como já expliquei em outra matéria - e, sim,
de origem nipônica.
Nacional Kid |
emissoras de TV do país.
Cavaleiros do Zodíaco (no Brasil) fez estrondoso sucesso na TV e nas histórias em quadrinhos |
O anime Speed Racer fez muito sucesso na TV brasileira |
Spectreman |
Cavaleiros do Zodíaco, Dragonball e Dragonball Z - Séries que até hoje são adoradas e cultuadas no Brasil |
Pokemon virou mania naciona |
Digimon - Outro super sucesso |
Uma gama de autores do Oriente passaram a ser
RUMIKO TAKAHASHI,
UMA DAS MAIS QUERIDAS AUTORAS
DE MANGÁS DO JAPÃO
Uma das mais famosas mangakás (Mulheres que fazem mangás) do Japão |
Dinâmica,
eclética e muito criativa.
Estes são alguns dos adjetivos usados para definir
Rumiko Takahashi, autora de Ranma ½ e Ynuiasa –
animes de TV, que viaram mangás e que também
foram lançados no
Brasil no formato
quadrinhos com grande sucesso .
Mas para chegar ao topo no difícil e concorrido
mercado de mangás
do Oriente teve que enfrentar
inúmeras dificuldades.
Aos 17 anos o interesse dela pelos quadrinhos
era apenas
para lê-los, pois alguns traziam boas e
belas histórias.
Ocasionalmente copiava
alguns personagens que
via em alguma revista, mas não levava muito
a sério sua
aptidão nata pelo desenho.
Quarenta anos depois, Rumiko Takahashi se
tranformou numa
autora de sucesso. Tornou-se uma
das autoras preferidas dos leitores japoneses.
Virou uma multimilionária com aproximadamente
50 milhões de exemplares impressos
e vendidos.
Suas criações se tornaram um verdadeiro
fenômeno editorial.
Ela também ficou conhecida no Japão por não gostar
de
conceder entrevistas e por cumprir rigorosamente
os prazos estipulados pelos
editores.
No Japão, muitos editores são obrigados a trancar
alguns autores num
quarto de hotel para que
estes consigam entregar no prazo seus
trabalhos de
quadrinhos.
O autor americano Frederik Schodt, conhecido autor
do livro
“Manga! Manga! The World of Japanese Comics,
lançado pela editora Kodansha, em
1986, disse:
“Nunca ouvi qualquer algo negativo dela.
De fato, todos
aqueles com que falei e tiveram
oportunidade de conhecê-la ficaram fascinados
por sua simplicidade”.
PEQUENA BIOGRAFIA
Rumiko Takahashi nasceu na cidade de Niigata, no Japão,
no ano de 1957. ela é irmã de Kazuki Takahashi
Rumiko passou por dificuldades nas provas de
admissão para entrar para a Nihon
Joseidai,
famosa universidade japonesa para mulheres,
mas conseguiu
ingressar.
Mudou-se para um minúsculo
apartamento em
Tokio e ali viveu por muitos anos.
Mesmo fazendo a universidade sentia-se atraída
pelo desenho
e adora escrever.
Começou a freqüentar o famoso curso de desenho
de Kazuo Koike
- consagrado autor de Lobo Solitário,
um clássico das HQs japonesas.
Koike, em
seu país, é tão respeitado por sua obra
de HQs tanto quanto o americano Joe
Kubert
é na América. Muitos de seus ex-alunos se
tornaram profissionais de
destaque
no difícil mundo editorial.
Apesar dela ter se dedicado muito pouco ao desenho
antes de
entrar no curso, deu sorte.
Acabou sendo auxiliada pelo próprio mestre Koike.
Durante dois anos, sob a orientação de seu mestre,
ela fez milhares de páginas
e começou a
tomar gosto pela coisa.
O primeiro ensinamento que Kazuo Koike ministrava
aos seus
discípulos era:
“Os quadrinhos são sustentados pelos seus personagens.
Se um
personagem foi bem criado, a
história será um sucesso.”
Edição limitada de saquê, lançada em 2010, em comemoração dos 30 anos de Maison Ikkoku, famosa obra da mangaká, Rumiko, que estreou em 1980 na antológica publicação chamada Big Comic Spirits |
Partindo dessa preciosa dica, Takahashi começou a
escrever
cuidadosamente e a criar o universo
do elenco da série Urusei Yatsura
(A Turma
do Barulho, no Brasil).
Em 1978, o talento dela contagiava seus colegas de
curso e
empolgava seu mestre. Todos, que viam
seus trabalhos, apostavam que ela seria
uma
grande profissional de mangás, um dia.
Hikawa, que estudava também com o mestre Koike
e que também
se tornou uma popular escritora
de fantasia, de muito prestígio, certa feita
afirmou:
“ Tudo era uma questão de tempo. Todos podiam ver
que a arte
de Rumiko e suas histórias tinham
algo de especial.”
