no Brasil? Há alguns anos atrás achei em exemplar em um sebo, sem capa e meio deteriorada. Comprei e gostei muito de ler. Infelizmente comentei com um amigo (da onça) e ele me pediu emprestado. Nunca mais a vi e nem o amigo... Gostaria de encontrar outro exemplar. Veja em http://www.getro.com.br/2012/03/posters-pascal-witaszek/ o cartaz para o dia que os estúdios Disney quiserem fazer um filme sobre seu fundador...
ResponderExcluir