Naquele mesmo ano a Shogakukan editora decidiu
apostar no
talento da jovem e seu esforço foi
recompensado ao receber o “Prêmio do Novo
Artista”,
dado as novas revelações do setor editorial nipônico.
O PRIMEIRO TRABALHO
Foi em setembro de 1978 que a série Urusei Yatsura
apareceu numa
revista de quadrinhos semanal
destinada aos jovens, chamada Shonen Sunday.
Inicialmente, as histórias criadas por Rumiko
eram publicadas de forma irregular,
esporadicamente.
A partir de 1979, ela se tornou uma assídua
colaboradora e
suas HQs passaram a
sair regularmente.
“Meus pais não achavam que eu tinha futuro no mundo
dos mangás.
Pediam para que eu parasse com aquilo.
O que eu ganhava mal dava para comer.
Eles queriam que eu arrumasse um emprego decente,
normal. Para ser franca, eu
também era insegura
em relação a carreira que havia escolhido”,
declarou Rumiko,
anos após se tornar
uma autora de sucesso.
Ela vivia num cubículo, dormia dentro do armário.
Sabia que
o mercado de mangás em seu país era
muito concorrido. No Japão as HQs não são
vistas
como subcultura como ocorre no Ocidente.
Os quadrinhos no Japão são
vistos como coisa séria
e são consumidos por milhões de leitores, de
todas as
idades. Edições de 300 ou 400 páginas
saem semanalmente.
A autora, segundo ela mesma |
A autora e suas criações |
A REALIDADE DO
MERCADO JAPONÊS
Em média, um autor de HQs japonês inicialmente
ganha, em um ano, cerca de 80 mil
dólares.
Porém, boa parte desse dinheiro é gasto para pagar
a mão de obra de
seus assistentes, aluguel,
matéria prima, etc.
Visto que a maioria dos autores,
para manter
os prazos e o pique de produção,
trabalham em equipe.
Apesar das dificuldades e da louca concorrência,
novos
personagens surgem a cada instante para
disputar a preferência dos leitores.
Isto é o que estimula os iniciantes a entrarem no
ramo e também o fato de no
Japão ter inúmeros
casos de artistas bem sucedidos, como:
Fujilo Fujio, Osamu
Tezuka, Akira Toroyama
e outros. Todos se tornaram multimilionários.
Assim, os
jovens aspirantes sonham e almejam
chegar ao topo, como os grandes mestres.
Mas, poucos atingem este difícil objetivo.
No Japão, muito mais do que em qualquer outra
parte do
mundo, um autor de HQ produzindo bastante
e lutando com muita garra e
perseverança
pode chegar ao topo, muito mais facilmente do
que na América, pois
no país do Sol Nascente
o povo adora este tipo de leitura, muito mais do
que os
americanos.
O difícil é fazer cair um novo personagem no
gosto popular, saber o
que eles querem consumir.
Pois lá, como em qualquer outra parte do
mundo, só continua aquilo que vende,
que funciona comercialmente.
Para seguir uma carreira oscilante e super
disputada no mundo dos mangás
um autor tem
que pensar duas vezes para não se arrepender depois.
No sistema
empregatício japonês as empresas
contratam estudantes muito antes que estes
terminem a universidade.
Poucas empresas formam suas equipes de outra maneira.
Um artista de mangá que não obtenha sucesso
no mundo
editorial e que tenha 22 anos de idade está
literalmente morto no mercado de
trabalho
chamado de "convencional".
Ou seja, dificilmente arranjará trabalho, mesmo
que
tenha diploma de nível superior.
Todo artista sabe que o sucesso não surge do dia
para a
noite. É consciente do risco e sabe que suas
criações também podem não ser um
sucesso comercial.
Mas, todos, que enveredam por este difícil caminho
sabem que
só há um meio de descobrir se você
nasceu ou não para a coisa: tentando.
Porém,
é preciso ser o melhor. Fazer um bom desenho
e caprichar nos enredos das
histórias são as
principais metas desses jovens talentos.
ASCENÇÃO DE UMA
ARTISTA POPULAR
Em 1981, Urusei Yatsura, criação da talentosa
Rumiko
Takahashi, ganhou uma animação para a TV.
Assim, de repente, a citada autora
começou a dar
uma grande guinada na vida.
Sua carreira começou a decolar.
Apesar de ter recheado sua conta bancária, do
dia para a noite, os amigos de Rumiko afirmam
que ela continua a mesma pessoa
simples de sempre.
“Mesmo com muito dinheiro e tendo que
produzir centenas de
páginas continuamente
ela não perdeu sua essência de artista ou seu
jeito
simples de ser”, declarou um amigo.
Durante um grande período, segundo as pesquisas,
Rumiko
Takahashi foi uma campeã de venda
muito estimada por seus leitores, ficando
sempre
entre os três primeiros colocados no ranking
de popularidade.
A revista
especializada Comic Fun, certa feita, a
elegeu como a artista de mangás mais
bem paga do Japão, na década de 90.
O anime da série Urusei Yatsura foi exibido no
Japão entre
outubro de 1981 e março de 1986, teve 216
episódios e também rendeu cinco
filmes e três
especiais de vídeo.
O fã clube dela tinha cerca de 250 mil fãs,
uma loucura.
Na época, um conjunto de lasers discs com a série
completa,
mais as produções extras foi lançada e
acabou esgotando em poucas semanas,
tamanha era sua popularidade.
Os trabalhos de Rumiko também agradaram o
público dos
Estados Unidos.
Big Comic Spirits |
OUTRAS LINHAS DE PRODUTOS
Na América ela ficou bastante conhecida por
suas comédias
românticas e poucos tiveram
o prazer de conhecer suas histórias de terror.
Na
coleção Rumic World , em três volumes,
há seis histórias nessa linha. Prova
cabal da
grande capacidade inventiva desta autora
que também já escreveu
pequenos
contos de ficção-científica.
Como pode alguém, que escreve comédias
românticas, escrever
histórias tão violentas?-
indagaram muitos dos seus fãs e críticos.
“Talvez elas sejam como uma válvula de escape
para mim... eu
realmente não sei. Às vezes eu
simplesmente tenho essas idéias malucas,
assustadoras, e as passo pro papel ou pro
computador”, explicou a artista,
quando
era é uma jovem senhora.
A série chamada Mermaid Wood é uma de suas
melhores
representações desses trabalhos
na área do terror, enquanto Laughing Target,
a
segunda, que foi feita um anime , foi
desapontadora, devido ao péssimo roteiro.
É humanamente impossível alguém que produz tanto
não errar
uma vez na vida. Afinal, só não erra
quem nada faz. Isto não abalou sua
popularidade.
Mas, seus fãs e a crítica especializada afirmam
que sua obra
prima foi Ranma ½, - uma comédia
romântica -, que foi lançada em 1987.
Até
hoje, Rumiko Takahashi é considerada
como um grande ícone da indústria
nipônica
de mangás.
O sucesso
meteórico desses criativos artistas japoneses
vêm e vão como um furacão, naquele mercado
altamente competitivo. Mas, alguns autores sempre
se destacam e alguns deixam sua marca
indelével no grande livro que registram os nomes
dos grandes mestres do mangá. As criações
dessa grande artista para sempre
ficarão
na lembrança de quem aprecia uma boa
história em quadrinhos.
UM CLÁSSICO
UM CLÁSSICO
Inuyasha - A Fantástica História do Período
Feudal de Inuyasha- é um mangá e anime japonês
que foi criado por Rumiko Takahashi.
Os principais personagens da série são Inuyasha
e Kagome Higurashi, que teve seu nome mudado na
versão
brasileira para Agome, enquanto que na edição
brasileira do mangá o
nome foi mantido originalmente.
O anime foi exibido de 16 de Outubro de 2000 até
13 de Setembro de 2004 no Japão.
No Brasil a série primeiro
teve seu mangá publicado
em meados de 2002 pela editora JBC e depois
no final do mesmo ano pela Cartoon Network.
No Brasil, a série
foi apresentada pela Rede
Bandeirantes de Televisão e também foi exibida
pela Rede Globo de Televisão,
por por breve período,
devido a problemas na justiça.
Ainda sobre a exibição no país, devido a problemas
com o
estúdio de dublagem Parisi Vídeo,
o animê
teve sua exibição cancelada antes do término das
dublagens, sendo
assim, não foram exibidos os últimos 7
episódios da série dublados em português do Brasil.
O anime foi reprisado de janeiro
até outubro
de 2007 pela Cartoon Network, de segundas às
quintas,
às 2h05 até 2h30 da madrugada.
A série Inuyasha estreou no
Panda Biggs no
8 de Maio de 2011.
RELAÇÃO DAS SÉRIES
INCRÍVEIS CRIADAS POR ESTA
FANTÁSTICA AUTORA
Dastosupa-do
InuYasha
Katei na Yatsura
Kyōkai no Rinne
Maison Ikkoku
Mermaid Saga
One Pound Gospel
INCRÍVEIS CRIADAS POR ESTA
FANTÁSTICA AUTORA
Dastosupa-do
InuYasha
Katei na Yatsura
Kyōkai no Rinne
Maison Ikkoku
Mermaid Saga
One Pound Gospel
(Ichi-Pound no Fukuin)
Ranma ½
Rumic Theater
Rumic World
Urusei Yatsura
Ranma ½
Rumic Theater
Rumic World
Urusei Yatsura
O incrível é que mesmo os personagens mais
antigos de Rumiko não envelhecem. A linguagem
deles é sempre atual e as temáticas são
cativantes.
Valeu, Rumiko Takahashi!
antigos de Rumiko não envelhecem. A linguagem
deles é sempre atual e as temáticas são
cativantes.
Valeu, Rumiko Takahashi!
Por Tony Fernandes
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Oi eu sou a Isadora ,eu queria saber se Rumiko está viva .. nunca consigo ver !
ResponderExcluirO seu trabalho está maravilhoso...